Como alimentar uma macieira jovem e adulta na primavera, verão e outono durante o amadurecimento e a frutificação

O solo sob as árvores frutíferas esgota-se rapidamente. A falta de substâncias valiosas importantes afeta a colheita, bem como a saúde da própria planta. As macieiras são alimentadas durante todo o período de cultivo. A aplicação de fertilizantes na primavera ajuda na recuperação da hibernação após o inverno, tornando-os mais resistentes a possíveis doenças e pragas. A nutrição no verão compensa a falta de componentes valiosos consumidos durante o período de desenvolvimento e maturação dos frutos. Os fertilizantes aplicados no outono aumentam a resistência às baixas temperaturas e ajudam a resistir aos invernos gelados.


Qual é a melhor época para fertilizar uma macieira?

As macieiras são alimentadas de acordo com o calendário de fertilização recomendado. O cronograma de alimentação da macieira foi desenvolvido levando em consideração quais microelementos ela necessita, em que horários e por quê.

macieira madura

No início da primavera

Na primavera, a primeira alimentação é realizada durante o período de formação dos botões e até o início da floração. A hora indicada nas latitudes médias cai no início de março, e nas latitudes norte - em meados de abril.

Para a alimentação na primavera, recomenda-se escolher aqueles fertilizantes em que predomina o nitrogênio, pois ajuda a ativar os processos vegetativos. Basta usar um tipo de fertilizante para nutrição das raízes: húmus - de 2 a 4 baldes por árvore, salitre - 45 g, uréia - 550-650 g.

Importante! Os fertilizantes não ficam localizados na região do tronco, mas a meio metro dele, ao longo do perímetro da folhagem.

Em caso de aplicação excessiva fertilizantes minerais aumenta o risco de queimar o sistema radicular da macieira, o que pode levar à morte. Não há necessidade de adicionar nitrogênio ao solo várias vezes. Mais perto da época da floração, a macieira necessita de potássio, que estimula a formação dos ovários.

fertilizar a macieira

Durante o verão

A alimentação da macieira no início do verão é considerada a segunda, e é realizada no início de junho.No início do verão, são utilizados fertilizantes para promover a ativação dos processos vegetativos: fósforo e potássio (para um volume de 10 litros de líquido, 110 g de superfosfato e 75 g de sulfato de potássio), esterco de galinha dissolvido, chorume de esterco, uréia (para um volume de 10 litros de líquido, 110 G).

Vale considerar que os fertilizantes granulados ou em pó são aplicados principalmente nos períodos chuvosos, nos períodos de seca recomenda-se o uso de fertilizantes líquidos.

No início de julho, quando os frutos adquirem o tamanho de um ovo, a macieira é fertilizada com um terço de nitrogênio e um terço de fertilizante potássico e um terço de sal de fósforo.

alimento granulado

Muitos jardineiros afirmam que numa época em que os frutos das variedades tardias de macieiras estão amadurecendo e as variedades precoces já foram colhidas, não há necessidade de fertilização. Isso não é totalmente confiável. Nesse período, formam-se novos botões, dos quais depende a colheita futura. Ao mesmo tempo, os ramos são fortalecidos, o que lhes permitirá resistir melhor ao inverno. Portanto, a nutrição orgânica e mineral durante o mês de agosto também é importante para as macieiras.

Alimentação de outono

A fertilização no outono é realizada em duas etapas: no início de setembro e em outubro. O outono é a época em que as macieiras se preparam para o frio que se aproxima. Eles precisam urgentemente de suplementos orgânicos e minerais. Recomenda-se o uso de nutrição com potássio e fósforo. A fertilização com nitrogênio é proibida, pois reduzirá a resistência à geada da macieira. Para a nutrição orgânica utiliza-se húmus, composto e turfa, o volume recomendado para cada árvore é de cerca de 4 baldes. É permitido o uso de fertilizantes complexos.

A nutrição é introduzida antes do inverno, durante a escavação, a uma distância de meio metro do tronco, ao longo do perímetro da folhagem. É permitido cavar buracos com profundidade recomendada de 40 cm.

alimentação de outono

Métodos básicos de aplicação de fertilizantes

O volume de fertilizante utilizado na fertilização deve atender aos padrões desenvolvidos pela tecnologia agrícola. Um grande número deles, assim como a escassez, afetarão negativamente o estado das fruteiras: diminui a resistência às doenças e a produtividade diminui.

É importante entender que tipo de fertilizante é aplicado e como. Métodos de alimentação recomendados:

  • raiz;
  • foliar.

No primeiro, os valiosos componentes necessários são fornecidos na área do tronco da árvore e ao longo do perímetro da folhagem. A nutrição do buraco é usada. Mas às vezes torna-se ineficaz. Por exemplo, o solo suficientemente seco reduz a digestibilidade dos componentes nutricionais dos fertilizantes.

aplicando fertilizante

Vale a pena considerar! Elementos químicos introduzidos de forma caótica, sem respeitar prazos e volumes, começarão a interagir e a ter impacto negativo.

O significado da alimentação foliar é aplicá-la não sob o sistema radicular, mas na parte verde da macieira, na região da lâmina foliar. A folhagem é capaz de absorver e assimilar ativamente os componentes valiosos mais importantes. O resultado torna-se óbvio após 3-4 dias. O efeito dura aproximadamente três semanas. Na maioria das vezes, a fertilização é realizada nos casos em que a macieira necessita urgentemente de algum componente nutricional.

A frequência dessa nutrição é uma vez a cada 20-25 dias. Recomenda-se realizar essa alimentação pelo menos 2 vezes por temporada: a primeira - durante a formação da folhagem, a segunda - durante a floração e frutificação.

Regras para alimentação foliar:

  1. O tipo de fertilizante escolhido deve ser solúvel em água.
  2. Para nutrição com nitrogênio, uma solução de uréia a 0,3% é adequada para uma macieira jovem e uma solução a 0,5% para uma macieira adulta.
  3. Para nutrição com fósforo - superfosfato. Não se dissolve bem, recomenda-se enchê-lo com líquido fervente. Você precisa trazê-lo para uma concentração de 3%.
  4. Para nutrição com potássio - solução de sulfato de potássio a 1%.
  5. Se necessário, é possível utilizar produtos complexos, que geralmente incluem vários microelementos extremamente importantes.

Homem e mulher

Fertilizantes orgânicos para macieiras

Recomenda-se alimentar macieiras jovens e frutíferas com fertilizantes de origem orgânica.

Estrume fresco

Este tipo de fertilizante possui um grande número de componentes valiosos essenciais. Ajuda a melhorar a estrutura do solo e suas qualidades físicas. Contém muito potássio, fica perfeitamente conservado no solo e as chuvas não o levam. A alimentação de julho é suficiente para fornecer à macieira os componentes úteis necessários antes da colheita dos frutos.

Tem uma desvantagem significativa - a completa ausência de fósforo. Este microelemento deve ser fornecido com outros tipos de fertilizantes, por exemplo, farinha de ossos ou de peixe.

estrume fresco

Húmus

Esse tipo de fertilizante inclui o esterco do ano passado, que está apodrecido e possui grande quantidade de componentes nutricionais. Resíduos de origem animal e vegetal, superaquecidos, formam húmus. A matéria orgânica podre não é capaz de prejudicar as raízes. As taxas de aplicação de fertilização são as mesmas do estrume.

formar húmus

Ácido bórico

A fertilização com ácido bórico é realizada para fins de tratamento ou para evitar deformação e ressecamento das folhas, vermelhidão das nervuras.

Excrementos de pássaros

Alimentar com esterco de galinha é um fertilizante bastante eficaz: as raízes podem absorvê-lo rapidamente. Usado como nutrição líquida: 120 g de componente seco por 16-17 litros de líquido. Deixe por pelo menos 8 a 10 dias. A fertilização seca é realizada durante a escavação na primavera.

Possui alta densidade específica de nitrogênio quando comparado à matéria orgânica do gado. Diante deste fato, seu uso no outono é extremamente limitado.Na primavera também é importante respeitar as taxas de aplicação: a alimentação excessiva pode causar queimaduras no sistema radicular e as macieiras jovens podem ser especialmente afetadas.

excrementos de pássaros

Cinza de madeira

Um excelente contraste com fertilizantes de fósforo ou potássio. É efetivamente usado para preparar a árvore para o inverno. Contém substâncias de fácil digestão: cobre, boro, potássio, fósforo, molibdênio, cálcio, manganês. Não há cloro. Esta é uma vantagem significativa sobre os análogos comprados em lojas.

Recomenda-se aplicar ao escavar na proporção de 1 kg/m2. É importante levar em consideração as normas de administração, pois possui ambiente alcalino e, em quantidades excessivas, é destrutivo para microrganismos e minhocas.

Farinha de osso

Você pode fertilizar uma árvore com farinha de ossos. Inclui, além do fósforo, cálcio e potássio. O cálcio afeta o sabor das maçãs porque participa da síntese do açúcar. É considerado um fertilizante de longa duração.

O período de dissolução é de cerca de 8 meses, embora comece a agir imediatamente após a aplicação e libere componentes valiosos em intervalos regulares. A fertilização é realizada uma vez a cada três anos.

farinha de osso

Suplementos minerais

Esse tipo de adubação é extremamente importante para as plantas, mas é importante observar não só o momento de introdução, mas também as taxas de aplicação. Vale lembrar também que alguns fertilizantes desse tipo são incompatíveis, não podem ser misturados.

Cálcio

Aumenta a resistência da macieira ao stress, participa no transporte das auxinas até às raízes, ajuda a ativar o desenvolvimento do sistema radicular. O cálcio, encontrado no suco de maçã, promove a digestibilidade do nitrogênio, principalmente da uréia. Fortalece as paredes celulares, permitindo que as maçãs formem uma barreira mecânica contra patógenos.Fortalece os caules, evitando a queda dos frutos verdes e favorecendo o seu amadurecimento.

Recomenda-se aplicar na primavera e no outono junto com matéria orgânica até uma profundidade de 40 cm em todo o perímetro da macieira. Após o aparecimento das folhas, aplique a nutrição foliar de acordo com as instruções para que a macieira não se queime.

suplementos minerais

Azoto

O nitrogênio garante o crescimento de uma copa exuberante. A macieira recebe esse elemento ao adicionar uréia. Ela (outro nome para uréia) é capaz de se dissolver perfeitamente em líquidos e ser absorvida muito rapidamente.

Não há necessidade de alimentá-la durante a estação das chuvas, os grânulos se decompõem rapidamente, o nitrogênio evapora e a árvore morre de fome. As taxas de administração são de até 230 g, a quantidade depende do tamanho da macieira e da sua idade. Vale considerar que a uréia acidifica o solo e grande volume expõe a árvore a queimaduras. A uréia pode ser substituída por nitrato ou sulfato de amônio.

Fósforo

Um elemento muito necessário na vida de uma macieira. Sua deficiência afeta o florescimento e o amadurecimento das maçãs; a folhagem fica vermelha em vez de verde. Ajuda a resistir à geada e à seca. Para nutrição são utilizados: superfosfato, diamofos, amofos, farinha de ossos.

Como alimentar uma macieira jovem e adulta na primavera, verão e outono durante o amadurecimento e a frutificação

Salitre

Este fertilizante é reconhecido como uma das fertilizações com nitrogênio mais eficazes. Usado como método raiz.

Disponível em grânulos ou pó. Promove o crescimento, aumenta os volumes de rendimento e melhora a resistência a fatores prejudiciais.

Magnésio

O magnésio é necessário para evitar o aparecimento de manchas cinzentas na folhagem e queda das camadas inferiores da copa. Para tanto, o tratamento é realizado com sulfato de magnésio.

Potássio

O potássio ajuda a aumentar a produtividade, melhora o sabor das maçãs e fortalece o sistema imunológico. Cloreto de potássio ou nitrato de potássio é usado.Eles se dissolvem ativamente em líquido, mas a penetração no solo é relativamente lenta. Em solos de composição arenosa, a dosagem de aplicação é aumentada.

na forma de grânulos

O sulfato de potássio é reconhecido como um fertilizante universal que contém uma grande quantidade de elementos valiosos: cálcio, magnésio, enxofre e potássio. Promove o desenvolvimento e crescimento das macieiras, melhora o sabor dos frutos.

A alimentação é utilizada em qualquer época da estação, mas é recomendada principalmente no outono. É importante distribuir uniformemente os grânulos sobre uma área de terreno a uma distância de 25 cm da borda do tronco. Eles ajudam a aumentar a resistência às condições adversas do inverno, melhoram a fertilidade do solo e a qualidade das colheitas.

Humato de sódio

Este fertilizante é utilizado para acelerar os processos de frutificação e aumentar a imunidade das árvores. Também ajuda a eliminar o excesso de nitritos acumulados nas frutas. Os jardineiros acreditam que ajuda as frutas a amadurecer mais rapidamente.

Humato de sódio

Para fazer a alimentação foliar na primavera, é necessário diluir 3 g em 10 litros de líquido. Toda a folhagem deve ser pulverizada. O fertilizante inclui: nitrogênio, potássio, ácidos húmicos, fósforo e outros microelementos. A nutrição da primavera promove ganho de força, fortalece as propriedades protetoras da macieira e aumenta a produtividade.

pedra de tinta

As macieiras são altamente suscetíveis à clorose, caracterizada pela falta de ferro, o que resulta no subdesenvolvimento da lâmina foliar e na queda precoce das folhas. Há também diminuição da produtividade devido ao subdesenvolvimento dos próprios frutos.

O sulfato de ferro em solução é efetivamente utilizado para tratamento e para fins preventivos.Pode ser feito em casa: adicione 10-12 g de ácido cítrico a 12 litros de líquido, misture bem até dissolver completamente e adicione 10 g de vitríolo. A solução resultante é pulverizada na macieira no início da primavera ou no outono, quando a folhagem cai.

pedra de tinta

Diferenças no cuidado de macieiras adultas e jovens

É importante aplicar todos os fertilizantes de acordo com os padrões desenvolvidos. Existem diferenças nos tipos e taxas de aplicação de fertilizantes. É importante saber que um mesmo fertilizante possui diferentes dosagens de insumos de acordo com a faixa etária das macieiras.

A muda, antes de tudo, sente falta fertilizantes fosfatados, é importante para o crescimento e fortalecimento das raízes. Dentro de um ano após o plantio, a macieira não necessita de nutrição adicional, desde que os componentes necessários sejam adicionados durante o plantio.

Por volta do 2º ao 3º ano, a nutrição já é necessária. É dada atenção à fertilização na primavera, pois ajuda as macieiras a desenvolver galhos e raízes. A adição de azoto por si só não é suficiente; o chorume também será insuficiente. É necessária uma composição complexa: 900 g de excrementos de pássaros, 950 g de superfosfato, 750 g de sulfato de potássio por 18 litros de líquido. Após 2-3 semanas, ele recomenda alimentação foliar.

macieiras jovens

Para garantir alta produtividade, as árvores com mais de 10 anos carecem de potássio, fósforo e nitrogênio, que são adicionados apenas na primavera, e de potássio e fósforo durante o período de crescimento e amadurecimento das maçãs.

Durante o processo de escavação e fertilização, são escavadas macieiras jovens, a profundidade recomendada é de até 20 cm, adultos - até 40 cm.

amadurecimento da maçã

A alimentação das raízes de uma macieira jovem é feita em todo o perímetro para não queimar o tronco.

As macieiras a partir dos 10 anos requerem cuidados especiais, pois quando o processo de desenvolvimento é interrompido, elas gastam sua energia nos processos de regeneração de raízes e copas.Muito esforço é dedicado à frutificação.

O círculo do tronco de uma macieira jovem e madura é diferente. Nas árvores após os 10 anos de idade, a área é de 5 a 6 m22.

o desenvolvimento pára

Fertilizantes para a cova de plantio

Para não fertilizar imediatamente na primeira vez após o plantio, é importante colocar corretamente os componentes necessários na cova. Deve ser cavado e preenchido de acordo.

É um erro cavar um buraco grande (1 m de profundidade). Se os fertilizantes forem colocados muito profundamente, as raízes jovens não conseguirão alcançá-los. O fósforo também se torna indigestível em profundidade. Profundamente absorvido fertilizantes potássicos, mas pequenas raízes não conseguem alcançá-los.

No momento do plantio é necessário cavar um buraco de 50 por 50 cm, no fundo há 150-200 g de cinza, que pode ser substituída por 10 g de fertilizante potássico. Em seguida, adicione chernozem misturado com 25 g de superfosfato. Cerca de 15 cm da cova ficam vazios, nesta camada é colocado o alimento principal.

poço de pouso

O solo é misturado com húmus em proporções iguais. Adicione fertilizante complexo de acordo com as instruções, mas durante o período de plantio na primavera. No outono não tem tempo de ser absorvido e a presença de nitrogênio prejudica a árvore.

Ao plantar no outono, a nutrição complexa é transferida para a primavera. Ao afrouxar, é necessário introduzir azofoska. Você pode usar estrume.

grande poço

Erros populares

Ao alimentar, alguns jardineiros cometem erros semelhantes:

  1. As taxas de aplicação de fertilizantes não devem ser aumentadas; o excesso é tão prejudicial para as macieiras quanto a falta.
  2. Durante a alimentação foliar, uma overdose de componentes nitrogenados queimará a copa.
  3. A alimentação foliar é realizada de manhã ou à noite, principalmente em dias nublados.
  4. O excesso de potássio interfere na absorção de magnésio e fósforo.

A fertilização adequada, que consiste na seleção competente dos fertilizantes necessários, no cumprimento das normas e no momento de introdução, proporcionará ao jardineiro uma colheita de qualidade e saúde às árvores.

alimentação foliar

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim