Como escolher a variedade certa de framboesa para o seu jardim, quais são as melhores variedades para a região de Moscou? Essas perguntas são frequentemente feitas por jardineiros amadores iniciantes. Os criadores desenvolveram variedades interessantes desta fruta doce. Antes de tomar a decisão final sobre a escolha de uma variedade, é aconselhável familiarizar-se com toda a variedade de culturas.
- Como escolher as variedades certas de arbustos de framboesa para a região de Moscou
- Qual variedade de framboesa é melhor para plantar na região de Moscou?
- Que critérios uma variedade deve atender?
- As melhores variedades por época de maturação
- Culturas de maturação precoce
- Sol
- Patrícia
- Meteoro
- Variedade Lazarevskaya
- Amadurecimento médio
- Bálsamo
- Guindaste
- Volnitsa
- Amadurecimento tardio
- Taganka
- Brigantina
- Frutado amarelo
- Milagre laranja
- Gigante amarelo
- Arónia
- Frutado grande
- Hércules
- Patrícia
- Tarusa
- Variedades padrão
- Tarusa
- Robusto
- As melhores variedades de framboesas remanescentes para a região de Moscou
- Iaroslavna
- Hércules
- As variedades mais doces
- Resistente a doença
- Variedades promissoras
- Tipos despretensiosos de framboesas
- Como cultivar e cuidar adequadamente de framboesas na região de Moscou
Como escolher as variedades certas de arbustos de framboesa para a região de Moscou
As framboesas são uma cultura de baixa manutenção que pode crescer em qualquer solo. No entanto, você pode obter uma boa colheita dessas frutas doces se escolher o material de plantio certo.
Variedades resistentes ao inverno são adequadas para cultivo na região de Moscou. Variedades de framboesa no início, no final e no meio do verão podem ser plantadas nesta região. O clima temperado continental da região de Moscou é adequado para o cultivo de culturas de frutos grandes, comuns, amarelas, vermelhas, pretas, padrão e remanescentes. As variedades criadas especialmente para esta zona adaptam-se bem às hortas e proporcionam uma boa colheita.
Qual variedade de framboesa é melhor para plantar na região de Moscou?
Novosti Kuzmina é considerada a mais despretensiosa, mas resistente. Esta é uma cultura testada pelo tempo, com frutas doces que dá frutos de forma consistente em um clima continental temperado. A maioria das novas variedades recomendadas para plantio na região de Moscou foram obtidas pelo cruzamento desta cultura com outras variedades.
Na região de Moscou, a variedade Patricia dá bons frutos, assim como Hércules, Tarusa e Rubin. Kenby está bem adaptado aos invernos de Moscou. Mesmo que esta variedade congele ligeiramente, ganha vida rapidamente na primavera e consegue produzir uma boa colheita de frutos silvestres.
Que critérios uma variedade deve atender?
Ao escolher uma cultura para plantar, você deve se concentrar nas preferências pessoais e nas variedades criadas especialmente para a região de Moscou. Os frutos são cultivados para serem colhidos uma vez por temporada ou durante todo o verão.
Assim, selecione uma variedade adequada às suas necessidades. As framboesas vermelhas são consumidas frescas e transformadas em conservas e compotas. As framboesas amarelas têm um sabor doce requintado. Também é consumido fresco. As framboesas pretas são mais adequadas para processamento.
Critérios para escolher uma variedade:
- excelente adaptação aos invernos frios;
- resistência a muitas doenças;
- um pequeno número de espinhos na planta;
- caule grosso que não dobra com o peso dos bagos e não necessita de apoio;
- tamanho da baga (pequena - até 3 gramas, média - 5 gramas, grande - 10 gramas);
- formação de ramos frutíferos em todo o arbusto;
- formação de pelo menos 7 a 10 hastes frutíferas;
- rendimento e sabor.
O sabor da colheita depende do clima e das condições de detenção. Nos verões secos, os frutos tornam-se muito doces. O clima frio e chuvoso aumenta a acidez da fruta. Os frutos ficam azedos se for adicionado muito nitrogênio ao solo e os arbustos forem muito grossos.
As melhores variedades por época de maturação
Ao plantar diferentes variedades na dacha, você poderá fazer uma colheita durante todo o verão. As primeiras framboesas começam a frutificar em junho, com maturação média em julho, e as framboesas tardias em agosto ou início do outono.
Culturas de maturação precoce
As framboesas de maturação precoce começam a dar frutos a partir do início de junho. Esta cultura tolera bem invernos rigorosos. É verdade que antes do inverno é aconselhável dobrar os arbustos ao solo e isolá-los.
