Tecnologia de cultivo de trigo de primavera, características biológicas e variedades

As variedades de trigo de primavera são consideradas muito procuradas. Eles têm muitas vantagens e desvantagens mínimas. Esta cultura anual ou bienal é frequentemente usada como cultura segura para semeadura excessiva ou nova semeadura de trigo de inverno. Hoje, foram desenvolvidas muitas variedades de trigo de primavera que se caracterizam por altos rendimentos. Para que o seu cultivo seja bem sucedido, é necessário seguir as regras fundamentais da tecnologia agrícola.


Descrição do trigo de primavera

O trigo de primavera é uma planta herbácea que pertence à família Poa e possui características botânicas especiais. O sistema radicular da planta se desenvolve ao longo da estação de crescimento. Na época da floração, pode atingir até 1,5-2 metros de comprimento. Os caules podem crescer de 30 centímetros a 1,5 metros. A colheita é caracterizada por bom arbusto. 1 planta pode conter até 10 hastes.

O trigo de primavera tem folhas bastante estreitas, cuja largura geralmente não ultrapassa 2 centímetros. São caracterizados por formato achatado, veios paralelos e muitas fibras. A folhagem também apresenta uma superfície rugosa.

A inflorescência é uma ponta reta e complexa, cujo comprimento é de 4 a 15 centímetros. Dependendo da variedade e do tipo, pode ser ovóide ou alongado. No eixo de cada orelha existem escamas de até 1,5 centímetros de tamanho.

O trigo de primavera tem espigas únicas, adjacentes ao eixo em duas fileiras idênticas. Seu comprimento chega a 2 centímetros. A estrutura também inclui várias flores espaçadas - cerca de 4-5. Você pode determinar a variedade de trigo pelo grão. Apresenta-se em tonalidade avermelhada, bege ou amarela.

Para que o cultivo seja bem-sucedido, é importante seguir rigorosamente as regras agrotécnicas. Nesse caso, é necessário estar atento à escolha do esquema de tratamento da planta.

Produtividade

Os parâmetros específicos de rendimento dependem da variedade e das condições de cultivo. Os tipos modernos de trigo de primavera são capazes de produzir mais de 30-50 centavos de grãos por hectare.

Vantagens e desvantagens

Os principais benefícios da planta incluem o seguinte:

  1. Tolerância à temperatura. A planta resiste perfeitamente a geadas curtas, calor prolongado e ventos secos frequentes.Flutuações moderadas de temperatura não causam muitos danos ao cereal.
  2. Sustentabilidade. O trigo de primavera é caracterizado por um alto grau de resistência a doenças e pragas. Uma vantagem especial da cultura é a sua imunidade inata ao fusarium.
  3. Sem tendência a derramamento. Na época da colheita, a cultura mantém quase todo o seu rendimento, mesmo com ventos fortes.
  4. Produtividade. As variedades de primavera são caracterizadas por excelente produtividade. Eles produzem grãos de alta qualidade.

Ao mesmo tempo, o trigo de primavera também apresenta algumas desvantagens. Isso inclui o seguinte:

  1. Estágio inicial fraco. Nas primeiras 2 semanas do período vegetativo, a planta é mais suscetível à influência de fatores negativos. Isto se aplica principalmente às raízes e ao arbusto produtivo.
  2. Suscetibilidade a ervas daninhas. Apesar da alta resistência a doenças e parasitas, não será possível enfrentar as ervas daninhas sem o uso de meios especiais.
  3. Requisitos exigentes para tecnologia agrícola. É preciso muito esforço para obter o rendimento máximo. Isto diz respeito em grande parte aos níveis de umidade e fertilização.

Diferenças do inverno

O trigo de primavera e de inverno têm muitas diferenças. Incluem a estação de crescimento, requisitos de composição do solo, datas de plantio e parâmetros de rendimento. Isto ajuda cada agricultor a escolher a opção mais adequada.

Especialista:
A principal diferença entre as culturas é o momento do plantio. O trigo de primavera é plantado de março a maio. Na hora de escolher o horário ideal, você deve focar no clima da região. O trabalho de plantio deve ser realizado em pouco tempo. O vento e o sol podem retirar a umidade do solo, o que tem um efeito negativo nos parâmetros de rendimento.

