As framboesas remanescentes são caracterizadas por frutificação prolongada durante a estação de crescimento. Não é de admirar que muitos jardineiros estejam se perguntando como propagar adequadamente as framboesas remanescentes. Ao cultivar qualquer cultura agrícola, todo residente de verão deseja obter o máximo de colheita possível. É por isso que esses híbridos rapidamente se tornaram populares entre os jardineiros.
- Quando o material de plantio deve ser preparado?
- Métodos e tecnologia para propagação de framboesas remanescentes
- O método "urtiga"
- Estacas verdes
- Enraizamento com estacas lignificadas
- Dividindo o mato
- Propagação por estacas de raízes do arbusto-mãe
- Estacas de caule
- Propagação por camadas horizontais
- Brotando de sementes
- Dicas para jardineiros iniciantes
Quando o material de plantio deve ser preparado?
Antes de propagar as framboesas, você deve decidir o momento da colheita do material de plantio. Você deve escolher o período de colheita das framboesas de acordo com a época de plantio. Para propagação por estacas, as mudas são colhidas na primavera. Na maioria das vezes, as framboesas são cultivadas na primavera, por isso é recomendável escolher o material de plantio nesta época.
No plantio no outono, o preparo das mudas começa no verão. Quando propagadas no verão, as mudas também são preparadas na primavera.
Métodos e tecnologia para propagação de framboesas remanescentes
Existem várias maneiras de cultivar framboesas remanescentes. Se você seguir todas as regras da tecnologia agrícola no momento do plantio, poderá cultivar rapidamente arbustos de framboesa que darão frutos em abundância.
O método "urtiga"
As framboesas remanescentes são propagadas pelo método da “urtiga”. Este método é usado na primavera. Quando as framboesas começam a brotar, elas se parecem mais com urtigas. No momento do plantio, os brotos devem ter no mínimo 10 cm de altura e duas folhas inteiras.
Plantar framboesas usando o método “urtiga”:
- Remova o solo da base do broto.
- Corte o broto junto com a parte subterrânea branca do caule (pode ter 3-5 cm de comprimento).
- Os arbustos cortados são tratados com medicamentos que ativam o crescimento.
- Para o plantio prepare um substrato solto (misture turfa e areia).
- Plante uma muda, toda a parte subterrânea branca e parte do broto verde devem permanecer no subsolo.
- Regue generosamente os arbustos com água morna.
- Cubra os arbustos com garrafas para criar um efeito estufa.
Depois de algumas semanas, as mudas devem criar raízes. Assim que ficam mais fortes, as framboesas são transplantadas para um local permanente no exterior. O plantio ocorre no final de junho.
Estacas verdes
A propagação de framboesas remanescentes a partir de mudas é bastante simples. Para este método, retire brotos saudáveis, sem sinais de doenças ou vestígios de insetos. O melhor é escolher um dia nublado para preparar as mudas para o plantio.
Propagação de variedades remanescentes de framboesa por mudas verdes no verão:
- Corte os rebentos verdes com uma tesoura de poda afiada (recomenda-se cortar mais próximo da base do rizoma).
- Coloque em água, adicionando um estimulador de crescimento.
- Depois de algum tempo, as raízes devem aparecer nas estacas.
- Quando as raízes são grandes o suficiente, as mudas são transplantadas para solo fértil e úmido.
Com os devidos cuidados, as mudas começarão a ganhar massa foliar muito rapidamente e a dar frutos. Após o plantio em campo aberto, são regados abundantemente. Também não será supérfluo aplicar fertilizantes minerais complexos.
Enraizamento com estacas lignificadas
O plantio com estacas lignificadas é feito no outono, setembro-outubro. Os brotos anuais já lignificados são utilizados como material de plantio.
Estacas de variedades remanescentes de framboesa no outono:
- Corte as estacas com cerca de 20 cm de comprimento.
- Remova todas as folhas, novos botões já apareceram nas mudas e a folhagem só vai tirar nutrientes.
- Desenterre o solo, cave buracos.
- Coloque as mudas nos buracos de forma que apenas dois botões permaneçam na superfície.
- Cubra com ramos de abeto ou agrofibra.
- No outono os brotos criarão raízes e na primavera começarão a crescer ativamente.
Além disso, a propagação por estacas lignificadas é realizada na primavera. Para isso, os caules são cortados da mesma forma que no primeiro método. Em seguida, são colocados em caixas com areia úmida e deixados na geladeira. Em março, as mudas são enraizadas em casa e, quando o tempo esquenta, são plantadas.
Dividindo o mato
A divisão de arbustos é usada com mais frequência no cultivo da maioria das culturas. Este método é adequado para propagação de plantas no outono. A época ideal para o replantio é setembro-outubro, quando as framboesas terminam de dar frutos.
Arbustos de 2 a 3 anos são adequados para propagação dividindo o arbusto. O arbusto é cortado em várias partes com uma pá afiada e desenterrado. Então cada parte é transplantada para um novo local. Após o plantio, o solo ao redor das framboesas é coberto com cobertura morta para que sobrevivam bem às geadas do inverno e não morram.
Propagação por estacas de raízes do arbusto-mãe
É mais fácil propagar framboesas remanescentes de um arbusto-mãe. As estacas de raízes são adequadas para propagação desta forma. A estaca de raiz faz parte de um rizoma com um ramo lateral. Para a propagação, são utilizadas raízes com mais de 2 mm de espessura.
As estacas de raízes são separadas do arbusto-mãe na primavera:
- As estacas são cortadas do arbusto-mãe depois de coberto com folhas.
- Em seguida, são plantados em covas com cerca de 5 cm de profundidade.
- Depois disso, os buracos são preenchidos com terra, levemente compactados e regados generosamente com água morna.
- Após o plantio, recomenda-se cobrir as mudas com filme. Usando esta medida, você pode criar um efeito estufa e os arbustos crescerão mais rápido.
Quando aparecem folhas verdes, o filme é removido. Mas é recomendável proteger as próprias mudas da luz solar intensa e do vento. Assim que as framboesas ficarem mais fortes, a proteção é removida.
Estacas de caule
Framboesas remanescentes podem ser propagadas por estacas de caule. Em termos de tecnologia, o método não difere de outros métodos de cultivo de framboesas a partir de mudas.
Propagação por camadas horizontais
Para o cultivo horizontal, são utilizados brotos anuais.Este tipo de criação é realizada na primavera. Uma vala com 10-15 cm de profundidade é cavada próximo ao arbusto.
Os brotos são dobrados ao solo e enterrados no solo. Eles precisam ser consertados para fazer root. Assim que o caule começa a brotar e a ganhar massa foliar, ele é separado do arbusto-mãe. Pode haver várias mudas. Este método de reprodução é realizado no verão.
Brotando de sementes
O cultivo por sementes não é particularmente popular entre os residentes de verão. Este método é trabalhoso, demorado e não é o mais eficaz. Este método é preferido pelos criadores para criar novas variedades.
Como obter sementes de framboesa:
- Para obter a semente, são colhidas as framboesas maiores e delas é extraído o suco.
- Em seguida, despeje o suco junto com a água em um recipiente e filtre com um pano de algodão. O procedimento é repetido várias vezes até que a água fique límpida e as sementes permaneçam no fundo do recipiente.
Seque as sementes, coloque-as em um envelope de papel e leve à geladeira.
Antes de semear as sementes de framboesa, é realizada a estratificação. Para isso, encha as sementes com água e coloque o recipiente na geladeira por 24 horas. Depois disso, eles são misturados com areia. Despeje areia com material de plantio em meias de náilon e coloque no porão. Os próprios sacos são forrados com serragem. As sementes são armazenadas na adega durante cerca de 3 meses.
O material de plantio é plantado depois que a temperatura ambiente atinge +20 graus. Plante as sementes em recipientes com solo fértil. Para criar um efeito estufa, os recipientes são cobertos com película aderente e colocados nas janelas do sul.
As mudas são transplantadas para vasos separados depois de atingirem cerca de 10 cm de altura e, quando chega o tempo quente lá fora, são plantadas em campo aberto.
Dicas para jardineiros iniciantes
Para que as variedades remanescentes de framboesa criem raízes mais rapidamente após o plantio e produzam uma rica colheita, é necessário seguir as regras de cuidado dos arbustos:
- Para tornar as mudas mais ativas, antes do plantio das framboesas, o solo é fertilizado com fertilizantes minerais e orgânicos.
- Para o inverno, os arbustos plantados são cobertos com ramos de abeto ou fibra agrícola.
- Recomenda-se plantar framboesas em áreas bem iluminadas e em solo fértil.
- Quando propagada por estacas verdes, para acelerar o surgimento de raízes, a parte inferior da estaca é tratada com ativadores de crescimento para culturas agrícolas.
- É indesejável plantar mudas em terras baixas, onde a água se acumula e estagna na primavera.
- Mudas jovens são alimentadas regularmente com fertilizantes minerais e orgânicos.
- Para preparar as mudas para o plantio, são utilizadas apenas tesouras de poda afiadas. Não deve haver vincos nas áreas cortadas.
Com os devidos cuidados, as mudas de framboesa criarão raízes rapidamente em um novo local e, no ano seguinte após o plantio, começarão a dar frutos.