A criação de abelhas melíferas é considerada um processo muito trabalhoso. Muitas pessoas têm certeza de que esta é uma atividade simples e promissora que requer um investimento mínimo de tempo e dinheiro. Na verdade, é importante se preparar cuidadosamente para a criação de um apiário de abelhas, estudar as características da vida dos insetos e ter uma ideia de como cuidar deles. O cálculo das receitas e despesas não é de pouca importância.
A apicultura é adequada para você?
Antes de começar a apicultura do zero, é importante que cada pessoa entenda se este tipo de atividade é adequado para ela. Tal como outros tipos de negócios, este ramo de atividade requer investimento. Além disso, um verdadeiro apicultor deve ter as seguintes qualidades:
- Resistência e força física. O trabalho envolve cargas elevadas.
- Responsabilidade. A saúde das abelhas deve ser monitorada de perto.
- Boa saúde. A principal proibição desse tipo de atividade é considerada alergia ao veneno de abelha.
Antes de criar abelhas, é necessário obter pelo menos um mínimo de conhecimento sobre a vida dos insetos. Para fazer isso, você deve usar tutoriais e materiais. Se possível, é recomendável entrar em contato com apicultores experientes.
Escolhendo um local para um futuro apiário
O sucesso da criação de abelhas depende do local correto. Quanto mais próximo o apiário estiver dos campos com plantas melíferas, mais mel você poderá obter. Portanto, a apicultura é mais adequada para áreas rurais.
É impossível realizar esse tipo de atividade em casa, na cidade. É claro que durante o período de colheita do mel, as colmeias podem ser retiradas e colocadas nos campos. No entanto, esta opção tem uma série de desvantagens. Requer custos de transporte e colocação no campo. Além disso, é quase impossível bombear mel no campo. Neste caso, será necessário construir uma barraca ou casa de madeira.
Na hora de escolher um local para um apiário, é preciso levar em consideração que no verão você terá que morar próximo ao apiário. Durante esse período, ela precisa de monitoramento diário. Uma excelente solução seria o pátio de uma casa particular, que fica próximo ao campo. Ao coletar mel, é importante ter as seguintes culturas por perto:
- acácia;
- Tília;
- trigo sarraceno;
- girassol;
- hortelã;
- doce trevo;
- alfafa.
Preparação e colocação de colmeias
A apicultura é difícil sem experiência. Uma nuance importante neste assunto é o agrupamento correto das colmeias. 1 colônia de abelhas requer até 40 metros quadrados. As colmeias precisam ser alinhadas em fileiras – em grupos de 2 ou 4 casas. Também é possível organizá-los em padrão xadrez, o que permite economizar espaço.
Ao colocar casas em um apiário, você deve seguir os seguintes parâmetros:
- intervalo de 3-4 metros entre colmeias;
- pelo menos 10 metros dos limites da fazenda;
- 50 metros de edifícios residenciais;
- uma distância de pelo menos 4-7 metros se houver várias linhas.
As colmeias podem ser compradas prontas ou feitas com as próprias mãos. A opção mais adequada é uma espreguiçadeira. Este desenho é claramente visível e, portanto, os apicultores novatos poderão controlar o desenvolvimento da colônia.
Cada colmeia deve ser colocada em um suporte ou estacas especiais. As casas devem ser afastadas de 30 a 40 centímetros da superfície da terra. Caso não seja possível colocar as colmeias à sombra das árvores, recomenda-se plantar perto delas plantas altas - girassóis ou milho. As entradas das casas devem ser direcionadas no sentido ensolarado - sul ou leste.
Para que os insetos encontrem facilmente seu lar, as colmeias devem ser pintadas em diferentes tonalidades. As abelhas distinguem bem as cores amarela, azul e branca.
Para garantir a colocação confortável dos insetos nas colmeias, eles devem atender a certos requisitos. Isso inclui o seguinte:
- Projeto correto. A colmeia deve reter o calor no inverno e não ficar muito quente no verão.As paredes da casa devem ser protegidas da precipitação, do vento e das oscilações de temperatura. A espessura de parede recomendada é de pelo menos 3 centímetros.
- Tamanho da casa. A colmeia deve ser suficientemente espaçosa. É importante que caibam a ninhada e os suprimentos de mel e pão de abelha.
- Acesso ao conteúdo. É importante que a colmeia seja fácil de desmontar e montar. Isso ajuda a controlar o suprimento de mel e a limpar o conteúdo da colmeia. Para facilitar o processo de montagem, os fragmentos da casa devem ter o mesmo tamanho.
A correta colocação das colmeias no local garante alta produtividade das abelhas e rápido desenvolvimento das famílias. Isso também ajuda a evitar o cruzamento de diferentes colônias de abelhas. Graças a isso, é possível minimizar o risco de hostilidade e roubo no apiário.
Existem várias opções para organizar colmeias:
- privado;
- grupo;
- xadrez.
A opção comum é mais frequentemente usada na manutenção de grandes apiários ou quando há espaço livre suficiente. Também é usado para colmeias nômades. Neste caso, os apicultores são colocados no local em fileiras pares, fazendo intervalos de 4 metros. Ao mesmo tempo, recomenda-se colocar as famílias jovens o mais próximo possível das plantas melíferas.
O método mais popular é o método de grupo. Ajuda a criar condições adequadas para as abelhas, independentemente do tamanho do apiário, e simplifica o seu cuidado. O método envolve a instalação de apicultores em grupos de 5 a 6 peças. Neste caso, deve-se manter uma distância de 50 centímetros. Uma faixa protetora medindo 4 a 6 metros é criada entre cada grupo.
Seleção e aquisição de abelhas
Para praticar a apicultura é importante escolher as abelhas certas. Recomenda-se comprar insetos exclusivamente de apicultores profissionais. Ao mesmo tempo, devem possuir passaporte veterinário. Não é pouca importância adquirir insetos na mesma região onde se pretende manter o apiário. A reputação do criador é de grande importância.
Para criar abelhas com sucesso, é preciso dar preferência a espécies mais adaptadas às condições locais e que não tenham medo de doenças. Vale a pena considerar o seguinte:
- As abelhas da Rússia Central são adequadas para as regiões centrais, Sibéria e Urais. A desvantagem desta variedade é a agressividade dos insetos.
- A raça Transcarpática, de caráter pacífico, é perfeita para iniciantes.
- Uma excelente solução seriam as abelhas caucasianas cinzentas das montanhas, criadas nos distritos do Sul e do Volga, bem como no centro da Rússia. A vantagem desta raça é que seus representantes conseguem encontrar mel em locais de difícil acesso.
- As abelhas ucranianas e italianas são muito populares para reprodução na Rússia.
Para um pequeno apiário, algumas colônias de abelhas que sobreviveram ao inverno serão suficientes para iniciantes. Ao escolher cada um deles, você deve prestar muita atenção ao útero. A abelha rainha é fácil de encontrar porque é maior que outros insetos. Não deve haver danos mecânicos ao corpo do útero. Neste caso, a ninhada deve ser colocada em sua cela com o mínimo de vãos.Outras abelhas também devem ser saudáveis, ter asas intactas e estar livres de defeitos externos.
Equipamento para um apicultor novato
Na fase de aprendizagem da apicultura, é importante familiarizar-se com os equipamentos necessários. Portanto, os apicultores precisam do seguinte:
- Traje de proteção - suas funções podem ser desempenhadas por qualquer roupa grossa que não possa ser penetrada por uma picada de abelha. Os braços e pernas devem complementar os punhos. É importante ter sapatos leves, mas grossos.
- Máscara - geralmente é costurada na fantasia. A máscara especial de apicultura tem um design especial. Graças a isso, a nuca é coberta por um tecido denso. A malha deve cobrir seu rosto, mas não perto dele. Anéis de metal especiais ajudam a posicionar a malha a uma certa distância da face.
- Luvas – Os iniciantes que desconfiam das abelhas vão querer luvas grossas, mas confortáveis. Recomenda-se manusear as molduras com o máximo cuidado. Apicultores experientes muitas vezes trabalham sem luvas, porque sabem que as abelhas não picam assim. A agressão só aparece quando um inseto é esmagado acidentalmente.
- Cinzel - com a ajuda deste dispositivo é possível retirar tábuas do teto que ficam coladas com mel.
- Fumante - geralmente é usado se as abelhas não recebem suborno, estão inquietas ou defendem agressivamente o mel.
- Carregar - retiradas as molduras do mel, as abelhas são jogadas na colmeia. Eles são então colocados em uma transportadora especial. Na verdade, é uma caixa comum, coberta por um pedaço de lona. Após a coleta da quantidade necessária de molduras, elas são transportadas por meio de um transportador até o local do extrator de mel - casa, porão ou cozinha.
- Faca - a cera que cobre o favo de mel precisa ser cortada. Para fazer isso, use uma faca especial.Com sua ajuda, você poderá cortar com cuidado as tampas, que são chamadas de tampas. O instrumento deve primeiro ser mergulhado em água quente.
- Garfo – nem sempre é possível retirar cuidadosamente o cacho com uma faca. Neste caso, é permitido usar um garfo especial com muitos dentes finos. Eles são usados para levantar a barra e arrancá-la do favo de mel.
- Extrator de mel é o nome dado a um barril onde são colocadas molduras de mel. Em essência, é uma centrífuga que gira os quadros. Depois disso, o mel sai voando deles. Ele atinge as paredes do barril e depois desce. Perto do fundo existe uma torneira por onde escorre o mel dos barris. Existem muitos extratores de mel à venda hoje. Eles são manuais ou elétricos. Um design simples e barato é adequado para iniciantes.
- Latas de alimentos – necessárias para armazenar e transportar mel.
Coleta e processamento de mel
Se você cria abelhas, é importante se familiarizar com as principais regras de coleta e processamento de produtos melíferos. Após a coleta do mel, os insetos o cobrem com tampas de cera especiais que não deixam passar o ar. O produto é isolado do ambiente externo e retém o máximo de propriedades benéficas.
Somente mel completamente selado pode ser coletado. Se você fizer isso durante a coleta do mel das abelhas, existe o risco de obter um produto de baixa qualidade e com alto teor de água.
Vale considerar que toda colônia de abelhas deve ter um suprimento emergencial de mel. Sua quantidade é de aproximadamente 5 quilos. Com o início do período de subornos produtivos, as abelhas recebem armações com alicerce nas quais armazenarão o mel. Depois de amadurecer, as molduras são removidas.
É importante fazer certo. Recomenda-se levar em consideração as seguintes recomendações:
- vista uma roupa de proteção;
- retire um quadro de cada vez da colmeia;
- sacuda cuidadosamente as abelhas, afastando-as com fumaça;
- pegue o mel quando todas as abelhas saírem da moldura;
- bombeie o produto com um extrator de mel até que esfrie.
Após a extração, o mel deve ser filtrado e limpo de fragmentos de própolis, favos e larvas. Depois disso, o produto deve ser deixado em infusão. Isto é especialmente verdadeiro para o mel que está muito úmido. Um produto de qualidade contém 18-21% de água. Com quantidades maiores, o prazo de validade é reduzido.
Características do inverno
Há lições a serem aprendidas para ajudar as abelhas a sobreviver ao inverno. Algumas raças devem passar o inverno em casas especiais chamadas omshaniks. Você mesmo pode fazer, levando em consideração o tamanho da colônia de abelhas. Essas estruturas são necessárias para as raças estepe ucraniana, amarela, caucasiana e dos Cárpatos. Ao mesmo tempo, as abelhas da Rússia Central podem facilmente passar o inverno em colmeias ao ar livre. No entanto, eles precisam fornecer condições adequadas.
Manter as abelhas em uma cabana de inverno é caracterizado pelas seguintes vantagens:
- consumo de menos ração;
- aumentando o período de funcionamento da colmeia;
- nenhum risco de morte de abelhas devido a flutuações de temperatura.
Pragas e doenças
Criar abelhas costuma ser acompanhado de vários problemas. Isso inclui o desenvolvimento de doenças e ataques de pragas. Vespas, vespas, ratos, formigas e aranhas representam um perigo real para as abelhas. Para lidar com as pragas, você deve fazer o seguinte:
- destruir ninhos e buracos;
- montar armadilhas para vespas e vespas;
- transplantar para novas colmeias quando as abelhas estiverem infectadas com traças de cera.
As doenças das abelhas são divididas em 2 categorias - contagiosas e não contagiosas. O primeiro grupo inclui acarapitose, narizmatose e loque americana. Estas patologias estão associadas à infecção de abelhas por patógenos perigosos. As doenças não contagiosas das abelhas desenvolvem-se como resultado da violação das regras de manutenção e do uso de alimentos de baixa qualidade.
Receitas e despesas
Para iniciar a apicultura, é necessário analisar antecipadamente todos os custos e receitas. Estes são considerados os princípios básicos da gestão de uma empresa. Para 20 colônias de abelhas, o custo aproximado será de US$ 3.700 no primeiro ano. É exatamente quanto dinheiro será necessário para comprar abelhas, ferramentas, equipamentos e organizar colmeias e outras instalações.
Com a construção adequada do apiário, no primeiro ano será possível coletar de 1.200 a 1.500 quilos de produtos apícolas - mel, cera, própolis. O lucro disso será de cerca de US$ 4.600. Assim, será possível recuperar o apiário na primeira safra. Ao mesmo tempo, os lucros aumentarão a cada ano.
Erros de novato
Para manter o sucesso do seu apiário, é importante seguir os conselhos de apicultores experientes. No entanto, os iniciantes geralmente cometem os seguintes erros:
- As inspeções regulares das colmeias são negligenciadas. Isso deve ser feito pelo menos 3 vezes por semana. Durante o período de enxameação, é importante inspecionar os apicultores todos os dias.
- Eles não sabem como lidar com enxames. É importante controlar as abelhas para que não escapem.
- Eles querem obter o rendimento máximo de mel. Para fazer isso, os apicultores novatos alimentam as abelhas com calda de açúcar. Isso leva a um mel de qualidade questionável. Como resultado, os apicultores perdem seus clientes.
A organização de um apiário de abelhas possui vários recursos.O cumprimento das regras básicas da criação de abelhas ajuda a obter um bom sucesso neste negócio e a obter bons rendimentos com essas atividades.