Desde a antiguidade, a pêra é considerada uma das melhores plantas do jardim, juntamente com a macieira. De acordo com a descrição, essas 2 culturas são semelhantes, mas cultivar e cuidar de uma pêra difere da tecnologia agrícola de uma macieira. A pêra é mais termofílica e não tolera baixas temperaturas. Mas muitas variedades de plantas são espécies partenocárpicas, dando frutos sem fertilização.
- Variedades populares de pêra
- Propagação de pêra
- Seminal
- Enxerto de pêra
- Estacas
- Em camadas
- Características do cultivo de peras
- A importância da iluminação
- Requisitos do solo
- Como plantar uma árvore corretamente
- Datas de desembarque
- Seleção e preparo de mudas
- Escolhendo um local de pouso
- Preparando a cova de plantio
- Distância entre mudas
- Esquema de plantio
- Cuidados após o pouso
- Rega
- Aplicação de fertilizante
- Aparar
- Protegendo peras de pragas e doenças
- Ações preventivas
- Tipos de doenças da pêra e medidas de proteção
- Usando produtos biológicos para proteger as peras de pragas
- Colheita e armazenamento
- É possível plantar uma pêra por parcela?
Variedades populares de pêra
Escolha para jardineiros variedades de pêra depende da finalidade para a qual a árvore frutífera é cultivada e em que região. Para o consumo de frutas frescas, são necessárias peras de amadurecimento precoce. As variedades de verão amadurecem em julho-agosto, entre elas é preferível plantar:
- limão;
- Skorospelka;
- Rogneda;
- Duquesa;
- Lada.
Esses tipos de culturas têm frutas saborosas, doces e suculentas, mas não são armazenadas por mais de 1 a 2 semanas. Entre as variedades de outono que amadurecem de agosto a outubro, as melhores são Otradnenskaya, Bere Moskovskaya e Pamyati Yakovlev. Na polpa da fruta, a doçura se combina com leve acidez. Mas as peras frescas podem ser armazenadas por até 1,5 meses. São adequados para preparar os preparativos para o inverno.
As variedades de inverno recebem atenção para quem tenta preservar a colheita até a próxima primavera, alimentando-se de um produto vitamínico durante todo o inverno. 1-2 árvores de variedades de maturação tardia Conference, Saratovka, Curé são suficientes para se abastecer de frutas frescas durante todo o inverno.
Propagação de pêra
Os métodos de propagação de fruteiras podem ser vegetativos, por sementes ou por enxertia. A sua utilização depende do que se pretende obter como resultado: uma planta nova com um conjunto de qualidades positivas ou para preservar as características varietais da antiga.
Seminal
Pêra para porta-enxerto Ela cresce melhor a partir de sementes quando variedades resistentes à geada são escolhidas para propagação. As sementes retiradas das primeiras espécies de plantas podem ser imediatamente colocadas em terreno aberto. Os de inverno só podem aparecer através do plantio de mudas.As sementes estarão finalmente prontas para o plantio no final do outono - início do inverno. São embebidos em água morna por 3 dias, depois misturados com areia úmida e colocados em um saco plástico. O material é armazenado a uma temperatura não inferior a +5 graus. Assim que aparecerem as mudas, reduza a temperatura de armazenamento para 0 graus. Eles tentam preservar os brotos desta forma até a primavera.
O material é plantado no solo para que os brotos atinjam a espessura do caule de 1 centímetro. Então eles são usados para vacinação.
Enxerto de pêra
Você pode enxertar uma pêra em uma macieira, marmelo ou espinheiro. A operação requer certas habilidades. Mas mesmo um jardineiro novato pode dominar a enxertia regular. Neste caso, é necessário que a copa e o porta-enxerto tenham a mesma espessura de estaca. Eles devem ter pelo menos 3-4 botões. Feitos cortes idênticos na copa e no porta-enxerto, eles são conectados de forma que o cádmio corresponda. Resta amarrar uma esponja na junta e cobri-la com verniz de jardim. Um esparadrapo normal é adequado para fixação.
O topo é enxertado quando a espessura do porta-enxerto é de 1,5 a 2,5 centímetros. O porta-enxerto cortado com casca e parte da madeira deve ter largura de corte igual à espessura da copa. Ambos os cortes estão conectados e amarrados. Se as mudas criarem raízes, aparecerão 2-3 brotos nelas. O de cima é guardado e o de baixo é pinçado, deixando 2-3 folhas. Eles também usam métodos de enxerto como no bumbum, na casca ou no rim.
Estacas
A preparação do material para reprodução começa no inverno. Depois de quebrar um galho jovem de dois anos sem danificar a casca, deixe até abril. Não se esqueça de amarrar um palito no local da ruptura e embrulhar com fita adesiva. Na primavera, todos os dispositivos são removidos e os cortes são cortados. Depois de colocar os galhos na água, espere que apareça a protuberância no final do corte.Neste caso, as raízes devem atingir 6 centímetros de comprimento. Plante o material enraizado no solo.
Em camadas
Uma caixa com solo úmido é colocada sob o broto inferior da árvore. Na junção com o solo são feitos cortes no galho e polvilhados com composto. Certifique-se sempre de que as camadas tenham umidade suficiente. No inverno ficam cobertos de ramos de abeto. Para que as mudas criem raízes, é necessário esperar 2 anos. Depois é só transplantar o broto para um local permanente.
Características do cultivo de peras
A escolha do local da horta para as peras determina o crescimento, a frutificação e a durabilidade das fruteiras. A base para a longevidade de uma pêra é lançada na idade jovem da árvore, quando o esqueleto das partes subterrâneas e aéreas da planta está sendo formado.
A importância da iluminação
A colheita de frutas frutifica melhor em áreas ensolaradas. A luz é necessária para que as frutas contenham mais açúcar. As árvores localizadas à sombra costumam sofrer de crostas e outras infecções. Mas nem todas as variedades toleram calor extremo, então as melhores encostas serão norte, nordeste, noroeste e oeste.
Para evitar que as flores sejam danificadas pela geada, é necessário escolher um local em uma depressão. Deve ser nivelado ou ligeiramente inclinado.
Requisitos do solo
O solo adequado para a planta é o chernozem, levemente podzolizado. Mas em solos arenosos e argilosos a cultura se desenvolve pior. Solos pantanosos, rochosos e salinos não são adequados para peras. Antes de plantar árvores, verifique a profundidade das águas subterrâneas. Eles devem estar a uma profundidade de 2 metros da superfície da terra.
Como plantar uma árvore corretamente
Para cultivar uma pêra, é preciso prestar atenção especial ao plantio da cultura na horta. A época de plantio, a qualidade do material de plantio e as condições do solo no local também serão importantes.
Datas de desembarque
Tanto a primavera quanto o outono são adequados para o procedimento. Em abril, assim que a neve derreter, você pode plantar peras em covas preparadas no outono. É importante que o fluxo de seiva não comece neste momento e os botões não se preparem para florescer. O plantio de outono terá sucesso até 10 de outubro em áreas com início precoce do inverno. Se as mudas forem adquiridas posteriormente, são enterradas em uma vala de meio metro de profundidade. Cobre especialmente bem as raízes. Proteja as mudas da geada e dos danos causados por roedores, cobrindo-as com mato ou material não tecido. Eles são plantados na primavera.
Você pode plantar uma pêra no verão, mas com sistema radicular fechado, quando o solo está preservado nas raízes. A pêra está em um recipiente e derrama bem. Eles escolhem dias para o plantio em julho, quando está nublado e não faz calor.
Seleção e preparo de mudas
Adequadas para o cultivo são as mudas que devem ter raízes úmidas e intactas e um tronco elástico e sem falhas. Os brotos anuais podem ter 1-2 brotos laterais de até 12 centímetros de comprimento. É preciso escolher mudas de dois anos com galhos de até 30 centímetros e raízes do mesmo comprimento. Antes do plantio, as raízes ligeiramente secas são mergulhadas em água. Você pode mergulhar as raízes em uma solução de mel, infusão de verbasco. Raízes podres e danificadas precisam ser aparadas.
Se você precisar replantar uma planta de um recipiente, umedeça bem o solo. Retire com cuidado o broto do vaso, tomando cuidado para não danificar o pedaço de terra nas raízes.
Escolhendo um local de pouso
Além de uma boa iluminação e nivelamento da área para as peras, é necessário reservar espaço suficiente para a árvore. O acúmulo de água subterrânea e o sombreamento da planta farão com que ela se desenvolva e frutifique mal.
A cultura adora solos nutritivos, soltos, permeáveis e com acidez neutra.
Preparando a cova de plantio
Eles cavam buracos para as mudas com antecedência, com 2 a 3 semanas de antecedência, no outono, durante o plantio na primavera. A camada fértil superior é dobrada em uma direção e a camada inferior na outra. Em seguida, é espalhado entre as fileiras sem ser utilizado para plantio. O fundo é afrouxado e então é determinado um local para cravar uma estaca de plantio. As dimensões ideais do poço serão de 50 a 70 centímetros de profundidade e 75 a 100 centímetros de largura.
Imediatamente antes de plantar peras em terreno aberto, misture 2-3 baldes de húmus, 200-300 gramas de fertilizantes minerais com uma camada de nutrientes e preencha o buraco até 3 quartos. Em solos ácidos, você precisa adicionar 200 gramas de cal apagada. Em seguida, um balde de húmus é preenchido para preparar um monte para o plantio.
Distância entre mudas
É necessário dividir a área das peras levando em consideração quanto espaço deixar entre as árvores. É melhor plantar em fileiras com distância de 4 a 5 metros, as mudas também ficam separadas umas das outras. Afinal, o jovem jardim crescerá e as árvores precisarão de muita luz, nutrição e umidade.
Esquema de plantio
Seguindo o passo a passo, o plantio começa com a colocação da muda em uma cova, determinando a posição do colo da raiz. A planta deve ser plantada de forma que o pescoço fique 1 a 2 centímetros acima da superfície do solo solto. Em solo denso - ao nível da superfície. Depois disso, começam a preencher o buraco com terra, espalhando as raízes da árvore ao longo do monte no fundo. No momento do plantio, a muda é constantemente sacudida para que os torrões de terra fiquem distribuídos entre as raízes.
Em seguida, ao redor da árvore, o solo é triturado movendo a sola da borda do buraco até o tronco da árvore. É necessário fazer um rolo ao redor da muda para marcar os limites do buraco. Umedeça o solo com água de regador, distribuindo a umidade de maneira uniforme. Uma cova requer de 3 a 5 baldes de água. As fruteiras devem ser plantadas em um dia nublado ou à noite.
Cuidados após o pouso
Para criar um esqueleto de árvore forte e poderoso, você precisa cuidar adequadamente da colheita de frutas. Isso inclui não apenas as atividades habituais - regar, fertilizar, mas também a formação da copa das árvores, proteção contra pragas e doenças. As regras do cultivo de peras são simples, mas devem ser seguidas regularmente.
Rega
As peras precisam de umidade, especialmente durante os períodos de seca. A partir do plantio, regue no máximo 2 a 3 vezes por temporada. Durante o período de frutificação, a necessidade de hidratação aumenta. Para não regar as peras com frequência, uma camada de cobertura morta é colocada no círculo ao redor do tronco.
O solo ao redor da árvore é mantido nesta condição constantemente durante os períodos de seca e por 1 ano durante as estações chuvosas. É melhor colocar cobertura morta sobre a neve para reter a umidade. No outono, após desenterrar o tronco da árvore, as plantas são fertilizadas. Não cave profundamente para evitar danificar as raízes. A cobertura morta não deve ficar perto do tronco da árvore.
Aplicação de fertilizante
Além dos fertilizantes básicos, os cuidados adequados também incluem a fertilização com verbasco diluído em água na proporção de 1:5, ou excrementos de pássaros - 1:12. É útil primeiro diluir os fertilizantes orgânicos com água na concentração de 1:3, mantê-los em um barril por 3-5 dias, depois trazê-los até a proporção desejada e regar as árvores frutíferas.
A primeira fertilização é feita em maio, quando os botões se abrem, e depois da floração. São feitos sulcos sob a árvore onde são aplicados fertilizantes minerais. Podem ser substituídos por cinza de madeira, 50 gramas por balde de água. Para 2-3 metros lineares de sulco, você precisará de 1 balde de solução nutritiva.
Aparar
Para obter colheitas ricas, é realizada anualmente poda higiênica e formativa da copa das árvores.Na primavera, são podados os brotos localizados no tronco a 40 centímetros do solo. Fica 1 olho mágico na borda e 2 acima, com distância de 25 centímetros entre eles. Os ramos de primeira ordem também são aparados regularmente em 20-30 centímetros. Todos os anos o grau de poda deve ser reduzido. Quando o crescimento estiver na faixa de 25-30 centímetros, não encurte os galhos.
As orientações para a formação da copa devem levar em consideração a idade da árvore. Nas culturas de 4 a 5 anos que começam a dar frutos, os rebentos anuais não são encurtados. Caso contrário, você poderá perder frutas. Resta apenas o trabalho de desbaste da copa. Para isso, retire os galhos que vão para dentro da copa, cruze e pendure. Ao retirar parte da madeira dos brotos de dois anos, provoca-se um crescimento mais forte da árvore.
Protegendo peras de pragas e doenças
No cuidado das fruteiras, a proteção contra doenças e pragas ocupa um dos lugares principais. Embora tenham sido cultivadas variedades de peras que não tenham medo de infecções, é necessário poder tomar medidas preventivas para proteger as plantas dos efeitos de microrganismos patogênicos.
Ações preventivas
Para prevenir o desenvolvimento de doenças nas peras, você deve:
- Aplique fertilizantes, água e apare as árvores na hora certa.
- Remova regularmente ervas daninhas e afrouxe o círculo do tronco da árvore.
- Após a colheita, retire frutos caídos, folhas, galhos podados, queimando-os.
- Branqueie os troncos das árvores para protegê-los contra queimaduras solares no inverno e na primavera.
- Pulverize com uma solução de sulfato de cobre a 3% antes da abertura dos botões e após a queda das folhas.
A probabilidade de doenças nas colheitas de frutas e danos causados por pragas é reduzida quando a planta é cuidada adequadamente.
Tipos de doenças da pêra e medidas de proteção
As pereiras requerem proteção contra:
- crosta;
- moniliose;
- septório;
- Citosporose.
Essas infecções fúngicas afetam os caules, frutos e folhas da planta. Devem ser controlados com medicamentos fungicidas. Nesse caso, partes da árvore afetadas pela doença são cortadas e queimadas. Pior que os fungos patogênicos é o câncer bacteriano, que pode destruir completamente uma plantação de peras. Cortar áreas da árvore danificadas pelo câncer, tratá-las com fungicidas e preencher com verniz de jardim.
Usando produtos biológicos para proteger as peras de pragas
Para combater pragas nas culturas de frutas - pulgões, ácaros, mariposas, você pode usar produtos biológicos. Ao longo de maio, as árvores são pulverizadas com infusão de tabaco. Para 5 litros de água, pegue 1 quilo de resíduos de felpudo ou pó de tabaco. Deixe descansar por um dia, depois leve ao fogo e ferva por uma hora. Após a filtragem, a solução sedimentada deve ser diluída. Você precisa de 0,5 litros por balde de água. Adicione mais 100 gramas de sabão em pó e processe as peras.
Com tempo bom e calmo, o tratamento com Fitosporin M, Novosil e sabonete verde é eficaz.
Colheita e armazenamento
As peras são colhidas quando atingem a maturidade técnica. Depende do período de maturação dos frutos. Muitas vezes, as árvores não começam a produzir peras imediatamente após o plantio. É preciso saber em que ano a variedade dá frutos para poder esperar a colheita. As variedades de culturas de inverno são armazenadas para armazenamento. Os frutos são separados, retirando-se os podres e danificados. Eles podem ser usados para colheita. Os restantes frutos são colocados em caixas, que são colocadas em caves e caves, onde a temperatura do ar estará entre +1...-2 graus. Todos os anos, a frutificação das peras diminuirá.
Portanto, é necessário escolher para o plantio aquelas culturas que se sabe por quantos anos produzirão colheitas ricas e qual a duração de sua vida.
É possível plantar uma pêra por parcela?
Em uma pequena dacha você não pode plantar muitas peras, mas definitivamente precisa de duas. Se as variedades não forem autopolinizadoras, uma pêra não produzirá colheita. Ela precisa de polinizadores por perto. Espécies partenocárpicas são encontradas na cultura. Este é Bere Zimnaya, Em Memória de Yakovlev, Chizhovskaya. Somente essa árvore produzirá boas colheitas de peras saborosas. A maioria das variedades precisa de árvores próximas que ajudem os frutos a aparecer.