Qual é a diferença entre uma vespa e uma abelha, como são as mordidas e como elas são diferentes?

Vespas e abelhas são semelhantes o suficiente para que muitas pessoas confundam esses insetos. Ambos picam dolorosamente. Além disso, suas mordidas costumam provocar reações alérgicas nas pessoas. Além disso, de fato, esses insetos são caracterizados por muitas diferenças. Eles estão relacionados à aparência, características comportamentais e padrões nutricionais. A diferença também afeta a estrutura da picada e as características das picadas.


Os benefícios e danos das abelhas e vespas

Existem diferenças significativas entre abelhas e vespas. Em primeiro lugar, dizem respeito a propriedades benéficas e prejudiciais.Claro, as abelhas são consideradas mais valiosas para as pessoas. Eles produzem não apenas mel, mas também outras substâncias valiosas - em particular geleia real e cera. Os insetos também produzem pão de abelha e zabrus. Essas substâncias têm propriedades antibacterianas e ajudam a eliminar patógenos.

O veneno de abelha também possui propriedades medicinais. Além disso, indivíduos mortos são frequentemente utilizados na medicina. Eles são usados ​​​​para preparar uma tintura especial que ajuda a tratar patologias articulares e lesões dos órgãos geniturinários.

As abelhas também são muito úteis para a natureza. A vida das plantas com flores e desses insetos está intimamente ligada. Ao coletar o néctar, as abelhas polinizam as flores, que produzem frutos e sementes. Graças a isso, os insetos ajudam a aumentar o rendimento das colheitas.

As abelhas só podem prejudicar as pessoas se a colmeia estiver em perigo. Neste caso, os insetos atacam o inimigo. Para evitar isso, não é recomendável aproximar-se do apiário sem roupa de proteção.

vespa e abelha

A maioria das espécies de vespas não produz mel, mas gosta de comê-lo. Ao mesmo tempo, muitos os consideram absolutamente inúteis, mas isso não é verdade. As vespas são muito importantes para a natureza. Eles são considerados predadores e por isso ajudam no controle de diversas pragas. Eles ajudam a destruir pulgões, brocas, grilos-toupeiras e outros parasitas. Esses insetos também polinizam as plantas, embora não tão ativamente quanto as abelhas.

Ao mesmo tempo, as vespas também causam alguns danos. Eles podem destruir as plantações de frutas porque fazem buracos nas frutas para extrair o suco. Além disso, as vespas comem resíduos de alimentos podres e, portanto, vivem frequentemente em lixões. Isso leva à propagação de infecções perigosas.

vários insetos

Diferenças na aparência

Ambas as espécies de insetos pertencem à ordem Hymenoptera. Os indivíduos são bastante semelhantes, por isso nem sempre é possível distingui-los pela aparência à primeira vista. As abelhas parecem maiores. Isso se deve à presença de pelos grossos no corpo.

A principal diferença está na cor:

  1. As abelhas têm uma tonalidade amarela mais modesta e listras escuras borradas. Eles também são caracterizados por patas escuras. O corpo dos insetos parece bastante grande porque é coberto por pêlos grossos. Além disso, possui formato arredondado. Nesse caso, o cinto entre as partes do corpo fica praticamente invisível. O abdômen difere dependendo do tipo de abelha. As operárias têm abdômen em forma de ovo, as rainhas têm abdômen oblongo e os zangões têm abdômen maior e truncado. As abelhas possuem cestos nos pés para coletar pólen e néctar.
  2. As vespas parecem mais coloridas. Eles têm pernas lisas, cabeça e abdômen de cor amarelo brilhante. Todas as partes do corpo dos insetos são cobertas por listras escuras e claras. Entre o abdômen e o peito existe um cinto estreito. O corpo das vespas tem formato alongado. Durante o exame, você pode ver mandíbulas fortes e pernas finas.

O que eles comem?

Os hábitos alimentares dos insetos também diferem. As abelhas alimentam suas larvas com pólen e néctar. Os adultos também comem a mesma comida. Ao mesmo tempo, as vespas são consideradas predadoras e utilizam produtos proteicos para alimentar as larvas. Na maioria das vezes eles usam lagartas ou outros insetos para esse fim. As vespas também se alimentam de sucos de frutas e vegetais, néctar de flores, resíduos de alimentos e carniça.

Diferenças de comportamento em situações estressantes

Ao comparar vespas e abelhas, deve-se dizer que o comportamento desses insetos é determinado por diversos fatores. Ao mesmo tempo, não é difícil irritá-los. As abelhas sempre tentam proteger a colmeia que contém a rainha.Quando surge uma ameaça à casa, toda a família de abelhas sai em sua defesa.

Especialista:
As vespas agem da mesma maneira quando atacam seu ninho. Neste caso, existe o risco de receber múltiplas mordidas. Acredita-se que as vespas podem atacar as pessoas assim. Contudo, não é verdade. Esses insetos só picam as pessoas quando provocados. No entanto, os especialistas aconselham cautela com abelhas e vespas.

A estrutura da picada

Ambos os tipos de insetos possuem mecanismos de defesa semelhantes. No entanto, existem certas diferenças. Se você examinar cuidadosamente a estrutura, notará que as vespas são caracterizadas por uma picada lisa com pequenos serrilhados na ponta. Geralmente o inseto pica uma vez, mas pode fazer isso novamente. As abelhas têm uma picada forte e irregular. Neste caso, os dentes grandes estão direcionados para cima.

Natureza das mordidas

As picadas dos insetos em questão são consideradas igualmente dolorosas e podem causar sérios danos a quem sofre de alergias. A consequência mais perigosa é o desenvolvimento de choque anafilático. Há evidências de que vespas e abelhas picam com mais frequência pessoas que usam cosméticos e perfumes. Eles percebem os aromas fortes como uma ameaça.

Especialista:
Os insetos também atacam frequentemente pessoas que suam após o exercício ou que têm a pele úmida após o banho. Os especialistas também observam que os insetos atacam com mais frequência pessoas com alergias do que pessoas sem essa patologia.

As reações às picadas de abelhas e vespas são geralmente as mesmas. Eles aparecem da seguinte forma:

  • aparece um inchaço - seu tamanho depende das características do corpo do indivíduo;
  • é observada vermelhidão na área onde o veneno se espalha.

As diferenças estão na composição química do veneno:

  1. O veneno de vespa é caracterizado por uma reação alcalina. Para neutralizar o efeito da substância, a área danificada deve ser tratada com vinagre.
  2. O veneno de abelha é ácido. Para neutralizá-lo, vale tratar a área afetada com álcool ou sabonete.

O uso de substâncias para neutralizar o veneno ajuda a restaurar mais rapidamente o equilíbrio natural do corpo.

Relação com o útero

Numa colônia de abelhas, a rainha é considerada o indivíduo principal. Os apicultores costumam chamá-la de rainha ou rainha. Todos os habitantes da colméia cuidam dela, trazem comida e água e a protegem em caso de perigo. A rainha está constantemente na colméia. Ao mesmo tempo, ele voa apenas para acasalar com zangões, na hora de se reproduzir. As vespas não demonstram tanto cuidado com sua rainha. Ela é forçada a encontrar sua própria comida.

rainha vespa

Primeiros socorros para picada de abelha ou vespa

As picadas de abelhas e vespas são consideradas muito dolorosas. Além disso, podem provocar reações alérgicas graves. Para evitar consequências negativas para a saúde, é importante prestar primeiros socorros à vítima. Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:

  1. Examine a área da mordida para fins de diagnóstico. Quando uma abelha pica, você pode ver a picada na ferida. Porém, a vespa não o abandona. Sob nenhuma circunstância você deve pressionar ou arranhar a área danificada. Isto levará à entrada acelerada de substâncias tóxicas na corrente sanguínea sistêmica.
  2. Enxágue o local da picada para remover a sujeira e o veneno restante.
  3. Retire a picada. Isso pode ser feito com agulha, pinça ou alfinete. No entanto, eles devem primeiro ser desinfetados. Se esses dispositivos não estiverem disponíveis, você pode tentar arrancar a picada com as unhas. Porém, primeiro você deve lavar bem as mãos e higienizá-las.
  4. Desinfete o local da picada. Isso pode ser feito com água oxigenada, verde brilhante, álcool, iodo ou sabonete comum.
  5. Tome um anti-histamínico. Neste caso, a ferida deve ser tratada com anti-histamínico ou pomada anti-séptica. Para fazer isso, você pode usar “Psilo-bálsamo” ou “Fenistil gel”. Quando ocorre inchaço, recomenda-se beber Tavegil, Suprastin, Claritin.
  6. Remova o inchaço. Para isso, é recomendado beber bastante água ao longo do dia. Com a ajuda do líquido, será possível retirar substâncias tóxicas do corpo e melhorar o estado geral. Você também pode aplicar uma compressa fria na área da picada. Isso ajudará a remover o inchaço.

Em casos graves, é necessário chamar uma ambulância. Para que ela chegue, é recomendável fazer o seguinte:

  1. Aplique um torniquete acima da área da picada. Isto evitará a propagação subsequente de substâncias tóxicas.
  2. Se sentir falta de ar e calor, remova as roupas apertadas, deite a vítima e forneça ar fresco.
  3. Em caso de inchaço grave na região do pescoço, falta de ar e desmaios, cubra a vítima e cubra com almofadas térmicas cheias de água morna.
  4. Se não houver pulso e a respiração parar, inicie a ressuscitação cardiopulmonar.

A consulta com um médico é necessária nas seguintes situações:

  • mordido por mais de 3 abelhas ou vespas;
  • a mordida foi na região do rosto;
  • uma vespa ou abelha picada na região da laringe, lábio ou língua;
  • antes disso, eram registrados casos de angioedema ou choque anafilático após picada de inseto;
  • Surgiram náuseas e vômitos, ocorreram convulsões ou desmaios após a mordida.

Muitas pessoas estão interessadas em saber o que fazer se uma criança for mordida. Se o seu bebê sentir falta de ar, náusea, febre alta, distúrbios do ritmo cardíaco, dor de cabeça ou convulsões, consulte um médico imediatamente.Se apenas for observada irritação local e leve inchaço, as medidas de cuidado padrão são suficientes. É importante levar em consideração que o organismo das crianças está mais propenso a desenvolver alergias.

Vespas e abelhas são consideradas insetos bastante semelhantes. No entanto, eles também têm muitas diferenças. A diferença diz respeito à aparência e ao estilo de vida. As diferenças também afetam a estrutura da picada, a natureza das picadas e os hábitos alimentares. Além disso, os benefícios e malefícios que esses tipos de insetos trazem são diferentes.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim