Os pulgões podem aparecer em qualquer área. Basta que cheguem alguns insetos - se houver a quantidade necessária de alimento, eles se multiplicam muito rapidamente. Depois de apenas algumas semanas, a planta estará quase completamente infestada de insetos. Portanto, é importante saber como lidar com os pulgões da macieira. Se nada for feito, os insetos terão um impacto negativo na árvore, podendo levar à sua morte.
- Tipos de pulgões
- Sinais de um parasita
- Quando começar a lutar
- Métodos biológicos sobre o que plantar debaixo de uma macieira contra pulgões
- Produtos químicos
- Nitrofeno
- Oleocuprita
- Kinmiks
- Fagulha
- Cipermetrina
- Karbofos
- Decisão
- Intavir
- Karatê
- O uso de remédios e receitas populares
- Cinza de madeira
- Sabão
- Amônia
- Alho
- Refrigerante
- Celidônia
- Amônia
- Casca de cebola
- Mostarda
- Tabaco em pó
- Outros significados
- Métodos mecânicos de luta
- Prevenção de pulgões em macieiras
Tipos de pulgões
O ciclo de vida dos pulgões da maçã consiste em várias gerações. As fêmeas põem ovos verdes claros, que gradualmente mudam de cor para preto. Fundadoras sem asas emergem dos ovos. Gradualmente, eles se transformam em virgens assexuadas, que podem ser de dois tipos - com ou sem asas. No final da estação de crescimento, aparecem fêmeas e machos com postura normal. Mas as fêmeas não precisam de gametas masculinos para botar ovos, então os insetos se reproduzem a uma velocidade tremenda.
Antes de começar a combater os pulgões, você precisa estudar suas variedades. E há muitos deles:
- Pulgão da maçã verde. São pequenos insetos amarelo-esverdeados com comprimento de corpo inferior a 2 mm. A praga é perigosa para macieiras, peras, marmelos, sorveiras, cotoneaster e algumas outras plantações. Multiplica-se muito rapidamente, por isso pode reduzir o rendimento de uma árvore. Por causa dos insetos, manchas vermelhas se formam nos frutos, as folhas enrolam e os brotos dobram.
- Pulgão vermelho. Os insetos são marrom-esverdeados, cobertos por pêlos brancos e pulverulentos e apresentam listras transversais pretas. O comprimento do corpo não excede 1,6 mm. Os pulgões atacam as lâminas das folhas e os frutos. Nesse caso, todas as gerações de insetos prejudicam a planta.
- Pulgão preto. Reúne vários tipos de insetos de cor preta, azul escura e marrom-esverdeada. Alimenta-se do suco de folhas jovens e frutos, para isso possui uma tromba especial. Por causa disso, a planta pode morrer ou seu rendimento diminuirá.
- Sangrento. Recebeu esse nome devido ao fato de que, ao ser esmagado, uma mancha vermelha brilhante permanece em seu lugar.Os insetos são ovóides, de cor laranja brilhante. Os pulgões instalam-se em rebentos jovens, cortes de folhas e caules. No local de sua propagação, formam-se úlceras profundas, através das quais bactérias nocivas penetram na planta. Se o pulgão não for removido, a planta deixará de dar frutos e morrerá em 2 a 3 anos.
Você precisa inspecionar cuidadosamente as árvores do jardim para detectar as pragas a tempo. Caso contrário, os rendimentos serão significativamente reduzidos.
Sinais de um parasita
Não é difícil identificar pulgões em uma árvore jovem ou madura, pois são acompanhados de sintomas muito pronunciados:
- Manchas avermelhadas aparecem nas folhas da macieira, elevando-se ligeiramente acima da lâmina foliar.
- As folhas enrolam, escurecem e começam a secar gradualmente.
- Um líquido pegajoso se forma em sua superfície, atraindo formigas.
- Nos rebentos, estacas e caules jovens existe um grande número de pequenos insectos que diferem na cor consoante a variedade.
É mais fácil determinar a presença de insetos em mudas jovens porque elas não são altas, então qualquer alteração será notada imediatamente. O fato é que os pulgões começam a parasitar os brotos superiores, então se a árvore for alta será problemático notá-la imediatamente.
Mas gradualmente os insetos têm pouca comida, então descem para as camadas mais baixas. Para detectar pragas, é necessário desdobrar a folha, e no verso você encontra muitas larvas.
Quando começar a lutar
É necessário começar a destruir os pulgões o mais cedo possível. É aconselhável fazer isso imediatamente após detectá-lo:
- Enquanto a árvore está florescendo, os pulgões atacam os botões que se abrem. Como resultado, as flores começarão a cair. E isso pode levar à falta de colheita.Portanto, é recomendável destruir os pulgões antes do início da floração.
- Se aparecer em junho-julho, a árvore deve ser imediatamente pulverizada com compostos especiais. Caso contrário, os insetos farão com que os frutos em desenvolvimento caiam.
- Se você pulverizar a árvore enquanto os frutos estão amadurecendo, as maçãs terão que ser deixadas na árvore por mais 1-2 semanas. Durante esse período, os insetos morrerão e os produtos utilizados na pulverização evaporarão.
Portanto, é aconselhável inspecionar regularmente as árvores em busca de pragas. Quanto mais cedo os pulgões forem identificados, menos danos causarão às macieiras.
Métodos biológicos sobre o que plantar debaixo de uma macieira contra pulgões
Os pulgões podem aparecer em qualquer jardim. Afeta não apenas macieiras, mas também outras árvores frutíferas, tomates e rosas. Não é necessário usar produtos químicos nocivos para repeli-lo.
Para proteger uma colheita, você pode plantar as seguintes plantas próximas a ela:
- Piretro. Contém piretrina, que tem efeito destrutivo no sistema nervoso dos insetos. Uma vez que entra no corpo, causa paralisia. Os insetos morrem porque não conseguem se mover e, portanto, se alimentar. Alguns indivíduos podem sobreviver, mas perdem funções reprodutivas.
- Lavanda. Esta é uma planta perene com um aroma agradável e flores roxas brilhantes. Cultivado como ornamental. Contém óleos essenciais e componentes aromáticos fortes. Isso repele pragas.
- Malmequeres (calêndula). É uma planta anual com flores laranja ou amarelas. As folhas, caule e flores possuem um aroma forte que repele os pulgões.
- Alho. Seu cheiro pungente específico não agrada ao pulgão, por isso não se instala próximo a ele.
- Calêndula. Estas são plantas anuais ou perenes. As flores podem ser de amarelo puro ou matizadas - amarelo-avermelhado.No entanto, é recomendável escolher variedades de calêndula de folhas finas. Caso contrário, podem ficar infestados de caracóis, que podem eventualmente espalhar-se pelas macieiras.
Essas plantas são muito eficazes para repelir pulgões. Além disso, são totalmente seguros para o corpo humano, ao contrário dos produtos químicos agressivos.
Produtos químicos
O uso de inseticidas e pesticidas é o método mais eficaz de controle de pulgões. Os insetos nocivos morrem quase imediatamente ou poucas horas após a pulverização de pesticidas.
Há uma grande variedade de produtos químicos que podem ser usados contra pulgões.
Mas para que o uso de tais medicamentos seja eficaz e seguro para os seres humanos, uma série de regras simples devem ser seguidas durante o procedimento:
- Você precisa pulverizar a árvore com tempo bom e seco, não deve haver vento. Os produtos químicos funcionam mesmo depois da chuva, mas se não forem lavados com água, seu efeito será mais rápido.
- É aconselhável usar máscara sobre os olhos e boca e luvas. É necessário levar roupas de trabalho e, após a pulverização, retirá-las imediatamente e lavá-las.
- Despeje o produto em um borrifador de jardim. Após o procedimento, deve-se lavar bem, sendo melhor borrifar o restante do produto nas árvores vizinhas para prevenção. Os produtos químicos não devem ser autorizados a entrar nos corpos d’água.
- O tratamento é melhor realizado no início da primavera, antes da abertura dos botões. Graças a isso, os pulgões durante o inverno morrerão rapidamente.
- Você não precisa pulverizar de cima para baixo, mas de baixo para cima. Dessa forma o produto chegará ao verso da folha, onde estão localizadas as pragas.
- Se o produto químico entrar em contato com as frutas, não é recomendável colhê-las por pelo menos 2 a 3 semanas. E depois disso eles precisarão ser bem lavados.
- Não pulverize pesticidas enquanto a árvore estiver florescendo. Eles levam à morte de abelhas.Como resultado, a polinização não ocorrerá e a macieira não produzirá colheita.
- O produto acabado deve ser utilizado imediatamente ou ao longo do dia. Não deixe para a próxima vez - seu efeito será reduzido.
- Recomenda-se adquirir um novo inseticida todos os anos. O fato é que os pulgões podem desenvolver imunidade ao mesmo agente. Portanto, ela não morrerá.
Essas regras simples permitirão que você se livre das pragas de forma rápida e eficaz.
Nitrofeno
Se você pulverizar o jardim no início da primavera, protegerá as árvores de várias pragas - pulgões, caracóis, lagartas e outros. Além disso, a pulverização com Nitrofen é uma excelente prevenção de sarna e outras doenças. Apresenta-se na forma de uma pasta marrom que se dissolve bem em água. Para preparar uma solução eficaz, é necessário diluir 200 g do produto em 10 litros de líquido. Mas é proibido o uso do produto em vegetação verde, podendo ser utilizado tanto no início da primavera quanto no final do outono.
Oleocuprita
Contém óleo de petróleo, que permite destruir rapidamente as pragas. Para conseguir o efeito, a concentração da solução deve ser de 4%. Ou seja, 400 g do produto devem ser dissolvidos em 10 litros de água.
Kinmiks
Este é um medicamento intestinal de contato. Ajuda a proteger a macieira de pulgões, lagartas, formigas e outras pragas. Uma vez pulverizado, o produto irá matá-los em poucas horas. Para preparar a solução, é necessário diluir uma ampola do medicamento em 10 litros de água.
Fagulha
Usando este produto você pode combater várias pragas. É adequado não só para culturas hortícolas, mas também para plantas de interior. Disponível em formato de comprimido. Para preparar uma solução para pulverização, é necessário dissolver 1 comprimido em 1 litro de água. Em seguida, coe e acrescente mais 4 litros de líquido. Processe a macieira. Após 2-3 semanas, recomenda-se a pulverização repetida. A droga tem efeito de contato intestinal.
Os insetos morrerão após comerem as folhas pulverizadas.
Cipermetrina
Disponível na forma de comprimidos ou solução solúvel em água. Contém 8 isômeros eficazes contra insetos lepidópteros e coleópteros. Destrói rapidamente as populações de pulgões. Paralisa larvas e insetos adultos. Permanece na superfície das folhas por muito tempo (até 30 dias), e se caracteriza pela resistência às altas temperaturas e à luz solar.
Karbofos
Após a pulverização, a droga começa imediatamente a agir e destrói os pulgões. Ao mesmo tempo, o produto tem a vantagem de seu efeito não durar muito, até 2 semanas, após as quais começa a se decompor.
Contém malatião, que é um composto organofosforado. É necessário diluir 90 g do medicamento em 10 litros de água. Forma-se uma emulsão que deverá ser pulverizada nas árvores frutíferas.
Decisão
Decis é um remédio universal que destrói todos os tipos de insetos nocivos que vivem em plantas de jardim e de interior. O produto tem um bom efeito intestinal de contato e destrói pulgões aproximadamente 12 horas após a pulverização. Disponível em sacos de 1 G. Essa quantidade deve ser diluída em 20 litros de água e utilizada conforme a finalidade a que se destina. O uso do Decis é uma excelente prevenção de pulgões - o inseticida protegerá a macieira por 30 dias após a pulverização.
Intavir
O Intavir também é um remédio universal adequado para matar mais de 50 espécies de insetos, incluindo pulgões. O ingrediente ativo da droga é a cipermetrina. Uma vez no corpo dos insetos, causa paralisia e morte. Disponível em formato de comprimido. Um comprimido foi projetado para 10 litros de água.Apenas soluções recém-preparadas são adequadas para pulverização.
Não é recomendado armazená-los por mais de um dia, pois perderão sua eficácia.
Karatê
O Karatê é um remédio muito eficaz. Disponível na forma de um líquido solúvel em água. Para 10 litros de água são necessários 250 g do produto. Recomenda-se pulverizar as árvores de manhã ou à noite em dias calmos. A droga é tóxica para peixes, abelhas e pássaros. Portanto, deve ser usado com cautela.
O uso de remédios e receitas populares
Você pode se livrar dos pulgões usando remédios populares. No entanto, eles agem mais lentamente que os medicamentos químicos. Vejamos os remédios populares mais eficazes.
Cinza de madeira
Ash ajuda a remover pulgões no menor tempo possível. Para fazer isso, você pode usar as seguintes receitas:
- Despeje 3 kg de cinza de madeira em 5 litros de água fervente. Deixe por dois dias, depois coe e adicione 3 colheres de sopa à infusão resultante. eu. sabonete líquido. Use este produto para pulverizar árvores.
