Como cuidar bem das framboesas remanescentes para que haja uma boa colheita

A framboesa é um fruto saboroso e saudável que, graças ao trabalho de criação, pode estar presente nas mesas durante todo o verão e outono. As variedades remanescentes distinguem-se pela frutificação abundante e duradoura, quase contínua. Vale a pena saber com antecedência como cuidar bem das framboesas remanescentes para conseguir uma boa colheita e prolongar a vida útil dos arbustos.


Qual é a diferença entre variedades remanescentes de framboesa?

As variedades remanescentes de framboesa diferem das outras pela capacidade de formar frutos em brotos de um e dois anos, florescer repetidamente e frutificar abundantemente durante o período verão-outono, algumas antes das primeiras geadas. Nas variedades de seleção remanescente, os rebentos jovens crescem anualmente na parte subterrânea do arbusto, que, juntamente com o arbusto adulto, produzem uma colheita de framboesas no topo.

No inverno, a parte superior frutífera do rebento jovem seca, formando no ano seguinte, como nas variedades normais, rebentos ramificados adicionais nos quais aparecem os frutos, mas de tamanho menor do que no ano anterior. Portanto, o valor das framboesas remanescentes reside na frutificação de frutos grandes e saborosos nos rebentos jovens.

Vantagens e desvantagens da cultura

As framboesas remanescentes são uma cultura muito popular entre os agricultores e explorações privadas devido ao grande número de vantagens em relação às variedades convencionais.

Vantagens das variedades remanescentes de framboesa:

  • o tamanho dos frutos é maior que o dos frutos normais;
  • colheita abundante com frutos silvestres saborosos e de alta qualidade;
  • frutificação repetida, 2 vezes por safra;
  • resistência a doenças e ataques de pragas;
  • alta resistência à geada, não necessita de abrigo para o inverno;
  • a capacidade de crescer como cultura anual;
  • dá frutos no ano seguinte após o plantio;
  • Produz poucos brotos de raízes, o que permite não engrossar o plantio dos arbustos.

Desvantagens das variedades remanescentes de framboesa:

  • alto custo das mudas;
  • é necessário monitorar o nível de acidez do solo, podar corretamente e fertilizar com frequência;
  • O local de pouso deve estar ensolarado;
  • o sabor da baga é variável e depende de muitos fatores, clima, cuidado, local de plantio;
  • difícil de propagar; algumas variedades dificilmente produzem novos rebentos.

framboesas crescendo

Quanto tempo cresce a framboesa remanescente?

Após o plantio dos arbustos, as mudas se adaptam rapidamente e produzem a primeira colheita abundante no ano seguinte. Em um ano, as variedades remanescentes passam por um ciclo vegetativo completo. A primeira frutificação ocorre nos brotos de dois anos, a segunda nos brotos jovens. Com muito cuidado e mudança de local a cada 4-5 anos, as framboesas de variedades remanescentes darão frutos por 10-12 anos.

Em condições desfavoráveis, localização errada, superalimentação com fertilizantes ou sua ausência, a frutificação e a vida útil das framboesas serão de 3 a 4 anos.

Plantamos framboesas no terreno

As framboesas remanescentes são uma planta mais forte e despretensiosa, mas ainda é preciso seguir as práticas agrícolas, datas de plantio, escolha do local e solo, técnicas de plantio e cuidados com elas.

Quando as culturas devem ser plantadas?

Tâmaras de plantio para variedades remanescentes de framboesa pode mudar dependendo das condições climáticas e da região. Os jardineiros plantam na primavera e no outono, a principal condição para tais plantações é o material de framboesa remanescente de alta qualidade, condições de solo e localização adequadas. O plantio em campo aberto ou em estufa tem nuances próprias em cada estação.

colheita plantada

Em campo aberto

Dicas para escolher o momento de plantar mudas de framboesa remanescentes em campo aberto e cuidar delas.

O plantio de framboesas na primavera é recomendado para as regiões Norte, Urais, Sibéria e Extremo Oriente, onde são possíveis fortes geadas no outono, em setembro:

  • Antes do início do período vegetativo, antes do aparecimento dos botões, de meados de abril aos primeiros dez dias de maio.
  • Depois que o tempo se estabilizar, a ameaça de geada tiver passado, os dias ensolarados se estenderão para 12 horas por dia e a temperatura do solo será de 12 a 15 graus.
  • O plantio é possível no final de maio - primeira quinzena de junho, mas apenas as mudas de framboesas remanescentes que estavam armazenadas em câmaras frigoríficas e seu período de cultivo ainda não havia começado, ou seja, estavam em fase de dormência.

Após o plantio na primavera de acordo com as orientações agrotécnicas, será mais fácil cuidar das framboesas remanescentes no verão, além de regar e fiscalizar a presença de pragas, nada é necessário até o outono.

mudas jovens

O plantio de outono é adequado para regiões localizadas no sul, oeste, sudeste, sudoeste. Isso é feito 15-20 dias antes da primeira geada, a melhor época é o final de setembro - primeiros dez dias de outubro.

Como o clima na região sul é mais ameno e quente, aqui é possível realizar não só o plantio de outono, mas também o plantio de primavera, a partir de meados de março. O cuidado outonal com as framboesas remanescentes após o plantio se resume à última rega nutritiva e à preparação de um abrigo para elas.

Na primavera, é preferível plantar variedades meio-tardias e tardias de framboesas remanescentes, que se adaptam antes do outono, passam pelo período vegetativo e podem até dar a primeira colheita nos rebentos jovens.No outono são plantadas variedades com maturação precoce, antes das primeiras geadas os arbustos adaptam-se, entram em estado de dormência e na primavera iniciam-se os processos vegetativos que darão impulso ao rápido crescimento e à primeira colheita dos frutos.

bagas nas mãos

Na estufa

Para o cultivo em estufa, são preferíveis as variedades precoces, que podem ser plantadas na primavera e no outono, mas da mesma forma que em campo aberto, antes do início do período vegetativo. Plantio de primavera, de março a meados de maio, plantio de outono, do final de setembro ao terceiro décimo dia de outubro. Este tipo de cultivo de framboesas remanescentes é utilizado para obter uma colheita do final da primavera ao final do outono, mas também pode utilizar um método de obtenção contínua de frutos silvestres. Para isso, o plantio é feito a partir de meados de janeiro, depois em março, no final de maio, pelo método de esteira.

Os rebentos dos quais a colheita foi colhida são cortados e deixados em dormência até crescerem e frutificarem.

As vantagens de cultivar em estufa são muitas: colheita antecipada até o final do outono, sem influência das mudanças climáticas. A desvantagem desse método é que os frutos da framboesa não apresentam um aroma forte e brilhante.

Na estufa pode-se plantar tanto o plantio de outono de framboesas remanescentes, a partir dos primeiros dias de outubro, não necessita de iluminação adicional, basta manter um regime de temperatura de 22-25 graus, quanto o plantio de primavera.

sala de estufa

Solo adequado para framboesas remanescentes

As framboesas remanescentes são exigentes na escolha do solo, pois frutificam muito e em abundância e precisam de mais nutrientes. O solo deve ser fértil, rico, úmido, solto, leve, de preferência preto com acidez de 5,5 e não superior a 6,5.Além disso, os arbustos crescerão em solos argilosos e arenosos, mas com menor rendimento, embora isso possa ser corrigido com a aplicação de fertilizantes orgânicos no local de plantio e ao longo da temporada.

Seleção do local e preparação do furo

Quanto ao local das variedades remanescentes de framboesas, deve estar ensolarado, mas se os solos estiverem secos é melhor escolher um com sombra parcial ou sombra durante o dia. O lado fica sul, sudeste, sudoeste no jardim. Escolha um local próximo à cerca ou instale treliças para amarrar arbustos. É importante considerar que as framboesas começarão a crescer gradativamente, o que significa que não devem ser plantadas próximas a locais destinados ao cultivo de hortaliças ou arbustos.

canteiro para plantar

Esquema de plantio

O esquema de plantio de framboesas remanescentes depende do número de mudas e dos objetivos perseguidos:

  1. fila unica;
  2. fileira dupla;
  3. trincheira;
  4. covinhas;
  5. nidificação;
  6. touceira (na forma de matagais naturais).

Os sistemas de plantio de linha única e linha dupla para arbustos remanescentes são mais frequentemente usados ​​​​no cultivo de framboesas em grandes volumes em uma grande área. Cave uma vala longa com 40-45 cm de profundidade, para uma única fileira a largura é de 40-50 cm, para uma fileira dupla - 80-100 cm Uma mistura de turfa, húmus, cinzas e solo superficial é colocada no fundo de a vala.

Se o solo for muito ácido, adicione cal apagada (penugem, farinha de dolomita, giz). Em um padrão de linha única, as mudas de framboesa são plantadas no centro da crista a uma distância de 35-50 cm, borrifadas com terra e regadas abundantemente. O esquema de duas fileiras envolve o plantio de mudas de framboesa em 2 fileiras de uma vala, a uma distância de 40-50 cm entre cada fileira.

O esquema de vala é semelhante ao de fileira única, mas difere na profundidade da vala e na quantidade de fertilizante orgânico aplicado, que é disposto em camadas para nutrição dos arbustos a longo prazo.

muitos arbustos

O esquema de pitting é usado em hortas privadas quando o número de mudas e o espaço são limitados. A área é escavada com adição de fertilizantes orgânicos ou sintéticos, após o que são cavados buracos de até 50 cm de profundidade e 25-35 de diâmetro. A distância entre as fileiras deve ser de 0,5 a 1 m, uma camada de fertilizante é colocada no fundo, borrifada com terra e regada, arbustos são plantados em cima, adicionando gotas de uma mistura de solo superficial e composto.

O esquema de nidificação ajuda o jardineiro a economizar na quantidade de suportes para arbustos de framboesa. Cave um buraco de até 50 cm de profundidade e até 1 m de diâmetro, no qual também é adicionada uma mistura de fertilizantes e solo fértil, e são plantados 6 a 8 arbustos de framboesa em iguais distâncias. No centro do círculo é instalado um forte suporte, ao qual serão fixados os seus rebentos à medida que as framboesas crescem.

padrões de plantio

Os plantios espessados ​​ou em touceiras são mais indicados para regiões com condições climáticas desfavoráveis, com geadas frequentes e repentinas e geadas severas no inverno. Os arbustos são plantados distantes uns dos outros, sem padrões, à medida que novos brotos crescem, a pequena ilha com os arbustos plantados fica coberta de vegetação, adquirindo o aspecto natural de matagal. Este método permite que os arbustos sobrevivam favoravelmente a geadas severas.

Padrões de plantio e nidificação mais espessos são mais frequentemente usados ​​em regiões com solo seco e clima desfavorável. Em regiões com solo úmido, a melhor opção é faixa ou cova, que exige grande distância entre os arbustos para que os arbustos e bagas dentro do plantio não apodreçam após as chuvas.

pouso de linha

Tecnologia para plantio de framboesas remanescentes na primavera e no outono

A tecnologia de outono e primavera para o plantio de variedades remanescentes não difere significativamente.Para o plantio de arbustos de framboesa na primavera, é necessário realizar duas vezes os trabalhos preparatórios do solo:

  • no outono, cave profundamente a área para plantio junto com fertilizantes orgânicos;
  • na primavera, com 1 a 1,5 meses de antecedência, as trincheiras ou buracos preparados são desinfetados com preparações especiais e são adicionados fertilizantes podres, cinzas e turfa;
  • 1 dia ou 3 horas antes do plantio, as mudas são imersas com as raízes em estimulantes de formação de raízes, o tempo depende do medicamento adquirido;
  • mudas de framboesa remanescentes são enterradas até o colo da raiz, polvilhadas com terra e cobertura morta.

A rega pode ser feita antes do plantio da muda, aguardando a absorção da água, ou após o plantio, mas não se esqueça de colocar uma camada de serragem ou grama seca por cima para que a água não evapore rapidamente.

estratificação de raiz

O plantio de framboesas remanescentes no outono, via de regra, começa com o preparo do solo, que é melhor iniciado um ano antes do plantio dos arbustos:

  • no outono, cave um terreno com esterco para o plantio de framboesas;
  • na primavera, plante plantas com adubo verde;
  • Antes da floração, o adubo verde é ceifado e junto com ele a área é desenterrada;
  • no outono, em setembro-outubro, são preparadas covas ou valas onde são plantadas mudas jovens.

