Os jardineiros estão interessados em como alimentar uma pereira. Ou talvez isso não seja necessário? A agricultura orgânica (isto é, natural) está na moda hoje. E o solo é bastante fértil. Mas para obter uma colheita abundante, as peras definitivamente precisam de comida. E deverá ser inscrito conforme as normas, observadas as normas e prazos. Só neste caso a árvore agradará aos seus donos com frutos deliciosos.
- Os principais tipos de fertilizantes para alimentação de peras
- Fertilizantes minerais
- Azoto
- Fósforo
- Potássio
- Magnésio
- Superfosfato
- Fertilizantes complexos
- Fertilizantes orgânicos
- Estrume e húmus
- Excrementos de pássaros
- Cinza de madeira
- Farinha de osso
- Uréia
- Como e o que alimentar as peras na primavera?
- Antes de florescer
- Durante a floração
- Depois da floração
- Alimentação foliar
- Alimentação de árvores frutíferas no verão
- Regras básicas para fertilização no outono
- Como fertilizar uma pereira antes do inverno
- Alimentação após o plantio
- Dicas para jardineiros iniciantes
Os principais tipos de fertilizantes para alimentação de peras
Para uma nutrição adequada, as peras precisam de dois grupos de fertilizantes: orgânicos e minerais.
Fertilizantes minerais
Os fertilizantes minerais são aplicados na primavera e no outono. Além disso, o número de componentes varia em massa dependendo da época do ano.
Azoto
Este elemento é necessário para o crescimento da massa verde. A pêra não será capaz de produzir folhagem suficiente para a fotossíntese. Os rebentos jovens sem nitrogênio são formados em quantidades insuficientes. Mas o excesso de um elemento é tão prejudicial quanto a sua deficiência. Uma pêra superalimentada com nitrogênio torna-se uma presa saborosa para pulgões: seu suco é especialmente doce devido aos açúcares não dissolvidos.
E as peras superalimentadas são mais frequentemente afetadas por doenças fúngicas. Portanto, ao aplicar fertilizantes no solo, é necessário cumprir as normas.
Fósforo
O elemento é necessário para o pleno amadurecimento dos frutos da pêra. A parte principal do fertilizante é o anidrido fosfórico (até 20% em peso). É absorvido apenas com uma quantidade suficiente de umidade no solo.
Potássio
Um elemento necessário para a aplicação de fertilizantes de outono e inverno nas peras. O sal de potássio (cloreto de potássio + cloreto de sódio) é adicionado na primavera, antes e durante a floração, para formar um grande número de ovários. Desvantagem: contém cloro.
Magnésio
A falta de magnésio no solo causa crescimento atrofiado da pêra. A indústria produz fertilizantes insolúveis em água (vermiculita) que, quando aplicados e posteriormente regados, enriquecem o solo com magnésio. O magnésio está incluído em fertilizantes potássicos. O sulfato de magnésio, solúvel em água, é popular entre os jardineiros.
Superfosfato
A nutrição de fósforo mais popular.Contém sulfato de cálcio, que é absorvido quando há excesso de água no solo. Superfosfato duplo mais econômico e eficiente. Não contém sulfato de cálcio.
Fertilizantes complexos
A indústria produz fertilizantes minerais complexos. Eles contêm nitrogênio, potássio e fósforo nas quantidades exigidas pelas plantas. Os fertilizantes de outono não contêm nitrogênio (ou contêm, mas em quantidades mínimas). São muito mais práticos de usar: não é necessário misturar os ingredientes, basta alimentá-los de acordo com as instruções.
Fertilizantes orgânicos
A natureza cuidou da alimentação das plantas. Saber utilizar produtos naturais pode reduzir significativamente o custo de aquisição de fertilizantes.
Estrume e húmus
Para alimentar as peras, utiliza-se esterco de animais herbívoros: cabras, vacas, ovelhas, cavalos, coelhos. O esterco de porco é usado como último recurso (devido à natureza onívora dos porcos). É uma valiosa fonte de nitrogênio, de fácil digestão, ou seja, na forma quelatada. Mas estrume fresco não pode ser aplicado sob a pereira devido ao grande número de sementes de ervas daninhas e ao ambiente agressivo.
Após adquirir estrume fresco, recomenda-se:
- coloque a matéria-prima sobre uma chapa de metal ou compensado;
- forme um cone;
- cubra com filme ou ferro da chuva e resseque;
- Uma vez a cada seis meses, retire a película e vire o esterco;
- hidratar se necessário.
O estrume é mantido neste estado durante 3 anos. Durante esse tempo, a matéria-prima se decompõe e vira húmus. Isto é o que deve ser aplicado embaixo da pêra.
Excrementos de pássaros
Esta é uma alimentação muito agressiva. Excrementos frescos de pássaros colocados sob uma pereira jovem podem queimar o sistema radicular da árvore. Os excrementos dos pássaros são coletados e secos, depois colocados em sacos e armazenados em local fresco e seco.
Antes de usar, um copo de matéria-prima seca é mexido em um balde com água e infundido por uma semana. Depois, antes de usar, misture um litro de infusão com 10 litros de água e alimente as árvores.
Cinza de madeira
Este é um meio acessível e eficaz de fertilizar peras. A composição das cinzas inclui: potássio, cálcio, fósforo, magnésio, manganês. Mas lembre-se: quando combinada com água, a fertilização dá uma reação alcalina. Portanto, alguns jardineiros usam cinzas para desoxidar o solo.
Para fertilizar as peras, recomenda-se o uso de cinza de fogão peneirada. Taxa de aplicação: frasco de litro para 1 planta adulta. É importante lembrar: as cinzas reduzem a eficácia dos fertilizantes nitrogenados, por isso não se deve alimentar a pêra com elas ao mesmo tempo.
Farinha de osso
Farinha de osso - a principal fonte de fósforo para as peras. Os componentes adicionais do fertilizante são:
- ferro;
- manganês;
- magnésio;
- zinco;
- iodo;
- cobalto;
- potássio;
- cálcio.
A vantagem do fertilizante é a quelação (disponibilidade para a pêra) dos componentes e o baixo custo.
Uréia
Fonte de nitrogênio para peras. Vantagens principais:
- quelação (disponibilidade para a planta);
- solubilidade imediata em água;
- excelente resultado da fertilização foliar.
É importante lembrar: pulverizar no início da primavera com uma solução de alta concentração de uréia não apenas nutre, mas também protege a planta de pragas e retarda a floração.
Como e o que alimentar as peras na primavera?
Na primavera, a pêra precisa ser alimentada para repor os nutrientes e preparar a planta para o período de frutificação. Recomenda-se realizar consistentemente um complexo de fertilização.
Antes de florescer
Imediatamente ao acordar, recomenda-se regar a árvore com uma solução de salitre: 2 colheres de sopa de pó para cada 10 litros de água. É importante lembrar: a temperatura do ar deve estar acima de +5 graus Celsius.
Durante a floração
Durante este período, é útil dar alimentação líquida. Fertilize bem a pêra com uma solução de uréia: meio copo para cada 10 litros de água. É útil combinar a fertilização líquida com a rega: primeiro umedeça bem o círculo do tronco da árvore e depois aplique a solução.
Depois da floração
Durante este período, o nitroammophoska é aplicado uma vez sob as árvores. 100 g de fertilizante seco são diluídos em 20 litros de água. Durante o período de frutificação é necessário aplicar fertilizantes de fósforo-potássio. Sem isso, os frutos vão desmoronar e ficar menores.
Alimentação foliar
É útil administrá-lo a árvores jovens que ainda não desenvolveram um sistema radicular poderoso. Os fertilizantes (nitrogênio, fósforo, potássio) são diluídos em água e pulverizados nas folhas da pêra.
É importante lembrar: a pulverização deve ser realizada em tempo seco, nublado (ou após o pôr do sol) e sem vento. Se chover dentro de 3 dias após a fertilização, deve ser repetido.
Alimentação de árvores frutíferas no verão
No verão, a alimentação deve continuar. São realizadas durante o período de frutificação, terminando no momento da colheita dos frutos.
Em junho, a pêra termina a floração. Neste momento, é útil alimentá-lo folha por folha com uma solução de fertilizantes nitrogenados: uréia, fertilizante verde. A cor da infusão deve ser clara, como um chá mal passado. Em julho os frutos começam a firmar-se. A pulverização com solução de fósforo e potássio deve ser adicionada à alimentação foliar.
Em agosto, 2 semanas após a última alimentação foliar, recomenda-se adicionar ao solo uma mistura de fertilizantes fosfatados e potássicos. Afrouxe o solo no círculo do tronco da árvore. Para evitar que os frutos caiam, recomenda-se fertilizar com uma solução de fertilizantes de fósforo e potássio uma vez a cada 2-3 semanas.Essa nutrição é necessária para que a pêra amadureça frutos de boa qualidade.
Recomenda-se interromper qualquer fertilização 3 semanas antes da colheita prevista. Isso é necessário para obter frutas ecologicamente corretas.
Regras básicas para fertilização no outono
No outono, após a colheita, a árvore necessita de reposição de nutrientes. Os fertilizantes devem consistir em fósforo, potássio e nitrogênio. Mas o fósforo e o potássio constituem 1 parte cada, e o nitrogênio - ¼ parte em peso.
Todos os ingredientes secos são misturados e espalhados pelo perímetro do tronco da árvore. Além disso, o valor principal deve ser colocado ao longo de um círculo, que é a projeção da coroa no solo. Depois disso, o solo é solto a uma profundidade de 7 a 10 cm.
Como fertilizar uma pereira antes do inverno
Cuidar de uma pêra envolve alimentação no inverno. Sem ele, a árvore não sobreviverá bem ao inverno. O objetivo da aplicação de fertilizantes é alimentar a planta, mas evitar o crescimento de massa verde. Os brotos não terão tempo de amadurecer e morrerão, e a árvore gastará energia no seu crescimento. Os fertilizantes devem ser aplicados no final de setembro - início de outubro. Uma composição de fósforo e potássio com adição de cálcio e magnésio é aplicada em todo o perímetro do tronco da árvore. Então o chão é desenterrado.
Alimentação após o plantio
Um evento simples, mas trabalhoso, ajudará a jovem pêra a criar raízes bem e a começar a dar frutos mais cedo. E o jardineiro ficará isento de alimentar a árvore pelos próximos 3 anos.
Antes de plantar, recomenda-se fazer uma cova de plantio. Se está previsto para ser colocado na primavera, é preparado no outono. Se um morador de verão quiser plantar uma pêra no outono, a cova precisa ser preparada na primavera. O que fazer:
- Cave um buraco medindo 70 x 70 x 70 cm e coloque composto maduro ou húmus no fundo com uma camada de 10-15 cm.
- Misture o solo escavado com fósforo, potássio (1:1), manganês, cálcio.Preencha o buraco com esta mistura.
- Nivele e compacte o solo. Coloque uma folha de compensado ou linóleo por cima (para evitar a erosão do solo).
Antes de plantar, cave um buraco grande o suficiente para acomodar o sistema radicular da pêra. Em seguida, eles cavam uma estaca para amarrar e colocam as mudas nela. O solo ao redor é compactado, forma-se um sulco para escoamento da água e as plantações são regadas.
Dicas para jardineiros iniciantes
Jardineiros iniciantes devem se lembrar das regras básicas para fertilizar peras:
- é impossível fazer uma boa colheita sem fertilizar;
- a subfertilização é tão perigosa quanto a superfertilização;
- É importante que a planta receba o complexo completo: fertilizantes minerais e matéria orgânica;
- micro e macroelementos não devem ser negligenciados;
- Para obter rendimentos estáveis, é importante dar alimentação foliar à árvore;
- a quantidade de fertilizante depende da idade da pêra.
Se seguir as regras de fertilização, o jardineiro sempre receberá uma colheita estável de frutas saborosas.