O trigo de inverno deve ser plantado do final do verão até meados de outubro. Se você fizer isso muito cedo, as plantações ficarão muito densas.Como resultado, a planta perderá resistência à seca e aos parasitas. No entanto, você também não deve atrasar o plantio. Nesse caso, as plantas não terão tempo para crescer. Como resultado, a produtividade cai e a resistência ao estresse diminui.

comparação de trigo

Variedades e tipos

Este tipo de trigo pode ser mole ou duro. Graças às conquistas de melhoramento, existem muitas variedades dessas culturas, e esse número está aumentando o tempo todo.

Macio

Esta variedade de trigo possui caules finos e ocos. É caracterizada por grãos farináceos, semivítreos ou vítreos. Este tipo de planta é melhor cultivado em áreas com umidade do ar consistentemente elevada, pois a cultura tem dificuldade de resistir à seca. Ao mesmo tempo, o trigo mole tem requisitos mais baixos de fertilidade do solo e não sofre tanto com as ervas daninhas.

As variedades mais populares de trigo mole incluem:

  1. Daria - caracterizada por um curto período de cultivo e alto rendimento. A planta resiste bem ao oídio e não tem tendência ao acamamento. Neste caso, a variedade pode apresentar ferrugem marrom.
  2. Irgina é uma variedade de maturação precoce frequentemente cultivada nas regiões do sul da Rússia. É caracterizado por alta produtividade. A cultura é resistente ao alojamento.
  3. Lada é uma variedade de maturação precoce que se caracteriza pelo alto rendimento. É caracterizado pela resistência ao oídio.

Sólido

Essas variedades de trigo se distinguem pelos caules grossos e pelos grãos pequenos e duros. As plantas desenvolvem-se bem em climas continentais, caracterizados por verões curtos, quentes e secos. O trigo duro pode resistir muito melhor ao tempo seco e aos ventos quentes.

As variedades mais populares de trigo duro incluem:

  1. Orenburgskaya 10 é uma excelente opção para iniciantes.Caracteriza-se pela resistência média à seca, queda e acamamento.
  2. Estepe Bezenchukskaya - caracterizada por um período médio de maturação e resistência ao acamamento. Ao mesmo tempo, a planta é muito resistente à seca e permite obter farinha de alta qualidade.
  3. Kharkovskaya 39 – permite obter farinha de alta qualidade. A planta é caracterizada por grãos âmbar de alta vidraça. A planta é caracterizada por resistência média à poluição, ao oídio e à mosca sueca. Ao mesmo tempo, praticamente não sofre ferrugem marrom ou manchas soltas.

Regras crescentes

Para que o trigo de primavera dê uma boa colheita, vale a pena seguir algumas recomendações para o cultivo desta cultura.

Antecessores

Ao plantar uma planta, é importante seguir as regras de rotação de culturas. Vale a pena considerar o seguinte:

  1. Os melhores predecessores são leguminosas, trigo de inverno, colza e gramíneas perenes.
  2. Se antes a cevada crescia no campo, é melhor escolher outro local. Caso contrário, existe o risco de redução do rendimento e redução do teor de glúten na fruta.
  3. A nova semeadura do trigo de primavera deve ser evitada. Caso contrário, o risco de desenvolver podridão radicular aumenta em 50%.

adubo verde cresce

Preparação de solo e sementes

A preparação do solo começa com a escolha da composição ideal. O trigo cresce melhor na região da Terra Negra. Com estrita observância das regras da tecnologia agrícola, a colheita pode ser obtida em floresta cinzenta e solo podzólico. Na mesma fase, é necessária fertilização.

Ao cultivar o solo, deve-se levar em consideração o seguinte:

  1. Para terras virgens e em pousio, a aração de aivecas é realizada com arado com escumadeiras. Neste caso, a profundidade de processamento deve ser de 20 a 25 centímetros.
  2. Em solos salinos e castanhos claros, arar a uma profundidade de 10-15 centímetros é eficaz.
  3. Se houver uma grande camada superficial de grama, o disco preliminar é realizado antes dos trabalhos arvenses.

O cumprimento das regras de preparação de sementes não é de pouca importância. Recomenda-se fazer o seguinte:

  1. Desinfete os grãos. Isso ajudará a eliminar os patógenos presentes na superfície e no interior das sementes. O procedimento também protege o material de plantio de doenças e pragas presentes no solo. Os remédios mais eficazes incluem Benomil, Tebuconazol e Flutriafol.
  2. Aqueça as sementes. Para fazer isso, eles precisam ser colocados ao sol por 3-4 dias.
Especialista:
Ao cultivar trigo de primavera, a taxa de semeadura deve ser observada. São necessários 4-6 milhões por hectare para obter 500-600 hastes produtivas por 1 metro quadrado. Em regiões favoráveis ​​ao plantio de variedades de primavera, a taxa de plantio pode ser reduzida para 2,5-3,5 milhões por hectare. Como resultado, será possível obter 350-400 hastes produtivas por 1 metro quadrado.

Pousar

As datas de semeadura e a tecnologia de cultivo desse tipo de trigo são determinadas pelas condições da região. O método de plantio ideal é em fileiras estreitas. Aumenta a taxa de semeadura, mas ao mesmo tempo aumenta os parâmetros de rendimento em 2-3 centavos.

Também é permitido usar métodos de fita e linha. O método cruzado quase nunca é utilizado, pois não atende aos requisitos agrotécnicos para o cultivo desse trigo.

Cuidados adicionais

Para que o trigo da primavera dê uma boa colheita, é importante cuidar bem dele. Deve incluir vários elementos.

Rolando e angustiante

A laminação do solo é recomendada em regiões áridas. Para isso, são utilizados vários rolos.Eles ajudam a nivelar o campo e a esmagar pedaços. Se após a precipitação se formar uma crosta na superfície da terra, vale a pena angustiar a terra.

reserva de solo

Fertilizantes

A fertilização tem um efeito benéfico na germinação do trigo, ajuda a formar plantas poderosas e a fortalecer sua imunidade. Este tipo de cultura requer aplicação de potássio e fósforo pelas raízes. A adubação foliar com nitrogênio torna os grãos de maior qualidade, aumentando o teor de proteínas em sua composição. Para ativar o crescimento da cultura, vale adicionar boro, zinco, cobre, manganês e molibdênio.

Fertilizantes líquidos à base de potássio e nitrogênio não podem ser usados ​​para o trigo de primavera. Eles aumentam a concentração de minerais no solo e tornam o surgimento das mudas menos amigável.

Rega

A taxa de irrigação é determinada pelas características físicas do solo e pela profundidade de umidade necessária. Porém, em média, este tipo de trigo requer 600-800 metros cúbicos de água por 1 hectare. A planta experimenta uma necessidade especial de umidade nas seguintes fases:

  • o aparecimento de brotos;
  • tubulação;
  • início da floração;
  • antes de formar e encher os grãos.

rega do equipamento

Controle de ervas daninhas

Uma etapa importante no cuidado do trigo é o controle de ervas daninhas, que afetam negativamente o seu rendimento. Os herbicidas devem ser selecionados em função da composição da grama, sua abundância e características climáticas. Para isso, você pode usar o Hurricane e o Roundup.

Controle de ervas daninhas, doenças e pragas

No cultivo do trigo de primavera, vale levar em consideração as características biológicas da planta. As doenças mais perigosas são o fusarium e o septório. Para combatê-los, você pode usar diferentes fungicidas - “Folikur”, “Albit”, “Tilt”.

Especialista:
Pragas perigosas incluem tripes, carapaças de tartaruga e besouros do pão. Os inseticidas ajudarão a lidar com eles.Os remédios eficazes incluem “Decis”, “Sumi-alpha”.

preparação para tratamento

Possíveis problemas

Possíveis problemas durante o cultivo incluem doenças e pragas. As doenças mais perigosas são septoria, mofo da neve e oídio. Albit, Fitolavin e Karbezim irão ajudá-lo a lidar com eles.

Entre os parasitas, o trigo da primavera sofre de besouros do pão, tartarugas nocivas e tripes. “Decis” e “Sumi-alpha” ajudam a destruir as pragas.

Limpeza e armazenamento

O grão é colhido dependendo da sua maturação. O momento na região de Kemerovo e no sul da Rússia é diferente. Se o trigo for cultivado no leste da zona de estepe e no oeste, algumas características devem ser levadas em consideração. Os grãos podem ser coletados por combinação direta ou por método separado. Depois disso, precisa ser limpo e seco.

Para que o cultivo do trigo de primavera seja bem-sucedido, é importante seguir rigorosamente as regras da tecnologia agrícola. A cultura se diferencia por suas demandas na composição do solo e no clima.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim