O mel é um produto único que não perde por muito tempo suas propriedades curativas. Às vezes, há um produto à venda que está armazenado há vários anos. Ao mesmo tempo, os vendedores garantem que tal produto não perde o sabor e os benefícios. No entanto, a vida útil do mel ainda é limitada. Para que a massa permaneça com boa qualidade pelo maior tempo possível, é importante criar condições adequadas para isso.
- Por quanto tempo o mel pode ser armazenado de acordo com GOST?
- Prazo de validade na geladeira
- No freezer
- À temperatura ambiente
- De que dependem os prazos?
- Temperatura
- Umidade
- Capacidade
- Aperto
- Odores e poeira
- Iluminação
- Prazo de validade dos favos de mel
- Como manter o mel líquido para que não fique açucarado
- Como conservar o mel após aberto?
Por quanto tempo o mel pode ser armazenado de acordo com GOST?
O mel contém componentes bactericidas. Graças a isso, o produto não se deteriora por muito tempo. Porém, ao abrir o favo de mel e mover a massa para um recipiente de vidro, nele aparecem componentes nocivos e oxigênio. Portanto, a substância ainda tem prazo de validade limitado.
Segundo GOST, chega a 1 ano. Em embalagens lacradas, o padrão permite armazenamento por 2 anos. Após o tempo especificado, o mel não estraga, mas suas propriedades benéficas são significativamente reduzidas. Isto é devido à influência de fatores externos.
Se falamos de um produto com aditivos, seu prazo de validade não ultrapassa 1 ano. Isso se aplica ao armazenamento da massa em um recipiente hermético. Depois de aberto, o prazo de validade é reduzido para 2 meses.
Prazo de validade na geladeira
Se você planeja manter a massa na geladeira, é recomendável providenciar uma prateleira separada para ela. Ao mesmo tempo, não se deve colocar a massa perto de produtos com odor forte. O melhor é guardar o mel em uma jarra de vidro.
Neste caso, o frigorífico só pode ser utilizado como local de armazenamento temporário. Normalmente o produto é colocado ali no verão, quando o apartamento está muito quente. Ao mesmo tempo, a exposição a baixas temperaturas afeta negativamente o sabor e a cor do mel. Além disso, a condensação, perigosa para a massa, acumula-se nas paredes do refrigerador. O período ideal de armazenamento nessas condições é de 8 meses a 1 ano.
No freezer
Em casa, o mel pode ser guardado no freezer. Recomenda-se garantir que a temperatura seja de pelo menos -5 graus. Ao mesmo tempo, a massa não perderá suas características curativas. A vida útil do mel congelado também é de 8 meses a 1 ano.
À temperatura ambiente
O mel pode ser mantido em condições ambientes não superiores a +20 graus.Pode ser guardado em um armário ou na varanda. O próprio produto apícola é considerado um excelente conservante. O produto contém enzimas especiais que evitam a proliferação de microrganismos bacterianos e fungos.
O período de armazenamento ideal é de 1 ano. Se o mel estiver em recipiente lacrado, seu prazo de validade aumenta para 2 anos.
De que dependem os prazos?
A vida útil do produto depende do seu tipo, tempo de bombeamento e composição. Se o produto foi bombeado antes do final da maturação completa na colmeia, os processos de fermentação começarão mais rapidamente.
O prazo de validade depende da dieta dos insetos. Se o apicultor os alimentar constantemente com xarope de açúcar, o produto carecerá de vitaminas e conservantes que retardam processos perigosos. Se a composição contiver grande quantidade de melada, o prazo de validade da massa diminuirá 2 vezes.
Temperatura
O mel pode ser armazenado em temperaturas de -6 a +18 graus. À temperatura ambiente, a massa perde algumas das suas propriedades benéficas, cristaliza e estratifica rapidamente. O aquecimento a parâmetros de +35 graus leva à perda completa de vitaminas e outros componentes úteis. As temperaturas negativas não afetam as características de qualidade dos produtos apícolas.
Ao armazenar a massa, é importante lembrar que as oscilações de temperatura também podem provocar diminuição das propriedades benéficas e redução do prazo de validade.
Umidade
O produto apícola é capaz de absorver grandes quantidades de umidade do meio ambiente. Com isso, a massa adquire consistência aquosa e se separa. Além disso, perde o sabor. Portanto, parâmetros de umidade superiores a 70-75% são perigosos. O valor ideal é 50-60%.Caso não seja possível regular a umidade do ambiente, recomenda-se fechar o recipiente com mel o mais hermeticamente possível.
Capacidade
É proibido guardar produtos apícolas em recipientes metálicos, pois acarreta um processo de oxidação. A massa adquire um sabor desagradável e perde algumas de suas propriedades benéficas. Vale considerar também que a substância pode absorver o sabor e o aroma de utensílios de madeira não envernizados.
O vidro transparente não oferece proteção UV, o que também afeta negativamente a qualidade do produto. Além disso, um sabor não natural pode aparecer quando a substância é armazenada em recipientes esmaltados lascados.
O vidro escuro é considerado a melhor opção. O mel também pode ser guardado em recipientes esmaltados limpos. Como último recurso, é permitido o uso de plástico de qualidade alimentar. Porém, neste caso, o produto pode ser armazenado por no máximo 3-4 meses.
Aperto
É importante que a tampa do recipiente onde o mel é armazenado fique o mais justa possível ao gargalo. A estanqueidade ajuda a proteger o produto apícola de odores estranhos e alta umidade. Ao armazenar a massa em recipiente não lacrado, seu prazo de validade é reduzido para 1 a 2 meses.
Odores e poeira
O mel absorve facilmente o cheiro de fumaça e produtos químicos. Absorve facilmente pó de cimento e farinha. Portanto, é importante proteger o néctar das abelhas da influência desses fatores.
Iluminação
A influência da luz solar tem um efeito negativo nas características de qualidade do mel. Este fator provoca a perda de todas as propriedades benéficas do produto. Se você deixar o recipiente no parapeito da janela, literalmente no dia seguinte o valioso produto se tornará açúcar líquido.
Prazo de validade dos favos de mel
O mel em favos pode ser usado por 2 a 3 anos. Isso se deve ao teor de própolis e conservantes naturais na composição.Para que a massa permaneça fresca e saudável pelo maior tempo possível, é importante proteger os favos da alta umidade e da luz solar direta. O melhor é colocar o produto em local fresco e escuro.
É importante considerar que o mel nos favos pode ser danificado pelo ataque da traça da cera. Esses parasitas podem danificar as paredes do favo de mel e depositar ovos e larvas na massa. A ventilação sistemática da sala ajudará a evitar tais problemas.
Outro perigo de pentear o mel é o aparecimento de mofo. Para evitar que esse problema ocorra, é recomendável inspecionar sistematicamente as molduras adquiridas e limpá-las prontamente de fungos.
Como manter o mel líquido para que não fique açucarado
A adoçante é um processo natural que confirma a naturalidade do produto apícola. Neste caso, é impossível impedir o processo de cristalização. Esse fenômeno se deve ao alto teor de glicose na composição. Se a adição de açúcar não ocorrer mesmo após 4 meses, isso é considerado um sinal claro de falsificação. Essa situação ocorre se os produtores derreterem mel ou alimentarem os insetos com grandes quantidades de xarope de açúcar. Uma exceção é o mel de acácia, que pode permanecer líquido por 2 anos.
Para obter mel líquido no meio do inverno, recomenda-se derretê-lo em banho-maria. Você também pode aquecer a massa a +40 graus. Para isso, é recomendável colocar os favos de mel em um ambiente bem aquecido e deixá-los ali por muito tempo. A tecnologia também pode ser usada para mel bombeado. Porém, a maneira mais fácil é usar banho-maria.
Para isso, recomenda-se pegar 2 panelas de tamanhos diferentes e colocá-las uma em cima da outra. O espaço entre as paredes dos recipientes deve ser preenchido com água.Então você precisa colocar a quantidade necessária de mel no fundo do recipiente menor. Recomenda-se aquecer a massa em fogo baixo até ficar líquida.
É importante ter cuidado ao usar este método. Se a temperatura do mel ultrapassar +45 graus, ele perderá seus benefícios. Se os parâmetros forem superiores a +60 graus, existe o risco de formação de uma substância cancerígena perigosa - o hidroximetilfurfural.
Como conservar o mel após aberto?
Após a abertura do favo de mel, a vida útil do produto apícola é significativamente reduzida. Isso se deve ao contato da substância com o oxigênio e elementos nocivos contidos no meio ambiente. Portanto, há um período específico durante o qual o néctar é seguro para consumo.
GOST define o prazo de validade em 1 ano. Contudo, na prática, nas condições adequadas, este período aumenta para 2 anos. Se os parâmetros de temperatura e umidade forem violados, o período de armazenamento, ao contrário, diminui e não passa de 8 meses. O padrão permite que o néctar de abelha seja mantido em recipiente hermético por 2 anos.
Vale considerar que o néctar natural de abelha é considerado um produto bastante caprichoso. Para que a massa mantenha o sabor e os benefícios, é importante dotá-la de condições adequadas de armazenamento. O seguinte deve ser levado em consideração:
- O melhor é guardar o mel em um recipiente de vidro. Se a massa foi adquirida em recipiente de plástico, recomenda-se despejá-la imediatamente em pequenos potes de vidro. É melhor usar recipientes pequenos.O fato é que a abertura constante da lata leva à entrada de microrganismos bacterianos nela. Isso afeta negativamente a vida útil do néctar de abelha.
- É importante proteger o produto da luz solar direta. Para fazer isso, você pode mantê-lo em um recipiente de vidro escuro ou colocá-lo em um porão escuro e seco.
- É imperativo manter as condições ideais de temperatura. Pode estar entre +8-15 graus. Às vezes, alguns desvios desses parâmetros são aceitáveis. É importante evitar flutuações repentinas de temperatura. Eles levam ao aparecimento de condensação no interior do recipiente, o que fará com que o produto azeda.
- Os especialistas aconselham manter o produto separado dos alimentos com odor pronunciado. O fato é que o mel absorve rapidamente aromas estranhos.
É permitido usar não apenas recipientes de vidro como recipientes de armazenamento. As opções adequadas também incluem pratos de cerâmica, esmalte e madeira. A única exceção são os barris feitos de madeira macia. Contêm grande quantidade de resinas, o que afetará negativamente o aroma do néctar das abelhas.
Também vale a pena considerar que o mel em barricas de carvalho pode escurecer. No entanto, isso não afetará de forma alguma o sabor ou os benefícios.
O mel é um produto único que contém um grande número de componentes valiosos. Devido a isso, é frequentemente utilizado para fins medicinais. É importante levar em consideração que a substância tem prazo de validade limitado. Além disso, requer a criação de certas condições. Somente neste caso a massa conterá o máximo de elementos valiosos e trará maiores benefícios à saúde.