O mel é um produto único que contém muitos componentes valiosos. Ajuda a lidar com doenças e a manter o corpo saudável. Hoje existe um grande número de variedades deste produto, cada uma com diferentes propriedades curativas. É importante escolher o produto de qualidade certa. No entanto, nem todo mundo sabe como testar a naturalidade do mel em casa.
Critérios para mel de qualidade
O produto natural possui vários recursos. Definitivamente, você precisa conhecê-los para escolher um produto de qualidade.
Aparência
Antes de adquirir uma determinada variedade de néctar de abelha, é importante se familiarizar com suas características. Assim, o produto de trigo sarraceno tem uma tonalidade marrom, o produto de tília tem uma tonalidade âmbar e o produto de flores tem uma tonalidade amarelo dourado.
Um produto anormalmente branco deve levantar suspeitas. Essa cor indica que as abelhas foram alimentadas com calda de açúcar. Portanto, é difícil chamar esse mel de útil. Além disso, é prejudicial para pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue. Pelas normas, o mel natural deve ser amarelo claro, incolor, amarelo ou mais escuro.
Consistência e viscosidade
Você pode avaliar a naturalidade do mel pelo grau de viscosidade. Pode ser líquido, médio ou denso – depende do nível de maturidade do produto. De qualquer forma, ao colher o néctar fresco com uma colher, ele deve se espalhar em diferentes direções.
Cada variedade tem uma textura diferente. Os especialistas identificam os seguintes grupos:
- muito líquido – esta categoria inclui produtos de trevo e acácia;
- líquido - inclui trigo sarraceno, colza, mel de tília;
- grosso - este grupo inclui dente-de-leão e sanfeno;
- pegajosa – a variedade melada é considerada representante desta variedade;
- gelatinoso - este grupo inclui produtos de urze.
Quanto mais lentamente a massa flui na jarra, menos água ela contém. Isto indica que a composição não fermentará. Também é importante garantir que não haja espuma branca na superfície e nem veios de luz na estrutura.
Vale considerar que o produto natural apresenta consistência transparente antes do início da cristalização.Se o mel cristalizado for vendido no verão, é preciso procurar uma substância líquida viscosa, pois neste caso estamos falando do produto do ano passado. Neste produto apícola, os cristais já se formam a uma temperatura de +30 graus. Isso não é suficiente para um substituto.
Qualidades de sabor
Se a massa for muito diluída em água ou bombeada prematuramente, ela começa a fermentar e terá sabor azedo. Nesse caso, muitas vezes aparece espuma por cima. Um produto natural sem impurezas estranhas será doce ou amargo, mas ainda manterá um sabor agradável. Não deve haver notas amargas nele.
Aroma
O néctar natural de alta qualidade é caracterizado por um aroma pronunciado. Pode ser fraco ou mais forte, mas é sempre gentil e agradável. Não deve conter impurezas estranhas.
Gravidade Específica
O mel é altamente denso. Portanto, 1 litro de produto não pesa 1 quilo. Normalmente, a massa não contém mais que 21% de líquido. Neste caso, a gravidade específica de 1 litro de mel é de 1,42-1,45 kg. Em algumas espécies esse parâmetro chega a 1,6 quilogramas.
Assim, 1 litro de mel deve pesar no mínimo 1,4 quilo. Se a massa for muito menor, significa que a substância foi diluída em água ou é de origem não natural.
Adoçar
O néctar natural das abelhas é açucarado gradualmente. Isso significa que pequenos cristais se formam nele. Além disso, seu tamanho aumenta constantemente. Se for usado xarope de açúcar para falsificação, a massa nunca engrossa. Além disso, os cristais não aparecem em sua composição.
Sortimento do vendedor
Cada abelha pode coletar mel a uma distância de 4 a 6 quilômetros do apiário. Plantas específicas são comumente encontradas nesta área. Se um apicultor oferece aos clientes mais de 5 a 7 variedades de mel, provavelmente algumas delas não são naturais. O fato é que é fisicamente impossível manter muitas colmeias.
Também é importante considerar a origem geográfica do produto. O mel é produzido apenas em determinadas áreas. Se a massa tiver uma origem diferente, provavelmente é falsificada.
Métodos para verificar a naturalidade do mel
Hoje existem muitos métodos para verificar a naturalidade do mel. Isso ajuda a garantir a qualidade do produto. Um dos métodos mais comuns é o uso de lápis químico. Para utilizar este método, aplique um pouco de néctar de abelha no papel e escreva por cima diretamente no produto doce.
Não será possível escrever em néctar de alta qualidade. Se o mel estiver adulterado, uma marca azul ou roxa ficará visível em alguns segundos. Nesse caso, podemos falar em adicionar água e xarope de açúcar à composição.
Outro aparelho para verificar a qualidade do mel é o lápis lápis-lazúli, que pode ser adquirido em qualquer farmácia. Primeiro você precisa fazer uma solução de mel com concentração de 5 a 10% e depois mergulhar um lápis nela. Se houver açúcar, aparecerá um precipitado branco.
Nem todas essas são opções possíveis para verificar as características de qualidade de um produto apícola. Para identificar impurezas adicionais na composição, vale usar iodo, pão, amônia ou vinagre. Nesse caso, a opção mais simples e econômica é o uso de água.
Pão
Para avaliar a presença de água no mel, é necessário mergulhar um pedaço de pão no néctar doce e deixar por 10 minutos. Num produto natural e de alta qualidade, o pão endurece, mas num produto falsificado, amolece.
Água e amônia
Você pode determinar a naturalidade do mel usando água. Para fazer isso, você precisará de 1 colher de sopa de produto apícola e meio copo de água. Eles precisam ser misturados e o resultado avaliado. O produto natural deve estar completamente dissolvido. A única exceção é a variedade de colza. É pouco solúvel em água e permanece heterogêneo.
Outro método de teste eficaz é o uso de amônia. Ajuda a determinar se o produto contém xarope de amido. Para obter o resultado, é necessário misturar um pouco de água e 1 colher de sopa de mel em um recipiente. Depois é preciso adicionar algumas gotas de amônia, fechar o pote com uma tampa e agitar bem. Se a mistura ficar marrom ou marrom escuro, significa que contém melaço.
Iodo e vinagre
Usar iodo para verificar a qualidade do néctar de abelha ajuda a identificar rapidamente impurezas estranhas na composição. Com sua ajuda é possível detectar amido, farinha e outros aditivos indesejados.
Para avaliar a naturalidade do mel, é necessário misturar 1 colher de sopa de um produto apícola com um pouco de água. Em seguida, adicione 2 gotas de iodo à composição e misture bem. A reação pode então ser avaliada. Um produto natural praticamente não muda de cor, enquanto um produto falsificado adquire uma cor marrom escura ou roxa.
Você também pode usar vinagre para avaliar a qualidade do néctar. Esta ferramenta ajudará a detectar giz no produto apícola.Para fazer isso, misture 1 colher de sopa de mel com água morna e coloque um pouco de vinagre de mesa na composição. Se a solução chiar ou aparecer espuma em sua superfície, podemos falar de uma farsa. Nada acontecerá com um produto natural.
Amido
Esta substância em si não é utilizada para verificar a qualidade do mel. Ao mesmo tempo, apicultores inescrupulosos adicionam amido ao produto apícola. Hoje existem muitas maneiras de identificar esse componente.
A maneira mais fácil de detectar amido é com iodo. Se este componente estiver presente no produto, a adição do medicamento causará uma reação perceptível e a massa ficará azul.
Fogo
Para avaliar as características de qualidade do mel, é preciso pegar um arame, aquecê-lo em fogo aberto e mergulhá-lo na massa doce. Se o produto for natural, a massa adesiva não grudará no fio.
Para avaliar a qualidade do mel, você pode colocar fogo nele. Um produto natural de alta qualidade não será amargo. A massa falsa pode ficar marrom escura ou derreter. Também emitirá um forte aroma químico. A baixa qualidade também é indicada pelo aparecimento de cheiro de caramelo.
Papel
Para verificar a qualidade do mel, basta aplicá-lo sobre um pedaço de papel. Um produto natural com o nível de maturidade exigido se espalhará. Se você limpar, não restará nenhum vestígio da gota. Quando aparece uma mancha úmida, podemos falar da presença de água no mel. Isso significa que o produto não está maduro o suficiente e foi bombeado antecipadamente pelo apicultor. Não vale a pena consumir tanto.
Colher
O mel natural não deve ser aguado. É importante que a massa tenha uma textura bastante viscosa. Portanto, os especialistas aconselham aquecer a substância a +20 graus, mexendo-a.Então você precisa retirar a colher e começar a torcer.
O mel de textura normal começará a enrolar na colher. Quando a massa voltar para a tigela, preste atenção à sua consistência. O mel deveria ficar amontoado. É importante que se formem bolhas na superfície.
Somente o mel natural e de alta qualidade traz benefícios à saúde. Por isso é tão importante poder determinar suas características. Para avaliar as propriedades de um produto apícola, você pode recorrer a vários métodos disponíveis.