Os fertilizantes NPK são nutrientes combinados feitos de nitrogênio, potássio e fósforo. A composição também pode conter macro e microelementos. Eles podem ser adicionados a diferentes tipos de solo para saturá-los com nutrientes. É importante escolher a composição eficaz correta e seguir as regras para seu uso.
O que é fertilizante NPK
A abreviatura “NPK” significa 2 conceitos ao mesmo tempo.Estes incluem fertilizantes minerais combinados, que incluem o seguinte:
- nitrogênio – N;
- fósforo – P;
- potássio - K.
A abreviatura também indica a proporção de substâncias no fertilizante. São esses componentes considerados essenciais para o desenvolvimento das plantas. Além disso, eles estão inextricavelmente ligados entre si. Portanto, é muito mais difícil introduzir tais elementos separadamente. Além disso, isso acarreta custos elevados.
De acordo com os tratados internacionais, os fabricantes marcam 3 números na embalagem, que são separados por travessões ou dois pontos. Indicam a porcentagem de cada elemento na preparação.
Assim, o conhecido fertilizante nitrophosk possui a seguinte marca - NPK 16:16:16. Isto significa que a preparação contém 16% de nitrogênio, potássio e fósforo. Neste caso, os restantes 52% recaem sobre a participação dos sais ligantes. Não prejudicam as colheitas, mas também não trazem muitos benefícios.
Tipos de fertilizantes
Existem muitos fertilizantes eficazes que incluem nitrogênio, potássio e fósforo. Cada um dos medicamentos difere na proporção dos componentes incluídos na composição. Para selecionar uma substância eficaz, é necessário levar em consideração não só o teor de potássio, fósforo e nitrogênio, mas também as tarefas de utilização da composição.
Três componentes
Os medicamentos mais eficazes, que incluem 3 componentes, incluem o seguinte:
- Azofoska - pode ser usado para todas as variedades de culturas. O medicamento pode ser usado antes do plantio e durante o período vegetativo.
- Ammophoska - adequado para quase todos os tipos de solo. Além disso, a composição é considerada mais útil quando usada em solo argiloso, arenoso ou turfoso.Porém, a composição não deve ser utilizada no outono, pois provoca rápido crescimento da vegetação.
- Nitrophoska - adequado para todos os tipos de solo. No entanto, é melhor usar a composição em solos ácidos e neutros.
- Diammofosk - pode ser usado em todos os tipos de solo. A composição é utilizada na primavera, antes do plantio. Também pode ser usado durante a estação de crescimento.
Dois componentes
Os produtos eficazes que incluem apenas 2 ingredientes ativos incluem o seguinte:
- Amofos - a composição inclui nitrogênio e fósforo. Pode ser usado na primavera e no outono. A composição mistura-se facilmente com água. Não contém nitratos ou cloro. Portanto, a substância pode ser usada com segurança para alimentar pepinos.
- Superfosfato simples e duplo - essas substâncias contêm nitrogênio e fósforo. Eles são perfeitos para fertilizar plantas cultivadas em terreno aberto e em casa de vegetação. As preparações são utilizadas para todos os tipos de solo e para todas as culturas.
- Nitrato de potássio – também é chamado de nitrato de potássio. A substância contém nitrogênio e potássio. Na maioria das vezes, o medicamento é usado em estufas para fertilizar vegetais na fase de amadurecimento dos frutos. Pode ser aplicado na forma seca ou líquida.
Requisito de NPK para diferentes culturas
Avaliar as necessidades nutricionais exatas das plantas é bastante difícil. Eles são determinados pelo tipo de solo, idade e variedade de cultura. As condições climáticas também afetam a dosagem dos fertilizantes. Neste caso, é permitido utilizar os seguintes padrões:
- Gramado – requer aplicação sistemática de nitrogênio. Na primavera e no início do verão é necessário adicionar nitroammophoska. São utilizados 20-40 gramas da substância por 1 metro quadrado. No final do verão e outono vale a pena usar produtos à base de fósforo e potássio.Por 1 metro quadrado você pode usar 25-30 gramas de sulfato de potássio e 40-60 gramas de superfosfato.
- Árvores frutíferas e arbustos são fertilizados pela primeira vez no início de maio. Nesta fase é necessário aplicar 35-45 gramas de azofoska ou diammofoska por planta. As seguintes mamadas são utilizadas com intervalo de 10 dias até meados do verão. Posteriormente, vale a pena utilizar formulações com baixo teor de nitrogênio.
- Legumes, frutas vermelhas e ervas requerem fertilização durante todo o verão. Pela primeira vez você precisa adicionar azofoska ou nitroammophoska. São utilizados 25 gramas da substância por 1 metro quadrado. Até meados do verão, o medicamento é aplicado em intervalos de 10 dias. Posteriormente, vale a pena mudar para substâncias com baixo teor de nitrogênio - diammofoska ou nitrophoska.
- As flores precisam de mais nitrogênio. Pela primeira vez, as culturas ornamentais são alimentadas em maio. Ao mesmo tempo, devem ser usados 40 gramas de nitroammophoska por 1 metro quadrado. Até o final de julho, o medicamento é aplicado em intervalos de 2 semanas. Posteriormente, vale a pena adicionar diammophoska na mesma frequência - 25-30 gramas por 1 metro quadrado.
Termos de uso
Os fertilizantes devem ser aplicados uniformemente antes do plantio, usando pulverizadores especiais. As substâncias são utilizadas na forma pura ou são preparadas soluções de trabalho.
Para alimentação foliar, é permitido usar apenas soluções de trabalho. Os fertilizantes em sua forma pura podem causar queimaduras, pois são caracterizados por concentrações aumentadas.
Resolvendo o problema da falta ou excesso de fertilizantes
Para evitar a falta de fertilizantes, você deve seguir as seguintes regras:
- Siga a dosagem recomendada pelo fabricante e o procedimento de preparação da solução.
- Monitore o nível de pH da solução nutritiva.
- Evite a exposição a fatores de estresse, como oscilações de temperatura, podas excessivas e rega com água muito fria.
Para eliminar o problema do excesso de nutrientes, é necessário regar bem o solo com água limpa. Em seguida, as plantas precisam ser regadas com água limpa por mais 2 dias. Depois disso, você pode adicionar fertilizante gradualmente, começando com metade da dosagem.
Existem alguns fertilizantes NPK eficazes. Cada um deles ajuda a resolver determinados problemas. Para que a composição ajude, você precisa escolher as proporções corretas.