- 1,5 kg de cinzas e 100 g de sabão ralado são colocados em 10 litros de água fria. Deixe a mistura por um dia. Em seguida, é filtrado e usado no tratamento de árvores afetadas por pulgões.
- Pegue uma quantidade igual de cinzas e shag. Encha com água e deixe por 24 horas. Depois disso, filtre e use conforme pretendido.
A cinza não prejudica as plantas, mas fortalece a sua imunidade. Também é borrifado no solo para aumentar a fertilidade. Se o solo for muito ácido, a macieira pode sofrer, o que diminui sua imunidade. Portanto, torna-se suscetível a diversas doenças e morre rapidamente por pragas. Após o tratamento com cinzas, a acidez do solo diminui.
Sabão
Para combater pulgões, usa-se sabão em pó. Contém ácido capróico, que destrói insetos nocivos.Para preparar uma solução de sabão, é necessário ralar 300 g de sabão 75% em um ralador grosso. Despeje 2 litros de água morna sobre as aparas resultantes e mexa bem até dissolver completamente. Despeje mais 8 litros de água para fazer um produto menos concentrado.
Amônia
Para combater pulgões, é usada uma solução de amônia. Queima as membranas mucosas, causando paralisia e morte de insetos. Depois disso eles caem. Se um pequeno número de pulgões permanecer na árvore, pode ser necessária pulverização.
Para preparar a solução, adicione 1 colher de sopa a 10 litros de água. eu. amônia concentrada e sabonete líquido.
Alho
Você pode preparar vários remédios eficazes para pulgões a partir do alho:
- Infusão de alho. Divida 10 cabeças de alho em dentes, mas não os descasque. Despeje um litro de água e deixe por 3 dias. Em seguida, escorra o líquido e acrescente mais 10 litros de água. Use para pulverizar a árvore.
- Flechas de alho. Eles precisam ser colocados debaixo da árvore e amarrados aos galhos. Eles têm um cheiro muito pronunciado, então os pulgões voam para longe.
- Solução de sabão de alho. É necessário moer 400 g de dentes de alho descascados em um moedor de carne. Adicione 3 colheres de sopa. eu. sabonete líquido e despeje 10 litros de água. Deixe por 3 dias. Em seguida, coe e trate a árvore afetada pelo pulgão.
Deve-se ter em mente que todos os produtos à base de alho apresentam um odor muito desagradável. Portanto, é recomendável usar uma máscara no rosto durante a pulverização.
Refrigerante
Despeje 200 g de refrigerante em 10 litros de água e pulverize as árvores. Para aumentar o efeito, você pode adicionar uma pequena quantidade de sabonete ao líquido. Assim, os insetos grudam nas folhas e depois começam a morrer sob a influência da solução alcalina.
O bicarbonato de sódio também pode ser usado em pó.Para fazer isso, basta borrifar sobre os pulgões. Mas este método é eficaz se houver poucos insetos.
Celidônia
Existem várias maneiras de usar celidônia:
- Pó. É necessário coletar a erva seca e triturá-la até virar pó. Depois disso, trate as áreas afetadas. Além disso, este produto pode ser usado para prevenção durante o período de floração - protege as flores de insetos nocivos.
- Uso de celidônia verde. Deve ser colhido e espalhado sob as árvores. Você também pode amarrar celidônia aos galhos de uma macieira.
- Infusão. Em caso de infestação em massa de pulgões, é necessária pulverização. Para preparar uma infusão de celidônia, é necessário encher 1/5 de um balde com ervas picadas. Depois disso, despeje 5 água fervente e deixe por meia hora. Em seguida, coe, acrescente mais 5 litros de líquido.
O suco de Celandine é venenoso para os insetos. Portanto, assim que entrar no corpo do pulgão, ocorrerá paralisia de todos os sistemas, e ele morrerá.
Amônia
Os pulgões são sensíveis aos vapores de amônia. Portanto, este produto pode ser utilizado de forma eficaz para proteger o jardim contra ataques de pragas. Para preparar a solução, é necessário diluir 50 ml de amônia em 10 litros de água. Misture bem e adicione a base de sabonete - 50 g de sabonete líquido ou sólido ralado. É necessário que os pulgões grudem nas folhas, caso contrário eles voarão e morrerão. Não é recomendado pulverizar o produto preparado com borrifador, pois pequenas gotas de amônia podem não atingir a árvore. Neste caso, despeje a solução de um regador.
Casca de cebola
A infusão de cascas de cebola tem um odor muito raro. Portanto, os insetos não toleram isso e saem da árvore pulverizada. O uso de tal remédio faz sentido se houver apenas 1 macieira no jardim.Caso contrário, os pulgões podem passar de uma árvore para outra. Para preparar a infusão, é necessário colocar 200 g de casca de cebola em 10 litros de água. Deixe por 5 dias, depois coe e pulverize as árvores. Repita o procedimento 2 a 3 vezes a cada 5 dias.
Mostarda
Uma vez que a mostarda entra no corpo dos insetos, causa sua morte. Pode ser usado de várias maneiras:
- Mostarda seca. É necessário borrifar as áreas onde os pulgões se acumulam. A substância atua de forma muito rápida e agressiva, fazendo com que os insetos morram em poucas horas.
- Infusão. Despeje 100 g de mostarda em 10 litros de água e deixe por 24 horas. Em seguida, adicione mais 10 litros de água e 30 g de sabão em pó.
- Solução. Adicione 1 colher de sopa a 10 litros de água. eu. mostarda e vinagre.
As formulações de mostarda devem ser usadas com cautela. Se entrarem em contato com os olhos, podem causar queimaduras graves.
Tabaco em pó
Para se livrar dos pulgões, você pode cultivar tabaco em sua região, comprar um maço de cigarros ou usar pó de tabaco. O mais simples é a última opção. O pó do tabaco é vendido em lojas especializadas e, para preparar um remédio contra pulgões, basta diluí-lo em água. Para isso, coloque 50 g de pó em 10 litros de água.
A fumigação também pode ser feita. Para isso, coloque uma fina camada de palha ao lado da macieira, polvilhe com pó de tabaco e coloque fogo. Mas é preciso monitorar o fogo para que não se espalhe para a árvore.
Outros significados
Outros insetos podem ajudar no processo de matança de pulgões. Para atraí-los para o site, você precisa seguir algumas recomendações.
Os seguintes insetos se alimentam de pulgões:
- Larvas de joaninha. É difícil atraí-los, é mais fácil comprá-los em floriculturas. Depois disso, solte-os na macieira.
- Besouro terrestre.Para atraí-lo, você precisa plantar erva-moura no jardim.
- Voadores. É necessário plantar margaridas debaixo da árvore, de cujo pólen esses insetos se alimentam. E suas larvas comem pulgões adultos e suas larvas.
Os pássaros também podem ajudar a controlar as pragas. Para atraí-los, é necessário colocar casinhas de passarinho, comedouros e bebedouros no jardim.
Métodos mecânicos de luta
Os pulgões também podem ser removidos mecanicamente. No entanto, tais métodos são menos eficazes. O fato é que os insetos podem retornar. Os métodos mecânicos incluem:
- Remova os pulgões manualmente. Esta é uma atividade bastante problemática, pois os insetos são muito pequenos. E quando você os toca, eles são facilmente esmagados. Portanto, para evitar sujar as mãos, é recomendado o uso de luvas.
- Lave os pulgões com água pressurizada. Porém, neste caso ele não morre, então depois de algum tempo pode retornar à árvore.
- Apare os galhos afetados e queime. Este método só é eficaz se os insetos acabaram de aparecer e não conseguiram colonizar a árvore inteira. E se muitos galhos forem removidos, a macieira pode sofrer.
Infelizmente, não existem iscas para essas pragas, pois elas só gostam de se deliciar com folhas verdes. Portanto, para combatê-lo é necessário usar um dos remédios acima.
Prevenção de pulgões em macieiras
Para evitar o aparecimento de pulgões no jardim, é necessário seguir uma série de medidas preventivas. Muitas vezes é trazido para o jardim junto com as mudas. Portanto, eles devem ser inspecionados cuidadosamente antes da compra. Recomenda-se plantar no solo apenas mudas saudáveis.
Para fins preventivos, é necessário atrair aves para o território. Eles impedirão a ocorrência não apenas de pulgões, mas também de outros insetos nocivos.
Para prevenir a ocorrência de pragas e doenças, é necessário pulverizar o jardim no início da primavera. Os ovos de pulgões são resistentes a baixas temperaturas, por isso não morrem nas geadas do inverno. E antes que apareçam as primeiras folhas, elas estão em “hibernação”. Portanto, neste momento você pode destruí-los facilmente sem prejudicar a planta. Assim, os pulgões são um inseto que prejudica o estado da árvore. Para evitar a sua morte e redução da produtividade, é necessário prevenir as invasões de pulgões e destruí-los em tempo hábil.