Especialistas do Instituto Cazaque de Horticultura trabalharam na criação da pêra Talgarka. Ao polinizar as sementes da Forest Beauty, os criadores usaram diversas variedades da cultura. Todos eles possuíam excelentes características técnicas, que foram transferidas para a pêra Talgarskaya Krasavitsa. Árvores frutíferas baixas começaram a ser cultivadas no norte do Cáucaso, cultivadas na região de Stavropol e em algumas regiões da região central da Terra Negra.
- Descrição e características da variedade
- Polinização da variedade
- Variedades polinizadoras
- Altura da árvore
- Vida útil
- Resistência do inverno
- Produtividade
- Ciclicidade de frutificação
- Autofertilidade
- Resistência a doenças
- Vantagens e desvantagens da pêra Talgar Beauty
- Métodos de reprodução
- Estacas
- Camadas de ar
- Como plantar uma planta corretamente?
- Como escolher uma muda
- Escolhendo um local e horário para pousar
- Cavando um buraco para plantar
- Tecnologia de plantio de pêra
- Cuidando da Bela Talgar
- Intensidade de rega
- Alimentando
- Guarnições
- Formação da coroa
- Regulatório
- Apoio
- Sanitário
- Regras para poda
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas
- Doenças características da pêra
- Pragas de insetos e seu controle
- Período de amadurecimento e colheita
- Para quais regiões a variedade é mais adequada?
Descrição e características da variedade
A pêra Talgarka ou Almaatinka tem uma coroa piramidal densa e altura média. Os rebentos principais estendem-se a partir do tronco descascado, de tonalidade cinzenta, em ângulo recto. Galhos flexíveis e uniformes são cobertos de folhas:
- cor verde escuro;
- forma oblonga;
- com bordas irregulares.
Na segunda década de maio, grandes flores brancas aparecem na pêra. Os botões parecem um cone, um ovário se forma nos ramos anelados. Os frutos amadurecem em setembro. A árvore dá os primeiros frutos aos 4 anos.
A pêra, em forma de garrafa, é coberta por uma casca brilhante e decorada com um blush escarlate na face sul. Sob a pele você pode ver pequenos pontos verdes.
Os frutos pesam de 150 a 160 g, o peso de alguns exemplares chega a 250. Quando madura, a polpa densa e crocante se enche de suco, adquire cor cremosa e sabor adocicado agradável, estimado em 4,6 pontos.
Pear Talgarskaya Beauty é rica:
- açúcares;
- vitamina C;
- ácidos orgânicos.
Os frutos ficam presos em um caule curvo, são tantos que os galhos da árvore se curvam até o chão.
Polinização da variedade
Para que a Talgar Beauty dê uma boa colheita, outras peras autoférteis devem ser plantadas ao lado dela.
Variedades polinizadoras
Ao criar Almatinka, especialistas do Instituto de Pesquisa do Cazaquistão cruzaram as sementes da Forest Beauty com sementes de outras peras. Eles podem ser usados como polinizadores. A árvore Goverla de tamanho médio forma uma copa compacta, adapta-se bem a outras plantas e não é afetada por doenças fúngicas.
A despretensiosa variedade autofértil Conference possui altas características técnicas e floresce ao mesmo tempo que Talgarskaya Krasavitsa. Lyubimitsa Kappa e Kucheryanka são bons polinizadores para Almaatinka.
Altura da árvore
A pêra, de copa larga com ramos pendentes, pertence às variedades de cultivo de médio porte. Apesar de a altura da árvore mal atingir os 3 metros, agrada com uma boa colheita estável.
Vida útil
Como qualquer outra fruteira, a Talgar Beauty deve ser cuidada - podada em tempo hábil, retirada de galhos secos, regada em climas quentes e evitando o desenvolvimento de doenças e invasões de pragas. E então a árvore viverá não 10, mas cerca de 30 anos, e irá deliciá-lo com uma abundância de peras grandes e doces.
Resistência do inverno
Talgar Beauty sai após geadas de 25 a 30 ° C, mas se não durarem muito tempo. As peras são cultivadas nas regiões do sul e dão frutos na região de Moscou.
Produtividade
Talgar Beauty é cultivada de forma industrial, até 20 toneladas de frutas são colhidas anualmente em 1 hectare, até 6 baldes de peras amadurecem em uma árvore de tamanho médio.
Ciclicidade de frutificação
Talgar Beauty recompensa com frutas a cada outono, desde que pelo menos um polinizador cresça nas proximidades. As primeiras peras aparecem nos ramos anelados das mudas de 4 ou 5 anos e seu número aumenta a cada estação.E só a partir do dia 20 às vezes há uma ciclicidade na frutificação, mas com muito cuidado, prevenção de doenças e pragas, os frutos se fixam na árvore adulta e amadurecem todo outono.
