Quantos kg de mel podem ser obtidos por temporada em uma colmeia e de que isso depende?

Os apicultores iniciantes geralmente estão interessados ​​​​em saber exatamente quanto mel pode ser obtido de uma colméia por temporada. Parâmetros específicos são influenciados por vários fatores. Isso inclui as características climáticas da região, o desenho da colméia e a raça das abelhas. A presença de plantas melíferas nas proximidades também é considerada um parâmetro importante. Para aumentar a produtividade do mel dos insetos, é importante proporcionar-lhes condições adequadas.


Quanto mel uma família produz?

O volume do suborno depende do tamanho da colméia e de suas características de design. Colmeias multicasco gratuitas são consideradas as mais produtivas. Também vale a pena considerar que a ausência de superaquecimento ajuda a manter a atividade dos insetos, aumenta sua resistência e minimiza a probabilidade de enxameação.

Por temporada

A quantidade de mel que um apicultor recebe de uma colmeia varia dependendo do método de manutenção do apiário. Na apicultura nômade, o apiário é transferido repetidamente para locais onde as plantas estão no auge da floração. Geralmente isso é feito de 2 a 7 vezes.

Este método de criação de abelhas é considerado bastante trabalhoso. Requer investimentos financeiros e pode causar a morte de uma família devido a mudanças nas condições. No entanto, a manutenção nómada de um apiário aumenta significativamente a produtividade global das abelhas durante a estação.

Em boas condições climáticas, com risco mínimo de enxameação e morte de insetos, 1 colmeia de apiário móvel pode produzir em média 150 quilos de mel durante a temporada. Além disso, nos anos de maior sucesso, esse parâmetro chega a 200 quilos.

Mel

Ao manter insetos em um apiário estacionário, 1 colônia de abelhas produz 70-80 kg de mel. Este volume pode ser alcançado criando as condições mais confortáveis. É importante seguir as seguintes regras:

  • monitorar regularmente a condição das colônias de abelhas;
  • fornecer aos insetos condições de vida adequadas;
  • equipar salas para bombeamento;
  • fornecer uma boa base de mel.

O valor recorde que pode ser obtido é de 100 quilos de mel. É importante levar em conta que em tal apiário é impossível obter um produto monofloral - trigo sarraceno, trevo doce, tília.

Derramando mel

Ao mesmo tempo, muitos estão interessados ​​​​em saber quanto mel pode ser obtido durante o verão. Na Rússia central, o produto é bombeado duas vezes - no final de junho e na primeira quinzena de agosto. A coleta de mel de uma colmeia padrão com 24 meios-quadros pesa de 15 a 20 kg. Isso se deve à impossibilidade de limpeza dos favos de mel e à necessidade dos insetos para se alimentar. Num bom verão, uma colmeia pode produzir de 30 a 40 quilos de mel.

Em um ano

A quantidade de mel produzida por uma colônia de abelhas ao longo do ano é calculada desde o momento do primeiro bombeamento até que os insetos estejam preparados para o inverno. Portanto, se uma família é capaz de produzir de 30 a 45 quilos de néctar por temporada, os parâmetros aumentam várias vezes ao longo do ano. Eles podem pesar de 60 a 80 kg. Porém, a colheita pode ser menor que o planejado. Isso se deve ao fato dos favos de mel não estarem totalmente preenchidos e deles não ser possível retirar parte do néctar.

Especialista:
Durante os meses de colheita, é possível bombear de 100 a 120 quilos de mel. Neste caso, as abelhas funcionam bem e preenchem os quadros repetidamente. Ao usar um apiário nômade, os parâmetros de produtividade aumentam para 200 quilos.

Foto de mel

Fatores que influenciam a quantidade de mel

A quantidade de mel depende de muitos fatores. Isso inclui as características de design da colmeia, sua localização, a raça das abelhas e muito mais. Isso deve ser levado em consideração pelas pessoas envolvidas na apicultura.

Localização

Para coletar muito mel, é importante escolher o local certo para o apiário. Vale a pena levar em consideração as características climáticas:

  • duração do inverno;
  • indicadores de temperatura durante o inverno;
  • momento da chegada da primavera;
  • quantidade de raios solares;
  • características distintivas do período de verão.

Para cada zona é adequada uma raça específica de abelhas, mais adaptada às suas condições.Os insetos mais adaptados à vida na Rússia incluem as abelhas dos Cárpatos e do Cáucaso. Você também pode criar raças da Rússia Central e da Ucrânia. Os verões quentes e longos têm um efeito benéfico na quantidade de mel. No sul, os apicultores conseguem coletar néctar doce até 10 vezes.

Foto de mel

Projeto de colmeia

O volume de mel depende significativamente do tamanho da colmeia e de suas características de design. As casas multicasco gratuitas são consideradas as mais produtivas. Eles ajudam a evitar o superaquecimento dos insetos, o que os torna letárgicos e enfraquecidos. Essas abelhas não conseguem voar por muito tempo.

Apicultores experientes preferem usar colmeias. Eles têm armações altas e estreitas. Geralmente é recomendado pegar 12 quadros e transformá-los em 2 caixas. Então você precisa construir uma extensão para 12 quadros e adicionar uma revista para 8. Nessa colméia você pode sustentar 2 famílias que estão trabalhando ativamente. Isso tem um efeito benéfico na produtividade e minimiza a probabilidade de enxameação.

Colmeia desenhando 12 quadros dadan

Raça de abelha

A quantidade de mel depende diretamente da raça de abelhas que o apicultor cria. Os insetos mais produtivos incluem:

  1. Os da Rússia Central trazem mais de 30 quilos de mel por temporada. Em boas condições, esse parâmetro chega a 100 quilos.
  2. Cárpatos - os parâmetros de coleta de mel estão no nível de 30-80 kg.
  3. Estepe ucraniana - produz em média 30-40 kg de néctar. Neste caso, o número máximo chega a 80-100.
  4. Italiano - traga 25-29 quilos.
  5. Montanha cinza caucasiana - dê 28-29 kg.

Raça de abelha

Qualidade alimentar

Se quiserem economizar ou houver falta de mel, alguns apicultores alimentam os insetos com calda de açúcar. Mas nesta situação não será possível obter um bom resultado.Os insetos que comem a calda podem permanecer no ar por no máximo 3 horas. Além disso, não voam a mais de 500 metros da colmeia.

As abelhas que comem alimentos de alta qualidade podem voar por mais de 3 horas. Além disso, estão a 2 quilômetros do apiário. Isso tem um efeito benéfico na produtividade e ajuda a obter muito mais mel. Além disso, uma alimentação adequada ajuda a duplicar a expectativa de vida dos indivíduos.

Preparando-se para o inverno

Para que as abelhas resistam melhor ao inverno e possam se preparar para as primeiras abelhas, a fertilização é necessária já no início de agosto. Isso ajuda os insetos a acumular reservas de gordura. Ao preparar a comida para o inverno, é importante lembrar que a proporção entre mel natural e xarope de açúcar deve ser de 3:2. Neste caso, as larvas e os adultos se alimentarão do produto natural. Isto terá um bom efeito na qualidade e sustentabilidade das colónias de abelhas.

Colmeias no inverno

Enxame de abelhas

Os apicultores devem monitorar constantemente a condição dos insetos para evitar a enxameação. Apicultores experientes tentam prevenir a formação de enxames. Para fazer isso, eles carregam os insetos com trabalho.

Para alcançar os resultados desejados, os apicultores sempre retiram os favos de mel lacrados e instalam os vazios. Isso sinaliza aos insetos sobre a deficiência nutricional e os estimula a trabalhar de forma mais produtiva, distraindo-os do processo de reprodução.

Enxame de abelhas

Células sobressalentes

Durante o auge da colheita do mel, é importante ter um número suficiente de favos sobressalentes. Graças a isso, os insetos não se concentram na construção de favos de mel, mas na coleta de néctar. Além disso, a presença de favos de mel vazios faz com que as abelhas se tornem mais ativas para preenchê-los. Se não houver favos de mel suficientes, as abelhas reduzem a sua produtividade porque não têm onde armazenar o néctar.

Portanto, os especialistas aconselham a remoção sistemática dos favos de mel cheios e a colocação dos vazios em seus lugares. Ao coletar ativamente o néctar, é até recomendado substituir os favos de mel que não estão completamente preenchidos. Porém, no caso de remoção de favos de mel incompletamente preenchidos, é importante garantir que estejam selados. Caso contrário, o mel conterá umidade, o que reduzirá suas características de qualidade e encurtará seu período de armazenamento.

Especialista:
É melhor tirar molduras de mel à noite. Você não deve fazer isso durante o dia, porque as abelhas começarão a restaurar a ordem em vez de coletar o néctar.

Favo de mel

Também vale a pena considerar outra característica importante. As armações com favos selados ficam localizadas nas bordas da colmeia e as armações com ninhadas concentram-se na parte central. Portanto, encontrar os elementos necessários não é difícil.

Presença de plantas melíferas

A presença de plantas melíferas é de grande importância para a síntese e características de qualidade do mel. As abelhas devem coletar pólen e néctar das flores. Portanto, o melhor é colocar o apiário em um canhão florestal, em um campo semeado ou em um pomar. A presença de abelhas tem um efeito positivo no crescimento e desenvolvimento das culturas melíferas.

Ao mesmo tempo, entre as plantas melíferas mais produtivas estão o salgueiro, a lavanda e o dente-de-leão. O trevo e a alfafa também são consideradas excelentes plantas para a produção de mel. No entanto, as mais populares são as variedades de tília e trigo sarraceno.

Plantas de mel

Se o número necessário de plantas melíferas não estiver disponível, você pode usar o método de transporte. Para isso, o apiário precisa ser montado em uma carreta e transportado para mais próximo das plantações em flor.

É importante levar em consideração as características distintivas da região. Eles não devem diferir significativamente das condições normais de vida das abelhas.Além disso, os insetos podem sofrer estresse durante o transporte, o que também afeta negativamente sua produtividade.

Seleção de molduras de mel

Apicultores experientes sabem que é proibida a coleta de favos de mel durante o dia. Isso se deve à cessação da coleta de néctar pelos insetos. Eles começam a restaurar a ordem na colmeia e a se adaptar às novas condições.

Molduras de mel

É melhor remover as molduras de mel à noite. Se houver pavilhão coberto com eletricidade, isso poderá ser feito à noite. Ao mesmo tempo, os insetos ficarão sonolentos e calmos. Graças a isso, você poderá dar uma boa olhada na colmeia, limpar e recolocar os favos de mel.

É importante levar em consideração que os favos de mel selados estão localizados nas bordas da colmeia e as células com cria estão concentradas na parte central. Portanto, não há necessidade de vasculhar todo o conteúdo da casa da abelha. Os insetos serão capazes de restaurar a ordem pela manhã, adaptar-se às novas condições e recomeçar a coleta de mel.

Como aumentar a produtividade da colmeia

Os apicultores sempre se esforçam para aumentar a produtividade dos insetos. Isso torna seu negócio mais lucrativo. Dito isto, existem muitos métodos eficazes para aumentar a quantidade de mel. Para fazer isso, é recomendável seguir as seguintes regras:

  • saturar a comida das abelhas com suplementos vitamínicos;
  • use designs de colmeias eficientes;
  • abater larvas de cria;
  • use aquecedores elétricos;
  • instalar redes para coleta de resíduos;
  • alimentar insetos com xarope de flores;
  • instale furos de torneira superiores.

Abelhas

Nomadismo

Para produzir mel, as abelhas devem ter acesso ao pólen, ao néctar e à substância pegajosa que cobre as folhas jovens e os caules de certas culturas. Todas essas substâncias só podem ser obtidas durante o período de floração das plantas. Normalmente, esse período dura um período limitado de tempo.Via de regra, não ultrapassa 1 mês. Portanto, o período de coleta ativa de mel é curto.

Usar o método de migração seguindo plantas melíferas que florescem em diferentes períodos de tempo ajuda a aumentar os parâmetros de coleta de mel várias vezes. Além disso, este resultado pode ser alcançado sem a utilização de outros métodos para aumentar a produtividade dos insetos.

Nomadismo

Ao mesmo tempo, os apicultores empreendedores há muito que conseguem encontrar um método simples e eficaz que ajuda a aumentar significativamente o período de recolha de néctar e pólen, prolongando-o durante todo o verão. Para isso, criam um apiário nômade, ou uma fazenda sobre rodas. Ao mesmo tempo, é importante organizar adequadamente o movimento, pois nem todas as raças toleram bem o transporte. Ao criar um apiário nômade, deve-se levar em consideração o seguinte:

  1. É importante proteger adequadamente as colmeias dentro do veículo para evitar que os insetos sejam feridos ou estressados.
  2. Viajar distâncias significativas pode fazer com que as abelhas não encontrem o caminho de volta. A distância ideal geralmente não excede 2 a 3 quilômetros.
  3. Em cada novo local, as abelhas deverão encontrar água facilmente. Pode ser um lago, rio, riacho.
  4. A circulação de abelhas pode exigir uma série de licenças ou outros documentos comprovativos. Caso contrário, as agências governamentais poderão confiscar a carga.

Família forte

Um método importante para aumentar a produtividade de uma colmeia é a implementação de trabalhos de criação que exigem muita mão-de-obra. Seu objetivo é obter uma colônia de abelhas forte com o máximo de indivíduos trabalhadores. A produtividade dos insetos é afetada não apenas pela saúde e pelo estado do sistema imunológico, mas também pelo conforto geral do lar.

Família de abelhas

Portanto, para aumentar a produtividade das colônias de abelhas, é necessário organizar uma colmeia espaçosa e proporcionar aos seus habitantes bastante espaço para armazenamento de mel e cria. Outra vantagem de ter espaço livre na colmeia é que não há risco de superaquecimento dos insetos devido ao contato próximo.

Evitando o superaquecimento dos insetos

Existem muitos estudos que mostram que existe uma ligação direta entre a temperatura do ar na colmeia e a produção de mel das abelhas. Assim, durante a coleta de mel, os insetos se sentem confortáveis ​​se a temperatura do ar na colmeia não for superior a +35-35,5 graus. Ao mesmo tempo, as leituras externas devem ser de +22-28 graus.

É importante notar que os insetos são capazes de suportar parâmetros significativamente mais elevados. Porém, para isso eles precisam tomar medidas especiais - fornecer ventilação especial na colmeia. Para fazer isso, os indivíduos que trabalham batem ativamente as asas.

Abelha

Assim, em caso de superaquecimento, a maioria dos insetos se distrai da execução de sua tarefa principal e se dedica a outras atividades que exigem muito gasto de energia. Além disso, os indivíduos que não estão envolvidos no resfriamento da casa ficam mais sonolentos e letárgicos. Como resultado, a produtividade dos insetos é significativamente reduzida. Portanto, as colmeias não devem ser colocadas em áreas abertas onde não haja proteção natural da luz solar direta.

Especialista:
A produtividade do mel das abelhas depende de muitos fatores. Este indicador é influenciado pelas condições climáticas, pela raça dos insetos, pela presença de plantas melíferas na área e pela qualidade dos fertilizantes utilizados.

As dimensões e características de design das colmeias também são de grande importância. Para que os insetos tragam a quantidade máxima de mel, eles precisam de condições de conforto.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim