A primavera é a época em que todo jardineiro, independente da experiência, pensa que é hora de reabastecer o jardim com novas mudas. As árvores mais populares aqui são as macieiras; elas dominam a área. Nem todos os iniciantes sabem plantar uma macieira corretamente, quais características da árvore devem ser levadas em consideração e como escolher com precisão o local para o plantio.
- Características de plantar uma macieira
- Seleção e preparo de mudas
- Qual é a melhor época para plantar por temporada?
- na primavera
- No verão
- no outono
- Escolhendo um local de pouso
- Preparando uma cova de plantio em diferentes solos e aplicando fertilizantes
- No barro
- Na turfa
- Na areia
- Em argila
- Preparando uma cova para diferentes tipos e variedades de macieiras
- Para macieiras altas
- Para árvores semi-anãs
- Para árvores anãs
- Para macieiras colunares
- Para macieira Melba
- Plantar mudas de macieira com sistema radicular fechado
- Se houver água subterrânea nas proximidades
- A que distância plantar
- Principais etapas do plantio
- Recursos em regiões
- região de Moscow
- Sibéria
- Urais
- Cuidados adicionais
- Possíveis erros
Características de plantar uma macieira
A macieira é uma árvore despretensiosa e não requer nenhuma habilidade para cuidar. Apesar disso, depende muito do plantio da muda - se cometer erros, há grande risco de destruir a planta jovem ou esperar muitos anos pela primeira frutificação.
Tudo que você precisa considerar na hora de plantar:
- tamanho e idade das mudas;
- localização da futura árvore adulta;
- características do solo;
- requisitos da variedade selecionada;
- momento de plantar uma árvore jovem.
O esquema de plantio escolhido é considerado importante - plantios densos dificultam a manutenção e impedem a penetração de luz solar e ar fresco.
Seleção e preparo de mudas
Selecionar mudas não é difícil - o principal é não fazê-lo em mercados de vendedores duvidosos. Recomenda-se comprar em viveiros de confiança, de pessoas envolvidas no melhoramento de plantas e com reputação impecável. Informe-se sobre as características da variedade selecionada, requisitos de condições climáticas, composição do solo e cuidados.
A taxa de sobrevivência de anuais e bienais é diferente. Não é difícil distingui-los - as mudas de dois anos têm tempo de adquirir brotos laterais. Eles produzirão uma colheita mais cedo do que os anuais. Ao comprar, inspecione o sistema raiz. Se o recipiente a esconder, peça ao vendedor para retirar a planta.
Um rizoma triplo com ramos de pelo menos 30 cm e numerosas raízes fibrosas garantem que a muda criará raízes sem problemas.
Inspecione cuidadosamente os cortes nas raízes - devem estar frescos, sem sinais de apodrecimento. Se as pontas estiverem secas, existe a possibilidade de estarem um pouco congeladas ou armazenadas incorretamente, é melhor recusar tal compra.
Qual é a melhor época para plantar por temporada?
Além de escolher a muda, é importante escolher a época do plantio - erros podem ser fatais para a árvore. Muitos jardineiros com considerável experiência acreditam que é melhor ir ao jardim no outono, mas há muitos oponentes ao plantio de outono - o processo de primavera não tem aspectos menos positivos. Na hora de escolher a época, deve-se estar atento às condições climáticas, por isso é recomendável entender com antecedência as características do plantio sazonal. Isso ajudará a determinar qual o momento ideal para uma determinada região e quando é melhor ir ao jardim com a muda comprada.
na primavera
Se você não conseguiu plantar uma planta no outono, não se preocupe - sempre há a oportunidade de recuperar o atraso na primavera. Certifique-se de concluir o trabalho antes de maio - nessa época os botões começam a florescer e a florescer. Se você se atrasar, a planta demorará muito para criar raízes.
Benefícios do plantio na primavera:
- não há risco de congelamento do sistema radicular;
- o estabelecimento será mais rápido do que no outono - as plantas devem ser plantadas em solo aquecido pelo sol;
- Com o início do calor, as plantas começarão a crescer.
Existem também muitas desvantagens aqui. Uma delas é que durante o inverno a umidade consegue atingir grandes profundidades, será necessário fazer regas regulares, caso contrário o sistema radicular secará rapidamente, o que ameaça a morte da árvore jovem.Comprar mudas de primavera também será muito mais caro do que plantas de outono, e é difícil adquirir material de plantio de alta qualidade - muitas vezes é desmontado por jardineiros mais eficientes.
No verão
O plantio de verão é raro. Freqüentemente, apenas os residentes de regiões frias, onde a primavera começa muito mais tarde do que nas regiões quentes, realizam esse tipo de trabalho. Recomenda-se plantar mudas em local aconchegante, não exposto a fortes correntes de ar e luz solar direta - a taxa de sobrevivência será significativamente reduzida. Deve-se levar em consideração que será necessário regar com frequência - mesmo um leve ressecamento do solo é suficiente para destruir as plantas.
Se você só precisa transplantar uma árvore jovem para um novo local, é melhor fazer isso em agosto. Não há mais calor específico, então a planta tolerará o movimento sem dificuldades. Certifique-se de replantar com um grande pedaço de solo.
no outono
A época ideal para o plantio de árvores jovens é outubro. O enraizamento geralmente leva até 20 dias - isso é suficiente para que o sistema radicular se acostume com o novo local e sobreviva ao inverno sem dificuldades antes de geadas fortes e estáveis. É fácil ajudar as plantas - coloque uma camada de cobertura morta (serragem, musgo, ramos de abeto).
As vantagens do plantio de outono são óbvias:
- na estação fria, o sistema radicular terá tempo de se acostumar e, com a chegada da primavera, começará a crescer rapidamente;
- Durante o inverno, a cobertura morta se transformará em uma camada de nutrientes que penetrará no solo com a água do degelo;
- Quando plantada no outono, a imunidade da planta às geadas subsequentes aumenta – você não precisa se preocupar com o congelamento.
Apesar da robustez das plantas jovens, quando chegarem as geadas, pare de plantar - mesmo a cobertura não será suficiente para proteger as árvores do congelamento.É melhor adiar o plantio até a primavera.
Escolhendo um local de pouso
É importante escolher um local no local para as mudas de macieira onde seja confortável e à vontade. É preciso levar em consideração o tamanho de uma planta adulta - com o tempo ela não deve ficar apertada. Não é recomendado plantar se as frutas já cresceram neste local - pragas e bactérias nocivas podem permanecer no solo.
O solo não deve estar muito molhado. A água próxima à superfície pode danificar o sistema radicular e causar apodrecimento.
Preparando uma cova de plantio em diferentes solos e aplicando fertilizantes
Uma regra importante é preparar as covas, levando em consideração todas as características das árvores. O esquema de plantio mais simples e popular é o consecutivo. A distância ideal entre os poços é de três metros. A distância entre as linhas não é superior a seis metros. Isso é suficiente para formar uma coroa.
O buraco deve ser redondo, com diâmetro de até 1 m, se o sistema radicular for muito volumoso pode-se ampliar o buraco. A profundidade para variedades padrão é de cerca de 65 cm, mas se necessário recomenda-se aprofundar o buraco. Normalmente são colocados fertilizantes, componentes nutricionais e drenagem na cova - tudo depende da composição do solo e das necessidades da variedade plantada.
No barro
O plantio em solos argilosos não possui requisitos especiais. Ao plantar, componentes padrão são adicionados à cova:
- composto;
- um pouco de areia;
- turfa;
- grama de jardim
Se o lençol freático estiver muito próximo da superfície, a camada de drenagem deve atingir 25-30 cm, utilize tijolos quebrados, cacos de cerâmica ou argila e brita grande.
Na turfa
As turfeiras são solos nutritivos que quase não requerem a adição de elementos adicionais.Não devemos esquecer que também não é recomendado o uso excessivo de substâncias benéficas para as plantas, reduzindo assim o valor nutricional do solo. Ao plantar, adicione areia grossa de rio e solo simples de jardim. Recomenda-se colocar um pouco de terra de jardim na cova, depois de calciná-la no forno ou deitar bastante água fervente para desinfecção.
Na areia
Se o plantio for realizado em solo arenoso, recomenda-se adicionar uma camada de argila. É fácil de fazer:
- Coloque a drenagem no buraco cavado.
- Despeje uma pequena quantidade de arenito.
- Coloque uma camada de argila.
- Posicione o sistema raiz.
- Cubra com uma mistura de arenito, turfa, composto e terra de jardim.
Ao cultivar macieiras em arenitos, deve-se levar em consideração que o principal cuidado será a rega. Em dias ensolarados, esses solos ficam muito quentes, o que não é seguro para as plantas, portanto, aplique uma camada de cobertura morta.
Em argila
Ao plantar uma macieira em argila, certifique-se de colocar uma camada de drenagem (fragmentos de cerâmica, pedras, aparas de madeira).
Para preencher o sistema radicular, use a mistura:
- areia grossa;
- solo regular do jardim;
- composto;
- superfosfato (20-50 g)
- turfa.
Regue solos argilosos com cautela, especialmente após o plantio - eles absorvem ativamente a umidade. Mesmo que a superfície tenha secado, a água permanece em uma profundidade rasa, por isso é recomendado o uso de cobertura morta para permitir que a secagem ocorra uniformemente.
Preparando uma cova para diferentes tipos e variedades de macieiras
Uma característica importante do plantio de macieiras é levar em consideração a variedade da cultura no preparo das covas. Calcule corretamente a distância entre árvores e linhas. Cada variedade de macieira tem seu tamanho de copa, por isso é tão importante perguntar ao vendedor sobre as características na hora de comprar mudas.
Para macieiras altas
A distância entre as covas onde serão plantadas macieiras altas é de até 4-5 m. Recomenda-se deixar uma distância maior entre as fileiras - até 5,5-6 m. A profundidade da cova após a camada de drenagem é colocado tem 80 cm e o diâmetro é de pelo menos um metro. Com grande número de raízes pequenas e rizomas principais poderosos - até um metro e meio.
Para árvores semi-anãs
As variedades de tamanho médio não requerem furos grandes - um metro de diâmetro é suficiente. A profundidade após a instalação da drenagem é de apenas meio metro. A distância não muda - até 4 m entre macieiras, até 5 m entre fileiras, o que é suficiente para um bom desenvolvimento da copa.
Para árvores anãs
As macieiras anãs aparecem cada vez mais nos jardins, atraindo as pessoas pelo seu tamanho compacto, produtividade e facilidade de cuidado. Recomenda-se plantar essas variedades a uma distância de 2 a 2,5 m. Deixe uma grande distância entre as fileiras - até 4 m. A profundidade dos buracos é de apenas 40 cm. O diâmetro é de 85 cm. Ao plantar variedades anãs, certifique-se de adicionar uréia (60 g) ao solo. Isso promove a sobrevivência e estimula o crescimento do sistema radicular.
Para macieiras colunares
As plantas colunares são frequentemente plantadas em pequenos jardins - não requerem muito espaço para crescer. A distância entre as fileiras é de até 1,5 m Faça covas a cada 55-60 cm Ao plantar variedades colunares no solo adicione matéria orgânica (3 kg), cinza (200 g), superfosfato (basta um punhado). Se a composição do solo for muito pobre, recomenda-se adicionar elementos minerais.
Para macieira Melba
Recomendado macieira Melba Cresce em margas leves. Solo argiloso ou argiloso não é adequado para esta variedade - demorará muito para dar frutos. O diâmetro do furo é padrão - dentro de um metro, com profundidade de 75 cm.Certifique-se de adicionar húmus e superfosfato ao plantar. Você não pode prescindir de uma camada de drenagem - essas variedades não toleram bem a umidade do solo.
Plantar mudas de macieira com sistema radicular fechado
A vantagem das plantas com sistema radicular fechado é que são plantadas imediatamente em recipientes especiais. Isso reduz significativamente os danos durante o transporte, aumenta a taxa de sobrevivência em um novo local e previne o desenvolvimento de doenças.
Para plantar, basta retirar a macieira do recipiente, tomando cuidado para não sacudir o substrato, e movê-la para uma cova previamente preparada. Recomenda-se iniciar o plantio em qualquer época do ano - as mudas criarão raízes bem no outono, verão e início da primavera.
Se houver água subterrânea nas proximidades
O excesso de água é perigoso para muitas culturas frutíferas, e as macieiras não são exceção. Para o sistema radicular, a abundância de umidade é perigosa e muitas vezes leva ao apodrecimento do sistema radicular, seguido pela morte da planta. Um monte criado artificialmente ajudará a lidar com a alta umidade e evitará a morte da árvore. É fácil de fazer - plante-o em um tubérculo elevado (cerca de meio metro). A cada afrouxamento do solo, adicione terra ao monte - você obterá um declive suave e baixo.
A que distância plantar
Uma distância determinada incorretamente entre as mudas certamente levará ao espessamento das copas. O plantio denso provocará o desenvolvimento de doenças, facilitará a movimentação e o trabalho das pragas e dificultará a colheita dos frutos. O sistema radicular, em pleno desenvolvimento, também não terá espaço suficiente, o que afetará o desenvolvimento da macieira e sua frutificação.
A distância, mesmo que as macieiras estejam localizadas na mesma fileira, não é a mesma para as diferentes variedades.A distância deve ser de até 5 metros para culturas grandes e de até um metro para variedades pequenas (colunares, anãs).
Principais etapas do plantio
Depois de preparar as covas, você pode começar o plantio. O processo é realizado em várias etapas, cada uma das quais deve ser rigorosamente seguida:
- 3-5 horas antes do plantio, mergulhe o sistema radicular da planta em um recipiente com água morna (recomenda-se adicionar 5 g de permanganato de potássio para cada 10 litros de água).
- Recomenda-se cravar previamente um suporte (de até 5 cm de diâmetro) no furo preparado, pré-queimar a parte inferior - isso evitará o apodrecimento.
- Despeje a mistura de solo preparada em um monte baixo no buraco.
- Faça uma borda baixa (até 5 cm) em círculo, o que facilitará a rega.
- Mergulhe o sistema radicular no purê preparado (misture argila, água, areia), espere um quarto de hora até a mistura secar.
- Insira a macieira no buraco, certificando-se de que o colo da raiz fique 3-5 cm acima da superfície do solo.
- Endireite o sistema radicular, colocando as raízes uniformemente sobre o monte.
- Polvilhe as raízes com a mistura preparada e tampe com as mãos.
- Durante o processo de aspersão, agite suavemente a árvore jovem - isso preencherá os espaços vazios entre as raízes.
- Regue abundantemente. Introduza a água em pequenas porções, aguardando a absorção.
- Coloque uma camada de cobertura morta (palha picada, serragem, casca de pinheiro).
Complete o plantio amarrando a planta. Isso permitirá que você não se preocupe com o estado da árvore em caso de vento forte - ela não poderá danificar o tronco. A uma altura de 65-80 cm, corte o rebento principal, remova os ramos laterais se necessário.
Recursos em regiões
Ao plantar uma macieira, deve-se levar em consideração não só as características da variedade selecionada, mas também as características climáticas das regiões.Isso permitirá que você cultive uma árvore saudável sem complicações, que começará a dar frutos rapidamente. Ao comprar, certifique-se de descobrir para quais latitudes a planta selecionada é recomendada. Você não deve plantar variedades que gostam de calor em regiões frias - você não poderá esperar pela colheita.
região de Moscow
Ao planejar o cultivo de um pomar de maçãs na região de Moscou, você precisa conhecer apenas algumas regras úteis:
- É melhor plantar no outono (de setembro até a primeira onda de frio);
- Não plante mudas em novembro - existe o risco de destruir as macieiras;
- compra para cultivo de macieiras com períodos de maturação precoce e médio.
Se você cultivar plantas que dão frutos tarde, nem sempre conseguirá fazer uma colheita - o clima na região de Moscou é imprevisível e o inverno pode começar mais cedo do que o normal.
Sibéria
Os invernos gelados pelos quais a Sibéria é tão famosa são o principal motivo para plantar macieiras jovens apenas na primavera. O plantio no outono não é recomendado - mesmo as variedades mais resistentes não conseguirão sobreviver a geadas severas se o sistema radicular não tiver tido tempo de se aclimatar.
É melhor escolher variedades resistentes à geada, caso contrário terá que cobrir as plantas. Mesmo essa precaução nem sempre ajuda - as macieiras congelam completamente até a primavera.
Urais
O imprevisível clima dos Urais, repleto de dias gelados que podem ocorrer em meados do outono, não é menos perigoso para as macieiras. Não é recomendado plantar antes do inverno - é melhor adiar esse processo até o calor estável da primavera. Se você teve que plantar árvores jovens no outono, certifique-se de cuidar de uma cobertura quente. Depois que a neve cair, coloque um monte de neve alto ao redor da planta - isso evitará parcialmente o congelamento.
Cuidados adicionais
Você pode cultivar uma árvore madura com algum esforço e seguindo as regras básicas da tecnologia agrícola. O primeiro requisito que deverá ser cumprido anualmente é a poda. Em árvores jovens que estão crescendo ativamente, remova sistematicamente galhos secos e danificados. Os rebentos jovens, se aparecerem perto do tronco, devem ser cortados completamente. É melhor não penetrar no solo e retirar o crescimento apenas na superfície - existe o risco de danificar o sistema radicular, que muitas vezes sobe até ao topo.
Os ramos densos também devem ser removidos - eles reduzem o crescimento, impedindo a penetração de ar fresco e luz solar.
Recomenda-se regar as plantas do primeiro ano durante todo o verão, principalmente se a estação quente não permitir chuvas. Recomenda-se colocar até 3 baldes de água em uma muda. Pré-aqueça o líquido ao sol por 24 horas. A umidade fria não é menos perigosa para as macieiras jovens do que o sol quente.
Antes de cada rega, faça um afrouxamento superficial. A umidade penetrará no solo fofo com muito mais rapidez, distribuindo-se uniformemente profundamente no solo. Remova as ervas daninhas regularmente - as ervas daninhas absorvem ativamente elementos úteis do solo, reduzindo a taxa de crescimento das macieiras.
Durante o primeiro ano, recomenda-se realizar cerca de cinco mamadas. Use fertilizantes complexos ou minerais como nutrientes.
Pré-irrigue bem a superfície do solo. A fertilização é feita apenas sob o tronco - a fertilização nas folhas não trará os resultados desejados.
Se aparecerem flores no primeiro ano, não há necessidade de deixá-las - não haverá frutos. As flores estéreis só tiram a força das macieiras, por isso é melhor ir ao jardim quando os botões aparecerem e retirá-los completamente.
Possíveis erros
Os jardineiros, mesmo os experientes, cometem mais erros ao plantar macieiras. O principal erro frequentemente cometido pelos proprietários de jardins é ultrapassar a profundidade da muda. Se o colo da raiz estiver abaixo da superfície do solo, a árvore se desenvolverá e crescerá extremamente lentamente. A norma permitida é a elevação do colo da raiz 3-6 cm acima do solo. Algumas variedades crescem bem se a ponta estiver nivelada com a superfície do solo, mas é melhor saber com antecedência, mesmo na hora de comprar uma muda.
Outro erro importante que os novatos cometem é usar fertilizantes muito cedo. As composições minerais podem destruir completamente a microflora, que contém bactérias benéficas para a planta. Recomenda-se iniciar a fertilização somente depois que a árvore começar a se desenvolver ativamente e a produzir brotos jovens.
O excesso de matéria orgânica também costuma ser prejudicial às macieiras jovens. O estrume não apodrecido é especialmente perigoso, causando doenças. A amônia liberada pela matéria orgânica fresca desloca completamente o oxigênio dos vazios entre as raízes, levando à morte. O estrume que não teve tempo de apodrecer pode conter pragas que podem destruir plantas que não tiveram tempo de criar raízes.
Jardineiros iniciantes podem cometer um erro mesmo na hora de comprar, comprando plantas jovens muito cedo. Preservá-los em casa antes do plantio é bastante difícil - são necessárias uma temperatura fria estável e alta umidade.
A única forma de não danificar o material de plantio é mandá-lo para o porão com temperatura em torno de 0 graus. Se isso não for possível, é melhor ir às compras antes do plantio - isso evitará consequências desagradáveis.Ao comprar, inspecione cuidadosamente o material vegetal - não deve haver podridão, mofo ou áreas secas. Raízes muito secas também devem ser uma preocupação - muitas vezes, mesmo a imersão não é suficiente para trazer a muda de volta à vida.
Plantar macieira é um processo que, se realizado de maneira correta, certamente resultará no crescimento ativo da muda. Se você não cometer erros no cuidado, em poucos anos a jovem árvore irá deliciá-lo com uma colheita. Não podemos esquecer que a planta requer atenção constante – rega, poda e adubação ao longo do ano. A gratidão não demorará a chegar - a árvore é sensível ao cuidado.