Para obter uma grande quantidade de mel, é importante colocar um número suficiente de plantas melíferas perto do apiário. Se não existirem tais plantas, você mesmo terá que cultivá-las. Existem mesas especiais com plantas melíferas para abelhas. Eles listam os arbustos, ervas, árvores e flores mais valiosos que permitem coletar a quantidade máxima de néctar.
- Ervas e flores com mel
- Mesclado
- Trigo sarraceno
- Doce trevo
- vara de ouro
- Chá Ivan (erva)
- Trevo
- Coentro
- Dente de Leão
- Semear cardo
- Girassol
- Estupro
- Hematoma comum
- Facélia
- Limpar
- Arbustos e árvores de mel
- Bérberis
- espinheiro
- Acerola
- Vatochnik
- Acácia amarela (árvore Caragana)
- Salgueiro
- castanha
- Avelã
- tília
- Cereja de pássaro
- Mirtilo
- Plantas de mel especialmente semeadas
- Angélica
- Hissopo
- Arruda de cabra oriental
- erva-de-gato
- Lofant
- Melissa
- Echinops com cabeça esférica
- borragem
- Cártamo
- Sanfeno
- Qual a melhor forma de semear plantas melíferas?
Ervas e flores com mel
Hoje, um grande número de ervas e flores produtoras de mel são conhecidos. Entre elas estão plantas anuais e perenes, muito utilizadas na apicultura. Ao escolher uma planta de mel específica, você pode focar em sua produtividade. Esta informação é apresentada na tabela:
Planta de mel | Produtividade do mel, quilogramas por hectare |
Mesclado | 100 |
Trigo sarraceno | 80 |
Doce trevo | 200 |
vara de ouro | 150 |
Sally florescendo | 400 |
Trevo branco | 100 |
Trevo vermelho | 30-240 |
Trevo rosa | 130 |
Coentro | 500 |
Dente de Leão | 17 |
Semear cardo | 400 |
Girassol | 65 |
Hematoma comum | 800 |
Estupro | 60-90 |
Facélia | 500 |
Limpar | 15 |
Mesclado
Este arbusto perene é encontrado na parte europeia da Federação Russa. Também cresce na Sibéria. A flor prefere tipos de solo pobres e permeáveis - encostas, pântanos, terrenos baldios, turfeiras.
A floração vai de julho a setembro. Esta valiosa planta de mel tardio produz até 100 quilos de néctar por hectare. O mel de urze tem tonalidade vermelho escuro e consistência viscosa. É ligeiramente amargo e mantém a consistência líquida por muito tempo.
Trigo sarraceno
Esta cultura herbácea ocupa uma posição de liderança na produtividade do mel na maioria das regiões russas. Em condições normais, podem ser colhidos até 80 quilos de mel em 1 hectare semeado com esta cultura. Esta área pode ser coberta por 2 a 3 famílias de abelhas. Os insetos coletam matéria-prima durante todo o mês de agosto.
As flores da planta servem como fonte de grandes quantidades de néctar e pólen verde-amarelo. O mel de trigo sarraceno distingue-se pela sua cor escura e sabor especial. O produto contém muito ferro. Além disso, possui excelentes propriedades anti-sépticas.
Doce trevo
Esta planta de mel é a mais comum e eficaz. Pertence à família das leguminosas e é encontrada em diversas regiões, com exceção do Extremo Norte. As flores se formam gradualmente. Portanto, a época de floração ocorre do início de julho ao final de setembro. A planta deve ser plantada perto de grandes apiários. Isso ajuda a aumentar sua produtividade. O doce mel de trevo é legitimamente considerado de elite.
Os arbustos atingem 1,5 metros de altura. A planta é caracterizada por flores amarelas brilhantes que formam longos racemos. A cultura também possui folhas trifolioladas com pequenos dentes afiados nas bordas.
O trevo doce é caracterizado pela floração em massa. Independentemente das condições climáticas, a cultura produz muito pólen e néctar. Além disso, possui um aroma brilhante. As abelhas coletam matéria-prima para fazer mel ao longo do dia. A partir de 1 hectare é possível obter até 200 quilos de néctar.
vara de ouro
Esta planta perene pertence à família Astrov. É pouco exigente para as condições de cultivo. Goldenrod é considerada uma planta de mel tardia. Fornece muito pólen e néctar, necessários às abelhas antes do inverno.
A produtividade de mel da planta ultrapassa 150 quilos por hectare. O mel Goldenrod é de cor avermelhada ou dourada. Caracteriza-se por um aroma acentuado e sabor harmonioso, que contém um ligeiro amargor.
Chá Ivan (erva)
É uma planta de mel muito valiosa, que em condições naturais é encontrada em clareiras, bordas e arredores de matas. A floração da planta começa em julho e vai até agosto.
Ao mesmo tempo, a partir de 1 hectare é possível colher até 400 quilos de mel valioso.
Trevo
Esta é uma cultura forrageira que satura o solo com nitrogênio. A planta é exigente em termos de parâmetros de umidade do solo.No tempo seco não produz néctar. O trevo possui uma estrutura floral especial, o que dificulta a coleta do mel. É por isso que os apicultores precisam treinar insetos.
A grama continua a florescer durante todo o verão. Porém, sua produtividade depende da variedade. O trevo branco traz até 100 quilos de néctar por hectare, o vermelho - 30-240 e o rosa - cerca de 130. O mel de trevo é leve e tem um sabor muito adocicado, que contém leves notas herbáceas. Ao adoçar, pequenos cristais aparecem na estrutura da substância.
Coentro
A planta anual é cultivada como tempero em quase todo o território da Federação Russa. Muitas pessoas plantam a planta em seu jardim. Variedades silvestres são encontradas nas regiões sul do país. A cultura floresce em junho e julho.
O mel de coentro é âmbar ou marrom claro. É caracterizado por um sabor de caramelo e um aroma picante e acentuado.
Dente de Leão
Esta é uma das culturas do início da primavera da família Asteraceae. É encontrado em toda parte na natureza. O dente-de-leão apoia a coleta de mel após o inverno. Começa a florir na primeira quinzena de maio. Este período dura 25 dias.
A planta perene atinge uma altura de 20 a 30 centímetros. É caracterizada por folhas lanceoladas verdes claras. As inflorescências estão localizadas nas hastes e incluem muitas pétalas finas e longas.
As abelhas coletam néctar dos dentes-de-leão pela manhã. Em tempo nublado as flores não desabrocham. Portanto, a planta não produz néctar. A partir de 1 hectare é possível colher 17 quilos de mel. Possui sabor amargo específico e vida útil curta.
Semear cardo
Esta cultura herbácea perene é considerada uma erva daninha.É chamada de planta do campo, serralha ou planta amarela. A floração dura no verão e no outono. O cardo é caracterizado pela excelente produtividade de mel. A partir de 1 hectare é possível obter 400 quilos de mel.
O mel de cardo é caracterizado por uma cor branca ou amarelo claro e um sabor agradável. É considerado um produto de primeira classe. É especialmente valorizado pelas suas excelentes características nutricionais. Na medicina, o produto é utilizado no combate ao esgotamento. É especialmente útil após intervenções cirúrgicas em crianças e idosos.
Girassol
Esta planta é cultivada em uma ampla variedade de regiões. A cultura tem fins industriais e agrícolas. O óleo é produzido a partir de suas sementes e a torta é usada como ração para o gado. A floração do girassol começa em meados de julho e dura 1 mês.
A planta atinge 1,8 metros de altura. Inclui um caule grosso com grandes folhas oblongas com bordas serrilhadas. No final do caule existem grandes inflorescências. O meio da cesta contém muitas pequenas flores tubulares. As abelhas coletam néctar na primeira metade do dia. Uma família forte pode coletar até 4 quilos de néctar por dia. Durante todo o período de floração, a cultura rende 65 quilos de néctar em 1 hectare.
