O uso de fertilizantes nitrogenados ajuda a obter excelentes resultados no cultivo de plantas. Tais produtos são de grande importância para a saturação das plantas com nutrientes. O nitrogênio é considerado o principal material de construção das plantas. Graças à sua utilização, a parte aérea da cultura desenvolve-se e a sua massa verde aumenta. Portanto, os fertilizantes com adição deste elemento são mais utilizados no início do período vegetativo.
- O que são fertilizantes nitrogenados
- Por que as plantas precisam deles?
- Tipos de fertilizantes contendo nitrogênio
- Quantidade de nitrogênio em diferentes tipos
- Mineral
- Fósforo
- Uréia
- Tempo e dosagem recomendada
- Como aplicar corretamente fertilizantes nitrogenados
- Tipos de líquidos e características de sua aplicação
- Medidas de precaução
- Consequências da deficiência de nitrogênio
O que são fertilizantes nitrogenados
Os fertilizantes nitrogenados são substâncias que contêm compostos de nitrogênio. O seu principal objetivo é aumentar o nível deste elemento, o que acaba por levar a um aumento nos parâmetros de rendimento. Substâncias nitrogenadas são exigidas pelas plantas para seu pleno crescimento e desenvolvimento.
Os fertilizantes nitrogenados contêm diferentes quantidades do componente principal. Eles também podem incluir ingredientes adicionais. Os fertilizantes monocomponentes são divididos em 5 grupos. Esta classificação é baseada na presença de diferentes formas químicas do componente ativo. Para escolher o fertilizante ideal e usá-lo corretamente em casa, é necessário determinar a qual grupo ele pertence.
Por que as plantas precisam deles?
A fertilização com nitrogênio é de grande importância para as plantas. Eles ajudam a alcançar os seguintes resultados:
- estimular o crescimento dos órgãos vegetativos das culturas;
- saturar a planta com aminoácidos;
- aumentar o nível de conteúdo de água nos tecidos;
- aumentar o volume celular e reduzir a espessura da cutícula e da membrana;
- acelerar a taxa de mineralização de componentes adicionais introduzidos no solo;
- melhorar a proporção de nitrogênio e carbono na estrutura do solo;
- aumentar as capacidades compensatórias responsáveis pela reação das culturas aos fatores traumáticos;
- aumentar significativamente os parâmetros de rendimento.
Tipos de fertilizantes contendo nitrogênio
Todos os produtos de nitrogênio são divididos em 5 categorias importantes. Esta classificação é baseada na forma do composto nitrogenado. Assim, os especialistas identificam os seguintes tipos de fertilizantes:
- Nitrato - esta categoria inclui nitrato de cálcio e sódio.
- Amônio - incluem sulfato de amônio e cloreto de amônio.
- Nitrato de amônio - inclui nitrato de amônio.
- Amida - o principal fertilizante desse grupo é a uréia.
- Produtos de amônia líquida – Esta categoria inclui água com amônia e amônia anidra.
Quantidade de nitrogênio em diferentes tipos
Dependendo do tipo de alimentação, a quantidade do componente principal varia. Isto permite-lhe escolher a melhor opção tendo em conta as suas tarefas.
Mineral
Esta categoria de fertilizantes nitrogenados é dividida em simples e complexos. O primeiro grupo inclui 1 componente químico principal e vários adicionais. As preparações complexas podem incluir até 3 ingredientes principais e vários adicionais.
Os fertilizantes simples populares incluem:
- Amônia. Assim, a amônia líquida inclui 82,3% de nitrogênio, aquosa – 17-21%, cloreto de amônio – 24-25%, sulfato de amônio – 20,5%.
- Nitrato. Estes incluem nitrato de sódio e cálcio. A primeira preparação contém 16,4% de nitrogênio, a segunda – 13,5-15,5%.
As composições complexas incluem nitrato de amônio. Entre os representantes mais comuns deste grupo estão:
- nitrato de amônio – inclui 34-35% de nitrogênio;
- sulfonitrato de amônio – inclui 25,5-26,5% de nitrogênio;
- nitrato de cal-amônio – contém 20,5% da substância principal.
Fósforo
Produtos que incluem nitrogênio e fósforo são chamados de nitrogênio-fósforo. Eles podem ser de dois ou três componentes. O primeiro grupo inclui as seguintes substâncias:
- amofosfato – contém 45-46% de fósforo e 6% de nitrogênio;
- fosfato de nitrogênio - inclui 33% de nitrogênio e 3-5% de fósforo;
- amofos - contém 11-12% de nitrogênio e até 50% de ácido fosfórico;
- fosfato diamônico - contém 18% de nitrogênio e 46% de fosfatos;
- nitrofosfato - inclui 32-33% de nitrogênio e 1,3-2,6% de fósforo.
Os produtos populares de três componentes incluem:
- nitrophoska - contém 12-17% de nitrogênio, fósforo e potássio;
- superfós-NS - inclui 12% de nitrogênio, 25% de ácido fosfórico e enxofre;
- amophoska - contém 12% de nitrogênio, 15% de fósforo e potássio, 14% de enxofre;
- Diammofoska - inclui 10% de nitrogênio amoniacal, 26% de ácido fosfórico e potássio.
Uréia
Este medicamento também é chamado de uréia. Seu nível de nitrogênio é de 46%. A substância não é recomendada para uso no outono, pois é altamente ácida. Para obter o máximo efeito do uso deste produto, ele deve ser combinado com matéria orgânica. A composição não causa queimaduras nas folhas e é adequada para aplicação foliar.
Tempo e dosagem recomendada
Recomenda-se a aplicação de fertilizantes nitrogenados na primavera - com o início do clima quente. O momento específico de uso de tais medicamentos depende das características regionais. Na maioria das vezes, isso é feito em meados de abril.
Para que as preparações de nitrogênio tenham efeito máximo, você deve seguir a seguinte ordem de uso:
- Em abril, recomenda-se a aplicação de preparações de nitrogênio nos troncos das árvores. Para 1 barril é necessário utilizar até 150 gramas de substância ativa. Isso significa que você precisará de 200 gramas de uréia. Também é permitido usar 300 gramas de nitrato de amônio.
- Em maio, vale a pena alimentar arbustos e árvores com 100 gramas de nitrogênio. Essa quantidade é suficiente para 1 barril.
- Na segunda quinzena de junho, vale a pena aplicar os medicamentos da mesma forma que em meados de maio. Essa alimentação ajudará a preservar os ovários.
A partir de julho, não é recomendado o uso de preparações de nitrogênio. Caso contrário, as plantas não terão tempo de se preparar para o inverno.
Como aplicar corretamente fertilizantes nitrogenados
O uso de fertilizantes nitrogenados apresenta algumas peculiaridades. É importante levar em consideração seus nomes. Produtos orgânicos podem ser adicionados ao solo para as mudas e na escavação do solo na fase de preparo dos canteiros.
O uso de fertilizantes minerais para alimentação de plantas também exige o cumprimento de uma série de regras:
- Todas as substâncias nitrogenadas são facilmente solúveis em água. Eles podem ser misturados com líquido ambiente ou morno. No entanto, a melhor opção é a água a uma temperatura de 50-60 graus.
- Produtos minerais líquidos podem ser despejados em solo já úmido. Isso ajudará a evitar a queima de colheitas jovens.
- A uréia é considerada a preparação de nitrogênio mais concentrada. Deve ser aplicado com muito cuidado para não engordar as lavouras.
Tipos de líquidos e características de sua aplicação
Hoje existem vários tipos de preparações de nitrogênio na forma de soluções:
- A amônia líquida é um composto anidro que possui teor máximo de nitrogênio. O valor desse componente chega a 82,3%. É adicionado por meio de máquinas especiais. Isso deve ser feito na primavera e no outono. Um pré-requisito é umidade suficiente do solo.A composição deve ser aplicada a uma profundidade de 12 a 15 centímetros.
- Água com amônia é amônia aquosa. É obtido dissolvendo coque ou amônia sintética em água. O primeiro tipo de fertilizante pode conter 21% de nitrogênio, o segundo - 17%. A substância tem um odor pungente e requer estrita adesão às precauções de segurança quando aplicada.
- O nitrato de ureia-amónio é uma solução líquida de nitrato de amónio e ureia. A preparação contém 28-32% de nitrogênio. A composição é adequada para uso como fertilizante básico e alimentação foliar. É armazenado em tanques selados sob pressão.
É proibida a aplicação de preparações líquidas na superfície do solo. Isso se deve à sua rápida evaporação, que é prejudicial ao meio ambiente. Nesse caso, o processo acaba sendo ineficaz.
Medidas de precaução
Ao trabalhar com substâncias nitrogenadas, é importante seguir rigorosamente as instruções de uso. Neste caso, é estritamente proibido violar a dosagem. É importante usar roupas fechadas e justas para evitar o contato das substâncias com a pele e mucosas.
Particularmente perigosas são as substâncias líquidas – amônia e água com amônia. Portanto, somente pessoas que passaram por treinamento e exames médicos adequados podem trabalhar com eles. Eles devem usar roupas de proteção especiais.
Os fertilizantes de amônia não devem ser armazenados ou usados perto de fontes de fogo aberto - até 10 metros. Também é importante considerar que o nitrato cristalino fino endurece rapidamente. Portanto, não pode ser guardado em ambientes com alta umidade.
Consequências da deficiência de nitrogênio
A falta de nitrogênio afeta negativamente a condição das plantas. As principais consequências da deficiência deste elemento incluem o seguinte:
- inibição do crescimento das culturas;
- cor atípica das lâminas das folhas - ficam amarelas;
- O ressecamento das pontas das folhas indica grave deficiência da substância.
Os fertilizantes nitrogenados são altamente eficazes e promovem o crescimento ativo das plantas cultivadas. Para que tais substâncias tenham o efeito desejado, é importante escolher a composição correta e seguir rigorosamente as instruções de uso.