Descrição da variedade e características da framboesa Tarusa, cultivo e cuidado

Tarusa é uma framboesa cuja descrição se assemelha mais à de uma árvore. Na verdade, esta cultura é um arbusto perene. No entanto, o caule desta planta em forma de árvore atinge uma altura de quase 2 metros. Na parte inferior do arbusto não há ramos laterais, eles aparecem apenas a uma distância de 50 centímetros do solo. Essa característica é a razão pela qual os arbustos de Tarusa são frequentemente confundidos com uma árvore.


História do desenvolvimento da cultura

A framboesa Tarusa tornou-se a primeira variedade varietal que cresceu não nos arbustos habituais, mas sim numa framboesa. Embora seja o mesmo arbusto, apenas com um caule longo, lenhoso e ereto. Essas plantas são chamadas de plantas padrão. O nome vem da palavra “bole”, que significa parte do caule, desde o colo da raiz até o início da copa.

Tarusa é uma cultura padrão, mas não remanescente, criada pelo criador soviético VV Kichin. A variedade foi obtida pelo cruzamento da framboesa doméstica Stolichnaya com a escocesa Shtambovy-1, de frutos grandes.

Do pai escocês, a nova variedade herdou o grande tamanho dos frutos silvestres e a capacidade de produzir uma colheita abundante. Da variedade nacional, a framboesa padrão Tarusa recebeu resistência a invernos gelados e diversas doenças. Desde 1993, a cultura está disponível para venda gratuita e aos poucos começou a conquistar o amor dos veranistas. A baga recebeu o nome da cidade de Tarusa, que fica na região de Kaluga.

tarusa de framboesa

Vantagens e principais desvantagens

As framboesas Tarusa têm seus pontos fortes e fracos. Quando devidamente cultivada, a cultura produz uma boa colheita. Se houver erros na tecnologia agrícola, os frutos também amadurecem, mas tornam-se pequenos e azedos.

Prós:

  • os frutos são grandes e doces;
  • alta produtividade;
  • não há espinhos no caule;
  • excelente robustez de inverno;
  • resistência a doenças e insetos.

Desvantagens:

  • devido a mutações genéticas, os frutos às vezes ficam pequenos;
  • na estação das chuvas os frutos ficam azedos e aguados;
  • a colheita é alta e precisa de apoio;
  • a árvore precisa ser isolada para o inverno;
  • após a colheita, os bagos são armazenados no máximo uma semana e não podem ser transportados;
  • a cultura é afetada por insetos e precisa ser tratada com inseticidas.

comparação com partidas

Descrição da variedade padrão de framboesa Tarusa

A cultura é padrão. Tarusa tem um ciclo de frutificação de dois anos. Os caules com dois anos de idade que produziram toda a colheita são cortados no final da safra. Novos brotos são formados para substituir os galhos cortados.

Aparência do arbusto

Tarusa possui caule espesso, longo e rígido. A planta, embora não necessite de apoio, mas se houver treliças, produz uma colheita maior de frutos doces. A parte inferior do caule está livre de galhos. Começando pelo meio do tronco, solte os galhos laterais. Uma dúzia de ramos pode crescer em uma haste. Eles podem atingir 0,5 metros de comprimento. Esse recurso dá ao arbusto a aparência de uma pequena árvore. Os arbustos são baixos, o comprimento do caule é de cerca de 1,5 metros. A cultura não é remanescente.

A planta cresce para cima. O arbusto não se espalha pela horta. Os caules anuais são retos, duros e resistentes. Os brotos não apresentam espinhos, são recobertos por uma leve camada de feltro, além de uma leve camada cerosa. Os ramos frutíferos têm cerca de três ramos. Eles são duráveis ​​e não muito longos. Cada ramo produz cerca de 20 bagas.

aparência

Na área de 50 a 120 centímetros do solo, formam-se muitas laterais. Esses galhos cobertos de frutas parecem um cinturão de frutas vermelhas. O arbusto tem folhas grandes e onduladas, verde-escuras.

Características de floração e polinização

As framboesas florescem a partir de meados de junho. Os frutos amadurecem em julho, embora não na mesma época. Tarusa tem flores bissexuais. A cultura é autofértil e não requer polinizadores.No caso da polinização cruzada por abelhas, o número de frutos só aumenta.

Características de rendimento e frutos silvestres

Tarusa possui frutos grandes, pesando até 12 gramas, com pequenas drupas. Eles têm formato triangular regular, cor vermelha brilhante e superfície brilhante. Os bagos são densos e facilmente removíveis do fruto. Os frutos são de sabor doce, macios, suculentos, com polpa que derrete na boca. As sementes são pequenas, quase imperceptíveis. É possível colher 4,55 quilos de colheita doce do mato. Com a aplicação oportuna de matéria orgânica, o rendimento quase dobra.

rendimento de baga

Características técnicas da “framboesa”

Tarusa é uma variedade especialmente criada de acordo com critérios específicos. As framboesas toleram bem os invernos continentais, na primavera ganham vida rapidamente e começam a crescer.

Resistência à geada e resistência à seca

Tarusa tem robustez moderada no inverno. O arbusto não congela em regiões onde as temperaturas do inverno caem para 30 graus. Se as geadas de inverno ultrapassarem essa marca, os arbustos são dobrados mais perto do solo e isolados. É melhor dobrar os caules no final de setembro, quando não estão secos e quebradiços. Tarusa não gosta de tempo chuvoso e tolera bem a seca. Nos verões secos, seus frutos ficam mais doces.

Resistência a doenças e insetos

A cultura é resistente a muitas doenças. Porém, mesmo na presença de doenças, as framboesas não perdem as suas qualidades e não param de dar frutos. A principal praga da Tarusa são os pulgões. Para combater esses insetos, são utilizados inseticidas (Aktellik, Karbofos). Os arbustos são tratados com preparações antes do início da floração.

baga de fruta

Como plantar uma variedade em um terreno

Tarusa é uma planta despretensiosa. As framboesas são fáceis de cultivar no seu jardim. É aconselhável comprar mudas em viveiros especializados. Antes de plantar, você precisa escolher um local onde o arbusto fique bem.Tarusa adora áreas bem iluminadas. Você pode plantar framboesas ao longo dos canteiros, perto de sebes baixas.

Recomenda-se plantar arbustos de framboesa longe de morangos, batatas e tomates. Estas culturas sofrem das mesmas doenças que as framboesas, podendo aumentar a probabilidade de infecção das plantas vizinhas. Tarusa prefere solo argiloso, franco-arenoso e solo preto. A terra deve ser neutra e ligeiramente ácida. A cultura não tolera solo encharcado.

fruta grande

Melhor horário de desembarque

A Tarusa é plantada na primavera, outono ou verão. Após o plantio na primavera, os arbustos começam a dar frutos apenas no ano seguinte. As plantas são plantadas no início da primavera, antes mesmo do despertar dos botões. Este método garante total adaptação da cultura às características climáticas da região. No outono, as framboesas são plantadas em setembro, 2 meses antes do início das geadas.

A planta precisa de tempo para criar raízes em um novo lugar e ficar um pouco mais forte. Os arbustos plantados no outono dão frutos no verão seguinte.

Preparando covas de plantio e mudas

Um mês antes do plantio, o solo da horta é preparado. A terra é desenterrada, fertilizada com húmus podre (0,5 baldes por arbusto), minerais (superfosfato, sulfato de potássio - 30 gramas cada). Se o solo for ácido, adicione 500 gramas de cinza de madeira, cal ou farinha de dolomita. Se a terra for fertilizada com matéria orgânica, não são aplicados fertilizantes nitrogenados.

Os arbustos de framboesa são plantados em covas ou trincheiras cavadas há muito tempo. O buraco cavado deve ter 50 centímetros de profundidade. A distância até a planta vizinha é de 0,5 a 1 metro. Antes do plantio, os caules do arbusto são cortados em 40 centímetros. As raízes da planta são colocadas por 10 horas em solução de Kornevin ou Heteroauxin.

preparação para pouso

A planta é baixada para o buraco e as raízes são cobertas com solo fertilizado até o colo da raiz. Então o arbusto é regado abundantemente.Após a rega, o solo pode ser coberto com casca seca.

Tecnologia e esquemas para plantio de arbustos

As framboesas são plantadas usando métodos de arbusto ou tira. Com o método bush, buracos separados são cavados a uma distância de 1 metro um do outro. Com o método da fita, eles cavam uma vala de 50 centímetros de largura e profundidade. O esquema de plantio é o seguinte: as mudas jovens são imersas a uma distância de 40 centímetros uma da outra e depois borrifadas com solo fertilizado.

Cuidados de cultivo

Após o plantio, a árvore precisa de cuidados. As framboesas Tarusa requerem cuidados regulares e aplicação oportuna de fertilizantes.

mudas jovens

Formação e liga do arbusto

É importante garantir que a planta produza mais rebentos laterais. É aconselhável apertar o topo dos arbustos. Esta técnica levará à formação de ramos laterais adicionais. Com muito cuidado você pode obter 10 brotos. Graças a esta tecnologia agrícola, no final da primeira época o arbusto padrão parecerá uma árvore jovem. A produtividade aumentará significativamente apenas no segundo ano.

A framboesa é uma árvore cujo cultivo e cuidado trazem sempre o resultado desejado.

Rega

Se o tempo estiver muito seco na primavera e no verão, regue as framboesas duas vezes por semana. O solo deve estar bem saturado de umidade. É aconselhável colocar pelo menos 10 litros de água debaixo de um arbusto. A umidade não evaporará muito se o solo for primeiro coberto com grama seca ou casca de árvore.

regando uma muda

Aplicação de fertilizante

Aditivos orgânicos e minerais são adicionados ao solo antes do plantio das framboesas. Então, toda primavera, os arbustos são fertilizados com solução de verbasco, fertilizantes com fósforo e potássio. Para reduzir a acidez, adicione 500 gramas de cinza de madeira ao solo. Os suplementos minerais e orgânicos não são aplicados ao mesmo tempo, são alternados.Os arbustos de framboesa podem ser fertilizados com infusão de urtiga. Durante a formação dos frutos, fertilizantes complexos (Kemira-Lux, Ryazanochka) são aplicados na raiz.

Preparando-se para o inverno

Antes do inverno, os arbustos são aparados um pouco, os caules superiores e laterais são aparados em 20 centímetros. Certifique-se de se livrar dos galhos velhos e doentes e podá-los. No final do outono, enquanto os caules da planta não estão secos, eles se curvam ao solo. Antes do inverno frio, as plantas podem ser embrulhadas em agrofibra.

vista de outono

Tratamento contra doenças e pragas

As framboesas são frequentemente atacadas por insetos. Os arbustos na primavera, antes do aparecimento dos frutos, são tratados com inseticidas. Principais pragas: besouro da framboesa, mosquito da bílis, pulgão, gorgulho. Os seguintes produtos químicos protegem contra insetos: Actellik, Alatar, Iskra-M.

As framboesas podem sofrer de mancha roxa, oídio e antracnose. Para prevenir doenças, os arbustos são borrifados com calda bordalesa, Hom, oxicloreto de cobre, Abiga-Peak. A colheita não adoecerá se você cuidar bem dela, remover galhos e folhas doentes em tempo hábil, aplicar cobertura morta no solo e usar material de plantio exclusivamente saudável.

Para a desinfecção, a planta é borrifada e regada com solução de sulfato de cobre ou com o medicamento Fitosporin-M.

Amadurecimento e colheita

A cultura é considerada meio-tarde. Os frutos amadurecem em 10 de julho. O número de colheitas é de até 5 vezes. A safra completa a frutificação em agosto. Os frutos são colhidos à medida que amadurecem. Caso contrário, as framboesas desmoronarão. É aconselhável colher os frutos silvestres durante o dia, em dias de seca. Se as framboesas forem colhidas junto com o pedúnculo, elas serão armazenadas por mais tempo. As frutas são consumidas frescas ou transformadas em geléias, sucos e conservas.

colheita

Métodos de propagação de framboesa

Como a framboesa Tarusa se propaga:

  • dividindo o mato;
  • estacas de raízes;
  • brotos de raiz.

As framboesas raramente se propagam dividindo o arbusto. Com esse método, o arbusto precisa ser desenterrado e dividido em partes. As framboesas são geralmente propagadas por estacas de raízes. Cave preliminarmente na planta-mãe. Uma raiz com botões dormentes é removida do solo. É cortado em estacas. Cada divisão deve ter raízes. As estacas são pré-germinadas em uma mistura nutritiva de solo. Quando os caules aparecem, as plantas são transplantadas para um local permanente.

plantio de mudas

Para a propagação por brotos, as raízes rasteiras junto com os caules formados nelas são separadas da planta-mãe. São imediatamente plantados em local permanente. Os brotos das raízes podem ser replantados durante todo o verão.

As melhores variedades de framboesas padrão

Além de Tarusa, existem outras culturas padrão - Krepysh, Skazka, Bogatyr, Galaxy. Nessas culturas o caule atinge a altura de 2 metros. Não há espinhos nisso. Os frutos maiores são da variedade Skazka (15 gramas), os menores são da variedade Galaxy (6 gramas).

Todas as culturas são resistentes ao inverno, raramente adoecem e produzem poucos brotos de raízes. O conto de fadas começa a dar frutos no final de julho, de uma planta podem ser colhidos 6 quilos de colheita. De um arbusto da variedade Galaxy você pode coletar 10 quilos de frutas doces.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim