Os fertilizantes contendo magnésio são usados na agricultura para alimentar as plantas com magnésio e enxofre. Vamos considerar a composição e propriedades do fertilizante sulfato de magnésio, vantagens e desvantagens, como usá-lo para aplicação na raiz e basal, como usá-lo em plantações de jardim, árvores, arbustos, flores, coníferas. É possível combiná-lo com outros agrotóxicos, como armazená-lo, como substituí-lo.
- O que é isso?
- Composição e propriedades
- Granular
- Cristalino
- Vantagens e desvantagens
- Sinais de deficiência e excesso
- Instruções de uso
- Basal
- Foliar
- Culturas para o jardim
- Árvores frutiferas
- Arvores coníferas
- Arbustos
- Flores
- Medidas de segurança
- Compatibilidade com outras ferramentas
- Como armazená-lo corretamente
- O que pode ser substituído
O que é isso?
O sulfato de magnésio aquoso é um fertilizante complexo. É utilizado como meio de aplicação básica junto com fertilizantes com nitrogênio e fósforo no preparo do solo, para alimentação sazonal (aplicação radicular e foliar). Aumenta o teor de 2 elementos no solo - magnésio e enxofre; no solo ficam à disposição das plantas e são facilmente absorvidos.
O fertilizante é utilizado em solos neutros e levemente ácidos com falta de magnésio, bem como em solos arenosos podzólicos. As plantas, principalmente as produtivas, têm necessidade constante desse elemento.
Composição e propriedades
O sulfato de magnésio contém Mg 17% e S 13,5%. Produzido na forma de grânulos e pó cristalino.
Granular
O sulfato de magnésio é produzido em grânulos para aplicação no solo durante o cultivo e durante a safra. Possui propriedades de aglomeração médias. Elimina a falta de magnésio, aumenta a produtividade, melhora a qualidade dos vegetais e frutas, sementes, pois contêm mais proteínas. As sementes germinam e germinam mais rápido, tornando as plantas mais resistentes aos fungos e crescendo em condições desfavoráveis.
Cristalino
Disponível na forma de pó cristalino. Possui boa solubilidade e fluidez. Tem as mesmas propriedades e efeitos nas plantas, mas devido ao pequeno tamanho dos cristais pode ser utilizado no preparo de uma solução para alimentação foliar.
Vantagens e desvantagens
O sulfato de magnésio tem as seguintes vantagens:
- fornece elementos ao solo de forma facilmente acessível;
- usado para todas as culturas;
- adequado para aplicação básica e fertilização regular durante a estação de crescimento;
- usado para regular rapidamente a quantidade de magnésio no solo;
- torna a cor da fruta mais intensa.
Desvantagens do fertilizante: irrita a pele e causa doenças de pele.
Sinais de deficiência e excesso
O magnésio está envolvido na fotossíntese porque é encontrado na clorofila. Ativa processos enzimáticos, melhora o aproveitamento de fósforo e ferro pelas plantas.
Quando há deficiência no fornecimento desse elemento, as próprias plantas o transferem das folhas inferiores para as jovens. Portanto, a deficiência pode ser determinada pelo aparecimento de folhas velhas: ficam amareladas ou brancas entre as nervuras (clorose), apenas as nervuras permanecem verdes. Com o tempo, as áreas cloróticas tornam-se necróticas e as bordas ressecam.
Se a deficiência for grave, você poderá observar manchas “mármoreadas”, amarelecimento e ondulação das lâminas mesmo na folhagem jovem.
Quando há excesso de sulfato de magnésio, as raízes das plantas morrem, as folhas escurecem e, às vezes, as folhas novas enrolam-se ou ficam menores do que o normal. O teor excessivo do elemento afeta negativamente a absorção de potássio e cálcio pelas plantas, o que leva à sua deficiência.
Instruções de uso
A dosagem, o consumo e os métodos de aplicação serão diferentes para diferentes culturas. Depende das necessidades das próprias plantas e da quantidade do elemento contida no solo.
Basal
Na primavera ou no outono, o fertilizante granulado é aplicado uniformemente ao solo, distribuído nele e enterrado por escavação. Neste caso, a temperatura do solo quase não importa, podendo ser utilizado em solos congelados e descongelados. A umidade do solo não importa, mas se estiver muito seco recomenda-se regar para umedecê-lo.
Ao plantar mudas de hortaliças, é recomendável adicionar grânulos na cova junto com fertilizante nitrogenado.Para regar durante toda a temporada, é melhor usar pó cristalino para plantas. É dissolvido em água e regado, a solução atua mais rápido. A temperatura da água não deve ser inferior a 20˚С.
Foliar
Uma solução de sulfato de magnésio pode ser pulverizada nas folhas das plantas, a fertilização é especialmente necessária durante a seca e para o rápido crescimento da massa verde. Quando usada para pulverizar uréia, a substância misturada a ela em uma solução reduz a probabilidade de queimaduras.
Culturas para o jardim
Taxa de aplicação de grânulos secos de sulfato de magnésio (em g por m²) para hortaliças:
- pepinos, tomates – 10;
- raízes vegetais, repolho – 15;
- batatas – 15-20.
Para preparar a solução é necessário usar 30-35 g por 10 litros. Regue 2 vezes. Pulverize com líquido de 15 g por 10 l.
Árvores frutiferas
A dosagem para frutas é maior que para vegetais. Para cada m² m. São adicionados 30 g, distribuídos na superfície e embutidos no solo. Grânulos ou pó são introduzidos na zona do tronco da árvore até a largura da projeção da copa. Para regar, faça uma solução na dosagem de 25 G. O consumo para uma árvore jovem é de 5 litros, para uma árvore adulta - 10 litros.
Arvores coníferas
Nas coníferas, a deficiência de magnésio se manifesta pelo amarelecimento das agulhas, que adquirem coloração alaranjada e azul-avermelhada. Primeiro, a mudança de cor afeta as agulhas velhas, depois as jovens.
O fertilizante é aplicado no plantio de uma muda ou durante o período de crescimento ativo, 30-50 g por metro quadrado. M. Após a aplicação, as coníferas são regadas com água limpa. Você também pode borrifar as agulhas com uma solução de 20 g do medicamento para cada 10 litros de água.
Arbustos
O método de uso do sulfato de magnésio para arbustos de frutos silvestres é o mesmo que para árvores. Mas a dosagem é menor - 20-25 g por metro quadrado. m e 15 g por 10 litros. Consumo – 2-3 litros de líquido por arbusto.
Flores
A dosagem para preparar uma solução fertilizante para flores de interior e de jardim é de 5 g por 10 l. Consumo – 1-1,5 litros por planta.
Medidas de segurança
A toxicidade da substância é baixa, mas é irritante para a pele. Portanto, é necessário sempre usar luvas, óculos de proteção e respirador ao trabalhar com ele. Não remova o equipamento de proteção enquanto o trabalho estiver em andamento. Tente não deixar a solução ou o pó entrar em contato com a pele. Se isso acontecer, enxágue imediatamente com água.
Em caso de possível intoxicação com fertilizante, é necessário realizar uma lavagem gástrica: beber comprimidos de carvão medicinal, beber pelo menos 1 litro de água e após 15-20 minutos. induzir vômito.
Compatibilidade com outras ferramentas
O sulfato de magnésio interage bem com outros fertilizantes, por isso é frequentemente incluído em misturas fertilizantes gerais. No preparo das misturas, deve-se levar em consideração que o teor excessivo de magnésio leva à incapacidade de absorção do potássio, por isso deve ser dosado com rigor. Por outro lado, o potássio, o nitrogênio e o cálcio, quando ultrapassam a norma, afetam negativamente a absorção do magnésio, o que também deve ser levado em consideração no cálculo da dosagem.
Como armazená-lo corretamente
Se armazenado de maneira adequada, o prazo de validade do fertilizante, segundo o fabricante, é ilimitado. Ou seja, você pode usar até acabar. Armazene o pó ou grânulos em recipientes impermeáveis fornecidos pelo fabricante. Evite a presença de umidade no ambiente onde o medicamento é guardado. Para isso, deve ser ventilado e aquecido no inverno. Restringir o acesso ao produto para crianças e animais. Não coloque vários produtos alimentícios, ração animal, medicamentos e produtos químicos domésticos próximos ao sulfato. É permitido armazenar fertilizantes e pesticidas nas proximidades.
O fertilizante diluído em água pode ser armazenado por apenas 1 dia.Como perde suas propriedades e benefícios, é necessário preparar um volume de solução em quantidade tal que não reste no dia seguinte.
O que pode ser substituído
Os fertilizantes de magnésio são divididos em solúveis em água e insolúveis. Insolúveis são rochas e minerais moídos, como magnesita, dunita, dolomita, serpentinita e outros. O magnésio é liberado no solo quando o fertilizante é aplicado em solo ácido, e o fertilizante reage com ele. Os fertilizantes solúveis de magnésio são sais naturais e seus derivados durante o processamento: cainita, epsomita, carnalita.
São principalmente fertilizantes simples de magnésio, mas também existem fertilizantes complexos, que, além do magnésio, também contêm outro elemento nutriente:
- nitrogênio – dolomita-nitrato de amônio, ammoshenita;
- fósforo – fosfato de magnésio;
- potássio – potássio magnésio, carnalita, polihalita;
- boro – borato de magnésio;
- nitrogênio e fósforo – fosfato de magnésio e amônio.
À base de cal – calcários dolomitizados e seus produtos processados, a dolomita. Todos os fertilizantes têm composição, finalidade e dosagem diferentes, mas podem servir como substitutos do sulfato de magnésio para uso em campos e hortas.
O sulfato de magnésio é um produto agrícola com alto teor de magnésio e enxofre. Ambos os elementos são necessários às plantas em certas quantidades. O fertilizante é especialmente eficaz em solos ácidos, onde há deficiência crônica do elemento, mas também pode ser utilizado em outros tipos de solos.
A utilização da substância no setor agrícola permite resolver com urgência o problema da deficiência de magnésio no solo ou entregá-lo às plantas em doses ao longo da safra.Os resultados da aplicação do medicamento são os seguintes: em frutas, grãos, frutas vermelhas, tubérculos, hortaliças, aumenta o percentual de matéria seca e proteínas, melhora a qualidade dos frutos e sementes e prolonga seu período de armazenamento no inverno. Há um aumento na resistência de culturas de todos os tipos a condições negativas de cultivo, patógenos e fungos, a resistência às geadas aumenta, as plantas toleram as geadas com mais facilidade e congelam com menos frequência.