As abelhas selvagens são insetos únicos considerados os ancestrais das abelhas modernas. Eles vivem principalmente em áreas distantes das pessoas - em florestas selvagens ou prados. No entanto, os indivíduos migram periodicamente e se estabelecem perto dos humanos. Esses insetos produzem um mel muito saboroso e saudável, mas são considerados muito agressivos e representam um perigo real para as pessoas.
Descrição e características das abelhas selvagens
As abelhas selvagens são semelhantes às abelhas domésticas em muitos aspectos. Isso se aplica à estrutura familiar e ao estilo de vida.No entanto, estas variedades são caracterizadas por uma série de diferenças. Então, os indivíduos selvagens parecem um pouco diferentes. Às vezes são 3-4 vezes menores que os domésticos. Além disso, esses indivíduos são mais frequentemente caracterizados por uma cor uniforme. Os indivíduos selvagens têm uma tonalidade mais pálida e menos perceptível.
Esses insetos se distinguem por asas finas e transparentes e cabeça relativamente grande. Possui 2 olhos compostos complexos, cada um com um ângulo de visão de 180 graus. No topo da cabeça estão vários olhos simples. Eles ajudam as abelhas a navegar pelo sol.
O aparelho oral dos insetos é coberto por uma faixa quitinosa especial chamada lábio superior. O lábio inferior se transforma em tromba para coleta de néctar. Nas abelhas selvagens é fino e relativamente longo. Os insetos também possuem antenas. Esses órgãos olfativos são divididos em 11 a 12 segmentos.
No final do abdômen há uma picada, que é complementada com serrilhados. Graças a isso, fica preso no corpo da vítima. Ao tentar retirá-lo, a abelha morre.
Os indivíduos selvagens são caracterizados por uma elevada organização social. A colônia é chefiada por uma rainha, que é a progenitora das abelhas operárias e dos zangões. Os indivíduos que trabalham têm funções claramente definidas que mudam dependendo da idade.
Em média, uma família de abelhas selvagens tem de 2 a 20 mil indivíduos. No entanto, às vezes existem colônias muito pequenas, que incluem não mais do que uma dúzia de insetos.
Quão perigosos são os animais selvagens?
As abelhas selvagens da floresta representam um perigo real para as pessoas. Tendem a se defender ao primeiro perigo e são caracterizados por uma disposição agressiva. Se abelhas selvagens se instalarem perto de sua casa, isso se tornará um problema real.
Esses indivíduos não apenas criam ruído, mas também são capazes de morder uma pessoa.
Isto é especialmente perigoso para pessoas com alergias. Se uma pessoa for picada por várias abelhas ao mesmo tempo, isso pode levar à tragédia. O veneno das abelhas selvagens é considerado mais concentrado que o das abelhas domésticas.
Se você for mordido, é importante consultar um médico. Como primeiros socorros você deve fazer o seguinte:
- remova a picada;
- trate a ferida com álcool;
- lave a área danificada com solução salina para remover o veneno.
Após a conclusão de todos os procedimentos, recomenda-se aplicar uma compressa fria no local da picada.
Também vale a pena beber mais líquidos que contenham muito ácido ascórbico - por exemplo, decocção de rosa mosqueta.
Tipos principais
Os seguintes tipos de abelhas são encontrados na natureza:
- Solteiros - levam um estilo de vida solitário. A fêmea põe ovos e cria de forma independente as próximas gerações. Via de regra, essas abelhas polinizam apenas um tipo de planta.
- Semi-social - formam pequenas famílias de 10 indivíduos. Seu principal objetivo é o inverno. Após sua conclusão, a família se separa. Os halictídeos são considerados representantes típicos dessas abelhas.
- Social - caracterizado por uma estrutura social que lembra o estilo de vida dos indivíduos domésticos. Essas abelhas são caracterizadas por uma lista mais extensa de culturas polinizadas. Eles são capazes de se reorientar facilmente para coletar outro tipo de néctar. Esses indivíduos são caracterizados por uma imunidade muito forte. Eles são capazes de se defender coletivamente e se distinguem pelo comportamento agressivo.
Onde é que eles vivem?
As abelhas silvestres são exigentes ambientalmente e estão atentas na escolha do local para morar. Famílias desses insetos são frequentemente encontradas em cavidades e fendas de árvores secas. Às vezes eles se instalam em fendas nas rochas. Depois de escolher um local adequado, esses indivíduos começam a construir um ninho. Eles fixam seus favos de mel verticalmente.
Como eles vivem?
É chefiado pelo útero, responsável pela procriação. Portanto, esta abelha está empenhada em botar ovos.
As abelhas operárias obedecem à rainha. Seguindo suas instruções, elas criam animais jovens, fazem a limpeza e arrumam a colméia. Os trabalhadores também coletam néctar doce. Cada colônia de abelhas contém zangões que fertilizam a rainha.
Principais diferenças de casa
No ambiente natural, os indivíduos selvagens vivem da mesma forma que os domésticos. No entanto, eles também possuem algumas características:
- As abelhas selvagens são muito mais agressivas que as abelhas domésticas. Às vezes eles atacam pessoas e animais sem avisar.
- Os insetos selvagens são caracterizados por uma cor calma e opaca. Às vezes eles são completamente cinza e não têm nenhuma listra.
- Indivíduos indomados são considerados mais trabalhadores. Eles têm mais vitalidade e são altamente ativos.
- As abelhas selvagens são caracterizadas pelo seu tamanho menor. No entanto, às vezes há exceções.
- Os indivíduos selvagens são caracterizados por uma forte imunidade. Eles são capazes de sobreviver a geadas de até -50 graus.
Como se livrar deles
Ataques massivos de abelhas selvagens representam uma ameaça mortal para as pessoas. É claro que esses indivíduos trazem grandes benefícios, mas é muito melhor realocá-los para uma distância segura. A maneira mais fácil de fazer isso é entrar em contato com um serviço veterinário.
Se isso não for possível, você deve fazer isso sozinho. Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:
- Faça uma colmeia que servirá de isca. Recomenda-se colocar um pouco de óleo de capim-limão ali. Também é permitido usar o feromônio emitido pela abelha rainha.
- Espere até que os insetos se movam para a nova área e afaste a colmeia. Para fazer isso você precisa usar um saco grosso. É importante realizar manipulações com roupas de proteção.
- Se necessário, é recomendável acalmar os insetos durante o movimento. Para fazer isso você deve usar fumaça.
Captura e criação
Para capturar abelhas selvagens, os apicultores usam uma armadilha especial. Pode ser feito de compensado comum. Recomenda-se fazer o seguinte:
- Faça uma caixa com 4 a 8 molduras. É permitido usar vários quadros com favos de mel antigos como isca.
- Suba em uma árvore e pendure a armadilha a uma altura de 3 a 6 metros. É aconselhável colocar a estrutura sobre uma árvore próxima a uma clareira ou clareira. Uma floresta de coníferas seria uma opção adequada.
- Prenda a caixa com tipoias ou cordas. Depois disso, precisa ser deixado por algum tempo. Recomenda-se a captura de abelhas durante o período de enxameação, que vai de 25 de maio a 10 de julho. A armadilha deve ser verificada em intervalos de 7 a 10 dias.
- Após mover o enxame para dentro da caixa, ele deve ser removido com cuidado e movido para o local desejado. Recomenda-se realizar o procedimento após o pôr do sol, quando as abelhas retornam ao seu novo lar. Para fazer isso, você deve subir silenciosamente em uma árvore e fechar o recipiente com segurança.
Você pode capturar abelhas selvagens, mas não pode criá-las sozinho. Apicultores experientes usam toras cortadas para realocar os insetos. Lá o enxame viverá uma vida normal. Nesse caso, a principal tarefa do apicultor será a coleta oportuna do mel.
Os benefícios do mel selvagem
O mel silvestre é incrivelmente benéfico para a saúde. Isso se deve ao afastamento das plantas melíferas, das quais os insetos coletam néctar e pólen. É por isso que não existem grandes estradas ou cidades perto dessas flores.
É importante retirar mel dessas abelhas de acordo com as regras. Os especialistas aconselham não levar mais do que um terço das reservas. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de morte da colônia de abelhas.
O mel silvestre é caracterizado por cor escura, sabor ácido e consistência espessa. Possui um aroma rico com notas de fumo. Este produto contém muita vitamina A, iodo e ácido fólico.
Recomenda-se a coleta de mel silvestre no outono. A essa altura, já tem tempo de amadurecer e ficar saturado de substâncias úteis. Este produto é usado ativamente na medicina popular e tradicional. Acredita-se que possa ser utilizado no tratamento de diversas patologias. O produto trata danos ao sistema digestivo, articulações e fígado. Ajuda a eliminar doenças do coração e dos vasos sanguíneos, da pele e do pâncreas.
As abelhas selvagens são insetos únicos que produzem mel saudável. Ao mesmo tempo, caracterizam-se por uma disposição muito agressiva. Portanto, esses insetos representam um grande perigo para as pessoas.