Descrições das melhores variedades de macieiras para cultivo na Sibéria e como cuidar delas adequadamente

Durante muitos anos, o clima desfavorável foi um obstáculo intransponível ao cultivo de árvores frutíferas. As plantas que gostam de calor não sobreviveriam a geadas severas e resistiriam aos caprichos da natureza. Como resultado do trabalho meticuloso dos criadores, surgiram muitas variedades de plantas únicas. O auge das conquistas de cientistas talentosos foram as macieiras para os jardins da Sibéria.


Como escolher a variedade certa

Nas difíceis condições climáticas da Sibéria, é necessário escolher tipos de macieiras resistentes à geada. De grande importância é a capacidade das plantas de se recuperarem rapidamente após um degelo repentino e geadas recorrentes. Variedades resistentes ao inverno da seleção siberiana atendem aos rígidos requisitos da tecnologia agrícola.

Quais variedades são melhores para escolher para a Sibéria

O território da Sibéria está dividido em duas grandes partes. Cada um deles tem suas próprias condições climáticas, portanto os requisitos para as variedades podem ser diferentes. Com uma abordagem cuidadosa aos negócios, você pode cultivar as árvores mais produtivas.

Ocidental

No clima continental temperado da Sibéria Ocidental, os verões são quentes e os invernos rigorosos, mas ainda assim as condições para o cultivo de macieiras são mais amenas do que nos jardins da região oriental da Sibéria. As temperaturas do ar no inverno raramente caem abaixo de 35 ºC.

Na hora de escolher o material para o plantio, é preferível escolher variedades que sejam resistentes ao frio e tenham maturação precoce. Tais qualidades são dotadas das variedades Zavetnoye ou Altai Amber.

macieiras para a Sibéria

Oriental

O clima acentuadamente continental traz consigo invernos rigorosos. Às vezes a temperatura do ar cai para -60 ºC. As temperaturas de verão na região agreste variam de 20 a 40 ºC.

Grandes mudanças de temperatura têm um efeito prejudicial nas macieiras, então você precisa escolher as variedades mais fortes e resistentes à geada, como Lydia, Pupil e Autumn Joy.

Características varietais

Quais informações são importantes ao escolher um tipo de árvore:

  1. Grau de resistência ao gelo.
  2. Tempo de maturação da colheita.
  3. Saboreie as qualidades das frutas.
  4. Qualidades externas dos frutos (cor, formato).
  5. A presença de imunidade estável.

macieiras para a Sibéria

Ranetki

As árvores são decoradas com uma dispersão brilhante de maçãs doces em miniatura. A planta é despretensiosa e tolera geadas e mudanças de temperatura. A árvore pouco exigente é resistente a doenças e proporciona regularmente aos seus proprietários uma colheita abundante.

Mulheres semi-cultas

Os criadores desenvolveram variedades semicultivadas cruzando ranetki com espécies de macieiras de frutos grandes. As mudas são cultivadas na forma padrão, enquanto outras variedades são mais frequentemente cultivadas na forma de estrofe ou arbusto. A maioria das variedades requer polinização cruzada, portanto, 3-4 variedades de macieiras semicultivadas são plantadas no jardim.

macieiras para a Sibéria

Rastejante de frutos grandes

Variedades de frutos grandes são difíceis de cultivar nas condições da Sibéria. Eles não toleram bem a geada, então as plantas são cultivadas em uma forma obsoleta. Devido ao seu formato rasteiro, a planta ocupa muito espaço, por isso é melhor cultivá-la em uma área ampla.

Colunar

As plantas são de tamanho modesto, o diâmetro da copa não ultrapassa os 50 cm e pequenos ramos localizam-se no tronco espesso. Você não deve esperar grandes colheitas de macieiras. Infelizmente, as árvores colunares têm uma série de desvantagens:

  1. Má inverno das plantas. No inverno, a parte localizada acima do nível da neve geralmente congela.
  2. As árvores requerem podas frequentes. Caso contrário, a macieira se esforça para formar vários troncos.
  3. Curto tempo de vida. Em média, uma macieira colunar vive de 8 a 9 anos. As árvores terão de ser substituídas frequentemente por mudas jovens.

macieiras para a Sibéria

Segundo especialistas, macieiras colunares não podem ser plantadas na região de Novosibirsk.

