Há muito tempo é costume homenagear a memória dos mortos decorando os túmulos com flores. Algumas pessoas preferem trazer buquês de flores frescas ou artificiais, outras criam canteiros de lindas plantas perenes. Na hora de escolher plantas específicas para plantio, uma série de características devem ser levadas em consideração. Devem ser fáceis de cuidar, resistentes à seca e tolerantes à sombra. Então, flores perenes para o túmulo: quais podem ser plantadas no cemitério?
- Quais propriedades as flores devem ter?
- Opções adequadas
- Astilbe
- Hosta
- Íris
- Gravilato de montanha
- Nivyanyk
- Dorônico
- Prímula
- Samambaia
- Grama cravo
- Tulipa
- Jacinto
- Subular Phlox
- Festuca cinza
- Manguito
- Lírio diurno
- Litoral da Arméria
- Açafrão
- Gerânio
- Rejuvenescido
- áster alpino
- rudbeckia
- Lírio do vale
- Brunner
- Papoula oriental
- Lavanda
- Muscari
- Dicentro
- Ibérico
- Monarda
- Aquilegia
- Chistetes
- Crisântemo
- Rastejando tenaz
- Pervinca
- Hera
Quais propriedades as flores devem ter?
Recomenda-se plantar no cemitério lindas plantas de aspecto lacônico e discreto. Porém, você não deve usar culturas elaboradas ou muito vistosas. Um senso de proporção e tato é de grande importância aqui.
O esquema de cores das plantas não é de pouca importância. As cores dominantes devem ser verde e prata. Para colocar acentos, recomenda-se dar preferência a uma paleta rosa, vermelha e azul. Tons quentes e ensolarados também podem ser usados, mas devem ser escolhidos com menos frequência.
Na hora de plantar uma planta, muitos se orientam pelo fator emocional. No entanto, a praticidade também é importante lembrar. As culturas terão de crescer e desenvolver-se num espaço limitado. Os cemitérios geralmente têm solo arenoso ou franco-arenoso. Além disso, não há como fornecer drenagem adequada ou afrouxar regularmente o solo.
Para que as plantas sobrevivam nessas condições, elas devem ser bastante resistentes. Portanto, ao escolher culturas específicas, deve-se levar em consideração o seguinte:
- Como os cemitérios são pouco visitados, vale a pena dar preferência às plantas despretensiosas. É importante que sejam resistentes à seca e às geadas. A imunidade a patologias não é de pouca importância.
- Plantas com botões grandes que se destacam de outras culturas não devem ser colocadas em sepulturas. É por isso que rosas ou peônias geralmente não são plantadas em cemitérios.
- Na hora de escolher as plantas, vale considerar a época de floração.
- As colheitas devem permanecer decorativas não só durante a floração, mas também após o seu término. Isso ajudará a manter a aparência elegante da sepultura ao longo do tempo.
- Na hora de escolher as flores, deve-se levar em consideração a iluminação do local onde serão plantadas. Algumas plantas não são muito exigentes em termos de cuidados e influência da luz solar, enquanto outras não toleram a seca ou o sombreamento.
- As plantas não devem ter caules muito longos. Caso contrário, eles se destacarão fortemente ou cobrirão o monumento.
- Não se deve dar preferência a culturas exóticas. As plantas comuns são muito mais adequadas neste caso. Em termos de decoratividade, não são de forma alguma inferiores, mas são muito mais baratos.
Na hora de decorar uma sepultura, é importante lembrar que o cemitério é considerado um local de tristeza leve e tranquila. Portanto, o design deve ser adequado. Ao criar um arranjo de flores, é recomendável seguir o princípio da moderação. Você não deve plantar plantas muito brilhantes nesses locais. Culturas rígidas e contidas são muito mais adequadas neste caso.
Para decorar sepulturas, é permitido o uso de flores das seguintes categorias:
- formação de gramado;
- enquadramento;
- sazonal.
Se você dividir o terreno em 3 partes, deverá distribuir as plantações desta forma:
- 65% gramado;
- 25% de plantas de enquadramento;
- 10% de culturas sazonais.
É importante considerar que não se deve plantar plantas perenes no primeiro ano após o enterro. Durante este período, haverá anuários suficientes. O fato é que o terreno vai assentar por mais 3 anos.
Às vezes é impossível usar plantas com lindas flores para decorar um túmulo. Isto se deve a fatores climáticos ou características do solo. Nessa situação, vale a pena dar preferência às culturas perenes pouco exigentes.