Estupro
Esta planta anual semeada é uma planta de mel eficaz. Quando plantada no outono, você pode contar com a floração no início da primavera. A produtividade do mel da colza de inverno é de 60 a 90 kg.
Este mel apresenta uma tonalidade branca ou amarelada. É caracterizado por um sabor adocicado e aroma único. O produto é muito espesso e cristaliza rapidamente. A formação de cristais geralmente começa já no favo de mel. Apresentam cor branca, aroma floral pronunciado e sabor ácido.
Este tipo de mel requer condições específicas de armazenamento, pois pode azedar rapidamente. O produto contém muita glicose, o que tem um efeito benéfico na função cerebral. O mel de colza tem valor para os ossos e o fígado. Além disso, ajuda a remover metais pesados do corpo.
Hematoma comum
Esta grama é considerada uma valiosa planta de mel de verão. A partir de 1 hectare é possível obter até 800 quilos de mel de primeira linha. O produto é caracterizado por uma cor clara ou âmbar. Possui sabor agradável e aroma delicado.
O produto apícola caracteriza-se por uma consistência espessa e uma cristalização não muito rápida. Nesse processo, formam-se pequenos grãos. O produto final traz grandes benefícios ao coração e aos vasos sanguíneos. Além disso, é caracterizado por propriedades calmantes pronunciadas.
Facélia
Esta planta anual é considerada uma planta de mel única. A partir de 1 hectare é possível colher até 500 quilos de mel. Se você seguir as regras de plantio de phacelia, ela continuará florescendo durante todo o verão.
O produto obtido da planta tem sabor adocicado e picante. Ao mesmo tempo, sua tonalidade pode ser diferente - azulado, amarelo claro, verde. A massa espessada tem uma tonalidade branca e tem consistência semelhante à massa.
Este mel contém muitas substâncias valiosas. Contém muito potássio, manganês e prata. A composição também inclui cálcio, zinco, cobalto.
Limpar
Esta erva é frequentemente chamada de capim-sapo. É considerada uma planta de mel eficaz que começa a florescer no início da primavera. As abelhas voam de boa vontade para esta planta. A partir de 1 hectare é possível colher até 15 quilos de produto valioso.
Arbustos e árvores de mel
Hoje existem muitas culturas perenes que são usadas pelas abelhas para fazer mel. Entre eles existem muitas árvores e arbustos.
Bérberis
Esta cultura é geralmente encontrada na forma de arbustos. Em casos mais raros, também podem ser vistas árvores. A planta fornece muito néctar em maio e junho. A produtividade do mel chega a 80 quilos de produto.
O mel desta cultura é caracterizado por uma cor amarelo pálido, além de um sabor delicado e adocicado. O perfume contém notas de flores primaveris. O produto possui viscosidade média. Além disso, possui muitas propriedades úteis. A composição é útil para o trato gastrointestinal e órgãos geniturinários. Além disso, possui propriedades antibacterianas. O produto possui propriedades tônicas pronunciadas e proporciona efeito antiinflamatório.
espinheiro
A cultura é encontrada na forma de árvores e arbustos. Ela floresce no final da primavera e é atraente para as abelhas. Hawthorn é caracterizado por uma produtividade moderada de mel, que é de 80 quilos por hectare.
A floração do espinheiro dura apenas 1,5 semanas. Cai no final de maio e no início de junho. Nesse momento, a cultura emite um aroma desagradável que não atrai insetos.
O néctar de espinheiro é caracterizado por uma cor escura com tonalidade avermelhada. O sabor apresenta um leve amargor. O produto tem propriedades benéficas. É especialmente importante para o coração e os vasos sanguíneos.
Acerola
Este arbusto é considerado fonte de alimento de suporte para as abelhas. A partir de 1 hectare recebem até 50 quilos de mel. A flor do lingonberry dura 2 semanas. Além disso, começa no final de maio. O mel de mirtilo tem propriedades medicinais pronunciadas.
Vatochnik
Esta planta é caracterizada pela alta produtividade de mel. Atinge 700 quilos de néctar. 1 colônia de abelhas pode coletar 5 quilos de néctar por dia. A floração da planta começa na segunda quinzena de junho.
O mel de algodão tem sabor e aroma únicos. Tem uma tonalidade bastante clara. Às vezes apresenta notas amareladas. Ao bombear mel em tempo seco, o produto é aquecido. Isto é devido à densidade da substância.
Ao mesmo tempo, o algodão apresenta uma desvantagem importante. Bolsas de pólen nas flores podem prender os pés das abelhas. Se o inseto não conseguir escapar, ele morrerá.
Acácia amarela (árvore Caragana)
Este arbusto é considerado uma importante planta de mel precoce. Sua produtividade de mel chega a 300 quilos de produto. Este tipo de mel caracteriza-se por uma textura transparente e cor clara. Também tem um cheiro agradável. Uma vantagem adicional do produto é a completa ausência de amargor.
O mel de acácia amarela permanece líquido por muito tempo. Muitas vezes é apreciado pelos fãs da variedade tília. O produto é de fácil digestão e é considerado um excelente anti-séptico. Melhora as funções digestivas e não provoca sintomas alérgicos. A partir de 1 hectare de plantio, as abelhas podem coletar até 200 quilos de mel.
Salgueiro
Esta planta é considerada uma planta de mel muito popular. A maioria das espécies dessas culturas cresce na forma de arbustos. No entanto, também existem árvores. Willow adora alta umidade e é freqüentemente encontrado perto de corpos d'água. A planta é uma cultura de floração precoce. Sua produtividade de mel é de 10 a 150 quilos.
castanha
Esta árvore é considerada uma planta de mel de primavera. A planta fornece às abelhas pólen, néctar e um líquido pegajoso especial. Uma característica da cultura é considerada a mudança na tonalidade dos pontos nas flores. Neste caso, a tonalidade amarela é substituída por vermelha. Após essas mudanças, as abelhas não voam até a planta.
A castanha floresce por cerca de 2 semanas. Este período é observado em maio e junho.O número de flores e a produção de mel são determinados pela temperatura do ar. Em média, são obtidos 25 quilos da substância em 1 hectare.
O mel de castanha caracteriza-se por uma estrutura líquida, cor castanha escura e textura transparente. Cristaliza lentamente e possui propriedades bactericidas.
Avelã
Esta planta floresce bem cedo. Isso acontece no final de abril. Hazel é considerada uma fonte de grandes quantidades de pólen. A partir de 1 hectare é possível obter 700 quilos de mel. Ao mesmo tempo, a produtividade das culturas depende de factores climáticos e da idade.
tília
Esta é uma árvore de mel bastante popular, caracterizada por sua ampla distribuição. Sua floração começa em julho. A planta é caracterizada pela excelente produção de mel. A partir de 1 hectare de plantio é possível colher até uma tonelada de mel.
Cereja de pássaro
Esta planta floresce na primavera. Ao mesmo tempo, a produtividade do mel da cereja de pássaro não é considerada muito alta. Produz até 20 quilos de produto. O mel de cereja de pássaro é caracterizado por propriedades curativas pronunciadas. Fortalece o sistema circulatório e ajuda a eliminar a inflamação.
Mirtilo
Este arbusto é uma planta melífera primavera-verão. Ele geralmente é apreciado por apoiar subornos. Ao mesmo tempo, a produtividade do mel por 1 hectare é de 50 a 80 quilos. O mel de mirtilo caracteriza-se por uma textura transparente, sabor agradável e aroma único.
Plantas de mel especialmente semeadas
Hoje existem muitas plantas melíferas que são semeadas propositalmente. Além disso, isso é feito no outono ou na primavera.
Angélica
Essa cultura pode atingir 2,5 metros de altura. Ela prefere áreas abertas e solo nutritivo. A partir de 1 hectare é possível colher bastante mel. A planta precisa ser umedecida regularmente.
Hissopo
Esta planta de mel floresce de junho até o final do outono.A cultura pode ser cultivada por sementes. Também é frequentemente propagado pela divisão do arbusto. O hissopo deve ser plantado em solo leve. A planta é considerada pouco exigente aos fatores climáticos e pode tolerar clima seco e frio.
Arruda de cabra oriental
Esta planta é considerada muito despretensiosa. Em altura atinge em média 50 centímetros. A floração da cultura começa em maio. Nesse período é decorado com pequenas flores roxas. A partir de 1 hectare é possível coletar até 200 quilos de néctar de mel.
erva-de-gato
Esta cultura é frequentemente chamada de hortelã das estepes. Sua floração começa na primeira quinzena de julho e só termina com o início das geadas. Os arbustos são pequenos. Eles não ultrapassam 80 centímetros de altura. Para crescer com sucesso, a erva-dos-gatos requer rega regular.
Lofant
Esta flor cresce lindamente em um lugar por 10 anos. Pode ser propagado por mudas ou sementes. Para conseguir um melhor crescimento da cultura, ela precisa ser plantada em local bem iluminado.
Melissa
O cheiro desta cultura é considerado muito atrativo para as abelhas. Melissa floresce em julho ou agosto e dura vários meses. O mel de Melissa é caracterizado por aroma e sabor agradáveis.
Echinops com cabeça esférica
A partir de 1 hectare desta planta é possível colher até 1 tonelada de mel. Recomenda-se plantar sementes de Echinops junto com phacelia. Graças a isso, enraízam-se melhor e florescem por mais tempo. A planta atinge 2 metros de altura. O período de floração começa em meados do verão.
borragem
Esta cultura pode ser cultivada em qualquer solo, mas prefere solo preto úmido. A borragem floresce do início de julho até o outono.A cultura não requer cuidados específicos. Ela produz bastante mel. De 1 hectare você pode coletar 200 quilos de néctar.
Cártamo
Esta planta é recomendada para ser plantada depois dos cereais. Durante o período de floração, flores alaranjadas aparecem nos arbustos. A cultura pode ser cultivada usando o método de sementes. Neste caso, os grãos precisam ser plantados no início da primavera. A planta pode ser combinada com outras plantas melíferas. Isso o ajudará a obter ótimos resultados.
Sanfeno
Essa cultura pode atingir 70 centímetros de altura. Suas flores formam cachos e são de cor roxa. Recomenda-se a propagação do sanfeno por sementes. Devem ser plantadas a uma profundidade de 3 centímetros. A planta requer solo nutritivo e iluminação adequada. A produtividade do mel da cultura é de cerca de 300 quilos.
Qual a melhor forma de semear plantas melíferas?
Para uma apicultura produtiva, é importante fornecer alimento aos insetos. A coleta do mel é dividida em 2 etapas:
- principal – implica o acúmulo de mel de alta qualidade;
- coadjuvante – necessário para restaurar a força das abelhas após o inverno e na fase de preparação para o frio.
Para fornecer alimento às abelhas, é importante cultivar várias plantas melíferas ao mesmo tempo. Nesse caso, cada planta da zona intermediária é selecionada por mês. Apicultores experientes recomendam o plantio de 30 a 40 espécies de plantas. Vale a pena considerar o seguinte:
- o maciço principal deverá estar localizado a no máximo 1,5 km da fazenda;
- as plantas produtivas precisam cobrir grandes áreas;
- É importante usar uma variedade de plantas melíferas.
Ao elaborar um calendário do mel, é importante levar em consideração as características climáticas da região. Neste caso, as plantas devem ser as mais ativas e adequadas ao tipo específico de solo.
As plantas de mel são caracterizadas pela diversidade.Isso ajuda a usar uma grande variedade de culturas para fazer mel. É importante levar em consideração sua produtividade e características de crescimento e floração.