Quando os pulgões aparecem nas framboesas, muitos jardineiros não sabem como lidar com eles durante a frutificação. Afinal, nesse período é proibido pulverizar arbustos com inseticidas químicos. No entanto, você pode usar remédios caseiros não tóxicos. As soluções para o tratamento da framboesa são preparadas a partir de ingredientes simples que estão no arsenal de qualquer veranista.
- Causas de pragas
- Sintomas e sinais de danos
- Danos aos arbustos
- Como tratar em estufa e terreno aberto
- Método químico
- Fungicidas
- Remédios populares
- Solução de sabão
- Decocção de tomate ou batata
- Infusão de tabaco
- Infusão de celidônia
- Decocção de camomila
- Amônia
- Solução de cinzas
- Caldo de cebola
- Infusão de alho
- Infusão de pimenta
- Nuances do tratamento de pulgões em framboesas
- Durante o período de floração
- Durante a frutificação
- Erros ao combater pulgões em arbustos de framboesa
- Variedades que podem resistir a pulgões
- Como proteger as framboesas e prevenir a invasão de pulgões: métodos e conselhos de especialistas
Causas de pragas
A principal praga das framboesas é o pulgão da framboesa. É um pequeno inseto com corpo mole transparente verde ou amarelo (2,55 milímetros de comprimento). Existem pulgões de brotos e folhas. No outono, as fêmeas põem ovos, que hibernam perto dos botões. Assim que os botões se abrem, os pulgões emergem dos ovos e pousam nas folhas jovens, alimentando-se do seu suco. Ao longo do verão, aparecem várias gerações de pulgões, incluindo indivíduos alados.
Os pulgões vivem em grandes colônias. Prefere instalar-se no topo dos caules, nas inflorescências e nos pecíolos das folhas. Muito ativo em climas quentes. Alimenta-se exclusivamente da seiva das plantas, causando deformação dos galhos, enrolamento das folhas, ressecamento e queda das flores.
Os pulgões das folhas não vivem em grandes colônias. Um ou mais insetos se escondem na parte inferior das folhas e se alimentam de sua seiva. É verdade que esse inseto não causa muitos danos às folhas. Mas os pulgões são portadores de doenças virais.
Razões para o aparecimento de pulgões nas framboesas:
- indivíduos alados voam de plantas vizinhas;
- os pulgões são introduzidos a partir de mudas adquiridas no mercado;
- multiplica-se devido ao fato de não ser realizada a poda oportuna dos arbustos;
- Não é feita pulverização preventiva com inseticidas;
- Ervas daninhas e folhas caídas perto de arbustos de frutos silvestres não são removidas.
Sintomas e sinais de danos
Para determinar sinais da presença de pulgões em um arbusto, é necessário examiná-lo cuidadosamente.O inseto geralmente é encontrado no topo dos arbustos, nas folhas jovens, nas inflorescências e sob as folhas da framboesa.
Sinais de atividade de pulgões:
- as inflorescências secam e caem;
- as folhas enrolam, ficam amarelas e caem;
- caules e galhos secam;
- folhas e galhos ficam cobertos por uma camada pegajosa.
Durante a vida, os pulgões secretam excrementos doces, que são lambidos pelas formigas. Dessa forma, os insetos cuidam uns dos outros. Em gratidão pela comida fornecida, as formigas protegem os pulgões e os transferem para brotos suculentos.
Danos aos arbustos
Instalando-se nas framboesas, os pulgões bebem os sucos dessa planta, causando seu esgotamento, ressecamento das inflorescências, diminuição do volume da massa verde, ondulação, amarelecimento e queda das folhas. Durante o verão, várias gerações desse inseto conseguem aparecer. Todos eles podem viver na mesma planta, alimentando-se de seus sucos e causando seu ressecamento e morte gradativo.
O perigo desse inseto também é que ele é extremamente prolífico. Em apenas uma temporada, o número de uma colônia aumenta milhares de vezes. Durante o verão, os insetos conseguem agarrar-se completamente a um arbusto de framboesa e beber todo o seu suco. Além disso, os parentes alados dos pulgões podem se deslocar para outros arbustos de frutas silvestres e levar à morte. Além de causar danos, os pulgões são propagadores de doenças virais perigosas para as framboesas.
Como tratar em estufa e terreno aberto
Existem muitas maneiras de combater os pulgões. Remédios químicos e populares simples são usados contra esse inseto. Existe outro método de influenciar os pulgões - o biológico. Para combater os insetos, os arbustos de framboesa são colonizados por seus inimigos naturais: joaninhas, crisopídeos e moscas flutuantes.Cada um desses insetos, junto com as larvas, come várias centenas de pulgões por dia.
No entanto, você precisa tomar algumas medidas para atrair insetos benéficos para os arbustos de framboesa. Joaninhas e crisopídeos migram para o cheiro de calêndula, endro, centáureas, dentes-de-leão, cosmos, tanásia, hortelã e mil-folhas. Os hoverflies adoram o néctar do dente-de-leão.
Método químico
Os produtos químicos podem matar rapidamente os pulgões. Porém, antes de processar as framboesas, os produtos comprados em loja devem ser diluídos em água de acordo com as instruções. Inseticidas sistêmicos são usados para controlar insetos. O rótulo do produto químico deve indicar que ele é utilizado contra pulgões. A solução de pulverização é preparada pouco antes do processamento da bucha. O produto químico só deve entrar na área onde os insetos se acumulam.
Antes da floração ou imediatamente após a colheita dos frutos, você pode pulverizar os arbustos com solução de nitrofeno. Para isso, 200 mililitros do medicamento são diluídos em 10 litros de água. Você pode usar outros inseticidas semelhantes, por exemplo, Actellik, Antitlin, Novaktion, Fufanon.
Se os botões já estiverem abertos, os arbustos são borrifados com uma solução de Karbofos a 10%. Para isso, 80 mililitros do medicamento são diluídos em 10 litros de água. Durante o período de floração é permitido irrigar a framboesa com Sabonete Verde. Tome 200 mililitros deste medicamento para cada 10 litros de água.
Os arbustos são pulverizados com produtos químicos à noite. De preferência em tempo calmo e não chuvoso. Em caso de infestação grave por pulgões, os arbustos são tratados 2 vezes. É verdade que é necessário manter um intervalo entre as pulverizações de 2 semanas.
Fungicidas
Além dos inseticidas, os pulgões podem ser controlados com alguns fungicidas. Embora os medicamentos fungicidas sejam usados apenas para tratar doenças fúngicas.No entanto, a mistura bordalesa é usada não apenas contra manchas foliares, mas também contra pulgões. Contém sulfato de cobre e cal viva. O pó é dissolvido em água de acordo com as instruções e as folhas infectadas com insetos são borrifadas com a solução. Como medida preventiva, pode-se tratar os arbustos com calda bordalesa antes mesmo de os botões se abrirem.
Fundazol é um agente fungicida contra doenças fúngicas que possui propriedades inseticidas. Este medicamento tem efeito depressor sobre pulgões. O produto não é tão tóxico quanto os produtos químicos. Foundationazol é usado para processamento arbustos afetados por pulgões. Para preparar a solução, tome 5 gramas do medicamento e um litro de líquido.
Remédios populares
Existem muitos remédios populares simples, graças aos quais os residentes de verão repelem anualmente os ataques de insetos-praga de seu jardim. Plantas com propriedades inseticidas vêm em socorro. Normalmente, eles preparam decocções ou tinturas e borrifam arbustos de framboesa com eles. É permitido o uso de preparações farmacêuticas, sabão em pó e até cinza de madeira contra pulgões.
Normalmente prepara-se uma solução aquosa com a adição de algum produto e pulveriza-se nos arbustos de framboesa antes ou depois do aparecimento dos frutos.
Solução de sabão
Pegue uma barra de sabão (200 gramas) e esfregue em um ralador grosso. Em seguida, despeje um litro de água morna nas raspas de sabão e misture bem. Outros 5 litros de líquido são adicionados à mistura. A solução preparada pode ser pulverizada em arbustos de framboesa.
Um arbusto não requer mais do que 300 mililitros de líquido. As folhas podem ser limpas com uma esponja úmida umedecida em uma mistura de sabão. Os ramos inferiores são mergulhados diretamente na solução. Em vez de sabão em pó, você pode usar sabão de alcatrão. Alguns residentes de verão adicionam uma colher de refrigerante à mistura de sabão.Você também pode adicionar um copo de óleo vegetal à solução de raspas de sabão. Esta composição cobrirá as folhas com uma película e evitará que os pulgões se deleitem com a seiva da planta.
Decocção de tomate ou batata
Galhos e folhas de tomate podem ser usados para fazer um excelente repelente de insetos. Você precisa pegar 2 quilos de folhas verdes frescas e picá-las finamente. Em seguida, despeje 5 litros de água morna e deixe fermentar por 3 horas. Em seguida, a panela com as tampas é colocada no fogo e fervida lentamente por mais 30 minutos. Quando o caldo esfriar, filtre e acrescente 20 gramas de sabão para grudar nas folhas.
Infusão de tabaco
Para infusão à base de tabaco, leve 50 gramas de matéria-prima seca e um litro de água quente. O tabaco é despejado em água fervente e deixado em infusão por 48 horas. Antes do processamento, a mistura é filtrada, diluída em mais dois litros de água e adicionados 5 gramas de sabão em pó ralado.
Apenas 200 mililitros de solução são consumidos por arbusto. Este tratamento ajudará a eliminar 80% dos insetos e evitará a formação de uma nova colônia de pulgões.
Infusão de celidônia
O suco de Celandine é muito venenoso. É usado contra pulgões que se instalaram nas folhas. Prepare uma solução com caules, folhas e flores de celidônia. A planta é finamente triturada e despejada em água fervente, deixando fermentar por cerca de 1 hora. Para 400 gramas de grama tome 5 litros de água. A mistura é filtrada quando a água fica marrom. As framboesas são borrifadas várias vezes com infusão de celidônia até que os insetos sejam completamente removidos.
Decocção de camomila
A decocção de camomila ajudará a eliminar os pulgões das framboesas. Para fazer isso, despeje 500 gramas de flores com três litros de água fervente. Leve a mistura ao fogo e cozinhe lentamente por 30 minutos. Então o caldo deve fermentar por mais 5 horas.Antes do uso, a mistura é filtrada e adicionados 20 gramas de sabão em pó ralado.
Amônia
Para tratar arbustos de framboesa contra insetos nocivos, você pode usar amônia. Este composto de amônia também é usado como fonte adicional de nitrogênio. Os pulgões que vivem nas folhas são muito sensíveis ao vapor de amônia. É verdade que para pulverizar as plantas é preparada uma solução com amônia. Para 1 litro de água, tome apenas 5 mililitros de amônia. É aconselhável adicionar um pouco de raspas de sabão à solução para melhor aderência às folhas.
Solução de cinzas
As cinzas que sobraram da queima de galhos secos e lenha são utilizadas contra insetos. É usado para fazer uma solução de cinza ou sabão contra pulgões. Para preparar a mistura, pegue 300 gramas de cinzas e despeje 3 litros de água fervente. A solução é colocada no fogo e fervida por 30 minutos. A mistura é resfriada e depois filtrada.
Para melhor aderência, adicione 20 gramas de sabão em pó ralado. É preciso borrifar os arbustos com essa solução, querendo se livrar dos pulgões que se reproduziram nas folhas.
Caldo de cebola
Os pulgões nas framboesas durante a floração são um problema que pode ser facilmente resolvido com caldo de cebola comum. A casca da cebola tem propriedades bactericidas, mata a microflora patogênica e é usada para tratar e fertilizar framboesas. Uma decocção das cascas ajudará a lidar com os insetos em um momento em que é tarde demais para usar qualquer produto químico.
Para preparar a solução, despeja-se um litro de casca em 5 litros de água fervente e leva-se a mistura ao lume. O caldo é cozido em fogo baixo por 30 minutos. Depois deixe fermentar por 3 dias. A mistura é filtrada e os arbustos borrifados com ela. É aconselhável tratar as framboesas duas vezes, mantendo um intervalo (7 dias).
Infusão de alho
Você pode borrifar framboesas contra pulgões com sua própria infusão de alho preparada.Para isso, pegue um copo de alho picado e despeje 5 litros de água fria. A mistura é infundida por 24 horas. Para melhor adesão, adicione um pouco de raspas de sabão à infusão.
Infusão de pimenta
Se aparecerem pulgões brancos nas framboesas, como combatê-los com pimenta? É necessário fazer uma infusão. Para fazer isso, coloque 25 gramas de pimenta vermelha moída em um litro de água fervente e deixe a solução fermentar por 4 horas. Quando a mistura esfria, ela é filtrada. Em seguida dilua em 4 litros de água. Adicione algumas gotas de sabonete líquido à mistura para que adira melhor às folhas de framboesa. Este produto pode ser usado para tratar arbustos uma vez a cada duas semanas.
Nuances do tratamento de pulgões em framboesas
As framboesas são tratadas com produtos químicos contra pulgões na primavera. A irrigação é realizada antes da floração e formação dos frutos. As plantas são pulverizadas com um destes medicamentos: Antitlin, Kilzar, Nitrofen, Karbofos. O tratamento com inseticidas deve ser realizado em 2 etapas. Os arbustos são pulverizados duas vezes com um produto químico para finalmente se livrar dos ovos e dos adultos.
Durante o período de floração
Quando as framboesas florescem, não é aconselhável tratar os arbustos com produtos químicos. Os inseticidas podem queimar as flores da planta e matar insetos benéficos. Na época da floração é aconselhável usar decocções de ervas ou tinturas caseiras contra pulgões.
Durante a frutificação
As framboesas são processadas com extremo cuidado durante o período de frutificação. Quando aparecem framboesas vermelhas no arbusto, o tratamento com produtos químicos e fungicidas deve ser totalmente evitado. Não é recomendado pulverizar as plantas mesmo com decocções caseiras de ervas inseticidas.Você pode preparar uma solução de sabão ou amônia e cuidadosamente, com um pequeno pano, lavar cada folha onde uma colônia de pulgões se instalou.
Erros ao combater pulgões em arbustos de framboesa
Jardineiros novatos cometem vários erros ao querer destruir rapidamente os pulgões. Por exemplo, compram fungicidas e usam-nos para combater insectos. Alguns fungicidas ajudam a controlar os pulgões, mas os inseticidas devem ser usados contra os insetos. E ação exclusivamente sistêmica. Não são utilizados produtos químicos do espectro intestinal contra pulgões.
Há outro erro que se comete no processamento dos arbustos: a pulverização é feita em tempo chuvoso. Os produtos químicos são imediatamente eliminados pela chuva e não têm efeito sobre as framboesas.
Também é importante lembrar que todos os produtos para controle de insetos devem ser diluídos em água nas proporções corretas.
Variedades que podem resistir a pulgões
Os pulgões ficam ótimos em folhas jovens e lisas de framboesa. No entanto, não pode aderir a folhas densamente pubescentes. Existem variedades de framboesa que são imunes ao pulgão da framboesa. Por exemplo, Tarusa, Névoa Lilás, Aborígine, Bela da Rússia, Stolichnaya, Moroseyka. Com os devidos cuidados e poda oportuna, essas culturas quase não são atacadas por pragas de insetos.
Como proteger as framboesas e prevenir a invasão de pulgões: métodos e conselhos de especialistas
Residentes de verão experientes tentam prevenir infestações por pulgões e, para isso, usam métodos simples de proteção. Por exemplo, os ramos são podados anualmente não apenas em framboesas, mas também em outros arbustos de frutos silvestres. Eles removem folhas caídas, destroem ervas daninhas e mantêm o jardim limpo. Perto do campo de framboesa são plantadas culturas que repelem os pulgões com o seu cheiro: cebola, alho, tomate, batata.
Para destruir pulgões, eles atraem insetos benéficos: joaninhas, moscas flutuantes e crisopídeos. Os comedouros são instalados em arbustos para pardais, tordos, chapins e outras aves que adoram comer pulgões.