As framboesas contêm muitas substâncias benéficas que têm um efeito benéfico na saúde humana, e as framboesas pretas contêm ainda mais antioxidantes. O cultivo de framboesas pretas tornou-se muito popular entre os jardineiros, pois são despretensiosos, pois quase não requerem cuidados.
- Framboesa preta e suas características
- Descrição e características da cultura
- Doenças e pragas das framboesas pretas
- Como plantar um arbusto de framboesa preta em um terreno
- Momento ideal
- Preparação de cova de plantio e mudas
- Gráficos de tecnologia e assentos
- Nuances do cuidado da colheita
- Frequência de irrigação de arbustos
- Afrouxando o solo
- Princípio de corte e modelagem
- Como e o que alimentar com framboesas pretas
- Tratamentos preventivos
- Propagação de framboesa preta
- Em camadas
- Sugadores de raiz
- Estacas verdes e lenhosas
- Sementes
- Variedades populares de framboesas pretas
Framboesa preta e suas características
As framboesas pretas e vermelhas diferem na composição dos nutrientes, no tamanho dos frutos e no sabor. A peculiaridade das framboesas pretas é o sabor adocicado com sabor de mel, sabor ácido e leve acidez. Tudo isso se deve à quantidade de vitaminas e minerais, carboidratos e ácidos digeríveis.
As framboesas pretas contêm mais sacarose e frutose, mas menos vitamina C e 2 vezes mais calorias por 100 G. Normalmente, o tamanho da fruta é menor que o das variedades vermelhas e amarelas. Chokeberries às vezes são confundidas com amoras. A principal diferença é que os bagos são facilmente retirados do recipiente, os rebentos ficam repletos de frutos recolhidos em grandes cachos.
Uma propriedade incomum dos brotos da framboesa preta é que eles não se reproduzem pelos brotos, mas, graças às pontas dos galhos que se curvam em direção ao solo, criam raízes e germinam. Depois disso, deve ser cortado em 3-5 botões.
Descrição e características da cultura
A framboesa preta é uma planta perene do gênero Rubus, família Rosaceae. O arbusto cresce até 2 m, os rebentos dobram-se para o solo em forma de arco, no primeiro ano de vida o comprimento aumenta, no segundo ano formam-se flores e frutos. Os rebentos são flexíveis, verdes jovens com pequenos espinhos, os ramos do segundo ano são castanho-bordô com flor azulada.
As folhas são alternadas de 5 lóbulos, de formato oval, com pequenos dentes ao longo da borda. A folha é mais pubescente na parte superior do que na parte inferior; a parte inferior tem pêlos brancos. Assemelham-se a folhas de framboesa vermelha, mas são menores em tamanho.
As flores são coletadas em pincéis em grandes quantidades. Eles consistem em 5 pétalas brancas de pontas ovais com 5 sépalas verdes claras.
A estação de crescimento da planta começa 1-2 semanas antes da framboesa vermelha.
Ela floresce no final de maio - meados de junho, com duração de 1,5 a 3 semanas. Depois disso, formam-se frutos que mudam de cor à medida que crescem e amadurecem, variando entre verde, verde-branco, rosa-vermelho, vermelho vivo, roxo-preto. Os frutos são pubescentes, podem assemelhar-se a amoras com uma ligeira flor azulada.
Os frutos frescos podem ser armazenados por mais tempo que os vermelhos, pois têm uma estrutura mais densa e quase não enrugam durante o transporte.
As framboesas pretas adotaram a capacidade de reprodução das amoras; os ramos do segundo ano de vida, se não amarrados, entram em contato com o solo e formam não bagas no final (coroa penetrante), mas um espessamento de onde saem raízes brancas brotar. Portanto, podem ser cortadas e plantadas como mudas.
Doenças e pragas das framboesas pretas
Os arbustos de framboesa preta apresentam boa imunidade contra a maioria das doenças inerentes ao gênero Rubus e são resistentes à seca e às pragas. Mesmo que cresça próximo a outras variedades de framboesa e elas adoeçam, os arbustos de frutas pretas podem não infeccionar. Mas medidas preventivas com inseticidas e fungicidas precisam ser realizadas toda primavera e outono.
As principais pragas das framboesas pretas:
- ácaro-aranha;
- pulgão;
- mariposa broto ou prodóxido;
- gorgulho;
- mosquito da bílis;
- mosca-caule;
- borboleta de vidro;
- centopéia prejudicial;
- nematóides;
- besouro ou ácaro da framboesa.
Doenças características das framboesas pretas:
- oídio;
- podridão cinzenta;
- antracnose;
- mosaico;
- ferrugem;
- câncer de raiz e caule;
- manchas brancas, anelares e roxas;
- ondulação.
Para evitar que as plantas sejam infectadas com doenças e atraiam pragas, elas e outras culturas no local são tratadas com medicamentos e potenciais patógenos são eliminados: folhas caídas, plantas doentes, ervas daninhas.Preparações: “HOM”, “Aktellik”, mistura bordalesa, “Karbofos”, “Fitoverm”, “Fitosporin”.
Como plantar um arbusto de framboesa preta em um terreno
Mudas de framboesa preta podem ser adquiridas em viveiros de confiança ou lojas especializadas e, se você já tiver vários arbustos próprios no local, propague-os.
Momento ideal
As framboesas pretas são plantadas na primavera, verão e outono, mas a zona climática deve ser levada em consideração. O período mais favorável para a rápida adaptação das mudas cujo período vegetativo começa cedo é a primavera, em março no sul do país, em abril-maio na zona média, nos Urais, na Sibéria. Também é possível plantar no verão se a copa penetrante brotar repentinamente e for cortada acidentalmente, mas essa planta demorará mais e será mais difícil de se adaptar.
A época ideal para o plantio no outono na região sul é até final de outubro, na zona intermediária até final de setembro. Em regiões mais frias e com mudanças climáticas repentinas, é melhor evitar o plantio no outono, mas se as mudas foram compradas, devem ser bem cobertas com cobertura morta após o plantio.
É importante lembrar que as framboesas pretas são menos resistentes às mudanças bruscas de temperatura e às geadas severas.
Preparação de cova de plantio e mudas
Para melhor crescimento e adaptação às novas condições, a muda deve ser plantada em local onde antes não havia erva-moura, o ideal é que o solo descansasse por um ano. Você pode plantá-la ao lado de outras variedades de framboesas, mas deve-se levar em consideração que em 2 a 3 anos a variedade usual irá rapidamente sobrecarregar as plantações de chokeberry.
A área para cultivo é escavada no outono, acrescentando fertilizantes orgânicos, adubo verde, esterco podre e excrementos.
Na primavera, eles cavam um buraco com 40-50 cm de profundidade e até 50 cm de diâmetro.Se a área fica frequentemente inundada ou o solo é pesado e úmido, uma camada de drenagem e areia é colocada no fundo.O resto do solo é misturado com fertilizantes orgânicos, cinzas, turfa e serragem podre. A terceira parte da mistura é aplicada sobre a areia. A muda é plantada a partir do colo da raiz 4-6 cm no centro da cova e polvilhada com mistura de solo, pressionando levemente e regando por cima.
Se o solo for pesado então é melhor regar pela metade: parte na cova, parte após o plantio.
O local deve ser ensolarado no lado leste ou sul do terreno, sem correntes de ar. A muda é colocada em um balde com água morna um dia antes do plantio, podendo ser adicionados estimulantes de crescimento ou formação de raízes. Antes do plantio, 30-40 minutos para desinfecção em solução de manganês, caso a muda não tenha sido embebida em estimulantes.
Gráficos de tecnologia e assentos
A tecnologia e os esquemas de plantio da framboesa preta são os mesmos das demais espécies e variedades do gênero Rubus.
O método escolhido corretamente garante ao jardineiro um alto rendimento.
Esquema | Descrição |
Fila unica | Adequado para plantio em todo o perímetro do território ou para fazendas. Cave uma longa vala de até 40 cm de profundidade e plante arbustos de framboesa preta a uma distância de 80-100 cm |
Fila dupla | Semelhante ao padrão de linha única, apenas entre a primeira e a segunda vala a distância é de cerca de 50-70 cm, o espaçamento entre linhas é de 1,5-2 m |
Trincheira | Igual à linha única, mas a profundidade da vala de plantio é superior a 60 cm, pois no fundo são colocadas camadas de matéria orgânica para futura nutrição dos arbustos |
Yamochnaia | Frequentemente usado em jardins individuais quando o número de mudas é pequeno |
Aninhamento | Envolve plantar arbustos em um pequeno círculo, como um ninho. Diâmetro do círculo 100-120 cm, distância entre arbustos 50-80 cm |
Kurtinnaya | Aplicável a regiões com condições climáticas desfavoráveis.As plantas são plantadas próximas umas das outras, criando matagais naturais com maior probabilidade de sobreviver ao inverno frio |
Para plantar em um jardim regular de 6 acres, é ideal usar um padrão de furos. Por exemplo: plante mudas ao longo da cerca a uma distância de 50-80 cm entre os arbustos, sem pegar os brotos, mas deixando-os dobrados em direção ao solo. Dando apenas a direção de todos os tiros em uma direção: esquerda ou direita. Depois de um ano, os brotos começarão a brotar, serão cortados e plantados entre arbustos velhos, e seus galhos serão direcionados na direção oposta. Desta forma, os arbustos irão mover-se gradualmente pelo jardim.
Nuances do cuidado da colheita
As framboesas pretas são fáceis de cuidar, podem ficar muito tempo sem regar e produzem uma colheita sólida, sendo indicadas para o cultivo pelos veranistas que visitam a sua parcela aos fins-de-semana. O cumprimento das técnicas de cuidado agrícola prolongará a vida dos arbustos e obterá uma colheita abundante.
Frequência de irrigação de arbustos
A primeira rega é feita na primavera. Se houve pouca precipitação, então assim que o solo aquecer até +15 e nenhuma geada for esperada, umedeça cada arbusto com 10-12 litros de água morna, você pode adicionar fertilizante, infusão de ervas daninhas, esterco ou nitrogênio, fósforo, potássio . Frequência de rega 1-2 vezes por semana. Durante o período de floração, o número de vezes aumenta para 3-4, principalmente se o tempo estiver quente e sem precipitações.
Reduza a frequência da irrigação durante o amadurecimento dos frutos. Após a colheita, a frequência é de 1 a 2 vezes a cada 2 semanas. Antes de se abrigar para o inverno, 2 a 3 semanas antes da geada esperada, a rega é concluída. Irrigar arbustos com muita frequência pode prejudicar as plantações e causar doenças.
Afrouxando o solo
O afrouxamento do solo é realizado uma vez a cada 1-2 semanas, geralmente durante a remoção de ervas daninhas, em tempo seco ou 1-2 dias após a chuva ou rega, o que permite tornar o solo respirável.
Princípio de corte e modelagem
A primeira poda ocorre quando os rebentos jovens crescem mais de 2 m, são encurtados para 1,6-1,8 m, o que dá impulso ao crescimento dos rebentos laterais, podados no outono, deixando 20-30 cm.Os rebentos velhos que dão frutos são removido no outono, no final de setembro - início de novembro.
Como e o que alimentar com framboesas pretas
Durante a estação de crescimento, as framboesas pretas requerem mais nitrogênio, fósforo e cálcio, então você pode alimentá-las com fertilizantes complexos adquiridos, uréia ou adicionar esterco podre, cinzas, turfa e solo superficial da floresta ao solo.
No verão, junto com a rega, adiciona-se nitrophoska e esterco de galinha para garantir uma frutificação abundante na fase de floração. No outono, cubra o solo com fertilizantes de fósforo e potássio, adicionando cloro, penugem e adubo verde.
Tratamentos preventivos
Para prevenir a infecção das plantas por doenças ou pragas, o solo ao redor dos arbustos é derramado com uma solução fraca de manganês, cal, sulfato de cobre, TMTD, água fervente, Fitosporina e borrifado com calda bordalesa.
Propagação de framboesa preta
As framboesas pretas são propagadas de várias maneiras: estacas, ramificação, divisão do arbusto, descendência - esses métodos retêm as propriedades do arbusto-mãe, mas o método da semente pode não transmitir essas qualidades. As mudas permitem o cultivo rápido de framboesas no campo.
Em camadas
Propagação de framboesas pretas por camadas - o método mais simples, os rebentos de dois anos após a frutificação são dobrados ao solo com uma copa caída e polvilhados com 2-3 cm de solo fértil. Os rebentos começam a brotar após 2 a 4 semanas, em outubro são cortados do arbusto principal ou no início da primavera.
Sugadores de raiz
As framboesas pretas reproduzem-se mal pelos rebentos de raiz, uma vez que demoram mais para se desenvolver do que as framboesas vermelhas. É melhor pegar um filhote localizado a uma distância de pelo menos 20-30 cm, cortá-lo do arbusto-mãe com podadores afiados e plantá-lo em um novo local.
Estacas verdes e lenhosas
As estacas verdes são preparadas a partir de brotos jovens no final da primavera, início do verão, a copa é removida, cortada em 15-20 cm de comprimento, tratada com estimulador de formação de raízes e plantada em recipientes separados com substrato nutritivo ou em estufa. Na primavera, as plantas enraizadas são plantadas em terreno aberto.
Os brotos lignificados são cortados de acordo com o mesmo princípio, mas no outono. Embrulhe em plástico e coloque em local fresco até a primavera. No período março-abril, os viáveis são selecionados e plantados em campo aberto sob jarra de vidro ou recipientes separados, que devem ser cobertos com polietileno para manter a umidade elevada. No outono ou na primavera do próximo ano, o plantio é feito em campo aberto.
Sementes
O método da semente é o mais longo. No outono, os frutos secos são colhidos do arbusto e colocados na geladeira para estratificar as sementes por 1 mês. Em seguida, são semeados em recipientes com mistura de solo e cobertos com vidro, gerando muita umidade e calor. Quando aparecerem 2 a 3 folhas nas mudas, abra gradativamente a tampa, adaptando-as. À medida que as mudas crescem, elas são transplantadas para vasos grandes separados. As plantas prontas podem ser transplantadas para terreno aberto um ano depois, na primavera.
Variedades populares de framboesas pretas
Os criadores desenvolveram muitas variedades que podem crescer em diferentes zonas climáticas e produzir grandes colheitas. Um de as melhores variedades descritas pelos jardineiros - framboesas Cumberland, que vem com frutas amarelas e pretas:
- Cumberland é a variedade intermediária mais popular e despretensiosa. As bagas são coletadas em 10 a 12 pedaços. no pincel. Polidrupa até 2 g, pequena, rendimento até 10 kg por arbusto. Resistente à seca, geadas até -30. As folhas são maiores que as de outras variedades semelhantes, com superfície brilhante.
- New Logan é uma variedade precoce, de alto rendimento, até 10 kg por safra de frutos silvestres. Requer abrigo em temperaturas de inverno acima de -24. Bagas de tamanho médio até 3 g.
- Bristol é uma das variedades resistentes à seca, geadas até -30 e doenças. Colha até 5 kg por arbusto. Os frutos são pretos com cobertura azulada, maturação média.
- O carvão é resistente a doenças, pragas e longos períodos sem chuva. Tolera geadas até -30. Produtividade até 8 kg, frutos médios, 2-3 g.
- As amoras são bagas alongadas de tamanho médio com sabor doce de framboesa e amora, sem acidez. Variedade de alto rendimento e período de maturação médio. Suporta geadas até -25.
- Litach é uma variedade jovem polaca, de meia estação, de alto rendimento, mas necessita de abrigo, pois a temperatura permitida é de -23.
- Black Jewelo - os ramos do arbusto no primeiro ano são verdes com uma camada branca leitosa. Variedade de maturação precoce, final de junho - início de julho, alto rendimento, frutos até 2,5 G. O arbusto é muito espalhado, 8 a 10 brotos por temporada.