Sol
A cultura não é remanescente, desde cedo. A planta possui caule grande, de até 2 metros de altura. Possui cerca de 15 brotos frutíferos. O número de espinhos é insignificante.Os frutos são redondos e roxos escuros. O peso de um é de 4 a 5 gramas. De um arbusto é possível colher cerca de 2 quilos de colheita. A cultura raramente é afetada pelo ácaro da framboesa.
Patrícia
Uma variedade selecionada de framboesas de maturação precoce. Os bagos são ligeiramente oblongos, grandes, pesando cerca de 9 gramas cada. Os arbustos estão se espalhando, chegando a atingir 1,8 metros de altura. Você pode obter 3 quilos de colheita de uma planta.
Meteoro
A cultura forma arbustos eretos de altura média. Esta é uma variedade resistente ao inverno. Os frutos maduros são pequenos, vermelhos, de formato triangular, pesando 4,25 gramas. O rendimento por arbusto é de 3,35 quilos. A safra colhida mantém o sabor por muito tempo.
Variedade Lazarevskaya
A cultura é resistente ao inverno, amadurecendo cedo. Os arbustos são retos, com até 1,55 metros de comprimento. Os caules têm espinhos duros. Os bagos são de tamanho médio (2,9 gramas), ligeiramente alongados e vermelhos. É possível colher 2,5 quilos de colheita da planta. A cultura não tolera bem doenças e é suscetível ao ataque de insetos.
Amadurecimento médio
As colheitas amadurecem no final de junho e início de julho. Caracterizado por termos concisos de frutificação. As variedades distinguem-se pela boa robustez invernal e pelo sabor adocicado dos frutos silvestres maduros.
Bálsamo
Variedade previsível, frutifica sempre bem e tolera geadas severas. O arbusto é comum, ereto, com caules fortes que chegam a 180 centímetros de comprimento. Existem poucos espinhos nos brotos. Os bagos são rubi, sem brilho, redondos, com nariz rombudo. O peso de um é de 3,55 gramas. É possível colher 2,25 quilos de colheita no mato.
Guindaste
A cultura forma um arbusto ereto, com 1,75 metros de altura. Os frutos maduros têm cor avermelhada, formato cônico rombudo e sabor adocicado. O peso de um é de até 3 gramas. É possível colher 2,35 quilos de colheita no mato.
Volnitsa
A planta forma um arbusto de altura média que não precisa ser amarrado a um suporte. Os frutos maduros são vermelhos, doces, saborosos e ligeiramente alongados. O peso de um é de até 4 gramas. Quase 4 quilos de colheita podem ser colhidos da planta.
Amadurecimento tardio
Framboesas de maturação tardia deliciam os residentes de verão com frutas doces no final do verão. Algumas variedades podem dar frutos antes mesmo do início da geada.
Taganka
Uma cultura remanescente que pode dar frutos em rebentos velhos e jovens. Os frutos amadurecem do final de julho a setembro. Os arbustos são altos, atingindo 2 metros de comprimento. A superfície dos caules é coberta por pequenos espinhos pontiagudos. Até 30 frutos são formados em um galho. Os frutos maduros são vermelhos, de formato cônico, pesando até 9 gramas. Uma planta pode produzir até 5 quilos de rendimento.
Brigantina
Esta planta tem altura média e arbusto pouco espalhado. Espinhos crescem por todo o caule. Os bagos são pequenos (até 3 gramas), redondos e de cor carmesim. A colheita amadurece no final da temporada da framboesa - em agosto. É possível colher 4,2 quilos de colheita no mato.
Frutado amarelo
As framboesas amarelas são mais doces que as vermelhas. As frutas vermelhas são consumidas frescas e com elas são preparados sucos e conservas para o inverno. Variedades de framboesas amarelas costumam ser remanescentes. Os frutos são grandes, pesando de 4,55 a 10,55 gramas. As plantas toleram bem os invernos e raramente ficam doentes.
Milagre laranja
Reparar a cultura. A primeira vez amadurece em julho, a segunda no final de agosto. Os frutos são oblongos, alaranjados, pesando 5,55 gramas. É possível colher 3,55 quilos de colheita da planta.
Gigante amarelo
Cultura semi-reparável de alto rendimento. A variedade é intermediária e pode voltar a frutificar no outono. Os frutos são doces, de cor âmbar, grandes (até 10 gramas). É possível colher até 8 quilos de colheita doce da planta.
Arónia
As framboesas pretas são uma fruta rara. Muitos residentes de verão confundem com amoras. Cada baga relacionada à framboesa tem uma característica distintiva - o formato de um dedal, colocado em um eixo e facilmente removido na colheita.
A variedade de chokeberry mais comum é Cumberland. Esta é uma cultura resistente ao inverno que não produz raízes. Os frutos destas framboesas são pequenos (até 2 gramas), mas muito doces, como rebuçados. De um arbusto é possível colher apenas 0,5 quilo de colheita doce.
Frutado grande
Variedades de framboesa de frutos grandes para a região de Moscou foram cultivadas artificialmente por criadores, portanto, são menos resistentes ao inverno e precisam de abrigo antes do inverno. Uma grande colheita pode ser obtida se você seguir a tecnologia agrícola, plantar a planta em uma área bem iluminada, regá-la e alimentá-la na hora certa. Estas variedades apresentam frutos grandes (pesando de 6 a 13 gramas). De uma dessas plantas você pode colher cerca de quatro quilos de colheita doce.
Hércules
Reparar a cultura. O arbusto é de comprimento médio (até 1,65 metros), espalhando-se. Os caules são fortes, com espinhos. Os frutos silvestres são cônicos, vermelhos, com aroma de framboesa. O peso de um é de cerca de 6 gramas. É possível colher 4 quilos de colheita de um arbusto.
Patrícia
Uma cultura de frutos grandes e de maturação precoce, com boa resistência à geada, resistência a doenças e não é afetada por pulgões. Dá frutos uma vez por temporada, mas em abundância. A planta tem um arbusto extenso, reto e alto. Os frutos são ligeiramente alongados, semelhantes aos morangos. O peso de um é de 10 gramas.
Tarusa
Uma colheita padrão semelhante a uma framboesa. Os caules são retos, baixos (até 1,5 metros), sem espinhos. Os bagos são cônicos, vermelhos, grandes, pesando até 10 gramas. É possível colher 4 quilos de colheita da planta. A variedade requer abrigo antes do inverno.
Variedades padrão
Uma cultura semelhante a uma árvore que não requer poda ou amarração a um suporte. É possível colher uma grande colheita de frutas grandes e doces de um arbusto padrão. As plantas crescem altas e não ocupam muito espaço.
Tarusa
Colheita de frutos grandes. O peso de uma baga é de 6 a 10 gramas. O arbusto atinge 1,55 metros de comprimento e não possui espinhos. De uma framboesa é possível colher 4 quilos de colheita. Para o inverno, os arbustos precisam ser isolados, caso contrário congelarão.
Robusto
Planta de caule forte que chega a atingir 2 metros de comprimento. Os frutos são grandes, pesando 9,55 gramas. É possível colher 5,55 quilos de colheita doce do mato. O padrão é despretensioso ao solo, resistente a doenças, mas não tolera invernos muito gelados.
As melhores variedades de framboesas remanescentes para a região de Moscou
Uma novidade do século 21 são as framboesas remanescentes. A cultura é capaz de produzir 2 safras por safra (em brotos novos e do ano passado). É verdade que os jardineiros preferem colher frutas silvestres em arbustos anuais. A planta é caracterizada por excelente produtividade e resistência a doenças. A cultura começa a frutificar no primeiro ano após o plantio e produz uma colheita desde o final do verão até o início do outono.
Esta variedade raramente adoece e é menos suscetível ao ataque de insetos. Não precisa ser pulverizado com produtos químicos.
No outono, os caules são cortados ao nível do solo. Essa técnica elimina a necessidade de cobrir a planta durante o inverno. Variedades populares: Hércules, Bryansk Miracle, Yaroslavna, Peresvet, Atlant, Polana.
Iaroslavna
Descrição: arbusto ereto, com até 1,5 metros de comprimento, com pequeno número de espinhos. A planta não precisa de suporte e dá frutos por muito tempo. Os bagos são cónicos, laranja-amarelados, muito doces.
Hércules
Os bagos são de cor rubi, grandes (até 10 gramas), ligeiramente oblongos. As framboesas amadurecem em junho.O arbusto é de altura média (1,55 metros), pouco espalhado. A colheita dá frutos por muito tempo.
As variedades mais doces
Todas as variedades doces são culturas remanescentes. As framboesas têm polpa delicada e sabor e cheiro característicos de framboesa. A variedade Caramelo é considerada a mais doce. Bagas maduras de caramelo contêm 1,5 vezes mais açúcar do que outros tipos de framboesas.
Zyugana Red e Zyugana Gold são culturas remanescentes. Os frutos vermelhos e amarelos destas plantas têm um sabor muito doce e um agradável aroma a framboesa. Valentina é um arbusto remanescente com 1,55 metros de comprimento. Os frutos são doces, cor de pêssego, formato redondo e pesam 9,5 gramas.
Resistente a doença
Framboesas resistentes a várias doenças:
- A polca é uma cultura remanescente, frutifica antes do início da geada;
- Hércules é uma planta resistente à geada com grandes frutos adocicados;
- O orgulho da Rússia é uma variedade de maturação precoce que produz uma grande colheita e pode resistir a invernos rigorosos;
- Tarusa é uma cultura padrão com frutos grandes, vermelhos e perfumados.
A framboesa é uma planta muito sensível a muitas doenças. Uma cultura pode ser resistente a um tipo de microrganismo, mas adoecer por causa de outros micróbios ou vírus. Resistente à mancha roxa: Novost Kuzmina, Meteor, Balsam. Para a Antracnose: O Tímido, Agostinho. Novosti Kuzmina e Phoenix são resistentes ao oídio. À podridão cinzenta: Cumberland, Carnaval.
Variedades promissoras
De acordo com as respostas dos jardineiros, é possível classificar as melhores variedades. Variedades promissoras incluem culturas despretensiosas com bons rendimentos, resistência a doenças e excelente sabor.
Variedades promissoras:
- De frutos grandes - a beleza da Rússia.
A planta tem frutos grandes.No entanto, a cultura é caracterizada pela baixa resistência à geada. Para o inverno, os caules precisam ser dobrados ao solo e cobertos. A partir do início da primavera, é aconselhável cuidar constantemente da planta: adicionar matéria orgânica e aditivos minerais ao solo, regar regularmente e tomar medidas preventivas contra doenças e pragas.
- Stambovaya - Tarusa.
A cultura é resistente a diversas doenças e apresenta bom rendimento. O arbusto da planta lembra uma framboesa, não necessita de suporte e não se dobra com o peso da colheita. A variedade tolera bem geadas severas. O arbusto precisa de modelagem (beliscar o topo das hastes).
- Variedades clássicas - Patricia, Yellow Giant.
Eles toleram bem geadas severas. Frutificam nos caules do ano anterior. Eles começam a amadurecer cedo. Antes do inverno, os arbustos ficam cobertos.
- Reparador - Hércules, Polca.
As framboesas podem produzir colheitas tanto em caules jovens como nos do ano anterior. É verdade que jardineiros experientes em suas dachas cortam todos os brotos para o inverno. A colheita de verão com essa tecnologia agrícola, embora tardia, é farta.
Tipos despretensiosos de framboesas
A variedade Novost Kuzmina é considerada a baga mais despretensiosa. Esta cultura é cultivada na região de Moscou há várias décadas. A planta pode crescer em qualquer tipo de solo. A cultura tolera bem os invernos gelados de Moscou e a seca do verão. Esta variedade resistente é adequada para jardineiros inexperientes. Com o mínimo de cuidado, é possível colher até 2 quilos de frutos avermelhados doces, não muito grandes (até 5 gramas) de uma planta.
Como cultivar e cuidar adequadamente de framboesas na região de Moscou
As framboesas cultivadas na região de Moscou dão bons frutos se o plantio e os cuidados com a cultura forem feitos de acordo com a tecnologia agrícola.A planta prefere solos franco-arenosos e franco-arenosos com acidez neutra ou baixa. Para o plantio é aconselhável escolher um local aberto e ensolarado, bem protegido de correntes de ar. Não é recomendado plantar framboesas em terras onde anteriormente cresciam tomates, batatas e morangos.
A cultura é propagada por descendentes que aparecem nas raízes, bem como por raízes ou estacas verdes, por divisão do arbusto. As framboesas são plantadas na primavera, outono e verão. Um mês antes do plantio é feito o preparo do solo.
O solo é fertilizado com húmus podre (0,5 baldes por arbusto), aditivos minerais (superfosfato e sulfato de potássio - 30 gramas cada). As framboesas podem ser plantadas em covas separadas ou em tiras - em uma trincheira. Para reduzir a acidez, pode-se adicionar um pouco de cinza de madeira. Após o plantio, é aconselhável regar abundantemente as mudas e depois aplicar cobertura morta.
Nos verões secos, é aconselhável regar as framboesas 2 vezes por semana. Durante o período de formação dos ovários e amadurecimento dos frutos, os arbustos são fertilizados com substâncias de fósforo e potássio. No outono, após a colheita, ou no início da primavera, antes da abertura dos botões, os caules da framboesa ficam ligeiramente encurtados. Certifique-se de remover o excesso de brotos para que o arbusto não pareça muito denso. Para o inverno, os brotos das variedades remanescentes são completamente cortados. Os tipos clássicos de framboesas são dobrados ao solo e isolados antes do inverno.