As variedades de trigo de inverno capazes de produzir rendimentos recordes são valorizadas na agricultura. Consideremos as características da variedade de trigo de inverno Alekseevich, a história da seleção, uma descrição, quais as vantagens e desvantagens da variedade. Como cultivar de acordo com as regras, como cuidar do trigo. Como se proteger contra doenças e pragas. Quando colher e armazenar as colheitas.
História da seleção
A variedade Alekseevich é uma nova variedade de elite de trigo valioso, caracterizada por alto rendimento. Variedade de meia temporada, criada em 2014.criadores na região de Krasnodar especificamente para cultivo no Kuban e no sul da Rússia.
Descrição e características do trigo Alekseevich
É uma variedade intensiva de caule curto que proporciona um rendimento máximo de 132,7 c/ha. Destinado ao cultivo nas regiões Central da Terra Negra e Norte do Cáucaso.
A altura das plantas de trigo é de 77 a 96 cm, a variedade é resistente ao acamamento, à seca do ar e do solo e possui alta resistência às geadas. A época de semeadura é ideal para a região, o trigo pode ser semeado posteriormente. Na variedade Alekseevich, a estação de cultivo dura 286-307 dias. O peso de mil sementes é de 37 a 46 g.
O rendimento máximo da variedade Alekseevich é de 132 centavos por hectare, a média é de 40 centavos por hectare, o grão mantém excelente sabor e qualidades nutricionais mesmo quando o trigo é cultivado com fertilizantes minerais.
Vantagens e desvantagens
Entre as qualidades positivas da variedade estão:
- resistência ao alojamento;
- resistência à ferrugem marrom, ferrugem do caule e amarela, oídio, septoria.
Desvantagens do trigo Alekseevich: fraca resistência ao fusarium, suscetibilidade ao carvão.
Regras para o cultivo
Bons predecessores do trigo Alekseevich são gramíneas perenes, colza, pousios e ervilhas. 5 milhões de grãos ou 300-400 peças são semeados por hectare. por metro quadrado m. As sementes devem ser tratadas antes da semeadura, o tratamento com fungicidas deve ser realizado durante o período vegetativo, bastam 1 a 2 pulverizações - preventivas e na fase inicial da doença.
Para que as sementes caiam corretamente no solo, o solo deve ter boa densidade e estrutura e estar nivelado. A profundidade de semeadura é de 3 a 5 cm.O trigo é semeado pelo método usual de fileiras com espaçamento entre fileiras de 15 cm.Após a semeadura, certifique-se de rolar as sementes. A época de semeadura desta variedade é de 10 a 20 de setembro. No início do frio, as plantas devem ter entre 55 e 60 dias e 2 a 4 brotos desenvolvidos.
Como cuidar da variedade
O trigo Alekseevich é alimentado com fertilizantes, levando em consideração a composição do solo e seus antecessores. Normalmente, são aplicadas de 20 a 30 toneladas de matéria orgânica por hectare. Fornecer nutrientes ao solo tem efeito positivo na resistência ao frio, estimula a produtividade e reduz o acamamento.
Se aparecer uma crosta no campo antes da germinação, ela deve ser quebrada por gradagem. Isso destrói não apenas a compactação, mas também as ervas daninhas em germinação.
Doenças e pragas
A variedade de trigo Alekseevich não é resistente à ferrugem e à queima da cabeça do fusarium. Sinais de poluição aparecem na fase cerosa de maturação do grão. A lesão pode ser determinada pelas membranas das espiguetas abertas, das quais o saco de fuligem é visível. Se você esmagar a espigueta afetada, uma massa acinzentada ou fuliginosa permanecerá em suas mãos.
As orelhas afetadas pela poluição são claras, não caem e um tom violeta-acinzentado é adicionado à cor usual. A massa exala um odor desagradável. Durante a colheita do trigo, o carvão é destruído, os esporos são pulverizados e depositam-se no solo, no restolho e no grão debulhado.
A infecção com carvão duro do trigo Alekseevich ocorre durante a germinação do grão.As plantas são protegidas com medicamentos: “Maxim”, “Integral”, “Celest Max”, “Vibrance Trio”, “Maxim Forte”.
A queima da cabeça do Fusarium se manifesta pelo amarelecimento precoce de espiguetas individuais e, em seguida, o amarelecimento se espalha para seções da espigueta. Nessas áreas, aparece uma camada laranja que contém esporos. As plantas são infectadas durante o período de floração em condições favoráveis à infecção - a uma temperatura de 12-18 ° C e em tempo chuvoso.
A fonte de infecção por Fusarium da variedade Alekseevich são restos de plantas não decompostas de cereais, grãos e milho.
É necessário combater a doença observando a rotação de culturas, tratando as sementes com fungicidas “Select Max”, “Vibrans Integral”, “Maxim Forte”, “Amistar Trio”, “Menara”, “Magnello”, “Maxim”.
Colheita e armazenamento
O trabalho de colheita pode começar quando o grão atingir a maturação total e seu teor de umidade não ultrapassar 20%. É aconselhável colher o trigo de Alekseevich em 3-4 dias, porque o grão começará a esfarelar. Até 40-60% da colheita pode desmoronar.
O método de colheita depende do grau de maturação do cereal, do clima, do grau de infestação de ervas daninhas e da disponibilidade de equipamentos. A combinação direta é usada se as espigas amadurecerem uniformemente e as colheitas estiverem quase livres de ervas daninhas. Este é um método padrão usado quando o teor de umidade do grão é de até 15%. O grão seco permite realizar 3 operações ao mesmo tempo: ceifar, debulhar e peneirar.
Quando o trigo Alekseevich está fortemente infestado de ervas daninhas, quando os cereais ficam mais espessos e quando o amadurecimento das espigas é irregular, a colheita dos grãos é realizada por um método separado. A roçada é realizada na fase de maturação cerosa, quando a umidade do grão atinge 30-35%. O método separado melhora as qualidades de panificação dos grãos e suas propriedades benéficas.
Vantagens do método de colheita separada: grãos com altas qualidades de cozimento, quase nenhum grão esfarelado, você pode começar a colheita mais cedo do que o normal. Ao mesmo tempo, há dependência do clima, necessidade de utilização de diversos tipos de equipamentos e aumento do custo da colheita.
A nova variedade de trigo Alekseevich é cultivada há apenas alguns anos, mas tem potencial, razão pela qual a variedade será, sem dúvida, muito procurada. Acabou sendo produtivo, resistente ao acamamento e às principais doenças fúngicas. Recomendado para cultivo no território de Krasnodar e nas regiões do sul da Rússia.