Se outras plantas de jardim crescerem no local e a propagação de arbustos de framboesa for indesejável, então ao redor da área com mudas a uma distância de 50-70 cm dos arbustos, placas de ardósia, metal ou plástico são cavadas a uma profundidade de 0,5 m, o que impedirá que as raízes cresçam além de seus limites.

arbustos jovens

É possível plantar framboesas remanescentes ao lado das comuns?

Jardineiros iniciantes muitas vezes se perguntam se é possível plantar uma variedade de framboesa remanescente ao lado de uma variedade comum. Talvez a polinização cruzada não ocorra, mas aos poucos os descendentes das framboesas comuns obstruirão a variedade remanescente com seus brotos, que germinam rapidamente, ao contrário da segunda.Também haverá problemas com cuidados, poda e alimentação adequados.

A variedade habitual frutifica em ramos do segundo ano de vida, que depois são podados. O fruto remanescente dá frutos duas vezes, então no outono a parte superior dos brotos que dão frutos é cortada. Quando 2 variedades são plantadas juntas, após 2-3 anos será impossível encontrar diferenças entre os arbustos.

Como cuidar adequadamente das framboesas remanescentes

Para variedades de framboesa com propriedades remanescentes, os cuidados adequados na primavera, verão e outono são muito importantes: poda, cobertura morta, rega oportuna e fertilização equilibrada. As variedades distinguem-se pela forte imunidade a doenças e pragas, mas são necessárias medidas preventivas para prevenir doenças e ataques de pragas.

aparência de vegetação

Cuidados e poda de primavera

Primavera poda de arbustos de framboesa o mais favorável nas fases iniciais, a partir de março nas regiões sul, de abril - início de maio na zona média e regiões norte. O processo de poda é realizado durante o início do crescimento dos brotos e inchaço dos botões. A formação dos arbustos depende do vigor do crescimento e da variedade das plantas, o número ideal é de 6 a 12 brotos fortes e saudáveis. Remova brotos danificados, doentes, fracos, congelados, opacos e espessos.

Após 1-1,5 semanas, cortam-se as pontas dos jovens, isto é necessário para que os rebentos velhos se desenvolvam mais activamente e formem cachos frutíferos com framboesas. Se galhos saudáveis ​​​​forem cortados acidentalmente, eles podem ser divididos em estacas, embebidas em estimulador de crescimento e, quando as raízes crescerem, plantadas com o restante das framboesas.

É melhor não jogar fora as pontas cortadas, mas secá-las ao sol ou na secadora e usá-las no inverno para fazer chá, que ajuda a combater resfriados e estimula o sistema imunológico.

Um dos métodos progressivos é a poda dupla.Este método forma arbustos ao longo de 2 temporadas de primavera. Na primeira, os brotos anuais são cortados na altura de 1 m, o que estimula o crescimento dos ramos laterais e a formação de mais raízes e brotos radiculares. Com ele, os rebentos em crescimento ativo são cortados na base, deixando 2-3 dos mais fortes.

Na primavera do segundo ano, os ramos laterais dos brotos velhos são cortados em 10 cm, o que ativa os processos de formação de mais ovários. O método tem uma vantagem significativa, mesmo que 1-2 brotos morram após o inverno, isso terá pouco efeito na perda de rendimento devido aos brotos laterais.

poda de arbusto

Afrouxando o solo

Na primavera, após a retirada da cobertura ao redor dos arbustos de framboesa, o solo é escavado superficialmente e podem ser adicionados fertilizantes orgânicos, o que aumentará a permeabilidade do solo ao ar. O próximo afrouxamento é feito à medida que o solo se compacta, no tempo seco ou após as chuvas, bem como na remoção de ervas daninhas.

Abrigo e cobertura morta para o inverno

Em regiões de clima frio, onde o solo congela fortemente no inverno, todas as variedades são cobertas. Para fazer isso, use o método de cobertura morta de outono ao redor dos arbustos e entre as fileiras, colocando uma camada de palha, serragem e grama cortada. Para variedades de framboesas remanescentes cultivadas semestralmente, é melhor usar cobertura morta ou spunbond, cobrindo bem a área ao redor dos arbustos e entre as fileiras para que os brotos das raízes não congelem.

No outono, os galhos ficam dobrados ao solo, isso deve ser feito no início da estação, quando os galhos estão mais elásticos e verdes.

Este método é usado para variedades remanescentes, nas quais as framboesas são cultivadas em brotos anuais. Eles são amarrados em pequenos feixes e inclinados ao solo não mais que 0,5 m. Uma estaca é cravada entre vários desses feixes, aos quais são amarrados feixes de galhos de framboesa um por um.Claro, ainda pode haver frutos nos galhos, mas aqui cada jardineiro decide por si o que é mais importante para ele: fazer a colheita para o próximo ano ou esperar que congele.

folhas secas

As variedades padrão são cobertas com estopa ou spunbond, criando uma camada de palha ou serragem dentro do abrigo.

Taxa e frequência de rega

Durante o período primavera-outono, as framboesas remanescentes são irrigadas de 4 a 6 vezes. A primeira rega após o degelo da primavera é feita se o inverno tiver pouca neve e o solo estiver pouco umedecido. Se houve muita neve e o degelo ocorreu com o alagamento da área, devem ser feitos sulcos rasos (até 10 cm) entre as fileiras para drenar o excesso de água do degelo. É realizada a seguinte rega:

  1. após 1-2 semanas no início de maio;
  2. durante a floração;
  3. durante a formação dos frutos;
  4. com floração repetida e formação de polidrupas;
  5. umidade do outono antes do abrigo.

aplicação de irrigação

Métodos para regar framboesas:

  1. o gotejamento é utilizado para grandes áreas de plantio;
  2. arychny (vala), quando a água é lançada nos corredores dos arbustos de framboesa, umedecendo o solo ao redor;
  3. A aspersão é o método mais favorável, que permitirá irrigar não só o solo no calor do verão, mas também umedecer os brotos e as folhas.

Fertilizante

Você precisa alimentar as framboesas remanescentes 2 a 4 vezes por temporada, pois sua frutificação abundante retira muitas substâncias úteis do solo. Na primavera, junto com o afrouxamento do solo, é adicionado esterco podre por 1 metro quadrado. m balde de 10 litros. No início do cultivo, as framboesas precisam muito de nitrogênio, potássio, cálcio e fósforo, que podem ser adquiridos no varejo e diluídos de acordo com as instruções.

Para 1 arbusto use 50-60 g de superfosfato e 2-3 colheres de sopa. eu. sal de potássio. Além disso, no início da primavera, você pode adicionar turfa e cinzas sob o arbusto.O cuidado de verão com framboesas de variedades remanescentes envolve apenas regar com fertilizantes sob os arbustos, geralmente realizado de junho a julho, quando os brotos florescem.

Em agosto e setembro, eles são alimentados com fertilizantes de fósforo e potássio ou cobertos com adubo verde.

fertilizante em um balde

Suplementos minerais

Uréia, azophoska, nitrato de amônio, nitroammophoska são aplicados uma vez na primavera, mas como estes os fertilizantes contêm quantidades suficientes de fósforo e potássio, então nas mamadas subsequentes o volume desses elementos deverá ser menor que o normal. Para cada 1 m². m de área de plantio com arbustos de framboesa não mais que 20 g de um dos fertilizantes.

Durante todas as mamadas, você deve seguir a regra: “menos é melhor que mais”.

Remédios populares

A maioria dos jardineiros usa remédios populares:

  1. estrume - vaca, cavalo;
  2. excrementos - excrementos de pássaros;
  3. estrume verde;
  4. infusões de ervas daninhas;
  5. produtos orgânicos apodrecidos.

O estrume contém muito nitrogênio, por isso é melhor aplicá-lo na primavera. A cama e a infusão de ervas daninhas são diluídas em água morna e regadas sobre as framboesas no meio da temporada, quando os frutos estão se formando. É melhor adicionar adubo verde e matéria orgânica podre na preparação para o inverno.

pilha de esterco

Amarrando e racionando galhos de framboesa

As framboesas necessitam de estaqueamento e padronização dos ramos para ventilar os arbustos e evitar o apodrecimento dos bagos ou o seu amadurecimento prolongado, bem como para reduzir a probabilidade de infecção por podridões e vírus.

Para a liga são instalados diferentes tipos de treliças, a cada 2-3 m vários brotos são amarrados a elas com uma corda elástica. Os galhos com excesso de espessamento são cortados, pois consumirão mais nutrientes e podem causar doenças.

Como tratar adequadamente doenças e pragas

O tratamento preventivo mais básico e eficaz contra pragas e doenças é realizado na primavera, em abril - início de maio, antes da floração. Também no outono, após a colheita dos frutos silvestres. Outras vezes, o tratamento com produtos químicos é perigoso para a vida humana, uma vez que os frutos em desenvolvimento e os frutos maduros podem absorver substâncias nocivas.

Na primavera são utilizados os medicamentos “Fitoverm”, “Aktellik”, “Agravertin”, “Nitrophen”, sulfato de cobre, calda bordalesa, “Topázio”. Eles também plantam calêndula, malmequeres, capuchinhas, lavanda, tanásia, piretro, pelargônio, crisântemos, bem como alho, aipo, cebola e erva-doce para prevenir pragas.

fitoverm contra insetos

Luta contra o crescimento

Se o jardineiro não precisar de brotos adicionais para o cultivo de framboesas remanescentes, eles devem ser retirados, pois a planta gasta muita energia e nutrientes no seu crescimento, o que pode reduzir o volume da colheita. O crescimento formado a uma distância superior a 25 cm pode ser facilmente removido com uma pá afiada, que fica enterrada de 15 a 20 cm, já que a raiz da framboesa não vai fundo, até 40 cm.

Os principais erros dos jardineiros novatos

Vale a pena se familiarizar com os principais erros que os iniciantes cometem no cultivo de framboesas remanescentes.

Framboesas não crescem

O fraco crescimento ou a sua parada completa nos arbustos de framboesa ocorre frequentemente devido ao não cumprimento das práticas agrícolas:

  1. uma muda doente é selecionada;
  2. a planta está superalimentada com fertilizantes;
  3. local de plantio selecionado incorretamente, solo esgotado, pouca luz solar, correntes de ar.

aparência florida

Não floresce

Um dos motivos comuns para a falta de floração e ovário é considerado uma variedade selecionada incorretamente para a zona climática. O solo onde os arbustos estão plantados é muito denso ou apresenta alta acidez e alcalinidade.As condições meteorológicas, a falta de longas horas de luz do dia, as chuvas constantes ou a seca também têm impacto. Pragas no local que danificam o sistema radicular: nematóides, formigas.

Não dá frutos: por quê?

A falta de rendimento nos arbustos de framboesa pode ocorrer devido à superalimentação com fertilizantes orgânicos, doenças, pragas ou poda inadequada de primavera.

Os arbustos costumam ficar doentes

As framboesas remanescentes, tal como as normais, são frequentemente susceptíveis a doenças, especialmente podridão cinzenta e antracnose, devido à violação das regras da tecnologia agrícola, nomeadamente regas muito frequentes, plantações densas e falta de podas sanitárias.

podridão de frutas

Conselhos de jardineiros experientes: como acelerar o amadurecimento de framboesas remanescentes

Para um crescimento vigoroso e o aparecimento de flores mais cedo, vários métodos são usados ​​para acelerar o processo:

  1. No outono, os brotos velhos são cortados sem deixar tocos, os brotos novos são amarrados e dobrados ao solo. Cubra o topo com uma espessa camada de cobertura morta.
  2. Eles instalam arcos nos quais o filme é esticado no início da primavera para criar um efeito estufa e despertar as filmagens antes do previsto. Com a chegada do calor constante, eles se abrem gradativamente, adaptando-se à temperatura do terreno aberto.
  3. Com o medicamento “Baikal”, você pode, seguindo a dosagem, aquecer o solo antes do previsto na primavera para que o sistema radicular desperte mais rápido.

As framboesas remanescentes não diferem em suas propriedades benéficas das comuns, mas seu rendimento é maior, embora o cultivo exija tempo e atenção do jardineiro.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim