A cinza de madeira, como fertilizante, é utilizada para enriquecer o solo com compostos de potássio, magnésio, enxofre, boro, fósforo e outras substâncias inorgânicas indispensáveis para melhorar a qualidade do solo. A peculiaridade da fertilização mineral natural é que ela pode ser utilizada durante todo o desenvolvimento e crescimento das culturas de frutas, frutos silvestres e flores, sem medo de danificar as plantas e reduzir a produtividade. Então, que posição os fertilizantes de cinzas ocupam entre os análogos?
Composição e benefícios das cinzas
Para maior comodidade na dosagem do fertilizante do fogão, utilize balanças padronizadas, cujo teor de matéria seca é caracterizado pelos seguintes indicadores:
- 1 Colher de Sopa. colher (cheia) - 5–6 g;
- vidro - 95–110 g;
- Frasco de 0,5 l - 240–255 g;
- Frasco de 1 litro - 480–510 g.
A composição nominal das cinzas em sua forma pura é quase a mesma, apesar de a fonte de matéria-prima não ser apenas toras de madeira e serragem, mas também folhas, grama e carvão. Mas o conteúdo qualitativo de certos elementos químicos irá variar significativamente, dependendo até do tipo ou idade do material que está sendo queimado.
Acredita-se que a maior concentração de substâncias úteis seja encontrada nas cinzas de plantas como o girassol e o trigo sarraceno, e entre as árvores, o fertilizante do caule da bétula é dotado de utilidade semelhante. Os tipos menos úteis incluem cinzas de turfa queimada.
A composição do fertilizante de cinza pura inclui os seguintes elementos necessários:
- fósforo;
- potássio;
- cálcio;
- enxofre;
- ferro;
- zinco;
- magnésio;
- manganês;
- molibdênio.
Em relação aos dois primeiros elementos - fósforo e potássio, deve-se destacar que a absorção dessas substâncias pelas plantas a partir dos concentrados de cinzas é uma ordem de grandeza superior à dos fertilizantes industriais. Além disso, é notável que não haja teor de cloreto na base fertilizante, o que é inaceitável para o cuidado de culturas como groselha, uva, groselha e framboesa.
O uso de cinzas como fertilizante atende à maioria dos requisitos das culturas frutíferas e florais: saturar o solo com oxigênio, soltar solo argiloso e pesado, reduzir a acidez do solo. Recomenda-se adicionar cinzas após potencializar seu efeito com aditivos biologicamente ativos como turfa, substrato de composto ou húmus.Na ausência dessas misturas de nutrientes, é permitido o uso de fertilizantes de cinzas não diluídos, adicionando-os diretamente na cova.
Os benefícios das cinzas de folhas e flores
O fertilizante a partir de cinzas de folhas ou flores é obtido após a queima de material vegetal murcho, que geralmente é usado para apodrecer em uma fossa de compostagem. Para evitar a perda de substâncias valiosas, um barril de ferro seco é usado para queimar matéria vegetal.
Cinza de folha, como fertilizante para o jardim, é representado pelos óxidos de cálcio, manganês, enxofre e zinco, mais encontrados em árvores frutíferas como pereira e nogueira. Infelizmente, outras substâncias benéficas em que o ambiente orgânico das folhas em decomposição é rico são queimadas.
Aplicação de cinzas por tipo de solo
Qualquer solo precisa de fertilização periódica com natural fertilizantes minerais, dos quais uma solução de cinzas ou uma substância seca contendo este elemento é considerada a mais segura para o solo e as plantas. Porém, utilizando a fração de forma descontrolada e, principalmente, sem conhecer as características iniciais do solo, pode-se obter o resultado oposto e despersonalizar o solo para um estado alcalino com gradação de pH 7.
A alcalinização de solo pesado, argiloso e argiloso com fertilizante de cinzas é realizada duas vezes por ano, durante escavações sazonais, a uma taxa de 250–300 g de substância por 1 m2. O dobro de cinzas - até 650 g por 1 m2, dar em solo denso e com alto índice de acidez. As taxas de aplicação de fertilizantes para áreas pantanosas esgotadas e florestas cinzentas são de cerca de 500 g de fertilizante por 1 m2.
Solo franco-arenoso exigirá, com uma única injeção, não mais que 150 g por 1 m2, e solos soddy-podzólicos são fertilizados com cinzas em proporções mínimas - de 50 a 80 g de substância por 1 m2.
Como aplicar corretamente o fertilizante de cinzas?
Independentemente da forma como as cinzas são utilizadas, como fertilizante para as plantas ou como remédio contra pragas, cada cultura fará seus próprios ajustes nos métodos de processamento das plantações. A cinza para fertilizante é utilizada de pelo menos três maneiras: por pulverização foliar na parte superior da planta, pela introdução da solução preparada no solo e pela colocação direta da substância seca na cova.
Aplicação de fertilizante de cinzas no jardim:
- Os pepinos necessitam de fertilização com potássio se houver atraso na formação das flores ou se for necessário melhorar a qualidade da colheita acelerando o amadurecimento dos pepinos. É melhor regar as raízes das mudas com infusão de cinzas no início do período vegetativo e repetir o procedimento mais duas vezes, mantendo uma pausa de 10 a 12 dias. No total, uma planta requer 400 ml de infusão de grama ou madeira queimada.
- Tomates e pimentões toleram bem a fertilização com matéria seca, e as cinzas podem ser borrifadas no solo tanto no plantio de mudas em terreno aberto - 50 g por cova, quanto antes de regar, enquanto as mudas estão florescendo. O solo seco é simplesmente borrifado com uma pequena quantidade de cinza e, uma ou duas horas após a rega, é feito um afrouxamento profundo.
- Todas as cebolas requerem uma boa alimentação com cinzas, pelo menos duas vezes durante o período de crescimento ativo. Para eliminação abundante de sulcos, use uma infusão de concentração média.
- A cinza, como fertilizante para a batata, é utilizada de diversas maneiras - primeiro é aplicada durante o plantio, colocando um pequeno punhado embaixo de cada batata, depois durante o afrouxamento profundo, distribuindo pelo menos 100 g de fertilizante por 1 m2. Próximos dois alimentando batatas ocorrem no início e no final da floração, durante o amontoamento, durante o qual se aplicam: pela primeira vez - 30 g de fertilizante embaixo do arbusto de batata, pela segunda vez - 70 g Outra forma de alimentar a batata com cinzas é irrigar o topos com decocções de cinzas. E, finalmente, a terceira maneira de usar cinzas é proteger as batatas de pragas, polvilhando a parte superior com cinza triturada.
- Ao fertilizar o repolho com cinzas, é importante não “alimentar demais” as mudas e não medir mais do que 1 colher de sopa cheia de fertilizante seco em cada cova ao plantar as mudas. Mais tarde, quando as cabeças estiverem formadas, você deve manter constantemente a infusão de cinzas preparada e usá-la para pulverizar com a maior freqüência possível ao primeiro sinal de pragas no jardim.
As cinzas podem substituir o superfosfato e o sulfato de potássio, que se tornaram familiares para muitos, e, se necessário, adicionar fertilizantes fosfatados - até o popular nitrophoska. A única coisa que não pode ser evitada no uso de cinzas é o uso de fertilizantes nitrogenados, pois esse é o elemento que falta nesta categoria de composição mineral.
Fertilizantes de cinzas no jardim
Você também pode usar cinzas como fertilizante em árvores e arbustos. Para isso, é adequada a cinza de carvão, que é moída antes de ser adicionada ao solo com uma pequena quantidade de turfa. A 1m2, o que significa que por plantio são aplicadas pelo menos 2 xícaras dessa composição por árvore. Posteriormente, quando a muda fica mais forte e necessita de estímulo ao desenvolvimento, a mesma quantidade de cinza é misturada 1:1 ao esterco e a mistura é introduzida na escavação do círculo do tronco da árvore.
Assim como para as árvores, as cinzas são úteis para alimentar as culturas arbustivas - groselhas pretas e groselhas são especialmente boas.As cinzas de carvão, como fertilizante, não são muito adequadas neste caso, mas as cinzas leves da grama ou das folhas são percebidas pelas plantas como um fertilizante completo que não requer alimentação adicional.
Como preparar soluções de cinzas?
Onde posso conseguir cinzas para fertilizar? Como vocês sabem, a cinza é um produto obtido pela queima de partes de madeira, grama, folhas e flores. Se você planeja usar cinzas como fertilizante, é necessário levar apenas material sem pintura e sem mofo, que não contenha esporos de fungos e vestígios de tratamento químico.
Como fazer fertilizante líquido a partir de matéria seca? Um copo de cinza, esfregado levemente nas palmas das mãos para triturá-lo, é colocado em um recipiente de 10 litros de água, mexido e deixado repousar por uma semana. O resultado é uma infusão de concentração média, que pode ser fortalecida ou enfraquecida alterando a quantidade de fertilizante aplicada.
É bom regar batatas e outros vegetais com esta infusão imediatamente após umedecer bem o solo, além disso, também é preparada para alimentação foliar, ou seja, para irrigação de culturas de uva e erva-moura.
Como você pode aumentar o efeito das cinzas? Para adicionar um componente de nitrogênio ao fertilizante e tornar a fertilização mais completa, o preparo de uma mistura mineral-orgânica de cinzas e turfa umedecida 1:3 ajudará. A massa resultante também deve ser fermentada, mas não mais do que 2–3 horas, após as quais o fertilizante é distribuído por todo o jardim, combinando a ação com a escavação.
Muitas vezes, todas as soluções e misturas frias, como fertilizantes de cinzas, são substituídas por uma decocção, também chamada de “base”. Com base nele, são preparados posteriormente suplementos minerais multicomponentes, mas também é bastante adequado para uso independente.Para a decocção, pegue pelo menos 8 copos cheios de cinza seca e dilua em um balde de água, após o que o líquido é fervido por 15 minutos. Cada litro de caldo resfriado deve ser diluído em 9 a 11 litros de água e só então utilizado para irrigação.
Como posso substituir as cinzas ou compensar adequadamente a quantidade que falta? A maioria dos jardineiros utiliza farinha de dolomita e até cal fofa para esses fins, mas nem um nem outro correspondem à estrutura das cinzas e podem impedir a absorção pelas plantas da substância principal - o fósforo.
A mesma resposta categórica é dada à questão de saber se é possível preparar misturas à base de cinzas e esterco, ou utilizar esterco de galinha como base nutricional. Todas essas substâncias, classificadas como matéria orgânica orgânica, de tipo agressivo, quando combinadas com uma substância mineral, proporcionam uma reação química desfavorável e complexa que só pode prejudicar a planta, mas de forma alguma contribuir para o seu desenvolvimento.