Autofertilidade
Talgar Beauty floresce profusamente na primavera, mas para se obter uma colheita elevada é necessário plantar outras árvores dessa cultura ao lado, que atuam como polinizadores. A variedade de pêra criada no Instituto de Pesquisa do Cazaquistão é autoestéril.
Resistência a doenças
Talgar Beauty tem boa imunidade. A árvore raramente é afetada por bactérias e fungos e praticamente não sofre sarna. A necessidade de pulverizar uma planta com inseticidas contra pragas surge com pouca frequência.
Vantagens e desvantagens da pêra Talgar Beauty
A variedade de outono, criada no Cazaquistão, adotou as melhores características técnicas de seus parentes mais próximos.
Suas vantagens incluem:
- excelente produtividade;
- resistência à seca e geadas;
- presença de imunidade à crosta;
- frutificação regular.
As peras têm sabor agradável, não estragam por muito tempo e não perdem a apresentação quando transportadas por longas distâncias.
As desvantagens da variedade incluem a necessidade de colocação de um polinizador. Quando madura demais, a polpa da fruta adquire tonalidade marrom.
Métodos de reprodução
Você pode cultivar peras em sua dacha usando o método vegetativo - botões, alporquia e sementes. Mas com a última opção, as mudas se desenvolvem mal e é difícil conseguir uma boa colheita.
Estacas
Para propagar Talgar Beauty, muitos jardineiros preparam galhos verdes e os tratam com uma solução de estimulante de crescimento. Quando as raízes se formam, os brotos são plantados no solo. Nas latitudes médias, as mudas de pêra são colhidas no verão em árvores saudáveis e frutíferas.
Camadas de ar
Com este método de propagação, o ramo inferior de uma planta jovem é dobrado e polvilhado com terra. Como os brotos da Talgar Beauty estão localizados no alto, um saco de terra é preso ao broto. A alporquia é cultivada por 2 anos, embora as raízes apareçam na primeira estação, elas ainda são muito fracas e requerem rega regular, cobertura morta e cobertura para o inverno.
Como plantar uma planta corretamente?
Para que a pêra cresça rapidamente e se desenvolva bem, é necessário cumprir os requisitos básicos e decidir o local ideal onde ela crescerá.
Como escolher uma muda
É melhor comprar a árvore Talgar Beauty em um viveiro. A espessura do tronco deve ser de cerca de 1 cm, as peras de 1 ou 2 anos com altura de 1,2 a um metro e meio enraízam-se bem. Não há necessidade de comprar uma planta cujas raízes estejam cobertas de protuberâncias e cuja casca esteja enrugada.
Escolhendo um local e horário para pousar
Talgarskaya Beauty adora margas e enraíza-se bem em solos franco-arenosos com acidez neutra ou baixa. As turfeiras e as áreas onde as águas subterrâneas estão localizadas a menos de 2 metros da superfície não são adequadas para o cultivo de peras. As culturas frutíferas precisam de muito sol.
Nas latitudes médias, as pereiras podem ser plantadas em abril e setembro para que tenham tempo de se estabelecer antes do inverno. Nas regiões sul, o clima quente e seco começa cedo, a melhor época para esse tipo de trabalho é outubro.
Cavando um buraco para plantar
Selecionada uma área para uma pêra, é necessário preparar um buraco de um metro de largura e 50 cm de profundidade, o solo é retirado em camadas e aplicado fertilizante. O solo fértil superior deve ser misturado com composto, areia, superfosfato e sal de potássio adicionados.
Você deve cavar um buraco 3 semanas antes da planta ser colocada, soltá-lo bem e fazer cortes nas laterais.Isso promove um melhor fluxo de ar. Seixos e lascas de tijolo são despejados no fundo do buraco, criando uma camada de drenagem.
Tecnologia de plantio de pêra
Antes do procedimento, as raízes da árvore são embebidas em água e depois mergulhadas em um purê de argila por vários minutos, e os brotos secos são cortados com uma tesoura de poda. O plantio é realizado em várias etapas:
- Uma estaca de madeira é cravada no buraco, a aproximadamente 10-15 cm do meio.
- Uma camada fértil de solo é colocada no fundo em um monte.
- A pêra é colocada na cova, deixando o colo da raiz 30 mm acima do nível da superfície.
- Encha o solo, certificando-se de que não apareçam vazios.
Após o plantio, o solo deve ser bem compactado, cavada uma vala ao redor da muda, despejados 3 baldes de água e cobertos com húmus ou turfa. A árvore está amarrada a um suporte.
Cuidando da Bela Talgar
Para que a pêra enraíze bem e agrade com seus frutos, após o plantio é preciso cuidar dela - podar na hora certa, fazer prevenção de doenças e não se esquecer da fertilização.
Intensidade de rega
Para garantir que a muda receba a quantidade necessária de umidade, são cavados sulcos ao seu redor por onde será fornecida a água. Após a conclusão da rega, eles são cobertos com cobertura morta. O solo precisa ser umedecido até meio metro de profundidade. Também é possível instalar um sistema com bicos rotativos. Um Talgar Beauty adulto deve ser regado quando murcha e no final do outono.
Alimentando
Após o plantio, a árvore possui nutrientes suficientes. No ano seguinte, complexos minerais já são adicionados às covas e, a cada três anos, a pêra é fertilizada com matéria orgânica. Após a floração, Talgar Beauty é pulverizado com uma solução preparada a partir de 20 g de uréia e um balde de água.
Guarnições
Para que a pêra cresça e se desenvolva bem, a partir dos dois anos, eles se livram dos brotos que vão para dentro do tronco e retiram os galhos secos e doentes.
Formação da coroa
Para regular o vigor de crescimento e acelerar o período de frutificação da cultura, recorrem a vários tipos de podas de plantas jovens e rejuvenescem árvores velhas. A copa é formada nos primeiros anos de vida da pêra a partir de um tronco central, 6 brotos de primeira ordem, 8 brotos de segunda ordem e ramos de frutos. Nas regiões sul é comum um tipo de coroa redonda, em outras regiões é esparsamente estratificada.
Regulatório
Este tipo de poda é realizada com o objetivo de evitar sobrecarga da madeira, eliminar o espessamento da pêra e melhorar as condições de luminosidade. Começa removendo galhos secos e danificados. Nas árvores jovens negligenciadas, a copa é desbastada; nas plantas adultas, os brotos que ultrapassaram seus limites são encurtados.
Apoio
Para evitar que o Talgar Beauty fique sobrecarregado de frutos e se curve ao solo, grandes ramos são podados regularmente. Este procedimento ajuda a manter a pêra em condições normais por muito tempo.
Sanitário
Todos os anos, jardineiros e residentes de verão removem brotos secos afetados por pragas e doenças. A poda de controle permite acelerar o crescimento e desenvolvimento de uma árvore e melhorar sua produtividade. Você também pode reviver peras velhas.
Regras para poda
Jardineiros experientes não recomendam formar uma coroa ou encurtar os brotos no outono para que a Targar Beauty não congele. O procedimento deve ser iniciado no início da primavera, quando o termômetro deixa + 4 °C para trás, e o trabalho deve ser concluído antes da abertura dos botões. Você não pode cortar galhos de pera no verão, pois ela enfraquecerá e seu ciclo de vida será interrompido.
Preparando-se para o inverno
Embora o Talgar Beauty possa resistir à geada, o tronco e os brotos do esqueleto da árvore jovem são envoltos em um material que permite a passagem do ar. As raízes são cobertas com agulhas de pinheiro, turfa ou composto com uma camada não inferior a 15 cm.Para o inverno, uma pêra adulta é retirada dos galhos secos e o tronco é branqueado.
Doenças e pragas
Talgar Beauty não sofre de crostas e tem boa imunidade a infecções bacterianas. Porém, a falta de cuidados normais com as árvores, o tempo chuvoso e úmido provocam a ativação de fungos e vírus.
Doenças características da pêra
Na maioria das vezes, Talgar Beauty é afetada pela citosporose, quando a casca seca, e pela ferrugem, que começa com o aparecimento de manchas vermelhas.
Para prevenir a ocorrência de doenças:
- Folhas caídas e frutos mumificados são recolhidos e queimados.
- Ao cavar, o solo é tratado com medicamentos antifúngicos.
- As seções são lubrificadas com verniz de jardim.
- Duas vezes durante a estação de crescimento, as peras são pulverizadas com mistura bordalesa e no início da primavera com Nitrafen.
Quando aparecem sinais de citosporose, as áreas infectadas são reduzidas a tecido saudável. Todos os galhos secos são removidos.
Pragas de insetos e seu controle
As sementes da Beleza Talgar são atraídas pela mariposa pêra para chegar às sementes, a larva rói os túneis e os frutos se deterioram rapidamente. Durante o verão das borboletas, cintos de caça são colocados na árvore. Para o inverno, cavam cuidadosamente o solo no círculo do tronco da árvore e, após a queda das flores, a pêra é borrifada com o preparado “Agravertin”.
A traça infecta as folhas da planta, pondo ovos nelas. Você pode lidar com isso tratando as árvores com soluções de Aktara, Decis e Calypso.
Período de amadurecimento e colheita
A seleção de pêra do Cazaquistão pertence às variedades tardias da cultura.Os frutos amadurecem em setembro. São colhidos à mão ainda ligeiramente verdes, levados para uma adega ou cave e colocados em caixas. As frutas não estragam até o Ano Novo e duram até fevereiro.
Para quais regiões a variedade é mais adequada?
Embora o Talgar Beauty resista às geadas, ele se adapta melhor ao clima das regiões do sul. A variedade é cultivada industrialmente nos territórios de Stavropol e Krasnodar. A pêra é cultivada na região Central da Terra Negra, mas não cria raízes no norte, como na Sibéria.