As peras são cultivadas em nosso país há muito tempo devido às suas inúmeras propriedades benéficas. Ano após ano, os criadores trabalham para melhorar as espécies conhecidas e oferecer aos jardineiros novos itens valiosos. Uma delas é a pêra do início do outono da variedade Moskvichka, que apresenta enormes vantagens sobre seus concorrentes.
- Descrição da pêra Moskvichka
- Características de árvores e frutas
- História de seleção e região de criação
- Prós e contras da variedade
- Recursos de pouso
- Escolha de horário e local
- Preparação do poço
- Distância entre mudas
- Tecnologia de pouso
- Regras de cuidado de árvores
- Regar e fertilizar
- Guarnições
- Moldando a coroa da pêra Moskvichka
- Corte regulatório
- Poda de manutenção
- Poda sanitária
- Regras para poda
- Doenças e pragas da pera Moskvich
- Medidas de prevenção
- Possíveis doenças
- Crosta
- Fungo fuliginoso
- Prováveis pragas
- Pulgão
- Mariposa pêra
- Besouro de flor de pêra
- Coleta, armazenamento e uso de colheitas
Descrição da pêra Moskvichka
A variedade de pêra Moskvichka é uma variedade do início do outono e começa a amadurecer em setembro. Possui boa resistência à geada e é cultivado com sucesso em todas as regiões do nosso país. A árvore dá frutos abundantemente e anualmente. A moscovita é autoestéril, ou seja, para a formação dos ovários é necessário plantar polinizadores próximos a ela. As melhores variedades para isso são reconhecidas:
- Lada;
- O favorito de Yakovlev;
- Bergamota de Moscou.
A primeira colheita é feita 3 anos após o plantio da muda na parcela. Uma árvore adulta pode produzir até 50 kg de frutos.
Características de árvores e frutas
A árvore da variedade pera Moskvichka é padrão, com tronco plano e reto. Não há ramos laterais, uma copa densa pode ser enxertada ou formada. A altura de uma pêra adulta chega a 3,5 metros. Os ramos do esqueleto são direcionados verticalmente.
A floração começa tarde, por isso as geadas de retorno não prejudicam a colheita futura.
As folhas desta variedade são de formato oval, de cor verde rica e de tamanho pequeno. São bastante densos, mas ao mesmo tempo elásticos. As flores são em forma de taça, pequenas, reunidas em inflorescências de 5 peças.
Os frutos do Moskvichka são de tamanho médio, o peso de um deles pode chegar a 130 gramas. Seu formato é largo, clássico em formato de pêra. Durante a maturação técnica, as peras adquirem uma cor verde-amarelada e pontos marrons subcutâneos tornam-se visíveis. Se os frutos ficarem um pouco na árvore, aparecerá um leve rubor neles. A polpa é muito suculenta, saborosa, doce, branca. O aroma é forte e clássico.
História de seleção e região de criação
Especialistas da Academia Timiryazev trabalharam na criação da pera Moskvich. Eles realizaram a polinização aberta da não menos famosa variedade Kieffer e, a seguir, cultivaram mudas com base no material resultante. Foram essas plantas jovens que se tornaram a base para a obtenção do Moskvichka. Na década de 80 do século passado, o novo produto já começava a ser adotado nos jardins dos veranistas nacionais. Foi recomendado para as regiões Volga-Vyatka, Médio Volga e Central. No entanto, acima de tudo, Moskvichka era amado pelos moradores da região de Moscou.
Prós e contras da variedade
Como qualquer variedade, Moskvichka tem vantagens e desvantagens que a distinguem de seus concorrentes. As qualidades positivas incluem:
- amadurecimento precoce dos frutos;
- sabor de sobremesa;
- precocidade;
- frutificação regular;
- altas taxas de rendimento;
- as frutas não são propensas a cair;
- excelentes características do produto;
- aroma forte e agradável;
- a colheita é adequada para transporte em longas distâncias;
- possibilidade de armazenamento a longo prazo da safra colhida;
- maior resistência a doenças comuns;
- despretensão.
As desvantagens são:
- autoesterilidade;
- resistência média ao gelo;
- baixa resistência à seca prolongada.
Recursos de pouso
A pêra Moskvichka possui características de plantio com as quais você deve se familiarizar antes de colocá-la em seu terreno.
Escolha de horário e local
A pêra Moskvichka pode ser plantada no outono e na primavera. No outono, os trabalhos de plantio estão previstos para outubro e tentam cumprir o prazo de 10 a 20. Na primavera, a árvore é plantada de abril a maio, mas a melhor época para isso são os últimos dez dias de abril.
A vantagem do plantio na primavera é que a muda jovem tem tempo de criar raízes durante o verão e tolera bem o frio do inverno. Quando plantada no outono, a planta apresenta maior resistência à geada. As peras preferem solo argiloso ou arenoso-chernozem. Deve ser solto, nutritivo e com quantidade suficiente de fertilizante. Escolha um local ensolarado, bem iluminado e seco.
Preparação do poço
Antes de plantar uma muda, retire a camada superior do solo com 40 cm de espessura, após o que cavam um buraco com 0,8-1 m de profundidade e cerca de 0,8 m de largura.Uma mistura nutritiva de solo composta por húmus, areia, superfosfato, sulfato de potássio e qualquer matéria orgânica matéria é adicionada a ele. A farinha de dolomita é colocada no buraco preparado na proporção de 0,3 kg para cada 10 litros de água e, em seguida, são despejados mais 2 baldes de água limpa.
Distância entre mudas
A moscovita é considerada de altura média, portanto a distância entre as mudas é de pelo menos 3-3,5 metros. A mesma quantidade deve ser retirada para os arbustos ou árvores frutíferas mais próximos.
Tecnologia de pouso
No buraco preparado é cravada uma estaca de madeira, que se eleva 0,5 m acima da superfície.No fundo do buraco é formado um monte a partir de uma mistura nutritiva de solo, colocando-se sobre ele a raiz da muda. O colo da raiz da pêra deve subir 5 cm acima da superfície do solo e, aos poucos, o buraco vai sendo preenchido com terra, compactando-o um pouco e evitando a formação de vazios. 3 baldes de água são colocados sob cada muda, o solo ao redor da pêra é coberto com cobertura morta e a própria árvore é amarrada a uma estaca.
Regras de cuidado de árvores
Para que uma planta plantada cresça e se desenvolva normalmente, ela deve ser bem cuidada.
Regar e fertilizar
Após o plantio, a pêra Moskvichka precisa ser regada uma vez por semana. 1 balde de água é derramado sob 1 árvore pela manhã e à noite.Uma planta adulta durante a formação dos frutos requer irrigação até 2 vezes por semana. Regue a pêra antes da abertura dos botões, 2 semanas após o término da floração e 2 semanas antes do início da formação dos frutos. Se o outono for seco, a irrigação é feita após a colheita.
Na primavera, nitrato de amônio é aplicado no círculo do tronco da árvore e, no outono, superfosfato, composto, húmus e sulfato de potássio.
Guarnições
As peras requerem poda durante todo o período de cultivo. Via de regra, o trabalho é realizado antes que os botões comecem a florescer.
Moldando a coroa da pêra Moskvichka
Na poda é imprescindível manter a posição do rebento central. Restam apenas ramos esqueléticos, todos os outros devem ser removidos. O comprimento do tronco principal é reduzido em um quarto do original.
Corte regulatório
No segundo ano após a poda formativa, o tronco principal é encurtado em mais 25 cm, o comprimento dos rebentos esqueléticos é reduzido em 5 cm, podendo os trabalhos ser realizados no outono e na primavera.
Poda de manutenção
Apoio poda de pêra A moscovita envolve a remoção de todos os novos brotos em crescimento que contribuem para o espessamento da copa. Apenas alguns brotos frutíferos devem permanecer em cada broto esquelético. Corte todos os ramos que crescem em posição estritamente vertical.
Poda sanitária
A poda sanitária das peras é realizada tanto no outono como na primavera. Envolve a remoção de todos os galhos secos, danificados, doentes e quebrados.
Os brotos que crescem dentro da árvore também são podados.
Regras para poda
Você não deve remover muitos galhos de uma vez, pois a pêra pode não tolerar tanto estresse. Isto é especialmente verdadeiro para guarnições anti-envelhecimento.Todas as áreas de corte devem ser tratadas com verniz de jardim.
Doenças e pragas da pera Moskvich
A moscovita aumentou a resistência às principais doenças e pragas, mas as medidas preventivas não a prejudicarão.
Medidas de prevenção
Como medida preventiva doenças e pragas da pêra Os moscovitas racionam a rega, fazem podas oportunas e tratam a árvore com preparações especialmente elaboradas para esse fim.
Possíveis doenças
A moscovita tem boa imunidade a doenças fúngicas, mas algumas infecções ainda apresentam certo risco de danos.
Crosta
Para evitar a crosta, a pêra é borrifada várias vezes com calda bordalesa, sulfato de ferro ou cobre. Folhas e ervas daninhas devem ser removidas sob as árvores em tempo hábil.
Fungo fuliginoso
Outra praga da pêra que pode causar problemas. Para evitar o seu aparecimento, Moskvichka é pulverizado com enxofre coloidal e sulfato de cobre. Em casos especialmente graves, recorrem ao uso dos medicamentos “Skor”, “Azofos”, “Delan”.
Prováveis pragas
As peras também podem ser um deleite para algumas pragas. Se as medidas não forem tomadas a tempo, você pode ficar sem colheita.
Pulgão
Os medicamentos “Kinmiks”, “Iskra”, “Agravertin” ajudam a resistir aos pulgões. Os remédios populares também são eficazes: decocção de camomila e sabonete verde.
Mariposa pêra
Para evitar que a mariposa estrague a fruta, trate a pêra com Karbofos ou Cyanox. Os remédios populares incluem infusões de pó de tabaco e dente-de-leão.
Besouro de flor de pêra
Eles lutam contra essa praga tratando os moscovitas com enxofre coloidal. Também usada contra o besouro da flor da pêra é uma infusão de mil-folhas, camomila e pó de tabaco.
Coleta, armazenamento e uso de colheitas
As peras Moskvichka são colhidas em setembro. Têm finalidade universal, são adequados para transporte em longas distâncias, possuem boas qualidades comerciais e prazo de validade. Isso torna possível cultivar Moskvichka para fins comerciais.
Para armazenamento fresco de longo prazo, as peras coletadas são classificadas, colocadas em caixas de madeira, cobertas com jornal e enviadas para local fresco e escuro.