Há muito tempo que as pessoas criam abelhas para produzir mel saboroso e saudável. Esses insetos também servem como fonte de cera, veneno, própolis e pão de abelha. São considerados insetos sociais que vivem em grupos. Cada família de abelhas inclui uma rainha, zangões e operárias. Eles diferem em estrutura e funções. No entanto, todos os indivíduos estão interligados e não podem existir separadamente.
- Descrição e estrutura
- Vida útil
- Abelha rainha
- Abelhas operárias
- Drones
- Ninho
- Comportamento no apiário e na natureza
- Enxameação
- Raças Comuns
- Manutenção e cuidados
- Terreno
- Arranjo da casa
- Cuidado na primavera
- No verão
- No outono
- No inverno
- Reprodução
- Benefícios das abelhas
- Ervas de mel para abelhas
- Doenças e prevenção delas
- Diferença dos selvagens
Descrição e estrutura
O corpo de uma abelha inclui vários componentes:
- cabeça;
- abdômen;
- seios.
As abelhas são caracterizadas pela presença de 2 olhos compostos e 3 olhos simples. Os primeiros estão localizados nas laterais da cabeça e os segundos na coroa. A cabeça contém o tentório, ou esqueleto interno. Os músculos responsáveis por girar a cabeça, a mandíbula e a tromba estão ligados a ele.
O papel de suporte é desempenhado pelo exoesqueleto, denominado cutícula. No seu interior existem pêlos que protegem contra a sujidade e desempenham funções tácteis. Todos os elementos do corpo são mantidos unidos por membranas elásticas.
Vida útil
As características do ciclo de vida das abelhas dependem da casta. Assim, a rainha vive até 7 anos, as abelhas operárias - 8 semanas e os zangões - não mais que 5.
Abelha rainha
Com a chegada da primavera, a rainha começa a botar ovos. Após 3 semanas, as larvas eclodem deles. As abelhas operárias os alimentam por 1 semana. Depois disso, a larva é selada com cera e se transforma em pupa e depois em adulto. Após 12 dias, a imagem aparece. Este termo refere-se a insetos que diferem dos adultos em sua cobertura macia. Esses indivíduos alimentam a ninhada e limpam a colmeia.
A principal função da rainha é reabastecer as colmeias com cria e aumentar o tamanho da família. Ela só pode sair de casa durante a enxameação.
Abelhas operárias
Esses indivíduos limpam a sujeira da casa e fornecem alimentação para a ninhada e os zangões. Nos dias 16 a 20 de vida, indivíduos transformam o néctar em mel. Após 20 dias do nascimento, as abelhas voam e se lembram de sua colmeia. Cada vez que eles aumentam essa distância.
Drones
Esses machos são caracterizados pela ausência de ferrão e pelo tamanho grande. Sua principal tarefa é a fertilização do útero. Assim que isso acontece, o macho cai e morre. Portanto, o ciclo de vida dos drones é diferente. Significativamente mais indivíduos emergem da ninhada do que o necessário. Portanto, as abelhas expulsam machos enfraquecidos ou extras.
Ninho
Uma família de abelhas pode incluir de 10 a 15 mil indivíduos. No entanto, às vezes esse número pode ser significativamente maior. As abelhas operárias formam ninhos em suas casas. É aqui que o mel, o pólen, o néctar e a ninhada são armazenados.
Na parte central do ninho há ninhada. Lá, o regime de temperatura ideal, necessário para o pleno desenvolvimento dos ovos, é constantemente mantido. Quanto mais forte for a colônia de abelhas, maior será o volume do ninho. Neste caso, os valores de temperatura nas bordas e no centro são mais diferentes.
Comportamento no apiário e na natureza
Na primavera, começa o rápido processo de reprodução. As abelhas voam para fora das colmeias e coletam o néctar das prímulas. A colônia de abelhas está se preparando para enxamear. Vários insetos deixarão a colmeia com uma nova rainha.
Quando um novo enxame se separa, um apicultor experiente o captura e o coloca em uma nova colmeia. Dessa forma, é possível aumentar o número de famílias produtoras de mel que armazenam néctar para o inverno.
O verão é considerado um período de coleta ativa de mel. Começa em maio ou meados de junho e dura até o final do outono enquanto houver flores. No outono, as abelhas começam a armazenar mel ativamente, isolar suas casas e se preparar para o inverno. O apicultor deve garantir que as abelhas estejam saudáveis. Também é importante limpar os detritos das colmeias.
Enxameação
As colônias de abelhas começam a enxamear em abril ou maio - com a chegada do calor. É assim que eles se reproduzem. As famílias aglomeram-se em uma sala pequena com muito mais frequência do que em uma sala espaçosa. Desde que a ninhada se desenvolva normalmente e as operárias alimentem as larvas, não há enxameação. Começa quando um grande número de abelhas se acumula. Se os insetos tiverem nutrientes suficientes, a enxameação não ocorrerá.
Para evitar iniciar este processo, é recomendável fazer o seguinte:
- mova os insetos para um local fresco;
- forçar as abelhas a alimentar a ninhada;
- transferir insetos para trabalho intensivo de verão;
- despeje bastante xarope de açúcar para processamento.
Graças a medidas oportunas, será possível atrasar o processo de enxameação ou evitá-lo completamente. Ao mesmo tempo, o excesso de nutrientes também é indesejável - provocará esse processo.
Raças Comuns
As abelhas melíferas fazem parte da ordem Hymenoptera. As raças mais populares incluem:
- Caucasiano da montanha cinza - distingue-se pela cor cinza-prateada, leve tendência a enxamear e falta de agressividade. Essas abelhas são consideradas muito trabalhadoras. Eles coletam muito mel, mesmo de plantas melíferas pobres. No entanto, os representantes desta raça não podem orgulhar-se de uma forte imunidade a doenças ou geadas.
- Estepe ucraniana - essas abelhas passam bem no inverno, são trabalhadoras e têm rainhas produtivas. Os indivíduos têm tendência a enxamear, são moderadamente agressivos e têm dificuldade em aceitar rainhas estrangeiras. Os representantes desta raça têm uma cor cinza. Porém, também existem indivíduos com listras amarelas.
- Cárpatos - possui caráter amigável e alta produtividade.Vantagens adicionais incluem resistência a geadas e doenças. Além disso, essas abelhas não têm tendência a enxamear. Esses indivíduos coletam muito mel mesmo em condições desfavoráveis. Eles são capazes de mudar facilmente para outras plantas.
Manutenção e cuidados
Para que a criação de abelhas seja bem-sucedida, é importante cuidar bem delas. Há muitos fatores a serem considerados.
Terreno
Para escolher o local certo para o apiário, você deve seguir as seguintes regras:
- O local deve ser tranquilo e protegido de rajadas de vento e luz solar direta.
- As colmeias devem estar localizadas com inclinação para sul. Isso fornecerá luz suficiente.
- O apiário está localizado longe de rodovias, grandes corpos d'água, instalações industriais e fazendas.
- Deve haver muitas plantas ao redor do apiário que forneçam néctar. No entanto, eles devem diferir na época de floração.
- O apiário e 2-3 quilômetros ao seu redor não devem incluir focos persistentes de doenças.
Arranjo da casa
Você pode comprar colmeias ou fazer as suas próprias com madeira macia. É importante abrir as estruturas com uma tinta verniz especial, que irá proteger da umidade e ajudar você a encontrar sua casa com mais rapidez. As cores ideais incluem amarelo, verde e azul.
Cuidado na primavera
Quando a temperatura atinge +8 graus, é recomendável mover as colmeias para fora e transplantar as colônias de abelhas com estruturas intactas para uma nova casa. Neste caso, você precisa imprimir uma moldura de mel. Deve haver pelo menos 8 quilos de mel na colmeia.
No verão
Durante este período, é necessário monitorar o processo de enxameação e retirar apenas o primeiro enxame da colmeia. Recomenda-se recolhê-lo com concha e pá. Se os indivíduos não quiserem se deslocar para o enxame, eles podem ser conduzidos até lá usando fumaça. Se necessário, é necessário retirar rainhas extras do enxame ou, pelo contrário, replantá-las. As revistas cheias devem ser limpas e recolocadas para que os insetos possam drenar as molduras. No final do verão eles são removidos.
No outono
Antes do inverno, é importante verificar a qualidade e a quantidade do mel quanto à presença de melada. Para isso, é recomendável colher amostras e enviá-las para exames laboratoriais ou fazer você mesmo. Se for detectada melada nos favos de mel, é necessário retirar o mel e armazená-lo para uso como alimentação de primavera.
No inverno
Neste momento, é importante manter a temperatura em um nível de pelo menos 0…+4 graus. Em parâmetros mais elevados, é necessária maior ventilação do espaço. Os níveis ideais de umidade são de 80%. Neste caso, a sala em si deve estar escura.
As abelhas invernantes requerem descanso completo e ausência de roedores. O arame pode ser usado para limpar os furos da torneira. Este procedimento é realizado em intervalos de 30 dias. Às vezes é recomendado inspecionar os mortos em busca de patologias e parasitas.
Reprodução
Para se reproduzir, a rainha acasala com um zangão no ar. Depois disso, os machos são imediatamente expulsos da colmeia, o que acarreta a sua morte.Uma vez a cada 30 dias, a abelha rainha põe aproximadamente 1.500 ovos. Algumas rainhas vivem até 6 a 7 anos. Nesse caso, podem botar até 3 milhões de ovos durante a vida.
Benefícios das abelhas
Esses insetos trazem mel, que as pessoas comem e também usam na medicina e na cosmetologia. Além disso, na criação de abelhas, você pode obter geleia real, cera, própolis, pão de abelha e veneno de abelha. Os produtos apícolas listados são considerados antibióticos naturais que podem ser usados para fins médicos.
Além disso, os benefícios das abelhas estão associados à polinização de plantas entomófilas. Isso ajuda a aumentar a produtividade e obter sementes.
Ervas de mel para abelhas
Nem todas as plantas são adequadas para coletar pólen e néctares. As culturas de mel mais comuns incluem:
- Grãos e rações – trigo sarraceno, trevo, trevo doce. As abelhas também coletam mel de sanfeno e seradela.
- Medicinais - incluem sálvia, hortelã, tomilho. Além disso, as abelhas utilizam coentro e orégano para coletar mel.
- Sementes oleaginosas - plantas melíferas eficazes incluem girassol, tabaco, chicória, colza e mostarda.
Doenças e prevenção delas
As patologias mais comuns das abelhas incluem:
- Loque Americana – Esta doença freqüentemente afeta larvas.
- A ascoferose é uma patologia fúngica que provoca a morte de larvas.
- A loque europeia também ataca as larvas.
- Sacbrood é uma infecção de quarentena que afeta principalmente a ninhada.
- A acarapidose é uma doença causada por um carrapato que infecta os espiráculos.
Para prevenir o desenvolvimento de patologias, os apicultores experientes aconselham o cumprimento das seguintes regras:
- isolar bem as colmeias e proporcionar-lhes ventilação adequada;
- inspecionar e substituir periodicamente os favos de nidificação;
- desinfetar favos de mel e ferramentas do apiário;
- após o suborno, aumente as abelhas jovens para melhorar as famílias;
- fornecer às abelhas alimentos de alta qualidade;
- realizar bombeamento centralizado de mel;
- escolha colônias de abelhas fortes e exclua relacionamentos intimamente relacionados.
Diferença dos selvagens
As abelhas selvagens diferem das domésticas em propriedades e aparência. São considerados mais trabalhadores e resistentes às oscilações de temperatura. No entanto, os indivíduos selvagens são muito mais agressivos. Ao mesmo tempo, produzem mel de maior qualidade e mais saudável, pois tem tempo de amadurecer totalmente na cavidade. O número de indivíduos selvagens diminui a cada ano. Isso se deve à influência de fatores antrópicos que causam sua morte.
As abelhas são insetos benéficos. Eles fornecem mel e outros produtos com propriedades curativas pronunciadas. Para que a criação de abelhas seja bem-sucedida, é recomendável seguir uma série de regras e nuances.