Na hora de escolher flores específicas, vale considerar também o horário de visita ao cemitério. Recomenda-se dar preferência às plantas que irão florescer neste período.
Opções adequadas
Para o cultivo em cemitério, é permitida a utilização de diferentes culturas, cada uma com características únicas.
Astilbe
É uma planta herbácea perene que se distingue pelos caules retos e pelas folhas simples - serrilhadas ou pinadas. Dependendo da variedade, a folhagem é verde-avermelhada ou esmeralda.
Astilbe floresce de junho a agosto. Nessa época, os arbustos ficam cobertos por panículas de 10 a 60 centímetros de comprimento. As plantas têm cores diferentes - rosa, branco, roxo, vermelho. Eles crescem bem em locais sombreados e são caracterizados pela resistência à alta umidade do solo.
Hosta
Esta planta herbácea é considerada totalmente pouco exigente. Pode crescer mesmo em condições difíceis. Ao combinar diferentes variedades é possível criar diferentes composições decorativas. A folhagem perene varia em cor. Pode ser cinza, matizado ou verde-amarelo. O formato das folhas pode ser estreito ou redondo.
Os caules das flores da planta geralmente se elevam acima da roseta de folhas. Neste caso, as inflorescências diferem no formato de sinos e apresentam coloração branca ou lilás.
Íris
A cultura é capaz de crescer e se desenvolver em um só lugar por vários anos. Eles diferem em diferentes tons de inflorescências.Eles são brancos, roxos, azuis, lilases. Além disso, a floração é observada mesmo em condições de deficiência de umidade.
A planta perene se assemelha a um pequeno arbusto com folhas finas. Recomenda-se plantar íris o mais próximo possível umas das outras. Graças a isso, eles acabarão por ocupar todo o espaço.
Gravilato de montanha
Esta planta é considerada uma das mais indicadas para cemitério. A planta perene é caracterizada por floração longa e baixa necessidade de manutenção. Sua altura é de pelo menos 40 centímetros. A planta se distingue pelas folhas enrugadas de cor verde escura.
O gravilato da montanha é caracterizado por flores amarelas em forma de taça. Seu diâmetro chega a 3 centímetros. A floração começa em maio e vai até o final de junho. A planta perene pode suportar facilmente temperaturas de até -30 graus.
Nivyanyk
Esta cultura também é chamada de camomila do prado. É caracterizado por um caule fracamente ramificado. Ao mesmo tempo, vários caules de flores crescem de uma roseta, que se distinguem por cestos decorativos brancos e amarelos. São capazes de manter suas propriedades decorativas por 2 meses.
Dorônico
Esta é uma planta herbácea perene da família Asteraceae. É caracterizado por alta resistência ao gelo e baixos requisitos de manutenção. Doronicum tem caule reto e folhas em formato de coração.
A planta é caracterizada por uma inflorescência brilhante e atraente. É uma cesta com diâmetro de 5 a 12 centímetros. Doronicum floresce de meados de maio até o final de junho. A planta perene desenvolve-se bem em qualquer solo, mas em solo arenoso as inflorescências não são tão altas.
Prímula
O gênero de prímula é considerado um dos mais numerosos. De acordo com várias estimativas, existem 400-500 tipos dessas flores.As prímulas são caracterizadas por inflorescências de diferentes formatos - isso depende da subespécie específica da planta. O mesmo se aplica à cor das pétalas. Eles vêm em branco, azul, amarelo. Botões cor de vinho e roxos também são encontrados.
Uma característica da prímula é sua capacidade de criar raízes em solo argiloso. A altura da colheita é de 5 a 20 centímetros e o diâmetro é de 3 a 6. A floração da planta começa em abril e vai até julho. Recomenda-se plantar prímulas na primavera ou no outono.
Samambaia
A cultura é um símbolo de existência. É por isso que as samambaias são frequentemente usadas para decorar sepulturas. Eles crescem bem em locais sombreados - sob arbustos ou árvores. Além disso, os tamanhos dessas plantas perenes variam - de alguns centímetros a 1 metro.
Grama cravo
Esta planta perene pode ser plantada em qualquer solo. Tem crescido bem há 6 anos. Os caules das flores da planta atingem uma altura de 10 centímetros. A grama cravo é caracterizada por folhas estreitas verde-azuladas e pequenas flores vermelhas. Atingem um diâmetro de 1,5 centímetros. A duração da floração é de 50 dias. Começa em meados de junho.
Tulipa
Esta planta perene é considerada uma das menos exigentes de cuidar. As tulipas têm muitas variedades. Graças à utilização de diferentes espécies, é possível conseguir uma floração contínua durante vários meses.
Jacinto
Esta planta perene bulbosa começa a florescer no início da primavera. Nessa época, surgem panículas em formato de cone em pequenos arbustos de até 30 centímetros de altura, que apresentam flores de diversos tons - amarelo, rosa, branco, vermelho, azul. A cultura é resistente à influência de fatores desfavoráveis. Desenvolve-se normalmente à sombra e é capaz de resistir ao excesso de umidade durante a precipitação.
Subular Phlox
Esta planta exigente atinge uma altura de 15 centímetros. Cresce rapidamente em diferentes tipos de solo e pode se adaptar a diferentes condições climáticas. A cor das flores desta planta pode ser diferente - rosa, roxa ou vermelha.
Festuca cinza
Esta cultura perene parece muito incomum. Distingue-se pela sua forma esférica e cor azulada. A planta é considerada pouco exigente para cuidar. Mesmo na sua ausência, a cultura mantém suas propriedades decorativas.
Dependendo da umidade e das condições climáticas, a cor dos brotos da festuca cinza muda. Outra característica da cultura é a folhagem estreita e retorcida de até 60 centímetros.
Manguito
Esta cultura é pequena e não ultrapassa 45 centímetros de altura. Além da atraente floração decorativa, a folhagem em formato de funil chama a atenção. Tem uma capacidade única de reter gotas de água na superfície. Graças a isso, o orvalho se acumula na parte central da folha pela manhã, formando bolas prateadas.
O manto florido dura de junho a agosto. Se você remover as flores secas a tempo, poderá voltar a florescer em setembro. Ao colocar o manguito perto de culturas com floração precoce, será possível disfarçar as folhas murchas.
Lírio diurno
Esta planta perene pode resistir facilmente à exposição à luz solar intensa. Além disso, pode desenvolver-se em solo seco. Os daylilies são caracterizados por flores de diferentes tamanhos e tonalidades. Pode haver até 3 botões em 1 haste. Depois de secas, novas flores desabrocham. Mesmo após a floração, os arbustos mantêm as suas propriedades decorativas. Isso se deve à atratividade das folhas da cultura.
Litoral da Arméria
Esta planta perene se distingue por raízes desenvolvidas, capazes de extrair umidade de grandes profundidades. A cultura é caracterizada pela alta resistência às geadas e é considerada pouco exigente quanto à composição do solo. Armeria marítima distingue-se pelas belas flores rosa que aparecem em longos caules formando uma roseta.
Açafrão
Esta cultura de baixo crescimento é caracterizada por folhas basais agrupadas. Durante o período de floração é decorada com flores em forma de taça. Isso ocorre no início da primavera e dura de 21 a 28 dias.
Existem 20 espécies de açafrões encontradas na natureza, que se caracterizam por pétalas de diferentes tonalidades - branco, laranja, azul. Há também flores lilases, roxas e creme.
Gerânio
Esta planta é considerada muito despretensiosa. Distingue-se por lindas flores e folhas decorativas. O gerânio cresce bem tanto em locais com sombra quanto ao sol. Ao mesmo tempo, existem variedades que não ultrapassam os 10 centímetros de altura.
Rejuvenescido
Esta planta ornamental não requer cuidados específicos e tem um aspecto muito invulgar. É por isso que é frequentemente plantado em cemitérios. A cultura é caracterizada por um formato arredondado em forma de rosa. Graças a isso, pode ser usado para criar composições inusitadas. É uma cultura perene com folhas carnudas que podem armazenar muita umidade em caso de tempo seco.
áster alpino
Essa cultura é capaz de se desenvolver em um local por 5 anos, formando arbustos exuberantes. A planta perene dificilmente suporta o excesso de umidade, mas se sente bem no calor e na seca. As flores de áster alpino parecem decorativas durante todo o verão.
rudbeckia
Esta planta perene tem uma estação de crescimento rápido e flores ricamente coloridas. Na aparência, lembram margaridas.As inflorescências atingem 10-15 centímetros de diâmetro. Além disso, a altura de suas hastes é de 60 a 90 centímetros. Hoje existem muitas variedades conhecidas que diferem na cor. A maioria deles começa a florescer em julho.
Lírio do vale
Esta planta rara está listada no Livro Vermelho. As flores do lírio do vale lembram pequenos sinos, que são colocados ao longo de um caule fino. Uma característica distintiva dessas plantas são as folhas longas e largas que crescem na base da flor. Recomenda-se que os lírios do vale sejam cultivados em locais com sombra ou sombra parcial. Ao mesmo tempo, caracterizam-se por serem pouco exigentes para a composição do solo.
A altura dos arbustos chega a 15-30 centímetros. Neste caso, o diâmetro da inflorescência não ultrapassa 1 centímetro. A cultura floresce do final de maio ao início de junho. Além disso, ocorre uma vez a cada 2-3 anos. Recomenda-se plantar lírios do vale na primeira metade do outono.
Brunner
Esta planta herbácea perene atinge uma altura de 50 centímetros. Distingue-se pelos rebentos ramificados e grandes folhas em forma de coração. A planta é caracterizada por flores azuis que lembram miosótis. A cultura é considerada pouco exigente de cuidados, mas prefere solo úmido. Brunnera é caracterizada pelo rápido desenvolvimento e forma matagais densos e bonitos.
Papoula oriental
Esta planta não floresce por muito tempo, mas isso é compensado pela rica tonalidade de seus botões. A papoula oriental deve ser combinada com outras culturas perenes que gostam de sol. Isso ajudará a manter uma composição harmoniosa, o que será uma boa solução para decorar uma sepultura.
Após murchar, a papoula oriental mantém suas propriedades decorativas. Isto se deve à atratividade de suas folhas e cápsulas. As plantas parecem muito elegantes e interessantes e fornecem um excelente cenário para pequenas plantas perenes.
Lavanda
A lavanda perene é uma cultura perene que se distingue pela sua aparência elegante e aroma delicado. A planta é caracterizada por raízes principais poderosas e caules tetraédricos eretos. A cultura se distingue pelas folhas alongadas com bordas alongadas. As flores roxas da planta florescem no final de julho.
Muscari
Esta planta atinge 30 centímetros de altura. É caracterizada por folhas retas e lineares de até 17 centímetros de tamanho. Eles estão localizados perto das raízes. Muscari é caracterizado por pequenas flores que formam pequenos pincéis. Sua cor varia do branco ao azul.
Dicentro
Esta planta perene cresce como um arbusto. Durante o período de floração, é decorada com atraentes botões rosa que complementam os caules graciosamente caídos. A altura dos arbustos chega a 40 centímetros.
Ibérico
Esta cobertura vegetal perene apresenta folhas coloridas e flores incomuns em forma de espuma. A cultura tolera bem a sombra e se desenvolve em áreas ensolaradas. Os botões são brancos, vermelhos, rosa.
Monarda
Esta planta perene tem um aroma agradável e vistosas flores amarelas, brancas, vermelhas e rosa. Além disso, a cultura está crescendo rapidamente.
Aquilegia
Esta é uma planta perene pouco exigente que se distingue pelas folhas esculpidas que formam uma roseta basal. Os brotos retos são complementados por botões de cores diferentes - branco, roxo, bicolor.
Chistetes
A planta se distingue pelas folhas prateadas aveludadas. Cresce bem em quaisquer condições - à sombra e ao sol. Para preservar a natureza decorativa da colheita, os botões precisam ser aparados de vez em quando.
Crisântemo
Esta cultura é caracterizada por flores de diferentes tonalidades.A planta perene cresce bem em áreas ensolaradas. A altura média dos arbustos é de 60 centímetros. O diâmetro das inflorescências varia de 10 a 20 centímetros.
Rastejando tenaz
Esta cultura é considerada uma das mais despretensiosas. Aumenta rapidamente de tamanho e forma grama. Isso ajuda a evitar o desenvolvimento ativo de ervas daninhas e a tornar a sepultura mais arrumada.
Pervinca
Esta planta de cobertura do solo pode ser plantada em locais com sombra e sol. A pervinca cresce rapidamente e é capaz de extrair umidade de qualquer solo. Suas pétalas vêm em diferentes tonalidades - do azul ao roxo.
Hera
Essa cultura ajuda a formar belos paisagismo de monumentos em sepulturas. Ao mesmo tempo, é importante controlar a vegetação da cultura e podá-la regularmente.
É permitido usar vários tipos de plantas perenes para decorar sepulturas. Ao mesmo tempo, é importante dar preferência às culturas mais lacônicas e resistentes. Isso ajudará a manter constantemente uma aparência elegante do enterro.