Descrição e características da variedade de pêra Chudesnitsa, plantio e cuidados

A variedade de pera Chudesnitsa foi incluída no Registro Estadual de Conquistas Reprodutivas em 2004. Apesar da juventude do híbrido, a safra de inverno foi reconhecida pelos jardineiros da região Central da Terra Negra por sua combinação de robustez invernal e alto rendimento.


Descrição e características da variedade Chudesnitsa

O bom da pêra comum da variedade Chudesnitsa é que você pode saborear suas próprias frutas cultivadas e ecologicamente corretas durante todo o inverno.

Fruta

Os frutos verdes protuberantes com um tom avermelhado nas laterais tornam-se verde-amarelados quando maduros e têm o formato de um cone alongado e truncado. A casca lisa é medianamente densa, coberta por uma camada cerosa. O peso de uma fruta varia de 130–220 g.

A polpa leitosa da pêra com tonalidade cremosa distingue-se pela consistência delicada, sem inclusões pedregosas e pelo aroma pronunciado. A suculência da fruta se deve ao seu teor de água de 85%. O equilíbrio de ácidos orgânicos (10%) e açúcares (0,3%), que determinam o sabor, a ausência de viscosidade e adstringência, foi avaliado pelos provadores profissionais em 4,3 pontos em 5 possíveis.

As sementes dos frutos são pequenas e marrons. A haste curva está firmemente presa à base.

Árvore

O tronco e os brotos de uma árvore de 3 metros são de cor marrom lisa. Os ramos formam uma coroa piramidal extensa. Os botões são pequenos, em forma de cone, firmemente pressionados contra os brotos. As folhas verdes, brilhantes e ovóides são recortadas nas bordas, pontiagudas e curvas nas extremidades.

árvore verde

A pêra maravilhosa floresce com flores brancas de 5 pétalas coletadas em inflorescências. A floração exuberante e perfumada começa no final de maio e dura uma semana.

Uso

Na culinária, as peras são usadas para fazer geleias, marmeladas e compotas. O suco é extraído das frutas e as sementes das frutas são incluídas na formulação de bebidas que contêm cafeína. Para adicionar um sabor picante, pedaços de peras Chudesnitsa são adicionados a saladas, molhos e assados.

A medicina tradicional utiliza as seguintes propriedades da fruta:

  • diurético;
  • anti-inflamatório;
  • antipirético;
  • fixação;
  • antiesclerótico.

As peras reduzem o reflexo da tosse, contêm alto teor de potássio (160 mg por 100 g de produto), que tem efeito benéfico no funcionamento do coração, vasos sanguíneos e rins.

frutas em um prato

Produtividade

A frutificação plena da cultura ocorre a partir do sexto ano de vida da árvore frutífera. O pico de rendimento ocorre 13–15 anos após o plantio, quando até 80 kg de frutos são colhidos de uma pera milagrosa. Na idade de 6 a 12 anos, o rendimento médio é de 50 kg por árvore ou 130 kg por 1 ha.

Polinizadores

A baixa autofertilidade da pera Chudesnitsa sugere o plantio simultâneo das variedades Nika e Feeria com flores na vizinhança, aumentando significativamente o número de ovários.

Transportabilidade

A alta transportabilidade da variedade é utilizada por grandes fazendas de jardinagem e jardineiros que cultivam frutas em parcelas individuais ao transportar frutas por longas distâncias até os locais de venda.

fruta fruta

Os principais lados positivos e negativos da pêra

A variedade de pêra Chudesnitsa foi apreciada pelos veranistas e agricultores por suas características positivas:

  • resistência ao gelo até -38°C;
  • decoratividade da coroa;
  • sabor sobremesa de frutas com aroma floral-pêra;
  • compacidade, baixo porte da árvore, facilitando o cuidado e a colheita;
  • mantendo a qualidade, alta transportabilidade;
  • longa vida útil quando fresco;
  • versatilidade de aplicação;
  • alta resistência à ferrugem, crostas, pragas;
  • frutificação estável;
  • imunidade alta criada artificialmente.

Entre as desvantagens das peras, destacam a necessidade de podas regulares, pois com a copa espessada a planta não tem força para formar frutos maduros. A segunda desvantagem é a necessidade de plantar polinizadores nas proximidades.

coroa grande

Especificidades do cultivo

Antes de plantar a pêra Chudesnitsa, o jardineiro decide a hora e o local e escolhe a muda adequada.Ao plantar, siga o algoritmo recomendado.

Escolha de horário e local

Na zona climática da Rússia Central, é preferível plantar Miracle em abril, antes que os botões se abram. Durante a temporada, a cultura tem tempo de criar raízes e ganhar força para o inverno.

Na região Sul, uma árvore plantada em setembro cria raízes e se desenvolve normalmente.

Ao escolher um local de plantio, exclua planícies e cantos sombreados do jardim. A pêra é inicialmente uma planta que gosta de calor e requer boa luz solar. Portanto, outras árvores frutíferas altas são plantadas a menos de 5 metros da pêra.

A combinação de geadas de inverno e águas subterrâneas próximas é prejudicial para a cultura.

Como a pereira não tolera transplante, é importante preparar solo adequado no local. A árvore adora solo fértil e solto que retém a umidade nas raízes.

cavar um buraco

Preparação de material de plantio

A partir dos três anos, as mudas enraízam-se mal. Para normal enraizando pêra Milagroso, escolha uma árvore de 1 a 2 anos com brotos elásticos, sem áreas ressecadas, deformações ou danos mecânicos.

Uma muda com raízes nuas é embebida antes do plantio, as raízes são encurtadas para 20 cm.Jardineiros experientes recomendam diluir um comprimido estimulador de crescimento de Heteroauxin ou 1 colher de sopa em um balde de água. eu. mel

mudas no mercado

Como plantar uma muda corretamente

Do outono até as primeiras geadas, é preparada uma cova de plantio com 80 cm de largura e profundidade, é feita uma camada de drenagem no fundo e regada para que a terra assente. Na primavera, a camada arável superior é combinada com três baldes de húmus. Além da matéria orgânica, são adicionados fertilizantes minerais - 200 g de superfosfato, 50 g de sulfato de potássio e 2 baldes de areia, o que aumenta a soltura do solo.

Escolha um dia nublado e comece a plantar a Pêra Milagrosa, seguindo a tecnologia:

  • um monte baixo é construído a partir do substrato preparado na parte inferior;
  • coloque uma estaca;
  • a muda é baixada no centro da elevação, endireitando cada raiz;
  • cobrir com substrato, compactar levemente a superfície;
  • regar a muda com um balde d'água;
  • cubra o círculo do tronco da árvore com serragem e feno;
  • amarre a árvore a um suporte.

O topo da pêra é mais escuro que as raízes. Na borda da mudança de cor há um colo da raiz, que após o plantio deve subir 2–4 cm acima do solo.

plantar uma muda

Cuidados adicionais com as árvores

Os cuidados adicionais com a pêra Maravilhosa incluem rega moderada, poda obrigatória e preparação para o frio. Preservam a saúde da cultura e da colheita através da aplicação de fertilizantes no solo, tratamentos preventivos contra doenças e pragas.

Regar e fertilizar

Eles despejam o Milagroso nas valas. O primeiro é cavado em torno de um tronco de 10–15 cm de profundidade e diâmetro de copa. O segundo sulco é feito mais próximo do tronco, recuando meio metro do primeiro.

Durante os invernos com pouca neve, uma árvore adulta é regada no final de março. Se houver neve suficiente, a irrigação é realizada após a floração da cultura. Uma pêra frutífera requer pelo menos 30 litros de água por 1 metro quadrado. m.

Uma muda do primeiro ano de vida é regada semanalmente em um volume de 10 litros.

jardineiro regando

Na formação e enchimento do fruto, a planta é irrigada abundantemente. Este período cai em meados de junho.

A próxima umedecimento da safra ocorre em agosto, um mês antes da colheita.

Imediatamente após a queda das folhas, é feita irrigação com recarga de umidade para evitar o congelamento do sistema radicular no inverno.

Alimente a pêra três vezes até que o ovário se forme. A primeira vez - durante o despertar dos rins ureia ou carbamida (100 g por árvore). Na fase de floração fertilizar a cultura com uma solução de esterco de galinha ou verbasco (30 l). Quando as pétalas das flores caírem, aplique nitroammophoska (50 g por balde de água) debaixo da árvore.

No verão, a planta é borrifada nas folhas com uma solução de sulfato de magnésio. Em julho, é adicionado superfosfato embaixo da árvore, o que aumenta o teor de açúcar e mantém a qualidade do fruto.

No outono, para aumentar a resistência às geadas, o Miraculous é fertilizado com preparações contendo potássio, fósforo ou cinzas.

despeje fertilizante

Aparar

A poda formativa pelo método escalonado começa no terceiro ano de vida da pêra Maravilhosa. O procedimento é realizado toda primavera, antes do início do período vegetativo, até a planta atingir os 7 anos. Eles começam com a formação do primeiro nível de cultura. Para isso, deixe 2 a 3 ramos esqueléticos em diferentes direções no tronco, localizados à mesma distância do solo.

No ano seguinte, os ramos de segunda ordem são cortados em um terço, os rebentos jovens são removidos e os ramos são deixados 50-60 cm acima da primeira camada para formar a segunda camada. A poda das peras continua seguindo o mesmo padrão nos anos subsequentes.

Após a conclusão da formação do esqueleto da árvore, são realizadas anualmente podas sanitárias, retirando-se os doentes que não sobreviveram ao inverno e os brotos não frutíferos (copas) que engrossam a copa.

aparando os topos

Cal

No outono e no início da primavera, quando a neve ainda não derreteu em alguns lugares, o tronco e os galhos mais baixos da pereira ficam brancos. Esta medida simples protege a casca da árvore frutífera dos roedores no inverno e evita queimaduras solares na primavera.

Um balde de água exigirá 2 kg de cal e 200 g de sulfato de cobre. É mais conveniente adquirir tintas prontas com aditivos especiais que protegem a cultura e garantem a durabilidade da cal.

caiação de madeira

Preparando-se para o inverno

O trabalho preparatório para a entrada indolor da Pêra Milagrosa no inverno é padrão:

  • limpe o círculo do tronco da árvore de resíduos vegetais;
  • remova frutas podres da árvore;
  • irrigar abundantemente (5–7 baldes);
  • cubra o solo ao redor do tronco.

As árvores maduras precisam de cobertura morta, galhos de abeto e galhos colocados sob a pêra. As mudas precisam de isolamento não só do sistema radicular, mas também do tronco. É envolto em agrofibra e outros materiais de cobertura.

madeira sinuosa

Doenças e pragas da pêra

A pêra maravilhosa é resistente a doenças fúngicas, mas por segurança, recomenda-se pulverizar a cultura antes do período vegetativo, durante a brotação e após a floração. Use medicamentos com eficácia comprovada na quantidade especificada nas instruções de uso. Esses meios incluem:

  • sulfato de cobre ou ferro;
  • Mistura bordalesa;
  • Lar;
  • Topázio;
  • Velocidade

Menos tóxicas são as preparações biológicas Trichodermin, Fitoverm, Gaupsin.

pedra de tinta

Dos insetos, o que mais incomoda a Mulher Maravilha é a pera melada, que se divide em 3 subespécies – vermelha, amarela e malhada.

As larvas dos insetos se alimentam da seiva das pontas dos brotos, botões e lâminas das folhas, inibindo o crescimento da cultura. Se medidas urgentes não forem tomadas, as folhas afetadas voarão e a polpa da pêra ficará lenhosa.

Em março e início de abril, um lençol é estendido sob a árvore e besouros melíferos adultos são sacudidos dos galhos. Se as pragas caírem em massa, é necessário o tratamento com Aktara, que é repetido antes e depois da floração.

droga tricodermina

Colheita e armazenamento

Os frutos milagrosos amadurecem em meados de setembro. Para fazer a colheita você vai precisar de uma escada, um gancho de metal para inclinar os galhos e um cesto. Os frutos são colhidos junto com o pedúnculo em dias secos e ensolarados.

As peras são armazenadas em porões e adegas por até 5 meses a uma temperatura de 0–5° C, colocadas em uma caixa de madeira com furos. Os frutos são cobertos com papel e colocados com os talos voltados para cima. Se não houver muita fruta, guarde na geladeira.

Frutas secas ou congeladas são adequadas para consumo durante todo o ano.

A pêra maravilhosa é o resultado bem-sucedido do trabalho de criadores nacionais que conseguiram combinar as melhores características em uma variedade, possibilitando o cultivo da cultura na Rússia central.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim