Os jardineiros usam muitos tipos e formas de fertilizantes em sua prática. Na fase inicial de desenvolvimento da cultura, geralmente são utilizados agentes nitrogenados. Porém, posteriormente é necessário o uso de medicamentos à base de potássio e fósforo. Contribuem para o bom desenvolvimento das plantas cultivadas e ajudam a aumentar a produtividade. Hoje existem muitos tipos eficazes de preparações de potássio e fósforo à venda.
- Quais fertilizantes são considerados fertilizantes de fósforo e potássio?
- Variedades
- Para quais plantas eles são usados?
- Características e instruções de uso
- Superfós
- Superfosfato simples
- Superfosfato duplo
- Farinha de osso
- Termofosfato
- Fosfato desfluorado
- Escória de forno aberto (escória de fosfato)
- Precipitado
- Farinha de fosforita
- Viviane
- amofos
- Diamofos ou hidrogenofosfato de amônio
- Cloreto de Potássio
- Sulfato de potássio (sulfato de potássio)
- Sal de potássio
- Sinais de deficiência nutricional
Quais fertilizantes são considerados fertilizantes de fósforo e potássio?
Esses fertilizantes contêm fósforo e potássio. Estas substâncias são muito importantes para o pleno desenvolvimento das culturas. Neste caso, o nitrogênio geralmente é necessário na fase inicial de crescimento. O fertilizante, que é classificado como fósforo-potássio, deve ser utilizado posteriormente. Tais composições promovem a formação de frutos e aumentam os parâmetros de rendimento.
Numerosos estudos confirmam a necessidade do uso de produtos à base de fósforo e potássio. A deficiência desses componentes é claramente perceptível no cultivo em estufa. Nesse caso, o solo fica em constante tensão e praticamente não descansa. Portanto, o solo precisa ser enriquecido.
Variedades
Existem vários grupos de fertilizantes com os seguintes nomes:
- líquido ou solúvel em água;
- moderadamente solúvel;
- solúvel em limão ou citrato.
A primeira categoria inclui substâncias universais. Eles podem ser usados para diferentes tipos de solo e plantas. Esses fundos podem ser aplicados por aplicação foliar. Eles também são usados para alimentar o sistema radicular.
A segunda categoria é considerada duradoura. As composições precisam ser aplicadas com uma profundidade impressionante. Eles são usados para alimentar plantas perenes e cultivar trigo de inverno.
A última categoria de fertilizantes distingue-se pela sua versatilidade. Com a ajuda deles é possível restaurar a estrutura de todos os tipos de solo. É necessário introduzir tais substâncias apenas em grandes profundidades.O efeito mais pronunciado é observado quando usado em solo ácido.
Para quais plantas eles são usados?
As preparações que contêm fósforo ajudam a fortalecer as plantas, tornando-as mais resistentes a geadas, doenças e estresse mecânico. O potássio é necessário para a plena floração e formação dos frutos.
Na maioria das vezes, esses produtos são usados para alimentar as seguintes culturas:
- O alho requer adição constante de potássio e fósforo. Com a ajuda deles, a comercialização das frutas melhora e a produtividade aumenta.
- Pepinos - potássio e fósforo são utilizados até 4 vezes durante a temporada. Nesse caso, é permitido o uso de medicamentos isolados ou substâncias combinadas.
- Tomates - eles precisam desses produtos. Se faltarem, os frutos ficam deformados e manchados. Além disso, os arbustos param de crescer.
- Uvas - os arbustos precisam ser alimentados em várias etapas. Isso é feito ao acordar no início da primavera, após o aparecimento das folhas, antes da floração, na fase de amadurecimento dos frutos.
- Morangos – para esta cultura é importante escolher o preparo certo. Deve incluir quantidades iguais de potássio e nitrogênio e um pouco menos de fósforo. Durante a estação de crescimento, esses fertilizantes são usados duas vezes. A primeira vez isso é feito antes do plantio e a segunda vez após o recebimento dos primeiros frutos.
- As macieiras consomem mais nutrientes do que as hortaliças. Portanto, os fertilizantes potássio-fósforo precisam ser aplicados na fase de plantio. Durante o período vegetativo, a composição é utilizada foliarmente.
Características e instruções de uso
Hoje existem muitos medicamentos à base de potássio e fósforo à venda. Isso ajuda você a escolher a opção mais adequada.
Superfós
Este fertilizante não contém cloro.É vendido na forma de grânulos e inclui precipitado, fosfato de amônio e sulfato de amônio. O fertilizante é versátil. Pode ser usado em todas as fases do desenvolvimento cultural.
Superfosfato simples
A droga contém 26% de fósforo. Além disso, contém 17% de cálcio, 6% de nitrogênio, 10% de enxofre e 0,5% de magnésio. O produto costuma ser usado no outono para escavar o solo. É proibido combiná-lo com cal, diferentes tipos de nitrato e uréia.
Superfosfato duplo
Esta preparação inclui 40-50% de fósforo. É necessário aplicar a substância no outono, ao cavar o solo. Também pode ser usado antes da floração. É importante levar em conta que o superfosfato duplo pode dissolver apenas 40%. Portanto, uma alimentação no verão não dará resultados visíveis. Além disso, as culturas absorvem gradualmente a substância activa.
Não adianta alimentar plantas anuais com essa composição, pois ela não afeta os parâmetros de rendimento. Neste caso, a substância é perfeita para plantas perenes. Ajuda a aumentar a sua resistência ao gelo. Para aumentar a eficácia do medicamento, ele deve ser combinado com agentes orgânicos.
Farinha de osso
Esta composição refere-se a fertilizantes orgânicos. Ossos de animais são triturados para obter a substância. Como a droga é totalmente natural, os jardineiros costumam usar farinha de ossos durante a estação de cultivo. A substância é rapidamente absorvida pelas plantas.
Termofosfato
Esta droga consiste em 14-30% de fósforo. A quantidade específica depende do tipo de termofosfato. Assim, o tomasslag inclui pelo menos 14% deste componente. O fertilizante é obtido no processamento do minério.A composição pertence à categoria dos agentes alcalinos, portanto é utilizada em solos ácidos.
Fosfato desfluorado
Este produto é um análogo do superfosfato. Consiste em 28-30% de fósforo. A droga pode ser usada para fertilizar solo negro. Dissolve-se facilmente. A produção do fertilizante é feita por meio da sinterização dos componentes - areia e concentrado de apatita.
Escória de forno aberto (escória de fosfato)
Este termo refere-se a um produto altamente alcalino que inclui até 15% de fósforo. A composição pode ser usada para tipos de solo ácidos.
Precipitado
Este produto contém muito fósforo - até 25-30%. O medicamento é produzido na forma de pó branco ou cinza. Pode ser usado em todos os tipos de solo durante o período vegetativo, podendo também ser aplicado antes do inverno.
Farinha de fosforita
Esta preparação inclui 19-30% de fósforo. É excelente para tipos de solo ácidos e é totalmente seguro para o meio ambiente. Além disso, o fósforo numa tal preparação está numa forma que é difícil de obter. Demora vários meses para liberá-lo.
Viviane
Este produto contém 25-28% de ácido fosfórico. É vendido na forma de pó azul ou cinza-azulado. Às vezes contém impurezas de turfa. Neste caso, o volume de fósforo é reduzido para 12-20%.
amofos
A droga pertence à categoria de compostos pouco solúveis. Contém até 12% de nitrogênio. Este componente é encontrado no fertilizante na forma de amônia. Recomenda-se aplicar a composição antes do inverno. Também pode ser usado para enraizar uma cultura.
Diamofos ou hidrogenofosfato de amônio
Este fertilizante exclusivo ajuda a melhorar o desenvolvimento das plantas e a reduzir os parâmetros de acidez do solo. A composição é caracterizada por um alto teor de fósforo.Isto ajuda a reduzir a quantidade de substância aplicada para obter o efeito desejado. A composição pode ser combinada com produtos orgânicos.
Cloreto de Potássio
Esta substância contém 50-60% de potássio. É mais frequentemente usado no outono, ao cavar o solo. Ao mesmo tempo, a composição contém cloro, que pode ser perigoso para algumas plantas.
Sulfato de potássio (sulfato de potássio)
Este medicamento contém 45-53% de potássio. Ele também contém 18% de enxofre. A substância mistura-se bem com a água e é facilmente absorvida pelas plantas. Recomenda-se aplicar o medicamento no outono, durante a escavação do solo.
Sal de potássio
Esta é uma composição simples e forte. Contém silvinita em combinação com cloreto de potássio. A composição deve ser aplicada no outono após a colheita.
Sinais de deficiência nutricional
Os seguintes sinais indicam falta de nutrição:
- mudança na forma e cor das folhas;
- o aparecimento de manchas na planta;
- queda de folhas;
- desaceleração dos processos de crescimento;
- violação do desenvolvimento radicular;
- diminuição no rendimento.
O potássio e o fósforo são considerados elementos essenciais que toda planta necessita. Para suprir a carência dessas substâncias, é necessário selecionar os preparados corretos que as contenham e aplicá-los estritamente de acordo com as instruções.