Muitas pessoas estão interessadas em saber se existe mel no açúcar e como determinar sua quantidade. Esta é uma questão muito importante, pois sempre existe o risco de comprar xarope de açúcar em vez de produtos apícolas naturais. Apicultores experientes e especialistas têm em seu arsenal diversos métodos informativos que lhes permitem avaliar a qualidade dos produtos apícolas. No entanto, eles podem ser usados em casa.
Quanto açúcar tem o mel
Mesmo o produto apícola natural e da mais alta qualidade contém açúcar. A principal diferença está na natureza de sua origem e nos benefícios ao organismo. É significativamente diferente de um tipo de açúcar. Portanto, 100 gramas de mel contêm 80 gramas de açúcar. No entanto, este montante inclui vários componentes:
- glicose;
- frutose;
- sacarose.
As duas primeiras variedades predominam no mel. Seu conteúdo é de 70 a 75 gramas. Essas substâncias são monossacarídeos. Por isso, são considerados inofensivos ao corpo humano. A insulina não é necessária para decompor e digerir esses alimentos.
Os restantes 7-12 gramas de sacarose também se decompõem gradualmente em glicose e frutose. Portanto, esse valor é considerado uma variante da norma. É por isso que muitos médicos dizem que o néctar natural das abelhas é muito mais saudável que o açúcar.
Por que o açúcar é adicionado ao mel?
Apicultores inescrupulosos se esforçam para maximizar a quantidade de néctar doce. É por isso que eles adicionam componentes adicionais a ele. O resultado é uma massa que lembra o mel verdadeiro na aparência e na consistência, mas não tem nada em comum com ele na composição.
Na maioria das vezes, o néctar natural de abelha é falsificado com xarope feito de açúcar granulado. Esta é a maneira mais fácil de adoçar o mel verde e aumentar significativamente a sua quantidade.
Além disso, o seguinte pode ser adicionado à composição:
- xarope de açúcar, feito de amido ou beterraba;
- amido com xarope de açúcar invertido;
- açúcar combinado com farinha.
Você pode preparar um doce falso de diferentes maneiras. Todos eles são muito eficazes. É por isso que é tão importante saber distinguir um produto falsificado de um produto natural.
Como testar o açúcar do mel em casa
Existem vários métodos que podem detectar mel falso. Mas primeiro vale a pena avaliar sua aparência e características de qualidade. Vale a pena considerar o seguinte:
- Esfregue mel entre os dedos. O produto natural esfrega facilmente e é absorvido pela pele.
- Examine a superfície do néctar. Não pode haver espuma ou bolhas nele. O aparecimento de sinais de fermentação ou formação de espuma indica maturidade insuficiente ou adição de água à composição. A massa natural inclui partículas de pólen, cera e outras substâncias naturais. O mel muito puro e transparente é provavelmente falso.
- Não compre produtos líquidos. A massa cristalizada é mais difícil de falsificar. O produto natural adquire consistência sólida com o tempo. A falsificação cristaliza lentamente ou nem cristaliza. Vale a pena considerar que no final do outono ou inverno é quase impossível encontrar mel natural na forma líquida. As únicas exceções são as variedades de tília, acácia, salgueiro e maio.
- Avalie o sabor. Um produto natural deve ser moderadamente doce e ligeiramente ácido. Pode causar uma leve sensação de formigamento e queimação na boca. Tais propriedades não são típicas do néctar artificial. Quando aquecido, o mel adquire um leve sabor de caramelo.
- Preste atenção ao cheiro. O produto natural é caracterizado por um aroma floral reconhecível. O falso não tem cheiro tão pronunciado.
Para avaliar a naturalidade do mel e seu teor de açúcar, você pode usar os meios disponíveis.
Iodo
Para verificar a qualidade do mel, você pode usar iodo.Para isso, é recomendável pegar uma pequena quantidade de néctar doce e misturar com água. Em seguida, adicione algumas gotas de iodo. Se o produto contiver farinha ou amido, o mel adquirirá uma tonalidade azulada. O produto natural não mudará em nada.
Lápis químico
Este dispositivo ajudará a determinar a presença de líquidos estranhos no néctar das abelhas. Para fazer isso, você precisa pegar um pedaço de papel, aplicar uma fina camada de mel e tentar escrever algo com um lápis químico. Se aparecerem traços azuis ou roxos, significa que foi adicionado xarope de açúcar ou água ao mel.
Pesagem
Quanto mais água houver no néctar das abelhas, menor será seu peso. Um produto maduro de alta qualidade sem impurezas estranhas em uma jarra de vidro de litro pesa 1,5 kg. Ao realizar o experimento, é importante levar em consideração o peso do recipiente onde se pretende colocar o mel.
Amônia
Para realizar esta experiência, você precisará de algumas gotas de amônia. Primeiro você precisa pegar um pouco de mel e misturar com água. Em seguida, adicione 2 gotas de amônia e agite bem. Se o produto contiver xarope de amido, a massa adquirirá uma tonalidade marrom. Além disso, podem aparecer sedimentos nele.
O uso de álcool etílico também é considerado um método informativo. Nesse caso, você precisa seguir os mesmos passos. Se houver impurezas, você poderá ver um sedimento leitoso e turvo de consistência pegajosa.
Vinagre
O ácido acético permite detectar giz em produtos de mel. Para fazer isso, você precisa fazer uma solução de água com mel e adicionar uma pequena quantidade de vinagre. Pode ser substituído por ácido acético. Se houver um som sibilante acompanhando a liberação de dióxido de carbono, podemos concluir que a composição contém giz.
Leite
Com a ajuda do leite fresco é possível identificar o giz obtido artificialmente ou que contém muito açúcar. Para fazer isso, pegue um copo de leite quente e adicione 1 colher de néctar de abelha. Se a mistura coalhar, significa que o mel contém muito açúcar.
Pão
Este método permite determinar a presença de água, que não deveria estar no néctar de abelha de alta qualidade. Para realizar o experimento, é necessário pegar um pouco de pão, mergulhá-lo em um copo de mel por 7 a 10 segundos e retirá-lo. Se o pão ficar encharcado, você pode concluir que o mel contém muita umidade. Se endurecer, então o néctar é natural.
Por água
Este experimento requer água destilada. Você precisa adicionar um pouco de néctar de abelha a um copo de líquido e misturar bem. Um produto natural sem aditivos estranhos deixará a água amarelada e turva. A falsificação com impurezas causará o aparecimento de sedimentos. Pode permanecer no fundo ou, pelo contrário, flutuar até à superfície.
Papel
Este método ajuda a avaliar a aguada do produto. Para fazer isso, aplique algumas gotas de néctar de abelha em uma folha de papel limpa. Depois de alguns segundos, vale a pena olhar para a superfície. Um produto natural deixará o papel seco, enquanto uma pasta com alto teor de água deixará marcas úmidas.
O mel é um produto apícola muito útil que ajuda a melhorar significativamente a sua saúde. No entanto, isso só é possível consumindo néctar natural com ótimo teor de açúcar. Para avaliar sua qualidade, podem ser utilizados métodos especiais.