Descrição e características das peras Lada, tempo de maturação, cuidado e cultivo

A variedade de pêra Lada é representativa das variedades de maturação precoce e agrada os proprietários com uma colheita de deliciosas frutas já em agosto. A árvore se caracteriza pelo aumento da resistência a doenças comuns, excelente produtividade e despretensão. São precisamente esses animais de estimação que os veranistas domésticos sonham em seu jardim. Os frutos da Lada são de utilização universal, por isso não há problemas com o seu processamento e colheita.


Descrição e história do surgimento da variedade de pêra Lada

A pêra Lada foi criada na Academia de Agricultura de Moscou. Seus colaboradores trabalharam muito para desenvolver uma nova variedade, obtida após o cruzamento das populares espécies Forest Beauty e Olga. Pelas suas características, a árvore superou todas as expectativas de seus criadores.


Em 1993, Lada foi incluída no Cadastro Estadual. A pêra é excelente para cultivo em Moscou e na região de Moscou, bem como nas regiões Central, Chernozem e Volga. Considerada uma variedade de início de verão, a colheita amadurece no menor tempo possível. Os frutos não caem e mantêm sua qualidade por muito tempo diretamente na árvore. Em setembro adquirem uma bela cor dourada e um leve blush. As peras são suculentas, muito saborosas, com uma rica composição em vitaminas e microelementos necessários ao corpo humano.

Características completas da árvore

A altura de uma árvore adulta padrão chega a 2,5 metros. A copa não tem tendência a engrossar, inicialmente tem formato de funil e após o início da frutificação ativa transforma-se em piramidal. Os ramos do esqueleto são de cor mais clara que a parte principal do tronco. Os rebentos são finos e há poucas lentilhas.

pêra traste

As folhas de Lada são alongadas, pontiagudas e com superfície fosca. A folha é elástica, de cor verde escura. Os pedúnculos são coletados em inflorescências contendo de 5 a 7 botões. As flores são grandes, com corola clara e pétalas inteiras.

O peso máximo de uma fruta Lada é de 120 gramas. Seu formato é proporcional, típico de muitas peras. A casca é fina e lisa, na fase de maturação técnica o fruto adquire uma cor amarelo claro com um rubor avermelhado quase imperceptível.Na base do caule nota-se uma leve ferrugem, mas os pontos subcutâneos não são perceptíveis. O pedúnculo em si é curto, não possui funil, o fruto contém de 5 a 7 sementes marrons.

A polpa não é densa, apresenta cor amarelo claro quando madura e o teor de suco é médio. O aroma é fraco. O sabor das peras é doce, com acidez quase imperceptível. O sabor é excelente, os provadores avaliaram 4,7 pontos. Os frutos amadurecem precocemente, o que confere vantagens significativas sobre os concorrentes.

A pêra Lada é uma variedade autofértil, mas se houver polinizadores próximos, o rendimento aumenta.

Você pode aproveitar a primeira colheita 2 anos após o plantio da muda. O rendimento de uma árvore adulta é de cerca de 50 quilos de frutos anualmente.Uma característica distintiva do Lada é sua alta robustez no inverno. A árvore não necessita de abrigo obrigatório na estação fria, mesmo quando cultivada em condições climáticas adversas.

pêra traste

Vantagens e desvantagens da variedade

A variedade de pêra Lada ganhou popularidade e amor entre os jardineiros devido à presença de um grande número de vantagens, que incluem:

  • precocidade;
  • amadurecimento precoce da colheita;
  • maior resistência ao gelo;
  • resistência às principais doenças e pragas;
  • altura média de uma árvore madura;
  • não requer moldagem de coroa regular;
  • despretensão;
  • frutas universais;
  • excelente sabor.

Residentes de verão experientes destacam pequenas deficiências inerentes à pêra Lada. Os frutos não são adequados para armazenamento a longo prazo (o período máximo é de 2 meses a 0 °C). A safra colhida não tolera transporte por longas distâncias, portanto a variedade não é adequada para cultivo comercial.

pêra traste

Reprodução

A pêra Lada pode se reproduzir de uma das seguintes maneiras:

  • enxerto;
  • camadas;
  • estacas

Algumas fontes também mencionam a propagação por sementes, mas esse método é considerado injustificado pelos veranistas. Sua implementação exige muito esforço e tempo, e o resultado pode deixar muito a desejar. O fato é que Lada é resultado do cruzamento de duas outras variedades, portanto, após a germinação da semente, todas as propriedades da planta mãe podem não ser transferidas para a muda.

pêra traste

Recursos de pouso

A variedade de pêra Lada possui características de plantio que devem ser levadas em consideração para se obter a colheita de máxima qualidade. Além disso, o plantio adequado permite minimizar todos os custos para cuidados adicionais com as árvores.

Seleção de mudas

Para plantar no local, deve-se adquirir mudas de pera Lada com no máximo dois anos. As plantas mais velhas criam raízes muito piores, adoecem e não se adaptam bem às novas condições. Na hora de comprar é preciso estar atento para garantir que as raízes estejam saudáveis, não ressecadas, sem danos mecânicos visíveis e bem desenvolvidas. É dada preferência a árvores com sistema radicular fechado.

mudas de pêra

Escolhendo um local de pouso

A pêra Lada não impõe exigências especiais ao solo, o que permite cultivá-la em qualquer lugar. Porém, os melhores resultados são obtidos se a árvore for plantada em floresta, solo argiloso ou solo preto. A distância até as árvores vizinhas deve ser de pelo menos 2,5-3 metros. É preferível plantar mudas em local bem iluminado.

Preparação do site

Antes de plantar uma árvore jovem, é necessário cavar um buraco de 70 x 100 cm, depois adicionar fertilizante orgânico e soltar bem o solo.A pêra deve ficar livremente posicionada no buraco preparado, para que suas dimensões sejam ajustadas dependendo do tamanho do sistema radicular.

pêra traste

Como plantar uma árvore?

Para formar uma coroa bonita e uniforme, ao plantar uma muda, é necessário enfiar uma estaca de madeira no buraco, que deve subir pelo menos 50 cm acima do solo.O colo da raiz da pêra fica 5 cm acima do solo. Durante o plantio, as raízes devem ser cuidadosamente espalhadas no fundo da cova e polvilhadas com terra. Depois de preencher o buraco até a metade, a muda é regada, depois o solo é preenchido até o fim e compactado um pouco. O tronco da pêra está amarrado a uma estaca martelada.

Polinizadores

A presença de variedades polinizadoras nas proximidades aumenta não só a quantidade, mas também a qualidade da colheita da pera Lada. Os seguintes são considerados os melhores para esses fins:

  • Rogneda;
  • Chizhovskaya;
  • Espaço;
  • Severyanka;
  • Otradnenskaya.

pêra traste

Regras de cuidados com as plantas

Com os devidos cuidados, a pêra Lada não só irá deliciar-se com frutas saborosas e lindas, mas também ficará menos exposta aos efeitos negativos de pragas e patógenos de diversas doenças.

Aplicação de fertilizante

Assim que a neve derrete e o tempo fica ensolarado lá fora, as peras Lada são alimentadas com fertilizantes nitrogenados. Em outubro, a árvore precisa receber um suplemento mineral abrangente. Durante o período de floração e frutificação, a planta pode ser fertilizada com preparações de potássio e fósforo. Os fertilizantes orgânicos também serão apropriados.

pêra traste

Como regar?

Pear Lada não necessita de regas frequentes e abundantes. Além disso, o excesso de umidade pode provocar o desenvolvimento de diversas doenças fúngicas, além de causar danos irreparáveis ​​ao sistema radicular.A irrigação só é necessária quando o tempo seco persiste por muito tempo. Aplique 2-3 baldes de água debaixo de uma árvore.

Afrouxamento

Após cada rega, é necessário soltar com cuidado a terra ao redor da pêra. Isso garantirá um fluxo de oxigênio para o sistema radicular, fazendo com que a árvore se desenvolva melhor. Essa medida também é preventiva e auxilia no combate a patógenos e pragas. Também deve ser realizado após fortes chuvas.

pêra traste

Cal

A caiação do tronco com argamassa de cal torna o aspecto da pêra estético e elegante, além de prevenir o aparecimento de pragas. A caiação principal é feita no outono, após a queda das folhas. Na primavera, assim que chega o tempo quente e ensolarado, o evento se repete para renovar a camada de cal lavada durante o inverno.

Como podar corretamente?

A poda da pêra Lada é realizada no outono e na primavera. Após o inverno, remova galhos quebrados, congelados e mortos. O excesso de brotos também é removido e os galhos muito longos são encurtados com podadores ou podadores de jardim. Ao mesmo tempo, eles tentam causar o mínimo possível de danos mecânicos à pêra. É aconselhável tratar as áreas cortadas com verniz de jardim ou massa especialmente desenvolvida para esse fim.

pêra traste

Peras de inverno

A variedade de pêra Lada consegue passar o inverno sem abrigo especial, mesmo quando cultivada em climas adversos. No entanto, durante fortes precipitações e degelos, é necessário remover constantemente a cobertura de neve grudada da árvore. Caso contrário, galhos finos e frágeis podem quebrar facilmente sob o peso da neve.

Proteção contra doenças e pragas

Lada apresenta maior resistência à sarna, porém, os tratamentos preventivos contra outras doenças não serão supérfluos.Eles são realizados a partir do momento em que a seiva da árvore começa a fluir. 0,7 kg de uréia são diluídos em 10 litros de água. A composição resultante é pulverizada no tronco e no solo ao redor da pêra. Isso ajudará a destruir todas as pragas do inverno. Posteriormente, esse remédio não poderá mais ser usado, pois os rins sofrerão queimaduras. Posteriormente, será necessário realizar mais 3 tratamentos de prevenção de doenças fúngicas com medicamentos especialmente concebidos para este fim. Uma mistura bordalesa também funciona.

 Mistura bordalesa.

A cada temporada, folhas caídas e ervas daninhas são removidas para não provocar o desenvolvimento de microflora patogênica. O tronco e os galhos são constantemente inspecionados em busca de sinais de pragas ou doenças.

Colheita e armazenamento

O período de colheita das peras Lada é de agosto a setembro. Dependendo da região de cultivo, esses tempos podem variar. Para realizar o trabalho, escolha um dia seco e ensolarado.

As frutas mantêm sua comercialização e sabor por alguns meses. Devem ser armazenados em ambiente escuro, com temperatura do ar de 0 a 4 ° C e umidade relativa de 85%. Uma boa ventilação é garantida. As peras são colocadas em caixas de madeira em camadas, entre as quais é colocada uma camada de papel ou palha seca. Cada caixa contém no máximo algumas camadas. Se os frutos colhidos forem polvilhados com areia após serem colocados em caixas de madeira, podem ser conservados até novembro.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim