O Registro Estadual contém muitas variedades de trigo de primavera. Eles diferem em características e zoneamento. Consideremos a descrição do trigo primavera Daria, as características da variedade, vantagens e desvantagens. Qual tecnologia é utilizada para cultivar esse tipo de trigo, a taxa de consumo de grãos para a semeadura, como cuidar da lavoura. Como proteger as plantas de doenças e pragas, colher e armazenar as colheitas.
Características e aparência da variedade
Daria é uma variedade de trigo mole do tipo primavera que pertence ao grupo dos grãos.Zoneado nas regiões Central da Terra Negra e Central. O arbusto da planta é reto, a palha é fraca. A espiga é de formato piramidal, medianamente densa, branca. A cariopse é alongada, com tufo de tamanho médio, colorido.
O peso de mil sementes da variedade é de 33-38 g. Nas zonas zoneadas o rendimento chega em média a 30-35 c/ha, o que é 3,9 c/ha a mais que o padrão. Um máximo de 72,6 c/ha é coletado por hectare. A variedade Daria está no meio da estação, o período de cultivo da planta dura 85-95 dias, o grão amadurece ao mesmo tempo que o padrão.
Vantagens e desvantagens
Qualidades positivas do trigo Daria:
- variedade de grãos vermelhos;
- glúten cru 31-33%;
- contém, em média, 14,7% de proteínas;
- trigo valioso para qualidades de panificação;
- poucos danos causados pelas geadas na primavera;
- o trigo é resistente ao acamamento.
Desvantagens da variedade Daria: é moderadamente afetada por oídio, septoria, ferrugem, ferrugem dura e empoeirada e ferrugem marrom.
Tecnologia crescente
Solos franco-arenosos, argilosos, sod-podzólicos e sod-carbonatados são mais adequados para o cultivo de trigo Daria. Solos franco-arenosos leves e turfeiras não são adequados. A acidez do solo não deve ser inferior a 5,8, não inferior a 1,8% de húmus, inferior a 145 mg/kg de compostos móveis dos elementos potássio e fósforo.
Os predecessores do trigo são leguminosas, raízes e batatas e vegetais crucíferos. Devem ser aplicados pelo menos 30-35 toneladas de fertilizantes por hectare.
A época ideal de semeadura ocorre quando a temperatura do solo é de 5 ºС, que é observada por 3-4 dias consecutivos. A taxa de semeadura desta variedade é de 5 a 5,5 milhões de grãos por 1 hectare. Em solos leves, a profundidade de semeadura dos grãos é de 5 a 6 cm, em solos médio-densos e pesados é menor - 3 a 4 cm O trigo é semeado em fileiras com espaçamento entre fileiras de 7,5, 12,5, 15 cm.
Ao cultivar o local, aplique fertilizantes no antecessor. Toda a norma das misturas de potássio e fósforo é aplicada ao solo antes ou durante a semeadura, em fileiras, no volume de 20 kg/g. Para colher 60-80 kg/ha de trigo é necessário aplicar fertilizantes com fósforo no mínimo 60-80 kg/ha, com potássio - no mínimo 100-140 kg/ha e com nitrogênio - em média 80 kg/ha ( por exemplo, sulfato de amônio ou ureia).
Cuidados de cultivo
3-5 dias após a semeadura do grão, realizar gradagem pré-emergente para destruir as ervas daninhas. Herbicidas do grupo 2,4-D e MCPA são usados contra ervas daninhas bilobadas com 1 ano de idade. Para proteger o trigo de ervas daninhas resistentes a esses medicamentos, é necessário tratar as lavouras com uma mistura de 2 ou mais herbicidas com substâncias de grupos diferentes. Se um campo estiver obstruído com ervas daninhas perenes, a área é tratada após a colheita, atacando as ervas daninhas verdes com herbicidas contendo glifosato.
A fertilização do trigo Daria é realizada na 1ª fase do nó, adicionando-se uréia e humatos na dosagem de 20-40 kg/ha ou 30 kg/ha com uma mistura de uréia-amônia. Diluir a mistura com água na proporção de 1 para 4.
Na fase do 1º ou 2º nó é necessária a aplicação de adubação foliar com mistura de sulfato de manganês (em solos com pH maior que 6,0 - 220-330 g/ha) e sulfato de cobre (200-300 g/ha ).As soluções dessas substâncias devem ser preparadas separadamente e depois despejadas em um recipiente comum.
Em áreas altamente produtivas, você pode usar não apenas fertilizantes simples, mas também fertilizantes complexos e estimulantes de crescimento. A adubação nitrogenada também é feita no início da fase de espiga, com solução de 5 a 8% de uréia, utilizando 15 a 20 kg de fertilizante por hectare. Quando o sulfato de amônio é adicionado à solução na quantidade de 5 a 10 kg por hectare, a qualidade do grão aumenta, em que a quantidade de proteína aumenta devido ao enxofre incluído no fertilizante.
Doenças e pragas
A semente de trigo Daria deve ser tratada para proteção contra patógenos e fungos em sua superfície e no solo. As sementes são tratadas com preparações fungicidas misturadas com agentes reguladores de crescimento ou humatos.
Regras de colheita e armazenamento
A colheita do trigo da variedade Daria é realizada durante a maturação do grão, na fase de plena maturação, quando está totalmente formado e seco. Imediatamente é realizada a ceifa e a debulha com colheitadeiras.
Se os grãos não amadurecerem ao mesmo tempo, as plantas são primeiro ceifadas e colocadas em leiras no campo para secar. Após 3-4 dias, o grão seca, após o que o trigo é cultivado e debulhado.
O grão de trigo acabado é armazenado em armazéns ou elevadores, principalmente a granel. Condições de armazenamento: local seco, fresco e escuro. Sob tais condições, o trigo alimentar pode ser armazenado por pelo menos 3-4 anos.
O trigo tipo primavera da variedade Daria destina-se ao cultivo nas regiões Central da Terra Negra e Central. A produtividade da variedade de meia temporada supera o nível padrão.