O nitrato, usado como fertilizante, não é apenas nitrato de amônio. Consideremos a composição, descrição e efeito do nitrato de potássio, suas propriedades, quando utilizá-lo em plantas de horta. Quais cuidados devem ser tomados, as vantagens e desvantagens do salitre, sua compatibilidade com outros medicamentos e fertilizantes, o que pode substituí-lo.
O que é, composição e princípio de ação
O nitrato de potássio tem outros nomes, por exemplo, é conhecido como nitrato de potássio, nitrato de potássio.Anteriormente, o mineral era extraído na Índia, onde havia jazidas, por isso também é chamado de salitre indiano. A fórmula química da substância é KNO3, a massa molar é 101,1 g/mol. Contém 13-13,5% de nitrogênio, 36-38,2% de potássio e 0,9-1,3% de fósforo.
O salitre é uma substância cristalina branca, incolor e inodora. Os cristais dissolvem-se bem em água, especialmente em água morna. A uma temperatura de 20 °C, 31,5 g de nitrato dissolvem-se em 100 g de água, a 40 °C - 63,9 g, a 60 °C - 109,9 g.
No solo, o salitre interage com a solução do solo e o complexo absorvente. Os cátions de potássio e os ânions de ácido nítrico interagem com ele, seu efeito é o mesmo dos fertilizantes simples de 1 componente.
Nutre as plantas, estimulando o crescimento das raízes e partes aéreas, e melhora a fotossíntese. As plantas tornam-se mais resistentes a fatores negativos, como mudanças de temperatura e secas. Plantas saudáveis produzem frutos fortes que armazenam melhor. Isto é especialmente verdadeiro para as variedades de inverno, cujos frutos precisam ser armazenados por muito tempo. Bagas e frutas são doces e aromáticas.
O nitrato de potássio é um fertilizante bem conhecido que tem sido usado ativamente por jardineiros e jardineiros há décadas. Estima-se que após sua aplicação no final da safra seja possível aumentar em um quarto o rendimento em relação a quando as plantas eram cultivadas sem fertilização. Este fertilizante é excelente para alimentar as frutas e vegetais que muitos jardineiros cultivam em suas roças - pepino, beterraba, cenoura, tomate.
Recomenda-se a escolha do nitrato de potássio como cobertura para plantas ornamentais e flores cultivadas em peitoris de janelas ou em canteiros de rua.O potássio melhora a floração e torna as plantas exuberantes, o nitrogênio promove o crescimento da massa verde.
Em que casos é indicado?
A principal aplicação de nitrato é feita em abril, pré-semeadura - em maio, fertilização - em junho-agosto. O fertilizante pode ser aplicado em todos os tipos de solo, mas em quantidade que depende do teor inicial de nitrogênio e potássio, bem como do clima e das condições de solo da região.
Na horticultura e no cultivo de vegetais, o nitrato de potássio é usado para fertilizar as raízes e folhas de todas as culturas durante toda a estação de crescimento.
A necessidade de potássio varia entre as culturas. As culturas forrageiras, a beterraba e a batata são especialmente necessitadas disso. Mas muitas plantas requerem mais potássio do que o encontrado no solo. Dos fertilizantes minerais, incluindo o nitrato de potássio, é absorvido em aproximadamente 80%. O nível de necessidade também depende de fatores que afetam as plantas durante seu desenvolvimento - desde iluminação, temperatura, umidade, leveza e frouxidão do solo, e sua saturação com outros elementos.
Quando e como usar nitrato de potássio no jardim
O fertilizante pode ser aplicado na forma de pó, mas como a substância é altamente solúvel, o salitre é utilizado na forma de solução para regar as plantas. A sua utilização é simples: diluir 20 g em 10 litros de água e regar os canteiros 1 a 2 vezes por mês. Para flores e alimentação foliar, prepare uma solução de 10 g por 10 litros. Irrigue as plantas usando um pulverizador convencional.
Medidas de segurança
O nitrato de potássio não é tóxico se usado em doses aceitáveis. Em caso de sobredosagem, o teor de nitratos nos frutos aumenta, para evitar que isso aconteça, as plantas do jardim não devem ser alimentadas mais do que 3-4 vezes por temporada.
Ao trabalhar com salitre, é necessário usar roupas grossas para cobrir todas as partes do corpo. Você deve usar luvas, óculos de proteção e respirador para evitar que o pó entre em contato com a pele ou nariz. Não utilize baldes de metal ou outros recipientes para diluir a solução. Se possível, não trabalhe no calor para que o salitre não aqueça.
Condições de armazenamento e prazo de validade
O nitrato de potássio deve ser armazenado em embalagens herméticas e não perto de produtos domésticos, fontes de calor ou fertilizantes. As embalagens contendo nitrato de potássio não devem ser expostas à luz solar. O armazém deve estar seco e ventilado.
O fertilizante não pode ser armazenado em temperaturas acima de 30 °C; nessas condições, ocorre a decomposição e os cristais em pó se transformam em uma massa sólida. O endurecimento também é observado se o pó for armazenado em um ambiente úmido e absorver umidade. Se houver um grande número de embalagens, elas podem ser empilhadas em uma camada não superior a 2 m.
Vantagens e desvantagens
Benefícios do uso de nitrato de potássio no jardim:
- adiciona nitrogênio e potássio ao solo;
- estimula o crescimento de raízes e caules;
- melhora a resistência das plantas às mudanças de temperatura e à seca;
- estimula a fotossíntese;
- melhora a aparência e a qualidade dos frutos;
- aumenta o volume das colheitas, prolonga a vida útil de vegetais e frutas, ervas e frutas vermelhas.
Contras: acidifica o solo, por isso não é aplicado em solos ácidos.Não contém microelementos e é rapidamente eliminado pelas camadas inferiores do solo.
Compatibilidade
Você pode combinar nitrato de potássio com outros fertilizantes químicos e calcários, mas não com orgânicos. Adicione matéria orgânica, estrume, palha, turfa e cinzas separadamente após algum tempo.
Ao usar nitrato de potássio e outro fertilizante juntos, é necessário monitorar quanto desse elemento será adicionado ao solo para que não haja overdose e as plantas não sejam superalimentadas.
Análogos do produto
Você pode substituir o nitrato de potássio por qualquer fertilizante de potássio, por exemplo, sulfato de potássio. Nitrogênio e potássio estão presentes no nitroammophoska. A indústria agrícola produz fertilizantes complexos com estes elementos, bem como com microelementos: “NPK Standard”, nitrato de potássio da marca “Multi” com microelementos.
O nitrato de potássio é usado para fertilizar jardins e plantas de jardim com potássio e nitrogênio. Este é um fertilizante simples de 2 componentes que pode ser aplicado ao solo no outono, na primavera e durante todo o período de cultivo. Pode ser utilizado tanto em estufas como em canteiros. O fertilizante combina 2 elementos - o potássio tem efeito positivo na floração e na formação dos frutos, o nitrogênio - na massa aérea, tornando-a exuberante e saudável. Portanto, o salitre pode ser considerado um remédio ideal caso seja necessário estimular o crescimento das plantas do jardim, sua floração e frutificação.