Cada pessoa deve saber derreter o mel para que não perca seus benefícios. Vale considerar que a massa não pode ser aquecida a altas temperaturas. Caso contrário, o néctar das abelhas perderá componentes valiosos. Todo mundo sabe que depois de extraído o mel mantém suas propriedades benéficas por apenas alguns meses. Após o qual começa o processo natural de cristalização.
As principais razões para o endurecimento do produto mel
O mel é um produto apícola que contém muitos açúcares. Ao armazenar a massa a uma temperatura de +4-28 graus, o excesso de açúcar solidifica. Este processo é chamado de cristalização.
Seu fluxo é afetado pela proporção de frutose e glicose no produto. Uma quantidade aumentada de frutose leva à dissolução de cristais de glicose nela. Em tal situação, o néctar das abelhas é açucarado mais lentamente. A predominância de glicose leva a uma cristalização mais rápida. O excesso desta substância cai na forma de camadas brancas.
A adoçante, que é acompanhada pela formação de pequenos cristais, é chamada de banha. Quando elementos maiores são formados, estamos falando de cristalização de granulação fina. Se cristais grandes e grossos se formarem no néctar das abelhas, a adição de açúcar é considerada grosseira.
O mel de acácia, cereja e castanha contém muita frutose. Portanto, esses produtos permanecem líquidos por muito tempo. Ao mesmo tempo, o número predominante de variedades é caracterizado por uma rápida adição de açúcar. A colza cristaliza em uma semana e o girassol em 14 dias.
Assim, a taxa de cristalização é influenciada pelos seguintes fatores:
- Um lugar onde as abelhas coletam néctar.
- Produtos componentes. O alto teor de pólen acelera significativamente o processo de adição de açúcar.
- Conteúdo de umidade. Quanto mais água estiver presente no produto, mais tarde ocorre a cristalização. Ao mesmo tempo, o mel maduro e denso é cristalizado muito mais rápido.
- Condições de armazenamento. Em temperaturas elevadas e agitação frequente, o processo de cristalização fica mais lento.
Para garantir que o mel retenha suas propriedades pelo maior tempo possível e não cristalize antes do tempo, siga estas regras:
- Mantenha o produto apícola em temperatura baixa – aproximadamente +4 graus.Neste caso, o processo de cristalização será muito mais lento.
- Mexa o mel com frequência. Neste caso, os centros de cristalização não aparecem.
- Adicione água à composição. Este método pode não ser considerado o melhor, mas é muito eficaz.
- Compre variedades que contenham um mínimo de glicose.
Vale considerar também que o produto sólido também é saboroso e saudável, e sua cristalização é considerada um importante indicador de qualidade.
Regras básicas de aquecimento
Para obter um produto líquido, é importante pensar em como derreter a massa cristalizada e ainda manter seus benefícios. Os especialistas aconselham seguir as seguintes regras:
- A maneira mais fácil é derreter o mel em pequenas porções. Para isso, recomenda-se encher o frasco com a quantidade necessária de mel. Neste caso, o produto restante deve ser guardado até a próxima vez.
- A dissolução dos cristais de glicose é observada a uma temperatura de +40 graus. Portanto, o mel precisa ser aquecido nesses parâmetros ou um pouco mais. No entanto, é impossível exceder +50 graus. Isso levará à perda de propriedades e aromas benéficos. Aquecer o mel a mais de +60 graus causará perda de atividade enzimática. Ao mesmo tempo, ultrapassar +80 graus provoca a destruição da frutose.
- O mel é caracterizado pela baixa condutividade térmica. Para agilizar o processo, recomenda-se mexer periodicamente a massa que está sendo aquecida.
- Não tente obter uma textura clara ou fazer com que o mel pareça fresco. Basta amolecê-lo até uma consistência que possa ser derramada.
- Após a conclusão do processo, recomenda-se resfriar imediatamente o recipiente com a massa aquecida.
Métodos para derreter mel em uma jarra
Hoje existem algumas maneiras de derreter o mel.Para que o produto retenha o máximo de propriedades benéficas, deve-se seguir rigorosamente as instruções e não ultrapassar a temperatura recomendada.
Em banho-maria
A maneira mais fácil de tornar o mel líquido é em banho-maria. Para organizar o processo, você deve levar 2 panelas de diâmetros diferentes, água e um termômetro. Primeiro, coloque água em um recipiente maior e depois coloque uma segunda panela por cima. É importante garantir que eles não se toquem. Depois disso, você precisa colocar água no segundo recipiente e colocar um pote de mel.
Usando um termômetro, você precisa controlar a água em um recipiente menor. É importante que não ultrapasse +55 graus. Após aquecer a água, desligue o fogão por meia hora. Se necessário, o procedimento pode ser repetido. Para derreter 300 gramas de mel, você precisará aquecê-lo por 40 a 50 minutos.
No sol
Para derreter o mel sem perder suas propriedades benéficas, é recomendável deixar o recipiente ao sol. Nesse caso, a massa pode até estar em um recipiente plástico. Para obter os resultados desejados, você deve girar o frasco regularmente. Isso garantirá que o conteúdo aqueça uniformemente. A duração desse procedimento pode levar de 8 horas a vários dias - tudo depende dos indicadores de temperatura.