Anão

Apenas variedades híbridas são adequadas para jardins siberianos.É impossível cultivar árvores anãs comuns em condições adversas. As plantas são resistentes à geada e conseguem agradar regularmente aos seus proprietários com uma colheita. As variedades Palmetta e Zhigulevskoe provaram-se bem.

Padrão

Para formar formas padrão, são utilizadas espécies de árvores ranetki e semicultivadas e de frutos pequenos. A planta baixa possui uma copa exuberante e um tronco plano. É muito conveniente cuidar dessa macieira.

Classificação por tempo de maturação

Ao criar um jardim, é necessário garantir que as mudas tenham períodos de maturação diferentes. Este truque irá ajudá-lo a tirar o máximo proveito de suas plantas.

macieiras para a Sibéria

Verão

As macieiras produzem colheita no final de julho e agosto. As frutas de verão não são armazenadas por mais de 4 semanas.

Ranetka Ermolaeva

Uma planta surpreendentemente despretensiosa. Tolera geadas severas sem dificuldade e raramente fica doente. Os frutos vermelhos brilhantes são azedos, mas com o início do frio as maçãs ficam mais doces. A árvore se sente bem em qualquer condição, exceto no Extremo Norte. Ranetka não exige luz solar e fertilidade do solo.

Alyonushka

A árvore é classificada como semi-anã. A planta é decorada com galhos chorosos. Maçãs amarelas brilhantes em miniatura apresentam um sabor adocicado e um aroma picante especial. A planta tolera facilmente o frio, mas, infelizmente, não possui imunidade forte. A macieira costuma ser vítima de infecções fúngicas.

macieiras para a Sibéria Alyonushka

Montanha Ermakovskoe

Frutos pequenos e amarelos são decorados com listras vermelhas. As maçãs são doces e azedas, aromáticas. Uma característica distintiva da árvore são seus galhos curvos. Os frutos amadurecem em agosto. A colheita não é armazenada por mais de um mês. As folhas são suscetíveis à crosta. A robustez invernal da planta é média.

Minusinsk vermelho

Variedade despretensiosa, recomendada para cultivo em qualquer região da Sibéria.Frutas douradas são decoradas com blush. As maçãs são doces e pequenas. Os frutos amadurecem em meados de agosto. A colheita não é armazenada por mais de 3 semanas.

Altai carmesim

Ela cresce bem na Sibéria Ocidental e Oriental. A altura da árvore chega a 2,5 metros. Os frutos são pequenos e doces. A variedade é confiável e resistente ao gelo. Atinge a maturidade no final de agosto. As maçãs podem ser armazenadas por até 2 meses. A árvore é resistente a crostas.

Altai carmesim

Melba

O cartão de visita da macieira é o seu aroma maravilhoso, que lembra o cheiro de doce. Os frutos agridoces crescem pesando de 80 a 140 ge atingem a maturidade no final de agosto. A colheita pode ser armazenada até janeiro. A única desvantagem de Melba é a sua suscetibilidade à crosta.

Gornoaltaiskoe

A planta é resistente à geada, mas pode congelar ligeiramente em baixas temperaturas. Recupera rapidamente. Os frutos são pequenos, agridoces, ligeiramente recobertos por uma camada cerosa. A colheita amadurece no final de agosto.

Zhebrovskoe

A árvore é resistente a doenças e tem excelente sabor a frutos pequenos e amarelos. A planta tolera bem baixas temperaturas. A colheita é feita na segunda quinzena de agosto.

macieiras para a Sibéria Zhebrovskoe

Outono

Os tipos de macieiras de outono atingem a maturidade na primeira quinzena de setembro. As frutas podem ser armazenadas de 1 a 3 meses. Algumas variedades podem ser chamadas de inverno. As maçãs tardias amadurecem no final de setembro. Essas frutas podem ser armazenadas por 6 meses. Conhecendo essas características, não é difícil decidir quais variedades são melhores para plantar no país.

Sinapse do Norte

Difere no amadurecimento tardio. A colheita só pode ser feita no início de outubro. A planta é resistente à geada, tolera bem a seca e é resistente à crosta. Os frutos são agridoces, picantes, de tamanho médio.

Sinapse do Norte

Surkhurai

A macieira é resistente ao frio e às mudanças de temperatura e possui boa imunidade. As frutas da framboesa são famosas pelo seu excelente sabor agridoce. A colheita amadurece na segunda quinzena de agosto.

Ter esperança

Variedade de outono resistente à geada. Os frutos são amarelos, mas à medida que amadurecem tornam-se vermelhos. As maçãs são doces e azedas. Amadurece na primeira quinzena de setembro.

Tolunay

Uma pequena árvore pode resistir a pragas e doenças com honra. Ao mesmo tempo, a planta dificilmente tolera mudanças de temperatura. A colheita amadurece nos últimos dias de agosto ou início de setembro. Os frutos são rosados, doces e azedos.

macieiras para a Sibéria Tolunay

Zavetnoe

Uma árvore de baixo crescimento com uma copa extensa. Tolera facilmente o frio e é resistente a doenças. A colheita amadurece no final de setembro. As maçãs são vermelhas, doces, com sabor a morango.

Líquido Ural

Variedade resistente ao gelo, adapta-se a qualquer condição. As colheitas são abundantes, os frutos são doces, com ligeiro azedume. As maçãs são tão saborosas e doces que são dadas como alimento a pessoas que sofrem de úlceras estomacais.

Lembrança de Altai

A macieira é adequada para plantio na Sibéria Ocidental. Frutos atraentes e de tamanho médio amadurecem em setembro. Graças ao seu tamanho modesto, a árvore não congela. As maçãs são amarelas, com tonalidades vermelhas. O sabor é doce e azedo. A polpa é granulada e muito suculenta. A colheita pode ser armazenada por 4 meses.

Lembrança de Altai

Pulmonar

Não tem medo de geadas, resistente a crostas. A árvore cresce bem em condições de águas subterrâneas próximas. A colheita amadurece no final de agosto. As frutas não podem ser armazenadas por mais de 4 semanas. O sabor da fruta é picante, doce, com aroma especial.

Bayana

A árvore de médio porte é resistente a baixas temperaturas e possui forte imunidade. As maçãs são amarelas, decoradas com um leve rubor.À medida que amadurecem, os frutos agridoces adquirem uma tonalidade roxa. A colheita é feita no início de setembro.

macieiras para a Sibéria Bayana

Escolha do tipo de macieira de acordo com suas características de frutificação

Os especialistas dividem as variedades em 3 tipos:

  1. Plantas que produzem colheitas todos os anos.
  2. Tipo misto. Este grupo geralmente inclui espécies de outono que produzem culturas com longa vida útil.
  3. Árvores que só dão frutos após um determinado período. Na maioria das vezes, esse recurso é inerente a variedades de frutos grandes.

Com frutificação anual

Com muito cuidado, quase todas as árvores jovens podem produzir maçãs todos os anos. Além disso, você pode adquirir mudas com frutificação anual. Estes incluem doces Gorno-Altai e Altai.

macieiras para a Sibéria

Com longa vida útil de frutas

A colheita colhida nessas macieiras dura de 2 a seis meses. Estes incluem variedades de outono, como Bayana ou Zavetnoye.

Frutado grande

Nas condições da Sibéria é difícil cultivar uma árvore com frutos grandes. Com grande extensão, as variedades Melba ou Recheio Branco podem ser consideradas como tal. Via de regra, as macieiras dão frutos após um certo período de tempo.

Características de plantio e cuidado

A muda deve ser colocada em local ensolarado e com baixo nível de lençol freático. Toda primavera é necessário realizar podas higiênicas da planta, retirando galhos secos e quebrados.

plantio de macieira

Que horas devo escolher para plantar?

É melhor plantar macieiras jovens na primavera, depois que o solo descongelar. Caso contrário, a muda corre o risco de congelar.

Quais são os requisitos de solo, fertilizantes e irrigação?

A macieira cresce bem em solos argilosos férteis e absolutamente não tolera solos ácidos. Regue a árvore duas vezes por mês, umedecendo generosamente o tronco da árvore com água. Alimente a planta com fertilizante orgânico.

Os nutrientes são incorporados a uma profundidade de 12 a 14 cm. Se a árvore crescer em solo fértil, a macieira será alimentada uma vez a cada 2-3 anos.

Cuidados de inverno

As macieiras resistentes à geada precisam de proteção contra temperaturas extremamente baixas. Portanto, os troncos e raízes das árvores são isolados para o inverno com galhos de abeto, trapos ou spunbond.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim