O trigo duro é um tipo de trigo enriquecido com alta concentração de glúten. A cultura possui muitas subespécies e é caracterizada por sua alta prevalência e ampla área de cultivo. A partir deste cereal são preparados produtos que algumas fontes classificam como cereais, enquanto outras os classificam como massas. As variedades de trigo duro produzem produtos como cuscuz e bulgur.
O que é isso?
Falando em trigo, nem todos os consumidores sabem que ele se divide em mole e duro.À primeira vista, estas variedades de cereais são muito semelhantes entre si, pelo que as pessoas que não estão envolvidas no sector agrícola não conseguirão distingui-las. Mas, conhecendo algumas características do durum, até um leigo será capaz de reconhecê-lo.
Descrição botânica
Triticum durum é o nome latino para trigo duro. Pertence às plantas herbáceas anuais, a altura pode ser de 30 a 150 cm e os caules são eretos, ocos ou completos. As vaginas são divididas quase até a base e orelhas lanceoladas podem estar localizadas na parte superior.
A inflorescência geral apresenta uma ponta de formato linear, reto, ovóide ou oblongo. O sistema radicular da planta é fibroso, as espigas têm uma estrutura bastante complexa. Em sua superfície, os espinhos estão localizados paralelos entre si.
As folhas são de cor verde brilhante, sua largura pode chegar a 20 cm.O fruto é uma cariopse: é um grão denso e vítreo, visivelmente comprimido nas laterais, lembrando uma costela. A cor das orelhas varia do amarelado ao marrom.
Referência histórica
A história da descoberta humana das propriedades benéficas e do valor nutricional de uma cultura remonta aos distantes 5-6 anos AC. e. Então as pessoas araram um tipo de planta menos popular hoje - a espelta. A área de origem suspeita do trigo é o Mediterrâneo. O trigo foi cultivado pelos antigos sumérios. Também era comum na Antiga Babilônia, Egito e Mesopotâmia.
Com o tempo, povos de outras partes do mundo começaram a aprender sobre as culturas de grãos. Assim, começou a se espalhar por países e depois por continentes inteiros. Hoje, o trigo duro é, sem exagero, a variedade de cereal mais popular em todo o mundo.
Diferença entre trigo duro e mole
Entre as variedades de trigo duro e mole, o cereal da primeira categoria é considerado o mais valioso. O grão fica mais generosamente saturado com glúten, por isso a massa é elástica e não rasga. Embora a composição de ambas as variedades de grãos seja idêntica entre si, quase como em termos de valor nutricional.
As diferenças entre essas variedades de trigo são mostradas com mais detalhes na tabela:
№ | Critério de comparação | Variedades suaves | Variedades duras |
1 | Características do caule | O trigo possui canudos de paredes finas e ocos em todo o seu comprimento. | Os caules têm paredes espessas, independentemente da subespécie da cultura ou da sua variedade específica. |
2 | Grãos | A consistência é vítrea, farinhenta ou semivítrea. A cor varia do branco ao vermelho escuro. | Eles têm uma estrutura mais rígida e são de tamanho pequeno. A cor pode ser amarelada ou marrom. |
3 | Partículas de amido | Eles são grandes e macios, por isso, ao moer a farinha de trigo mole, ela fica quebradiça e fina. Não absorve bem os líquidos, por isso os produtos feitos com ele tendem a endurecer rapidamente. | Duro e de tamanho pequeno. A farinha contém muito glúten, tem uma estrutura de grão fino e absorve facilmente a umidade. Os produtos feitos a partir dele não podem envelhecer por muito tempo, mantendo sua estrutura e frescor. |
4 | Âmbito de aplicação | Utilizado na indústria de panificação e confeitaria. | Adequado para a produção de massas e matérias-primas relacionadas tanto com cereais como com massas alimentícias. |
A diferença no valor energético entre o trigo duro e o trigo mole é de apenas 1 unidade. Pão de trigo (mole) contém 305 quilocalorias por 100 gramas, trigo duro - 304 quilocalorias.
Composição do duro
O trigo duro possui uma composição rica que contribui para seus benefícios à saúde. Dentre as vitaminas, a planta contém as maiores concentrações:
- retinol;
- tocoferol;
- Vitaminas B;
- vitamina PP;
- ácido ascórbico;
- vitamina F;
- vitamina K;
- provitamina A (beta-caroteno).
Durum também é enriquecido com minerais:
- selênio;
- silício;
- magnésio;
- boro;
- fósforo;
- cálcio;
- bromo;
- ferro;
- potássio
Durum também contém alta concentração de fibras e proteínas vegetais. É por esta razão que este tipo de cereal é considerado mais útil que o pão de trigo.
Classificação e variedades
O trigo duro, de acordo com a classificação geralmente aceita, é dividido em primavera e inverno.
- O trigo de primavera é caracterizado por um amadurecimento mais rápido. Sua estação de crescimento é de aproximadamente 85 a 100 dias. As atividades de semeadura são realizadas aproximadamente da segunda quinzena de abril até o final de maio - tudo depende das condições climáticas específicas da região. Além disso, o trigo de primavera é caracterizado pela presença de um poderoso sistema radicular, que absorve melhor os minerais do solo do que as variedades de inverno. As melhores subespécies de trigo de primavera são Daria, Kharkovskaya, Bezenchukskaya Niva, Marina, Bezenchukskaya 210.
- O trigo duro de inverno é caracterizado por uma estação de crescimento mais longa - de 269 a 360 dias. Esse trigo é semeado desde os últimos meses do verão até o final do outono. A planta é exigente com o solo, não se adapta a solos turfosos, pantanosos, salinos ou podzólicos. Ao mesmo tempo, o trigo de inverno é menos sensível às mudanças nas condições climáticas do que o trigo de primavera. É caracterizada por maior resistência à umidade e ao frio, enquanto as variedades de primavera toleram melhor a seca. As variedades mais populares de trigo de inverno são Shulindinka, Aksinit, Amazonka, Agat Donskoy e outras.
Onde é usado?
O âmbito de aplicação das variedades de trigo duro é variado. É utilizado não só na indústria agrícola, mas também em outras áreas.
Na agricultura
O trigo duro não é utilizado apenas na indústria agrícola como matéria-prima para a semeadura. Também é usado como ração para pássaros. É frequentemente utilizado na agricultura doméstica, tendo sido submetido a moagem preliminar.
Em tratamento
O trigo duro não é um cereal farmacopéico e não é utilizado na medicina oficial. Porém, o amido dele obtido é utilizado na fabricação de medicamentos na forma de pomadas, talcos, pós e curativos especiais. Essa substância também possui propriedades imunomoduladoras, por isso é adicionada a alguns suplementos dietéticos.
O extrato de gérmen de trigo às vezes é prescrito como parte de um tratamento complexo para queimaduras. E seu uso preventivo permite evitar aterosclerose (devido à limpeza dos vasos sanguíneos), hipertensão (graças ao fortalecimento da parede vascular com aumento paralelo de sua elasticidade) e neoplasias malignas.
Na culinária
A área de utilização mais comum do trigo duro é a indústria alimentícia. O alto teor de glúten da farinha de grãos deste tipo permite obter massa adequada para fazer:
- massa;
- semolina;
- farinha grossa;
- massa de bolinho;
- xícaras para waffles;
- bases de pizza;
- bulgur;
- cuscuz.
A farinha de trigo duro também é usada como empanado. É polvilhado em produtos semiacabados de carne ou peixe.
Onde isso cresce?
O trigo ocupa o primeiro lugar em semeadura e colheita na Rússia. As culturas de inverno são cultivadas em áreas onde a temperatura do ar na estação fria atinge pelo menos -20 °C. A planta prefere solos de chernozem ou castanheiros, então as melhores opções são as seguintes áreas:
- Região do Volga;
- Norte do Cáucaso;
- Região econômica central da Terra Negra.
O trigo duro de primavera é cultivado principalmente nas estepes e estepes florestais a oeste ou leste do Volga, bem como no sul das zonas florestais.
Características de cultivo
A tecnologia para o cultivo do trigo duro é semelhante à usada para o cultivo do trigo panificável. Porém, as variedades duras são mais exigentes na composição do solo, bem como nos fertilizantes minerais utilizados na fertilização. A cultura é sensível aos antecessores, por isso não deve ser cultivada no mesmo local por mais de 2 anos consecutivos.
Os fatores acima aumentam o custo do cultivo de variedades de trigo duro em 15-20%. Mas, quando se obtém uma colheita elevada, os custos de produção são totalmente cobertos por preços de compra ainda mais elevados.
Colheita e armazenamento
Durum é muito exigente quanto à época da colheita. Mesmo um atraso de uma semana pode levar à perda da qualidade do grão. E isso vai complicar a posterior venda de matérias-primas a empresas envolvidas na produção de cereais ou massas. O período de colheita cai no outono, mas tudo depende do tipo de cultura agrícola.
O trigo duro é uma matéria-prima valiosa, utilizada em diversas indústrias. A época de semeadura, época de cultivo e época de colheita dependem diretamente de sua variedade. Na Rússia, a cultura ocupa posição de liderança em termos de volume de cultivo. No entanto, em outros países do mundo é uma das culturas cerealíferas mais populares.