Descrição das peras de verão, outono e inverno, quais são as melhores para escolher

Entre as culturas hortícolas, a pêra ocupa o segundo lugar em popularidade, depois da macieira. O cultivo da planta ocorreu após a seleção de peras silvestres, que crescem nas florestas da parte européia, da Ásia Central e do Cáucaso, ter sido bem-sucedida. Agora, os jardineiros recebem uma grande seleção de variedades de peras de verão, outono e inverno.


Variedades de pêra de verão

As peras que amadurecem no verão apresentam uma série de vantagens em relação a outros tipos de frutas. São autoférteis, embora existam variedades que requerem polinização. A maior parte das culturas de verão apresentam variedades que produzem colheitas precoces e começam a frutificar no 5º ano de vida da árvore. É por isso que são chamados de precoces.

As variedades diferem:

  • prevalência em uma determinada região, do sul ao norte;
  • diferentes formatos de frutas;
  • sua qualidade de manutenção;
  • sabor doce ou azedo das frutas, sua adstringência;
  • crescimento da árvore, formato da copa.

Para escolher melhor uma árvore para o jardim, é mais conveniente estudar as variedades em ordem alfabética.

Orvalho de agosto

Como resultado do cruzamento de Tenderness com Triumph Pakgum, a pêra acabou sendo:

  • casca lisa e cinza;
  • ramos espalhados, ligeiramente caídos, curvos;
  • frutas doces cobertas por casca delicada e fina.

Orvalho de agosto

A planta atinge uma altura de 10 metros na idade adulta. A cultura é valorizada porque raramente adoece, tolera facilmente o frio do inverno e floresce rapidamente na primavera.

Verão Bashkir

A árvore começa a dar frutos aos 6 anos de vida, e em julho os frutos já aparecem nos galhos. A polpa ácida e de grão fino fica ligeiramente solta, mas não estraga por muito tempo. A árvore tem copa piramidal, por isso pode servir de decoração do local.A variedade é adequada para cultivo não só nas regiões sul, mas também em climas temperados.

Uma característica positiva é que a planta é resistente às principais doenças e produz rendimentos de até 16 quilos anuais.

Folha Branca

As peras com rendimentos consistentemente bons apresentam muitas vantagens. Isso inclui resistência à geada e resistência média a doenças. Frutos com casca amarelada e polpa suculenta e densa atingem a maturação técnica no último mês do verão. A única desvantagem é que as peras não podem ser armazenadas por muito tempo. Após 10 dias eles começam a deteriorar-se.

Pêra de folha branca

Bere Giffard

Uma variedade com maravilhosos frutos avermelhados pendurados em cachos de 2 a 5 pedaços cada é especialmente indicada para as regiões sul. O brilho das peras se alia à maciez e suculência da polpa escondida sob a casca fina. Os frutos não precisam ser colhidos imediatamente, ficam pendurados por muito tempo e não estragam nos galhos. Muitas vezes, os brotos precisam ser amarrados para não quebrarem sob o peso de uma rica colheita.

Tudo na planta é lindo: copa esparsa com galhos finos e curvos, tronco liso de 10 metros de altura e folhas verdes oblongas.

Vitória

As variedades frutíferas são representadas pela pêra Victoria. E não sem razão, porque até 150 quilos de frutos são colhidos de uma árvore adulta. São adequados para fazer compotas, conservas e compotas. Após a colheita em agosto-setembro, é melhor processar imediatamente as peras doces e suculentas, pois não podem ser conservadas por muito tempo. Eles começarão a deteriorar-se após 3 dias e na árvore dentro de uma semana.

Pêra Victoria

Duquesa

Uma das peras populares. Seus frutos são reconhecíveis por serem doces e macios, suculentos e de casca fina. Amarelo-esverdeado, chegam a pesar 150 gramas. E ficam armazenados por muito tempo, e ficam pendurados nos galhos maduros, sem cair ou estragar. A árvore da seleção inglesa é adequada para pequenos jardins.Possui copa compacta composta por ramos finos e espalhados. A planta pode tolerar geadas. Também não está exposto a fungos patogênicos. Das pragas, os pulgões são os mais perigosos.

Carmem

Esta variedade de pêra é comum na Rússia central. Com árvore de 5 a 6 metros de altura, copa piramidal estreita, a planta é interessante por suas folhas avermelhadas, sua placa curva, bem dobrada. Os frutos curtos em forma de pêra são de tamanho médio. À medida que amadurece, a casca fica vermelha e depois marrom. Mostra um grande número de inclusões. A polpa branca semi-oleosa é suculenta e agradável ao paladar, com predominância de açúcar e pequena quantidade de ácido.

pêra Carmem

Catedral

A variedade foi desenvolvida por cientistas da Academia Timiryazev através do cruzamento de Forest Beauty com Duchess. Uma árvore de tamanho médio tem galhos apontando para cima. Nos rebentos castanho-avermelhados, as folhas têm pontas pontiagudas e são de cor verde claro.

A massa dos frutos da pêra é pequena, na faixa de 100-120 gramas. Têm um formato clássico com uma superfície acidentada. Sob a pele delicada e ligeiramente oleosa encontra-se polpa branca. A cor do fruto varia do esverdeado ao amarelo claro com blush espalhado pela superfície. O sabor das peras é avaliado em 4 pontos. Amadurecem em agosto e são armazenados por 10 a 12 dias.

Catedral de pêra

Verão oleoso

Planta interessante:

  • crescimento vigoroso;
  • ampla coroa piramidal;
  • frutos grandes, de cor amarelada e com blush borrado;
  • polpa oleosa de grão fino;
  • resistência à crosta.

O amadurecimento dos frutos ocorre no final do verão, mas as peras são armazenadas por 10 dias.

limão

A variedade de seleção popular é comum entre os jardineiros da Rússia central, da região do Volga e das regiões do sul. As pequenas peras amarelas têm formato redondo. Coberto com pele seca.A polpa é esverdeada e densa. A árvore tem copa larga e altura de até 5 a 6 metros. Os ramos finos são cobertos por folhas ovais verde-escuras, onduladas nas bordas.

pêra limão

Rogneda

As espécies de culturas de final de verão são representadas por Rogneda. Recebido pera atravessando a beleza da floresta com tema. Graças à herança de qualidades de seu parente selvagem, o híbrido resiste facilmente às geadas. A árvore de tamanho médio e copa compacta é apreciada pelos veranistas. Eles preferem plantar nas regiões de Moscou e Kaluga. A pêra redonda é famosa pelo sabor da sua fruta. Eles:

  • com pele lisa e fina;
  • cor amarelada;
  • pesando até 140 gramas;
  • com numerosos pontos subcutâneos;
  • doce, suculento.

A cultura é valorizada pela resistência às baixas temperaturas. Atinge a maturidade de consumo em setembro e é armazenado em local fresco por 2 meses. É melhor colher as peras quando ainda não estão maduras.

pêra Rogneda

Açúcar

O híbrido pertence às culturas da seleção sulista. Os frutos, que amadurecem no final de julho, apresentam formato oblongo-alongado. Eles ficam bem nos galhos e raramente caem. Em dias de sol, surge um rubor difuso na pele amarelada. A polpa é tal que derrete na boca. Junto com a doçura, sente-se o sabor da noz-moscada. Notam-se as qualidades decorativas de uma árvore baixa com copa densa e bem frondosa.

Severyanka

A cultura se desenvolveu em meados do século passado e se difundiu por toda parte, desde as regiões do sul até os Urais e a Sibéria. As características de uma árvore são:

  • taxa de crescimento rápida;
  • frutificação mista;
  • dimensões médias da coroa;
  • frutas pequenas pesando até 80 gramas.

Pêra do norte

Adoramos as peras por sua polpa suculenta e crocante, com um sabor adocicado de vinho. Os frutos podem não ser armazenados por muito tempo, mas de uma árvore você pode colher até 20 quilos.

Outono

A vantagem das peras que amadurecem no outono é o prazo de validade. Acima de tudo, as frutas precisam de processamento, por isso devem ser saborosas. São as variedades de outono adequadas para fazer compotas e compotas.

Eles podem permanecer frescos e não estragar por 1,5 a 2 meses.

Bere Moscou

A área de distribuição da pêra é Central. A cultura é caracterizada por altura média e altas taxas de crescimento de brotos. Os frutos apresentam formato clássico com ligeira assimetria. Sob a casca amarela com um tom escarlate encontra-se polpa branca, agridoce, suculenta. A colheita é feita em setembro, quando a cor principal do fruto começa a clarear. As árvores começam a produzir colheitas aos 3-4 anos de vida. A planta se distingue pela robustez invernal, resistência à crosta e manchas marrons.

Pêra Bere Moscou

Beleza de Bryansk

A forma híbrida é popular nas regiões da Terra Negra. Árvore de tamanho médio com copa piramidal estreita e tronco com casca lisa cor de vinho. As folhas novas são da mesma cor, mas à medida que as plantas amadurecem tornam-se verdes. A variedade possui frutos grandes de 300-450 gramas. Eles são verdes escuros no início, mas depois ficam cobertos por um tom vermelho.

São famosos pela polpa oleosa, muito suculenta, com sabor doce e aroma agradável. A cultura é classificada como autofértil.

Veles

A cultura foi obtida pelo cruzamento de peras silvestres com a varietal Vênus. A planta observa:

  • altura média;
  • ramificação da copa em tenra idade e piramidalidade compacta na idade adulta;
  • folhagem média;
  • a presença de rebentos, grossos e longos, curvos.

Pêra Veles

A frutificação nas peras ocorre em cachos. O peso dos frutos é de 150 gramas a 200. Na parte superior são recobertos por uma casca lisa e não protuberante, de cor amarelo-esverdeada. A polpa cremosa tem textura semi-oleosa.As frutas para sobremesa são utilizadas frescas e em preparações.

Vermonte

As vantagens de cultivar esta variedade incluem que o híbrido:

  • adaptado à seca e às baixas temperaturas;
  • dá bons rendimentos;
  • é famosa por suas deliciosas frutas de sobremesa de uso universal.

Adequado para cultivo no Distrito Federal Central.

Pêra Vermont

Lado vermelho

A pera é caracterizada por ser uma árvore de médio porte, com até 4 metros de altura. A copa é esparsa, com ramos tortos e castanhos. Possuem folhas grandes de cor verde claro. Pode-se dizer que os frutos da variedade atingem peso de 150 a 180 gramas e são de cor verde. À medida que amadurecem, tornam-se amarelados com um rubor. A polpa é branca com sabor agridoce. A finalidade da fruta é a mesa.

Moscovita

A árvore pertence ao tipo padrão com casca cinza e copa cônica. Os frutos são largos, em formato de pêra. Há um rubor na pele verde-amarelada. As frutas agridoces são perfumadas e simplesmente derretem na boca.

Pêra Moskvichka

Mármore

As peras amadurecem no início do outono e são adequadas para o plantio nas regiões Central e Volga-Vyatka. A cor da fruta é interessante: no fundo amarelado da casca aparecem manchas vermelhas em forma de mármore. As peras de tamanho médio têm sabor adocicado. A estrutura da polpa é de granulação grossa. O híbrido é classificado como espécie de sobremesa.

Otradnenskaia

A pêra de outono foi incluída no Registro Estadual de Conquistas Reprodutivas em 2000. A árvore padrão tem copa extensa, galhos cinzentos perpendiculares ao tronco. Os rebentos jovens são cobertos por uma casca castanha. Peras pequenas pesando 80-120 gramas com casca lisa e fosca, com um blush levemente pronunciado na superfície amarelada. As qualidades gustativas são estimadas em 3,7-4 pontos.

Pêra Otradnenskaya

Em memória de Yakovlev

Uma das variedades mais comuns na Rússia tem crescimento rápido.Uma árvore baixa com copa arredondada é caracterizada pela alta capacidade de despertar dos botões. É colhido em setembro. Chegam a 25 quilos por planta. Com peso médio, as peras com polpa doce são utilizadas universalmente. Não são adstringentes, por isso são apreciados frescos.

Ricks

O híbrido Rix é uma cultura produtiva e resistente à geada. Dá frutos com casca fina mas densa e um leve rubor nas laterais. A polpa rosa-amarelada tem sabor delicado e adocicado.

pêra ricks

Cheremshina

A cultura foi obtida em 1960 na estação experimental de Lviv. Caracterizado por um crescimento rápido e uma coroa piramidal estreita. Frutas no 5º ano. A colheita é feita em outubro, mas atinge a maturidade para consumo em um mês. Peras com peso entre 150 e 250 gramas e sabor adocicado agradável. A casca superior é esverdeada e enferrujada.

Inverno

As peras amadurecidas no inverno são adequadas para armazenamento de frutas por longo prazo. Nas condições certas, você pode apreciá-los até a primavera. São colhidos com força, mas o sabor da polpa melhora durante o armazenamento. As frutas raramente são adequadas para fazer sucos e compotas. Outra vantagem das árvores é que elas são resistentes ao inverno. A floração tardia evita que a geada afete negativamente a frutificação.

pêra ricks

Angelis

A cultura da seleção francesa é famosa por:

  • frutas grandes, 300 gramas;
  • coloração bronzeada da superfície da fruta;
  • polpa aromática e suculenta;
  • frutificação regular.

A planta é resistente à crosta e ao fogo. Ela cresce melhor quando a copa é iluminada anualmente por poda.

Decánia

O análogo da Winter Duchess é muito popular, pois a polpa da fruta é doce, com leve sabor de vinho, e derrete na boca. A pele é densa, grossa, mas macia. Os frutos crescem em uma árvore de tamanho médio aos 5-6 anos de vida.Como plantas resistentes à geada, toleram o frio até -30 graus e desenvolvem-se melhor em solos férteis, leves e com umidade moderada.

Pêra Deccania

Dourado

O híbrido do tipo inverno tem um propósito de sobremesa. Os frutos redondos, recobertos por casca seca amarelo-esverdeada, apresentam sabor agridoce, com aroma picante.

Kondratievka

Produz colheitas de frutas todos os anos que vão até janeiro. Nas peras com peso de até 200 gramas, a polpa é oleosa e doce. A frutificação de uma árvore de tamanho médio começa no 4-5 ano após o plantio. É vigoroso e bem frondoso.

Pêra Kondratyevka

Conferência

A árvore é popular por sua despretensão. Produz frutos maduros no final de setembro. Eles são grandes e alongados. A variedade é caracterizada pela casca marrom, adstringência e doçura da polpa. A desvantagem da pêra é a sua suscetibilidade a baixas temperaturas.

cura

A pêra está zoneada nas regiões sul, onde vem crescendo desde a antiguidade. Em árvores vigorosas, a copa pode atingir 3,9 metros de diâmetro. A pêra dá frutos em madeira com 3 anos. Os frutos chegam a pesar de 200 a 300 gramas, e há exemplares de até 500 gramas. O híbrido é caracterizado pela cor verde do fruto, que muda para amarelado com o tempo. A característica é uma faixa enferrujada no meio, do cálice ao pedúnculo.

cura de pêra

Lira

Obtida pelo cruzamento da pêra Bere Winter com a Forest Beauty, é famosa por seus frutos grandes, pesando de 200 a 300 gramas. E sua polpa é suculenta, doce e com leve acidez. As colheitas amadurecem em árvores altas com copa de média densidade, tipo piramidal. A pêra de frutos grandes produz consistentemente, tolera baixas temperaturas e é imune à crosta.

Malvina

As árvores frutíferas são resistentes à geada e produzem rendimentos de até 100 kg em boas condições de cultivo.Frutos amarelo-esverdeados e redondos pesam 180 gramas. Depois de retirados dos galhos ficam azedos, mas após o armazenamento o sabor melhora. Quando frescos, estão aptos para consumo até março.

Pera Malvina

Maria

A variedade foi criada por criadores bielorrussos e selecionada como resistente ao inverno, produtiva e com frutas de alta qualidade. Uma árvore de tamanho médio com copa larga e piramidal atinge a altura de 3 metros aos 10 anos. Agrada os jardineiros com frutas suculentas de 300 gramas ou mais. A superfície amarelada não está enferrujada, mas apresenta manchas rosadas. A polpa é de grão fino, oleosa, de sabor delicado e leve acidez.

novembro

A pêra do início do inverno da seleção do Extremo Oriente transforma-se em uma árvore forte, com boa ramificação, e os brotos se estendem diretamente do tronco. Os frutos pequenos e irregulares são verdes com grande número de pontos subcutâneos. Eles têm um aroma distinto e sabor agridoce.

Pêra de novembro

Doméstico

A cultura é indicada para a região sul, onde é difundida há cerca de 80 anos. Frutifica no 5º ano após o plantio. A colheita é colhida em outubro e armazenada em local fresco até março. Os frutos em formato de pêra são inicialmente verdes, depois ficam amarelos e seu sabor melhora.

Pass-Krasan

A popularidade da cultura de seleção francesa é que:

  1. A árvore dá frutos no 6º ano de vida.
  2. A produtividade é alta em boas condições de cultivo.
  3. São colhidas peras com peso de até 400 gramas e, para as enxertadas em marmelo - até 700.
  4. A superfície da casca é laranja-dourada com manchas enferrujadas.
  5. O sabor da polpa é superior ao de outras variedades devido à sua doçura e suave acidez.

Pass-Krasan

As peras distinguem-se pela boa qualidade de conservação, durando até março.

Pervomaiskaya

Em uma grande árvore de 6 metros de altura, a copa é estreita, em forma de pirâmide. Não precisa de polinizadores. As peras de formato clássico pesam cerca de 150 gramas e têm 10 centímetros de comprimento.A casca tem uma cor amarelada uniforme e a polpa é macia, mas não aquosa. As colheitas são feitas até 40 quilos de uma árvore.

Saratovka

Nesta variedade, a árvore atinge uma altura de 6 a 7 metros, com ramos que se estendem do tronco em ângulo agudo para cima. As peras alongadas são cobertas por uma casca oleosa e opaca. Por baixo a polpa é doce e azeda, sem adstringência. A partir do 5º ano de vida a colheita amadurece, mas é periódica. As árvores raramente congelam e podem resistir a geadas severas. Eles são resistentes à seca. Os agricultores podem colher até 24 toneladas de peras por hectare; elas são bem conservadas e transportáveis.

pêra madura

Peras da Rússia central

As condições climáticas especiais da zona média não permitem que todas as variedades de peras dêem frutos. Com verões quentes e invernos rigorosos, nem todas as plantas conseguem se desenvolver confortavelmente. E mudanças bruscas de temperatura podem destruir espécimes despreparados de culturas hortícolas. A região inclui as regiões de Nizhny Novgorod e Vladimir.

As condições climáticas em áreas como Saratov e Yaroslavl não são favoráveis ​​para algumas culturas frutíferas.

Alegro

O híbrido é representado por uma árvore de rápido crescimento com copa ligeiramente caída. Os frutos alongados em formato de pêra atingem um peso de 100-150 gramas. Sua superfície é verde com um leve tom rosado. Amadurecem nos últimos dez dias de agosto. Tenras, doces, sem células pedregosas no interior, as peras são apreciadas pelos jardineiros.

Pêra Allegro

Bessemyanka

Nas regiões de Nizhny Novgorod e Yaroslavl, o híbrido é popular devido a:

  • taxas de crescimento rápidas;
  • coroa decorativa com ramos voltados para cima;
  • pequenos frutos verdes com leve rubor;
  • polpa amarelo-melão de média densidade e doçura.

As peras são usadas para fazer compotas. Você não pode armazená-los por muito tempo, eles se deterioram rapidamente.

Lada

Este híbrido do início do verão é comum em áreas próximas à região de Saratov. Pertence aos tipos padrão de culturas hortícolas. Variedade do tipo frutificação mista, doce, com peras medindo 100 gramas. Possuem polpa de grão fino e amarelada, coberta por uma casca lisa e fina na parte superior. Em alguns espécimes, um rubor é visível sobre um fundo amarelado.

pêra Lada

Skorospelka de Michurinsk

A variedade, zoneada para as regiões Central e Médio Volga, é representada por uma árvore de crescimento rápido. Os polinizadores devem ser colocados nas proximidades, por ex. pêra em memória de Yakovlev. Podemos dizer das frutas que elas têm formato regular de pêra, pesando apenas 70 gramas. Sua cor externa é verde-amarelada, com manchas rosadas em dias ensolarados.

Chizhovskaia

O híbrido do final do verão recebeu o nome do famoso criador S. Chizhov. A variedade é popular na zona intermediária porque:

  • tem dimensões médias de árvore;
  • frutifica em peras pequenas;
  • baixa queda de frutos;
  • boa conservação da qualidade dos frutos.

Pêra Chizhovskaya

A pêra é agradável tanto pelo formato como pelo sabor doce e refrescante.

Outros tipos

As primeiras variedades Vidnaya e Bryanskaya Krasivatsa são adequadas para cultivo na região. Entre as variedades de final de verão, recomenda-se escolher um híbrido da mesma idade e com alto sabor. A pêra banana não só tem sabor e aroma únicos, mas também produz grandes rendimentos. Peras VelesThumbelina também é popular nesta região.

Variedades para a região de Moscou

Na região de Moscou, embora os verões sejam quentes, os invernos são rigorosos. Portanto, as culturas hortícolas às vezes não têm tempo suficiente para amadurecer. Adequado para o plantio de plantas com maturação precoce e média.

Pêra Chizhovskaya

Vênus

A pêra distingue-se pela sua elevada robustez invernal. Entrando na frutificação aos 5-6 anos de vida, traz ricas colheitas. As peras são colhidas em setembro.Pesam 120 gramas, são verde-amarelados, moderadamente suculentos.

Vera Amarela

Uma cultura resistente ao inverno que começa a frutificar a partir do 6º ano de vida. É valorizada porque a fruta é doce, saborosa, suculenta e tem casca lisa.

Proeminente ou irregular

Obtido por polinização com pólen de variedades do sul e adequado para cultivo industrial. Em uma árvore vigorosa, os frutos aparecem em agosto. A sua maturação não é simultânea. Peras de sobremesa alongadas com sabor de noz-moscada.

Proeminente ou irregular

Elegante Efimova

O híbrido colunar produz colheitas durante o mês de setembro. Para evitar que as peras fiquem maduras demais, elas devem ser colhidas na hora certa. Esta maravilhosa cultura é famosa pelo alto sabor de seus frutos.

Ternura

A árvore se distingue por lindas folhas grandes, por onde são visíveis frutos de 200 gramas. Sua cor é amarelada, há um blush nas laterais. Você pode conservar as peras por muito tempo.

Fabuloso

Os frutos da variedade caracterizam-se pelo fato de:

  • grande, mais de 250 gramas;
  • verde com tonalidade amarelada;
  • adequado para processamento em purê, geléia;
  • armazenado por 2 semanas.

pera fada

O híbrido é resistente a muitas doenças fúngicas.

Outras variedades

Além dos tipos de culturas listados, os seguintes são cultivados na região de Moscou e áreas próximas:

  • Conferência;
  • Moscovita;
  • O favorito de Yakovlev;
  • Catedral.

Estas peras adaptaram-se às condições meteorológicas, visto que foram cultivadas por criadores locais.

Variedades para o Distrito Federal Sul

Para as regiões de Rostov e Volgogrado, é mais fácil selecionar mudas de fruteiras. Aqui você pode plantar todos os tipos de verão, outono e inverno. Eles darão frutos abundantes. A única coisa que você precisa ter certeza é que as variedades estão adaptadas à seca.O território do Território de Krasnodar é um lugar onde todas as culturas hortícolas se sentem confortáveis ​​​​e se desenvolvem rapidamente.

pera fada

Variedades de pêra resistentes a doenças

Para evitar danos às plantações de peras por doenças fúngicas, é necessário selecionar variedades que sejam resistentes a elas. Híbridos como o Skorospelka de Michurinsk e a variedade Allegro são considerados menos sensíveis à crosta. Tem alta imunidade Pêra Hera, Yakovlevskaia.

Variedades de pêra autoférteis

Para não se preocupar em plantar polinizadores, é necessário selecionar as culturas que se autopolinizam. Quando flores femininas e masculinas se formam em uma pêra, os ovários se formam rapidamente. Esses tipos de plantas incluem as peras Chizhovskaya, Ternura e Maria.

pera fada

Qual variedade de mudas é melhor escolher?

O material de plantio deve ser selecionado de forma que a variedade seja adequada às condições de uma determinada região. No sul são plantadas mudas anuais, nas regiões norte - bienais. As melhores mudas devem ter sistema radicular saudável, casca lisa e sem danos. Seus galhos não devem dobrar e estar secos.

Como determinar a variedade de pêra

Antes de comprar mudas de pera para cultivo, é preciso prestar atenção ao local onde a variedade foi cultivada. Isso pode ser reconhecido por uma breve descrição da cultura. Selecione espécies de plantas zoneadas para uma zona climática específica. Na hora de comprar leve em consideração o tipo de maturação dos frutos, sua qualidade e as características estruturais da árvore.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim