Durante muito tempo, as peras foram cultivadas apenas nas regiões do sul, porque os jardineiros acreditavam que a colheita não era confortável em um clima temperado. Na década de 50 do século passado no Instituto de Pesquisa que leva seu nome. Michurin, ao cruzar a variedade Tema com o francês Olivier de Serre, obteve uma pêra que herdou de seus parentes mais próximos excelente produtividade, resistência à geada e imunidade à crosta. A árvore compacta cresce rapidamente e produz frutos todos os anos. A Pêra Memória Yakovlev foi nomeada em homenagem à família que dedicou muito tempo à sua criação.
- Descrição e características da variedade
- Vantagens e desvantagens da pêra Em memória de Yakovlev
- Reprodução
- Como uma planta é plantada?
- Quando eles plantam
- Como selecionar e preparar mudas?
- Escolhendo um local de pouso
- Preparando a cova de plantio
- Distância entre mudas
- Processo de plantio
- Polinizadores
- Sutilezas do cuidado da pêra
- Regar e fertilizar
- Poda de pêra
- Doenças e pragas
- Doenças às quais as peras são suscetíveis
- Crosta
- Moniliose
- Fungo fuliginoso
- Pragas de pêra
- Pulgão
- Mariposa pêra
- Besouro de flor de pêra
- Prevenção
- Colheita
- Armazenar
Descrição e características da variedade
O híbrido, criado no Instituto de Fruticultura, está adaptado às condições das latitudes médias e cresce nas regiões sul, nas regiões Volga-Vyatka e Central. A árvore compacta tem copa arredondada e raramente atinge 2 metros de altura.
Os ramos do esqueleto conectam-se ao tronco em ângulos retos. Os rebentos são cobertos por uma casca áspera acinzentada e os rebentos jovens são de cor castanha. Os frutos da variedade formam-se em cachos. Os botões têm superfície lisa e florescem muito rapidamente na primavera.
As folhas, localizadas em ramos com espinhos, são uma placa oval, ligeiramente curvada e com bordas recortadas.
As flores da pêra Yakovlev Memory são coletadas em pincéis, cada um com até 8 botões. Eles aparecem tarde. Os frutos amadurecem em setembro, são colhidos ao longo do mês e fixam-se com bastante firmeza num pedúnculo alongado.
Uma pêra madura é diferente:
- pele lisa e brilhante;
- bronzeado laranja;
- polpa de cor creme;
- alto teor de açúcar.
Os frutos suculentos da variedade Pamyati Yakovleva carecem de adstringência, sente-se um leve azedume e pesam 100–125 g cada. A arbutina, rica em peras de outono, atua como anti-séptico, tem efeito antimicrobiano e previne a proliferação de células cancerígenas.
A preferida de muitos jardineiros e veranistas começa a dar frutos aos 4 anos, e aos 7 são retirados da árvore mais de 2 baldes de peras, que não caem, não perdem a apresentação quando transportadas por um longo período distância, e são avaliados pelos provadores em 4,4 pontos. A planta resiste a geadas de curta duração de até 38 ° C e tem boa imunidade a doenças fúngicas.
Vantagens e desvantagens da pêra Em memória de Yakovlev
A principal vantagem da variedade outonal é considerada a resistência às baixas temperaturas, o que possibilita o cultivo da cultura em latitudes médias.
As vantagens da pêra incluem:
- Tamanho de árvore pequeno.
- Fácil de cuidar.
- Excelentes características gustativas.
- Não há necessidade de polinizadores.
- Frutificação precoce e alta produtividade.
As desvantagens da variedade incluem a presença de espinhos nos brotos e células pedregosas próximas ao miolo do fruto. A colheita das peras leva muito tempo, elas amadurecem de forma irregular e não ficam armazenadas por muito tempo. A árvore não tolera bem a seca.
Reprodução
A variedade Pamyati Yakovlev pode ser cultivada em camadas. Um galho forte é dobrado ao chão, uma caixa com terra é colocada sob ele, na qual o broto é fixado e coberto com terra. O recipiente é mantido úmido e isolado para o inverno. Após 2 anos, quando aparecem as raízes, o galho é separado da árvore e enviado ao solo. Essa pêra rapidamente começa a dar frutos e mantém suas propriedades maternas.
Como uma planta é plantada?
A variedade Memory Yakovlev é adequada tanto para residentes de verão quanto para agricultores. Uma árvore despretensiosa é rapidamente adotada, para que dê frutos não é necessário colocar polinizador por perto.
Quando eles plantam
A pêra cresce bem em latitudes médias, mas nos Urais e na Sibéria não resiste a invernos longos e frios.Nas regiões da zona intermediária, a variedade Pamyati Yakovlev é plantada na primavera, quando não são mais esperadas geadas; no sul, isso pode ser feito no outono, mas no início, para que a pêra tenha tempo de endurecer antes que a temperatura caia significativamente.
Como selecionar e preparar mudas?
Você deve comprar uma árvore para cultivar em um terreno de campo ou em uma casa de campo, não no mercado, mas em um viveiro que ofereça variedades adaptadas ao clima local. Uma pêra de 2 anos cria raízes bem. Deve ter raízes elásticas, brotos sem rachaduras e feridas e madeira fresca.
Escolhendo um local de pouso
A árvore deve ser colocada em uma superfície plana, não em colinas, em uma área iluminada pelo sol. A cultura adora solo argiloso e preto, um local onde as águas subterrâneas estão próximas da superfície não é adequado para o seu cultivo. O problema neste caso pode ser resolvido com uma camada de drenagem.
Preparando a cova de plantio
No outono, a área de peras é limpa de restos de caules e ervas daninhas e cuidadosamente desenterrada. A árvore da variedade Pamyati Yakovlev desenvolveu raízes que requerem muito espaço.
A cova de plantio é feita a uma profundidade de pelo menos um metro, com diâmetro de 80 a 90 cm.
2 baldes de areia e húmus são colocados no buraco cavado, 200 g de superfosfato, 3 colheres de sopa de sal de potássio são adicionados e misturados ao solo. Cal ou cinza são dissolvidas em 10 litros de água e a composição é despejada na cova. A camada fértil é colocada separadamente.
Distância entre mudas
A variedade Pamyati Yakovlev não é muito alta, as árvores jovens são colocadas a cada 3 metros, deixando 4 entre as fileiras.
Processo de plantio
7 a 10 dias após o preparo da cova, despeja-se terra nela, forma-se um monte, sobre o qual é colocada a raiz de forma que o colo fique 5 cm acima da camada superficial.Após o plantio da árvore, o solo é compactado, regado com 2 baldes de água morna e o tronco da árvore coberto com turfa. A planta é amarrada a uma estaca, que é instalada no centro do buraco.
Polinizadores
A pêra de outono, criada pela dinastia Yakovlev, é uma variedade autofértil: todos os anos aparecem botões, o ovário não cai e os frutos amadurecem. Para aumentar a produtividade, plante perto Pêra de agosto ou Lada. Essas árvores florescem ao mesmo tempo e servem como polinizadores.
Sutilezas do cuidado da pêra
Para que a variedade lhe agrade com seus frutos, antes de escolher uma muda e um terreno, é preciso estudar o que a árvore mais precisa e quais características de cuidado com a planta existem.
Regar e fertilizar
A pêra não tolera bem a seca, para de se desenvolver e não dá uma boa colheita. Quando regadas em excesso, as raízes apodrecem, o que pode levar à morte da planta. As mudas são regadas semanalmente, despejando água morna nos sulcos cavados ao redor do tronco. Uma árvore precisa de 2 baldes. Se chover com frequência, as peras maduras não precisam de irrigação, no tempo seco é necessária hidratação:
- antes que os botões apareçam;
- durante a formação do ovário;
- Final de Outono.
Para garantir que a água seja absorvida uniformemente pelo solo, muitos residentes de verão instalam um sistema de sprinklers. O solo no círculo do tronco da árvore é solto e polvilhado com cobertura morta.
2 anos após o plantio, na primavera, 80-90 g de uréia são dissolvidos em meio balde de água, aplicados no solo sob uma árvore, ou os grânulos são simplesmente espalhados na neve.
Quando a pêra florescer, alimente-a com nitroammophoska. Para aumentar a produtividade no verão, utilize sal de potássio misturando o produto em 10 litros de água. Uma vez a cada 3 anos, durante a escavação do solo, o solo no círculo do tronco da árvore é fertilizado com húmus ou cinza.Para que a árvore hiberne normalmente, no outono ela é regada com uma solução preparada com um balde de água e 30 g de superfosfato. A alimentação foliar é realizada no verão com uréia.
Poda de pêra
Imediatamente após o plantio da árvore na primavera, elas começam a formar uma copa. Para isso, encurta-se o caule central, deixando-o a uma altura de 60 cm da superfície do local. No ano que vem, os galhos fortes são cortados em 1/3 e o caule em 1/4, o resto é removido.
É constantemente necessário livrar-se das partes doentes, secas e congeladas da árvore. Na primavera, a copa fica livre de brotos que não dão frutos nem crescem para dentro. A poda regulatória ajuda a melhorar o fluxo de luz e ar para a pêra.
Doenças e pragas
Embora a variedade Pamyati Yakovlev tenha boa imunidade à crosta, a falta de cuidados e prevenção adequados e o clima desfavorável contribuem para a ativação de microrganismos nocivos.
Doenças às quais as peras são suscetíveis
No início da primavera, as árvores frutíferas são borrifadas com calda bordalesa ou vitríolo, os troncos são branqueados com cal e as folhas secas são arrancadas do tronco da árvore e queimadas. Essas medidas simples ajudam a prevenir a proliferação de fungos que causam:
- ferrugem;
- câncer negro;
- citosporose;
- oídio.
As peras sofrem de infecções bacterianas e virais. É mais fácil prevenir o desenvolvimento de doenças do que enfrentá-las.
Crosta
Em plantações densamente densas, os fungos patogênicos liberam esporos nos órgãos vegetativos da árvore. As folhas ficam cobertas de manchas escuras e secam. A crosta afeta não apenas o ovário, mas também o feto. Perdem a apresentação, a polpa fica parecida com madeira e a pele racha. A variedade de memória Yakovlev raramente sofre desta doença.
Moniliose
Uma infecção fúngica, que entra na pêra através de rachaduras, buracos de minhoca, feridas, provoca o aparecimento de podridão nos frutos. O clima úmido e quente, a presença de crosta e a coroa espessada contribuem para o rápido desenvolvimento da moniliose.
Fungo fuliginoso
Às vezes, no verão, as folhas das peras ficam cobertas por uma camada preta. Esse fenômeno geralmente ocorre quando a estrutura da planta é danificada por pragas, principalmente pulgões. A ativação do fungo da fuligem, que hiberna na casca, leva à deterioração da fotossíntese e enfraquece a árvore.
Pragas de pêra
As fruteiras sofrem não apenas de doenças, mas também de insetos. As plantas atraem besouros das flores, bichos-da-seda, cochonilhas, mariposas e ácaros da galha.
Pulgão
Este parasita microscópico alimenta-se da seiva dos ramos jovens, tem um apetite invejável e reproduz-se na velocidade da luz. Se você não combater imediatamente os pulgões, especialmente os pulgões do sangue, aparecem úlceras nos brotos das árvores, o que pode levar à sua morte.
Mariposa pêra
A mariposa fêmea, cujas asas dianteiras e traseiras são coloridas em tons diferentes, põe ovos na câmara de sementes após o acasalamento. Para entrar, a praga faz buracos nas frutas. Depois de lidar com as sementes, a lagarta rasteja até a próxima pêra.
O parasita adora principalmente as variedades precoces da cultura, pois essas frutas têm casca fina e macia.
Besouro de flor de pêra
Uma praga do gênero besouro causa enormes danos à cultura. O inseto rói os cálices dos botões dos frutos que estão cheios de suco, mas não têm tempo de abrir, e a árvore simplesmente não floresce e o ovário não se forma.
Prevenção
Para reduzir o risco de uma pêra ser infectada por uma infecção fúngica ou bacteriana, realizam-se regularmente todos os tipos de podas, secam-se, removem-se os rebentos danificados, queimam-se frutos mumificados e folhas manchadas.Várias vezes por temporada, as árvores são alimentadas com nutrientes, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e assim fica mais fácil para a pêra resistir às doenças.
Para prevenir sarna, moniliose e outras infecções, as árvores são pulverizadas com calda bordalesa e uréia, e são seguidas as regras de tecnologia e cuidados agrícolas.
Colheita
Os frutos da variedade Pamyati Yakovlev começam a amadurecer no final de agosto, mas as peras são colhidas ao longo de setembro. Os frutos são colhidos cuidadosamente à mão, tentando não se machucar com os espinhos que ficam nos brotos.
Armazenar
As peras não caem ao solo, possibilitando a colheita completa. Em uma sala fria, as frutas não estragam em um mês. Eles são usados para fazer compotas, geléias e sucos.