Instruções de uso e composição de sulfato ou sulfato de potássio, dosagem

Os fertilizantes à base de potássio fornecem às plantas o nutriente mais importante – o potássio. Sua aplicação é necessária no cultivo de qualquer cultura. Consideremos as regras de utilização do sulfato de potássio, aplicação seca e líquida, aplicação em diferentes tipos de solo, aplicação foliar. Compatibilidade do fertilizante com outros produtos agrícolas, armazenamento, análogos, diferenças em relação ao sulfeto de potássio.


O que é isso?

Sulfato de potássio refere-se a fertilizantes potássicos, sem nitrogênio e sem cloro.Por não conter nitrogênio, é, em sua maioria, adequado para alimentar as plantas no outono, no final do período vegetativo. Este é o único fertilizante que pode ser usado para alimentar as cebolas no último mês de crescimento.

O sulfato de potássio é um fertilizante acessível e difundido. Você pode comprá-lo em lojas de jardinagem, é vendido em embalagens de 0,5 a 5 kg. Parece ser um pó branco fino com estrutura cristalina. O fertilizante contém 45-52% de nitrogênio e 18% de enxofre. Existem pequenas impurezas de magnésio e cálcio, além de outros elementos que não afetam as propriedades da substância ou do fertilizante.

O sulfeto de potássio afeta a síntese de proteínas, vitaminas e enzimas. O elemento potássio melhora a resistência das plantas aos fungos, à seca, ao frio e ajuda-as a usar a umidade de forma mais racional. Afeta o amadurecimento dos frutos, aumenta o teor de compostos de amido e pectina, torna a cor dos frutos e bagas mais brilhante, mais rica e melhora o sabor. O enxofre afeta o metabolismo e o transporte de substâncias e está incluído em proteínas e aminoácidos.

sulfato de potássio

Termos de uso

O sulfato de potássio pode ser aplicado nas lavouras na forma de pó, ou seja, na forma seca, ou pode-se preparar uma solução para irrigação. É utilizado para enriquecer o solo em estufas e canteiros abertos, para estimular o crescimento e a frutificação ativa das culturas hortícolas.

Aplicação a seco

O sulfato de potássio é caracterizado pela boa solubilidade, podendo se dissolver no solo ao entrar em contato com a umidade, portanto o pó pode ser aplicado a seco, não sendo necessário diluí-lo. O pó é espalhado pelo local na primavera ou no outono durante a escavação, em buracos e ranhuras e em covas de plantio durante o plantio. No verão, o sulfato seco pode ser aplicado entre as fileiras dos canteiros durante o cultivo de vegetais. Dosagem por metro quadrado m.é de 15-35 g para diferentes hortaliças e até 150 g para uma árvore frutífera adulta.

polvilhar fertilizante

Diluição líquida para irrigação

O sulfato de potássio (outro nome para sulfato de potássio) fertiliza as plantações cultivadas em canteiros e em solo de estufa. De acordo com as instruções, o consumo de solução por hectare para alimentação de raízes é de 200-400 l, a dosagem é de 20-30 g por 10 l. A última aplicação deve ser feita o mais tardar 2 semanas antes da colheita. O método de aplicação de fertilizante líquido pode ser qualquer: a solução é colocada sob as raízes dos canteiros ou colocada em um sistema de irrigação por gotejamento.

Se você precisar alimentar rapidamente uma árvore grande com fertilizante, faça buracos verticais inclinados no solo de até 0,5 m de comprimento na zona da raiz e despeje a solução de fertilizante neles. Este método é conveniente porque a mistura vai diretamente para as raízes e a planta pode absorvê-la rapidamente.

despeje o líquido

Aplicação em diferentes solos

O fertilizante pode ser utilizado em todos os tipos de solo, neutros ou ácidos. Mas o comportamento do sulfato de potássio é influenciado pela composição do solo: em solo arenoso penetra facilmente para baixo, em solo argiloso permanece no topo. Em solos pesados, o pó deve ser aplicado na profundidade em que as raízes das plantas estão localizadas. A melhor época para aplicação em solos pesados ​​é o outono, em solos leves, ao contrário, a primavera. Além disso, o sulfato pode ser usado no jardim durante a temporada.

Especialista:
Dependendo do tipo de solo, o uso de sulfato é recomendado, principalmente, em solos sod-podzólicos e turfeiras pobres em teor de potássio. Nos chernozems costuma-se aplicá-lo em tubérculos, hortaliças, árvores frutíferas e girassóis - culturas que retiram grande parte desse elemento do solo.Em solos cinzentos e castanheiros, a utilização de fertilizantes é influenciada pela percentagem de potássio no solo, pelo tipo de cultura e pela tecnologia para o seu cultivo.

encher o solo

Pulverização de caules e folhas

Para a pulverização foliar, o sulfato de potássio é diluído em água e a solução é pulverizada nas plantas nas folhas e caules. Dosagem – 1-2 g por 1 l, consumo – até que a superfície da folha esteja completamente molhada. Essa substância é pura, quase não deixa sedimentos, a solução pode ser despejada no tanque do pulverizador, não obstrui os bicos.

Medidas de segurança

Em termos de toxicidade, o sulfeto de potássio pertence aos agentes da classe 3. É assim que se definem os medicamentos pouco tóxicos, cujo envenenamento quase nunca ocorre (exceto o medicamento que entra no corpo em pequenas doses durante o contato prolongado). Ao trabalhar com a substância, é necessário usar luvas, óculos de proteção e respirador. Eles são necessários porque a poeira que entra em contato com os olhos, a pele ou o trato respiratório pode causar irritação.

Lave com água qualquer pó ou solução que entre em contato com a pele. Se entrar em contato com seus olhos, você também deve lavá-los com água. Se entrar no estômago, é necessário enxaguar: beba 1 litro de água morna limpa e 6-7 unid. comprimidos de carvão ativado.

Equipamento de proteção

Compatibilidade com outros fertilizantes

Pode ser combinado com fertilizantes fosfatados, quando misturado ao superfosfato é melhor absorvido e traz mais benefícios do que quando usado separadamente. Também pode ser misturado com fertilizantes nitrogenados, exceto uréia, mas a mistura para alimentação deve ser preparada imediatamente antes da aplicação e não armazenada.

Não misture sulfato de potássio com giz, pois pode ser substituído por cal, principalmente em solos ácidos. Não misture com fertilizantes orgânicos, esterco ou composto.

Como armazenar

O pó não endurece durante o armazenamento a longo prazo, mas pode absorver umidade, por isso só deve ser guardado em local seco, em embalagem fechada. Você pode colocar outros medicamentos ou produtos agrícolas ao lado do fertilizante, mas não é permitido armazenar e armazenar alimentos, rações e produtos domésticos. É necessário limitar o acesso aos fertilizantes às crianças e aos animais.

embalagem grande

O prazo de validade do sulfato de potássio é de 5 anos, mas em boas condições de armazenamento mantém suas propriedades por muito mais tempo, portanto, se o pó não molhou ou mudou de cor ou aspecto, também pode ser utilizado. A solução finalizada pode ser armazenada sem perder suas propriedades por mais de um mês, portanto, se sobrar excesso, esse volume poderá ser aproveitado na próxima vez.

Análogos

O sulfato de potássio pode ser substituído no jardim por vários fertilizantes potássicos, por exemplo, cloreto de potássio e substâncias isentas de cloro - nitrato de potássio, potássio magnésio. Eles contêm potássio em diferentes porcentagens e também incluem outros elementos. Nas residências particulares, o sulfato de potássio pode ser substituído por cinzas, que se tornarão não apenas uma fonte de potássio, mas também de outros elementos. Apenas as cinzas que sobraram da queima de madeira e resíduos vegetais são adequadas para alimentação. Carvão carvão não é adequado.

São nomes diferentes para a mesma substância e fertilizante. Não há diferença se você comprar fertilizantes com esses nomes - sua finalidade, dosagem e consumo serão os mesmos.

pedra de sulfato

O sulfato de potássio é um fertilizante amplamente utilizado, tanto no campo como em jardins privados, bem como na alimentação de flores de interior. Não contém cloro, portanto está aprovado para uso em todas as culturas.O fertilizante aumenta o teor de vitaminas e carboidratos nos produtos obtidos das plantas alimentadas com ele.

Ao alimentar plantas com frutas e frutos silvestres no início do outono, elas hibernam melhor. Também pode ser utilizado para reposição na primavera e ao longo da temporada, em determinados intervalos. O sulfato de potássio não contém cloro, por isso é frequentemente escolhido para alimentar culturas que não o toleram: uvas, erva-moura, frutas cítricas. O enxofre será útil para culturas das famílias das leguminosas e das crucíferas.

Após a fertilização com sulfato de potássio, melhora a qualidade dos frutos, seu sabor e a quantidade de açúcares, amido e vitaminas que contêm. Eles se tornam mais resistentes ao apodrecimento e outras infecções que estragam as frutas armazenadas.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim