Os produtos químicos ajudam os agricultores e proprietários de pequenas parcelas a proteger as plantas contra doenças e a aumentar a fertilidade do solo. Na primavera, as culturas necessitam especialmente de um macronutriente como o nitrogênio, encontrado em muitos fertilizantes industriais. O nitrato de amônio tem outro nome - nitrato de amônio, o produto ajuda a aumentar a produtividade mesmo em condições climáticas desfavoráveis.
- É nitrato de amônio?
- Propriedades físicas
- Solubilidade
- Composto
- Métodos de recebimento
- Propriedades quimicas
- Instruções para uso como fertilizante
- Quando aplicar no solo
- Taxas de aplicação para diferentes plantas
- Fertilizando colheitas de inverno
- Aplicação contra ervas daninhas
- Medidas de segurança
- Vantagens e desvantagens
- Regras de armazenamento
É nitrato de amônio?
O nitrato de amônio é um fertilizante de nitrogênio puro em que o teor da substância principal varia de 26 a 34%. De acordo com este indicador, o nitrato de amônio perde apenas para a uréia. Os fabricantes produzem dois tipos de produtos químicos: o nitrato de amônio rotulado como “A” destina-se ao uso industrial e o rotulado como “B” destina-se ao uso na agricultura.
O nitrato de amônio tem outro nome - nitrato de amônio, e foi obtido pela primeira vez em 1659 pelo químico Johann Glauber. O nitrato de amônio é usado como componente de explosivos e como fertilizante de nitrogênio na agricultura. Sua fórmula química é NH4NÃO3.
Agricultores e jardineiros nacionais usam fertilizantes nitrogenados para aumentar a produtividade das plantas e aumentar a resistência das culturas a condições climáticas adversas. É usado como agente único e em combinação com outros produtos químicos. O fertilizante seco é usado no outono e na primavera, e as soluções líquidas são adequadas para a alimentação das raízes no início do verão.
Propriedades físicas
Os cientistas, como resultado de pesquisas sobre a substância, descreveram suas propriedades físicas, que devem ser levadas em consideração na aplicação de fertilizantes em suas parcelas. O produto químico é comercializado na forma de pó cristalino branco ou amarelado.
Solubilidade
A solubilidade do nitrato de amônio em água depende da temperatura do líquido; Então, a 0 graus esse valor é 119 g/100ml, e a 100 graus - 1024 g/100ml. O nitrato de amônio também é solúvel em metanol, etanol e piridina. Quando uma substância se decompõe, ocorre intensa absorção de calor, o que retarda bastante o processo de dissolução.
Composto
A composição de um produto químico depende diretamente de sua origem. No primeiro caso, o nitrato de amônio é obtido pela neutralização de um sal de ácido nítrico. No segundo caso, a substância é produzida por reações químicas de substâncias iniciais.
O principal componente útil do fertilizante é o nitrogênio, que contém cerca de 35%. Além disso, o nitrato de amônio contém 60% de oxigênio e 5% de hidrogênio. Apesar de as plantas necessitarem de nitrogênio para crescerem em massa verde e frutificarem plenamente, a aplicação excessiva de fertilizantes piora a resistência à geada das culturas perenes e retarda o crescimento de árvores e arbustos no outono.
O alto teor de nitrogênio no fertilizante ajuda a melhorar o processo de fotossíntese, aumentar a produtividade e prolongar a vida útil dos frutos.
Métodos de recebimento
O princípio da produção de nitrato de amônio baseia-se na neutralização do ácido nítrico com gás amônia. Depois disso, a solução resultante é evaporada para formar cristais ou pó. Para prolongar a vida útil do fertilizante, ele é revestido com compostos especiais que evitam a aglomeração.
A tecnologia de produção de nitrato de amônio consiste nas seguintes etapas:
- O processo de neutralização do ácido nítrico com amônia.
- Evapore a solução resultante.
- Processo de cristalização de sal.
- Secar e resfriar uma substância.
Como o processo é acompanhado de intensa geração de calor, realizar o procedimento fora do ambiente fabril é bastante perigoso.
Propriedades quimicas
Quando exposto a altas temperaturas, o nitrato de amônio se decompõe. Este processo desencadeia a liberação de uma grande quantidade de calor e agente oxidante. O nitrato de amônio também reage com substâncias alcalinas, durante as quais a amônia é liberada. Deve-se ter cuidado em processos químicos, pois a substância é explosiva.
Instruções para uso como fertilizante
Devido ao alto teor de nitrogênio no fertilizante, recomenda-se utilizá-lo nos seguintes casos:
- para alimentação de plantas e flores ornamentais (promove crescimento intensivo de massa verde);
- para saturar qualquer tipo de solo com nitrogênio;
- para alimentar plantas cultivadas em qualquer fase da estação de crescimento.
Como o salitre é explosivo, todo trabalho com fertilizante deve ser realizado com extremo cuidado e seguindo as recomendações do fabricante.
Quando aplicar no solo
O nitrato de amônio é aplicado na primavera e no outono. Se o solo do local for leve, é recomendável fazer isso antes de semear as plantas cultivadas. Em solo pesado e argiloso, o fertilizante deverá ser usado na primavera e no outono. A maior parte do nitrato de amônio é adicionada ao solo durante os meses de primavera e início do verão para estimular o desenvolvimento e crescimento da massa verde das culturas.
Quanto às dosagens, em solos pobres a taxa de consumo é de 35 gramas de fertilizante por metro quadrado. Se o solo for constantemente alimentado com matéria orgânica e fertilizantes minerais, serão suficientes 25 gramas para a mesma área.
Taxas de aplicação para diferentes plantas
A quantidade permitida de fertilizante depende do tipo de cultura cultivada no local.É permitido o uso de fertilizante mineral não só para plantas adultas, mas também para mudas, a fim de fortalecê-las e aumentar sua estabilidade após o plantio em campo aberto. Despeje uma colher de sopa de nitrato de amônio embaixo de cada arbusto.
As taxas de consumo para culturas adultas são as seguintes:
- Plantas vegetais. O fertilizante é usado duas vezes durante a estação de crescimento das culturas - antes do aparecimento dos botões e no momento da frutificação. Cada vez, tome de 5 a 10 gramas por metro quadrado de jardim.
- Árvores de frutas e bagas. A primeira vez que a adubação é aplicada na forma seca na primavera, quando as folhas começam a aparecer nas lavouras, mantendo-se a dosagem de 15 a 20 gramas de adubo por quadrado de horta. Na segunda e terceira vez, uma forma líquida do produto químico é usada para alimentar as plantas. 30 gramas de pó ou grânulos são diluídos em 10 litros de água limpa e esta solução é utilizada para regar as raízes.
- Culturas de raízes. Para aplicar fertilizante entre fileiras de plantio, faça sulcos rasos e polvilhe nitrato de amônio na proporção de 7 gramas de fertilizante por metro quadrado. O fertilizante é aplicado uma vez por temporada, três semanas após a germinação da planta.
- Culturas de flores. As plantas são alimentadas com fertilizante líquido. 10 grânulos de nitrato de amônio são dissolvidos em 1 litro de água e é realizada a alimentação das raízes.
Fertilizando colheitas de inverno
As plantas plantadas antes do inverno são fertilizadas com nitrato de amônio no outono. São consumidos 300 kg de fertilizante em pó ou granulado por hectare de campo.
Aplicação contra ervas daninhas
Para destruir o mato do campo, será necessário fazer uma solução concentrada. Para isso, dissolva 3 kg de nitrato de amônio em um balde de água. As ervas daninhas são pulverizadas com este líquido.A solução destrói todos os tipos de ervas daninhas, mas não agride o solo nem a saúde humana, pois a amônia evapora com o passar do tempo.
Medidas de segurança
Ao trabalhar com produtos químicos, siga as normas de segurança para não prejudicar a saúde. Certifique-se de usar roupas que cubram todas as partes do corpo, luvas e respirador para que os vapores de nitrato de amônio não penetrem no trato respiratório.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer fertilizante, o nitrato de amônio tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser estudadas antes do uso.
As vantagens do produto químico incluem:
- baixo custo comparado a outros suplementos minerais;
- não há necessidade de incorporação profunda;
- dupla ação - tanto de curto prazo quanto prolongada;
As desvantagens da droga incluem:
- risco de combustão espontânea e explosão se utilizado incorretamente;
- perda de desempenho quando armazenado em ambiente úmido.
Regras de armazenamento
Mantenha o produto químico em uma despensa seca e escura.