O sol ajuda a aquecer o recipiente a +45-50 graus. Porém, esta opção é indicada apenas para quem mora em áreas ensolaradas e pode deixar o contêiner por muito tempo exposto à luz solar direta.
Perto da bateria
Este método é considerado o mais simples. É importante garantir espaço livre suficiente entre a lata e a bateria. Isso exigirá de 10 a 40 centímetros. A distância depende da temperatura da bateria. Quanto mais quente estiver, mais longe deve ficar o recipiente com o produto. Nesse caso, você pode derreter o mel até em uma jarra de três litros. Para obter resultados mais rápidos, recomenda-se transferir o produto para um recipiente menor.
A vantagem deste método é que ele permite preservar o máximo de propriedades úteis. No entanto, a desvantagem do procedimento é a sua morosidade.
Em água morna
Para restaurar a consistência líquida, recomenda-se encher qualquer recipiente adequado com água quente, mergulhar o frasco nele e esperar que o mel derreta. É importante manter as temperaturas ideais. Este procedimento é simples, mas leva aproximadamente de 6 a 8 horas. De vez em quando vale adicionar água quente para aumentar a temperatura.
No microondas
Para derreter mel cristalizado no micro-ondas, é recomendável definir a potência do aparelho para 500-600 watts. Depois é preciso colocar o mel em uma forma refratária e levar ao forno. A cada meio minuto o recipiente precisa ser retirado e a massa misturada. Recomenda-se continuar o processo até atingir a consistência desejada.
Em uma panela elétrica
Para derreter o mel de forma rápida e eficiente, você deve usar uma panela elétrica. É importante que o dispositivo tenha uma função multi-cozimento com uma temperatura de processamento não superior a +40-50 graus. O produto derreterá rapidamente. Portanto, vale a pena monitorar o processo a cada 1-2 minutos.
No banho
Você também pode aquecer mel em uma casa de banho.Nessa sala é conveniente derreter a massa em latas grandes. Para isso, é necessário aquecer o balneário e aguardar uma ligeira queda de temperatura. Depois é preciso trazer as latas e deixá-las até que o ambiente esfrie. Você não deve contar com o derretimento completo da massa. No entanto, ficará muito mais suave.
Com limão
Se o mel engrossar, pode-se dar uma consistência líquida com a ajuda do limão. Para fazer isso, adicione 1 rodela de limão por colher ao frasco. Como resultado, o mel começará a derreter e a se misturar com o suco. A composição resultante é muito útil. Pode ser usado para resfriados. A mistura também é adequada para fazer smoothies, coquetéis e chá.
Usando um descristalizador
Este é um dispositivo especial projetado para aquecer produtos apícolas. Os apicultores compram este dispositivo para dar ao néctar uma aparência comercializável. A massa líquida parece mais atraente. Além disso, é mais conveniente derramar. No entanto, o dispositivo geralmente não é usado em casa.
Um descristalizador pode derreter um produto e ainda reter o máximo de suas propriedades benéficas. O dispositivo possui uma superfície contínua. Graças a isso, o néctar derrete uniformemente. O aparelho possui um sensor que indica a conclusão do processo. Se você ignorar o sinal e aquecer ainda mais o produto, o néctar de abelha perderá seus benefícios.
Se já se passaram 3 a 4 meses desde a extração do mel e o produto mantém a textura líquida, vale a pena perguntar o que está causando isso. Isso ajudará a determinar se o produto é natural e perdeu seus benefícios. O fato é que, para aumentar as vendas, vendedores inescrupulosos costumam usar aquecimento comum.
Aquecendo mel em favos de mel
Às vezes há uma situação em que o néctar das abelhas é cristalizado diretamente no favo de mel. Nesse caso, tirá-lo de lá pode ser bastante problemático. Para preservar o máximo dos benefícios, recomenda-se cortar o favo de mel em pequenos pedaços e consumi-lo no lugar do doce. O favo de mel mastigado deve ser cuspido ou engolido.
Para derreter o produto engrossado, recomenda-se colocar os favos de mel com mel em água morna. Neste caso, sua temperatura deve ser de +40 graus. O mel derreterá gradualmente e fluirá diretamente para a água. Obviamente, esta opção não permite obter um produto da mais alta qualidade. Porém, a água doce pode ser utilizada em diversas receitas culinárias.
O que não fazer
Para que o mel traga o máximo de benefícios ao corpo, você deve seguir as seguintes regras:
- Não é recomendado beber néctar de abelha com bebidas quentes - chá, leite, cacau. Além disso, não adicione mel a eles. Nesse caso, a bebida será totalmente inútil ou até prejudicial.
- Não é recomendado aquecer mel no microondas. Apesar da alta velocidade deste método, existe o risco de perder a maior parte das propriedades benéficas. Isto se deve a mudanças estruturais na composição do produto.
Hoje, é conhecido um grande número de métodos eficazes para recristalizar o mel. Derreter o néctar espesso é fácil. É importante cumprir rigorosamente as regras do procedimento. Graças a isso, o néctar adquirirá forma líquida e viscosidade agradável sem perder suas propriedades benéficas.