A espelta, apesar de ser parente do trigo, não é tão popular. No entanto, esta é uma cultura antiga e uma planta não menos útil. Vejamos as diferenças entre espelta e trigo, descrições das plantas, suas características, composição química e propriedades benéficas do grão. Quais produtos – trigo ou espelta – são mais saudáveis? O que é melhor usar, quando e em que condições.
O que está escrito
A espelta, ou emmer, pertence à família dos cereais. Tipo de trigo duro. É uma planta anual com pontas de cinco flores e longas arestas. É mais resistente à seca que o trigo e precisa de menos água.As plantas não se deitam e não são afetadas pela ferrugem e pela poluição.
Existem variedades de emmer membranosas, e também foram cultivadas variedades gimnospérmicas, cujos grãos são mais fáceis de separar da casca. Os grãos de gimnosperma são mais fáceis de debulhar. À venda você encontra grãos inteiros de espelta, germinados, triturados em cereais e farinha.
Descrição do trigo
O trigo é uma das principais culturas cerealíferas. Uma planta anual com espiga complexa. É dividido em duro e macio; são cultivadas variedades de culturas de primavera e inverno. O grão é utilizado na produção de cereais e farinha, panificação e massas. O grão de trigo é utilizado na alimentação animal, como matéria-prima para a produção de cerveja e vodka.
Qual é a diferença?
O trigo produz grãos mais macios e rendimentos mais elevados. Mas o grão de espelta contém menos glúten, por isso as pessoas alérgicas ao glúten podem comer pratos feitos com ele sem medo. Ele também contém mais vitaminas e minerais do que o trigo. Os nutrientes são distribuídos de maneira mais uniforme, estão contidos não só na casca, mas também no próprio grão e, portanto, não são destruídos durante a limpeza e trituração.
Composição química
O grão de espelta contém 14,6 g de proteína, 2,4 g de gordura, 59,5 g de carboidratos, 10,7 g de fibra. O conteúdo calórico de 100 g do produto é de 338 kcal. 100 g de grãos de trigo contêm 11,8 g de proteína, 2,2 g de gordura, 59,5 g de carboidratos, 10,8 g de fibra. O conteúdo calórico do cereal de trigo é de 305 kcal.
Vitaminas no grão de trigo: B1, B2, B5, B6, B9, E, K e PP, elementos minerais: potássio, cálcio, silício, magnésio, sódio, fósforo, cloro, ferro, iodo, cobalto, manganês, cobre, molibdênio, selênio e zinco.
Vitaminas e elementos minerais da espelta: B1, B2, B5, B6, B9, E, K e PP, magnésio, sódio, fósforo, potássio, cálcio, ferro, selênio, manganês, cobre, zinco.
O que é mais saudável?
Segundo nutricionistas, a espelta é mais benéfica para o corpo. Ele retém mais nutrientes, que entram no corpo. Os produtos à base dele são recomendados para combater o excesso de peso e os níveis elevados de colesterol no sangue. Será útil para pessoas com metabolismo intenso: crianças em crescimento, mulheres grávidas, atletas que realizam trabalho físico.
A diferença entre as culturas é que a espelta praticamente não contém glúten, por isso não é contraindicada para pessoas com doença celíaca. Possui mais proteínas, mas a mesma quantidade de carboidratos do trigo, por isso possuem o mesmo índice glicêmico. Há também uma diferença de preço entre os cereais: a espelta, por ser uma cultura menos cultivada, é mais cara.
Qual produto é melhor usar?
Recomenda-se alternar os dois cereais se não houver contra-indicações. Claro, se falamos de pão e produtos de farinha, então você definitivamente deve escolher os de trigo. A farinha de espelta é mais grossa e os produtos feitos com ela são mais duros e escuros.
O trigo e a espelta são plantas aparentadas, cujos grãos contêm muitas substâncias úteis necessárias ao funcionamento normal do corpo. Eles são semelhantes em muitos aspectos, a diferença está na densidade do grão, na composição química e no sabor. De ambos se obtêm farinha e cereais, pratos úteis para pessoas de qualquer idade e sexo.