O fósforo é um daqueles elementos sem os quais as plantas não podem crescer normalmente. Os fertilizantes fosfatados solúveis em água são importantes para o desenvolvimento normal de todas as culturas. Tanto o excesso quanto a deficiência de um microelemento no solo fazem com que vegetais e frutas comecem a crescer mal. Com uma quantidade suficiente de fósforo, as culturas começam a frutificar mais rapidamente e a produzir colheitas ricas, sendo menos suscetíveis a doenças.
Fertilizantes fosfatados - o que são?
O fertilizante fosfatado é uma substância que participa na aceleração do crescimento das culturas agrícolas, ajuda a melhorar a qualidade e a quantidade das sementes e também afeta o processo de formação de ovários e frutos.
A deficiência de fósforo no solo pode levar à diminuição da produtividade e ao murchamento dos arbustos. Diferentes culturas requerem diferentes quantidades da substância, mas em qualquer caso, todas as plantas precisam de fertilização com fertilizantes contendo fósforo.
Plantas que mais precisam de fertilizantes líquidos com fósforo:
- Cenoura.
- Ruibarbo.
- Pera.
- Repolho.
- Uva.
- Árvore de maçã.
- Tomates.
- Pimenta.
- Groselha.
- Pepinos.
- Feijões.
- Framboesas.
- Ameixa.
- Beringela.
- Amora.
- Batata.
Você também pode usar outros tipos de fertilizantes contendo fósforo para fertilização.
Existem vários tipos de fertilizantes. Eles diferem na composição e no método de produção. Dependendo do tipo de fertilizante, o método de aplicação no solo também difere.
Fertilizantes orgânicos
Alguns tipos de fertilizantes fosfatados são orgânicos. Fazer você mesmo esse tipo de fertilizante é bastante simples.
Fertilizantes com composição natural:
- Farinha de osso. Como você sabe, a farinha de ossos é obtida moendo os ossos do gado. Os fertilizantes pertencentes a este tipo são utilizados para o crescimento ativo de qualquer cultura. Tomates, pepinos e batatas respondem especialmente bem a isso. A farinha de ossos é adequada para plantas de interior. Os fertilizantes fosfatados, classificados como orgânicos, são os mais seguros, ao contrário dos químicos.
- Composto. Você pode fazer seu próprio fertilizante com alto teor de fósforo à base de ervas.
Para preparar o fertilizante você precisará de:
- Espinheiro.
- Urtiga.
- Tomilho.
- Absinto.
- Grama de penas.
- Bagas de sorveira.
Com base nessas ervas, você pode preparar seu próprio composto, que também saturará o solo com fósforo.
Classificação
Dependendo do nível de solubilidade, distinguem-se quatro tipos:
- Solúvel.
- Líquido.
- Moderadamente solúvel.
- Água insolúvel.
A última variedade é a menos comum entre os jardineiros.
Os fertilizantes fosfatados solúveis incluem:
- Superfosfato. Uma cobertura popular entre os residentes de verão. Você pode comprá-lo nas lojas na forma de grânulos ou pó. Além do fósforo, o superfosfato contém cálcio, enxofre, magnésio e outros produtos químicos. Adequado para aplicação no solo em terrenos abertos e abrigos de estufas. É melhor aplicar a maior parte da substância no outono, ao cavar o local. A segunda parte - na primavera, antes do plantio das mudas.
- Superfós. Os fertilizantes, que são altamente concentrados, estão disponíveis apenas em grânulos.
- Superfosfato duplo. Disponível na forma de grânulos, pode conter uma pequena quantidade de ácido. Aplicar principalmente no outono. O superfosfato duplo também é usado para alimentação radicular e foliar durante a temporada. É um concentrado forte e deve ser diluído antes do uso na primavera para não queimar as raízes.
Os fertilizantes insolúveis em água incluem:
- Amofos. Os jardineiros que fertilizam plantações de vegetais e grãos, árvores e arbustos com este fertilizante terão uma boa colheita. Usado no outono ao desenterrar o local. Combina bem com nitrogênio.
- Diamofos. O segundo nome é hidrogenofosfato de amônio. Este elemento químico é o componente principal. Usado para reduzir a acidez do solo, aumenta a imunidade das plantas a doenças e insetos. O diamofos é combinado com excrementos de pássaros e esterco. Ao misturar o produto com fertilizantes orgânicos Deve ser infundido por 24 horas para não danificar as plantas.
- Azofoska. Fertilizante mineral, classificado como complexo. Também contém potássio, nitrogênio e uma pequena quantidade de enxofre. Disponível na forma de grânulos grandes. Azofoska ajuda a aumentar o rendimento e previne o desenvolvimento de doenças.
- Precipitado. Refere-se a fertilizantes solúveis em limão. Substância pulverulenta de tonalidade cinza claro. O precipitado se dissolve em ácido cítrico. Fertilizante concentrado. Utilizado principalmente em solos com elevada acidez.
Os fertilizantes dificilmente solúveis vêm com os seguintes nomes:
- Farinha de fosforita. O processo de absorção desta substância é lento. É influenciado por fatores como as propriedades da planta, o grau de moagem da farinha e a acidez do solo. Você pode acelerar a digestibilidade misturando farinha com fertilizantes ácidos contendo nitrogênio ou turfa (você pode usar esterco). A mistura com cinzas não é recomendada.
- Vivianita. A vivianita é extraída do minério de ferro. A Vivianite só pode ser encontrada à venda em pó. Suas propriedades lembram a rocha fosfática. Antes de aplicar no solo, o produto deve oxidar ao ar livre.
Os fertilizantes líquidos de fósforo têm uma composição complexa. Esses fertilizantes também contêm potássio, nitrogênio e outras substâncias. O fósforo puro não está disponível na forma líquida. O produto mais popular é o Reasil Forte Seed Start.
A vantagem dos fertilizantes líquidos é a sua conveniência. Eles são produzidos em recipientes lacrados. Pode ser armazenado em temperaturas de até –17 graus. São aplicados nas covas antes do plantio das mudas e por aplicação foliar.
Outro agente eficaz de crescimento de plantas é o ácido fosfórico.Você pode fertilizar diferentes variedades de plantas usando ácido ortofosfórico. Deve ser dada especial atenção à concentração de ácido. Se estiver concentrado, deve ser diluído na proporção de 1 colher de sopa. eu. para 10 litros de água. Se for divorciado, você precisa saber em que proporções. Além disso, antes de aplicar, você deve descobrir a acidez do solo. Se o solo for ácido, o ácido só aumentará a acidez.
Isso afetará negativamente a maioria das culturas que crescem no local.
Sinais de deficiência de fósforo no solo
É muito fácil perceber falta de fósforo no solo. O principal é monitorar o aspecto das lavouras que crescem no local.
Sinais de falta de alimentação:
- Com o tempo, os caules e folhas dos arbustos adquirem uma tonalidade escura que fica roxa.
- As folhas ficam menores, começam a murchar e cair.
- Manchas escuras começam a aparecer nas folhas inferiores.
- A planta fica espessa.
- Os arbustos diminuem a velocidade e ficam curtos.
- O rizoma se desenvolve mal.
- Ocorre deformação da folha.
- Devido ao sistema radicular subdesenvolvido, o caule cai do solo.
Todas essas consequências negativas podem ser evitadas se você fertilizar o solo regularmente. Mas, antes de aplicar fertilizantes no solo, é importante entender por que isso aconteceu.
Por que ocorre a deficiência de fósforo no solo?
A deficiência de fósforo no solo pode ocorrer por vários motivos.
Os motivos mais comuns:
- Aplicação incorreta de fertilizantes no solo.
- As lavouras que antes cresciam no local absorveram todo o fósforo e sua deficiência posteriormente não foi reposta.
- As mudas foram cultivadas incorretamente.
- A transição do fósforo para formas difíceis de assimilar pelas plantas.
- Carga excessiva no solo.O solo não tem tempo de recuperação entre a colheita e o plantio das mudas.
Os fertilizantes contendo fósforo devem ser aplicados no outono, após a colheita. Durante o inverno, todos os elementos poderão passar para o complexo do solo e não faltará fósforo às plantas.
Recursos de aplicação no site
Os fertilizantes solúveis em água são comuns entre os jardineiros devido à sua versatilidade. Como o nome sugere, eles precisam de água. Adequado para todos os tipos de solo.
Os fertilizantes pouco solúveis são os menos populares. Isso se deve ao fato de necessitarem de ácido. Este fertilizante só é adequado para solos ácidos. Usado principalmente no outono.
A composição de fertilizantes fosfatados moderadamente solúveis inclui rocha fosfática. É justamente pelo seu conteúdo que o fertilizante é difícil de dissolver em líquido. Só pode dissolver-se completamente em ácido sulfúrico ou nítrico.