A macieira chinesa, ou macieira com folhas de ameixa, recebeu esse nome por causa do formato da lâmina foliar. É idêntico ao formato das folhas da ameixa chinesa. Este tipo de árvore frutífera reúne todo um grupo de variedades cultivadas em diferentes partes do mundo. A macieira chinesa com folhas de ameixa é valorizada pela sua produtividade e despretensão. As variedades invernam bem, resistem a verões secos, são bons polinizadores e decoram o jardim com flores exuberantes na primavera. Entre os jardineiros amadores, as variedades de folhas de ameixa e as macieiras de frutos pequenos de outras origens são chamadas de chinesas.
- História da seleção
- Características gerais da variedade
- Altura da árvore e largura da copa
- Quantidade de colheita
- Saborear qualidades de frutas
- Resistência ao gelo
- Imunidade a doenças
- Na Sibéria
- Nos arredores de Moscou
- Na região de Leningrado
- Nos Urais
- Na zona intermediária
- Nas regiões do norte
- Tecnologia de plantio e cuidado de macieiras
- Plantar e crescer
- Tecnologia agrícola
- Podando e modelando a copa da árvore
- Reprodução
- Características de amadurecimento e frutificação
- Tempo de amadurecimento da fruta
- Benefícios e qualidades da fruta
- Variedades e descrições de variedades chinesas
- Kerr
- Vermelho
- Por muito tempo
- Amarelo
- Bela Fleur
- Rosa
- Dourado
- Saninskaya
- Creme
- Mel
- folhas de ameixa
- Kuibyshevsky
- Colunar
História da seleção
A macieira chinesa é uma espécie inteira de árvore frutífera de origem híbrida. Cada variedade possui características próprias de sabor, cor, tamanho e período de maturação. Existem cerca de 100 variedades e formas de Kitayka no mundo.
As primeiras formas foram obtidas através do cruzamento macieiras (M. baccala) e Doméstica (M. domestica). Na Rússia, Michurin se dedicou à seleção de maçãs chinesas. Usando o método Mentor, ele desenvolveu dois híbridos: Qandil, Bellefleur.
O objetivo do trabalho de melhoramento foi obter árvores frutíferas resistentes ao inverno e com frutos de melhor qualidade. Ele usou variedades locais e do sul como material para hibridização. Michurin trabalhou muito no cultivo de híbridos, cujo resultado são as variedades Kitayka de longa duração.
A seleção moderna visa a obtenção de híbridos Kitayka de tamanho médio, resistentes ao inverno e à seca (altura de 5 a 6 metros), com frutificação anual. As mudas das mulheres chinesas modernas criam raízes bem nas condições da zona intermediária.
Características gerais da variedade
A planta chinesa tem qualidades de um bom polinizador e floresce abundantemente. O jardineiro que possui uma árvore frutífera dessa variedade não tem problemas de produtividade. As macieiras que crescem perto de Kitayka sempre trazem alegria com sua colheita.
Altura da árvore e largura da copa
As árvores da maioria das variedades são vigorosas - de 9 a 10 m de altura, mas também existem variedades de Kitayka de baixo crescimento - 2 a 3 metros de altura. A copa é formada por ramos poderosos que se estendem para cima a partir do tronco em um ângulo agudo. A poda formativa é necessária para a maioria das variedades de Chinawort.
Nas árvores maduras, a copa tem formato cônico ou arredondado e é densa. As folhas são finamente serrilhadas, brilhantes e com ponta afiada. A floração é abundante e espetacular. A cor das flores depende da variedade: branca, rosa, avermelhada. A casca do tronco é espessa, castanha, com tonalidade cinzenta. As raízes são altamente ramificadas e superficiais.
Quantidade de colheita
Diferentes variedades começam a dar frutos em épocas diferentes. Antes de adquirir uma muda, é necessário se familiarizar com suas características varietais. As colheitas abundantes em algumas formas são anuais, em outras - periódicas. Alguns híbridos (variedades) chineses são mais produtivos em tenra idade, enquanto em outros o volume dos frutos aumenta à medida que a árvore amadurece.
Saborear qualidades de frutas
O tamanho dos frutos não impressiona, são pequenos. O tamanho médio das maçãs chinesas de qualquer variedade é de 40 G. A cor da casca é amarela ou vermelha, a cor pode ser irregular (escurecimento). A pele é áspera. Descrição das características dos frutos:
- formato redondo ou ovóide;
- diâmetro cerca de 2 cm;
- peso 25-40g;
- a polpa é cremosa;
- gosto doce e azedo;
- o aroma é forte.
A principal direção no aproveitamento dos frutos da Kitayka é a produção de geléias e compotas. A variedade Belfleur é adequada para secagem. Mousses, licores, cidra e geleias de maçã têm bom gosto. Eles adicionam um sabor picante especial à carne. Ganso recheado com maçã adquire sabor e aroma requintados durante o cozimento.
Resistência ao gelo
Michurin também identificou o mais resistente ao inverno entre todas as formas de Chinawort - anis.É armazenado a 50 °C abaixo de zero. Jardineiros amadores e profissionais usam a macieira com folhas de ameixa para obter novas formas resistentes à geada e à seca.
Nos Trans-Urais, o damasco chinês é popular por sua produtividade e resistência à geada. Até 10 kg de frutos são colhidos de uma árvore por temporada. O peso médio do feto gira em torno de 60 g.
Imunidade a doenças
Quase todas as variedades de Kitayka têm imunidade fraca ou moderada à crosta (folhas e frutos). A prevenção de doenças fúngicas e medidas de protecção contra larvas de insectos e pragas podem melhorar a qualidade comercial dos frutos e reduzir as perdas de colheitas.
Sutilezas de crescer em diferentes regiões
No vasto território da Rússia, a Chinawort pode ser encontrada em várias zonas climáticas. Cada região possui características próprias de plantio e cuidado com macieiras desse tipo. As árvores desta espécie são pouco exigentes em termos de composição do solo, mas quando são criadas melhores condições, frutificam por mais tempo e com mais abundância.
Na Sibéria
Para melhor sobrevivência, as mudas após o plantio são tratadas com os estimulantes “Bud” e “Energen”. Plantas com 3 anos são usadas como material de plantio. Para o inverno, os troncos das árvores jovens são isolados com material de cobertura e o solo é coberto com cobertura morta. Antes do início da geada, a irrigação de barreira é realizada e alimentada com fertilizantes minerais de 2 componentes contendo potássio e fósforo.
Nos arredores de Moscou
As mudas são plantadas no início de abril. Os buracos são cavados até a profundidade de 70 cm e para o preenchimento utiliza-se a drenagem - uma camada de brita ou brita com areia de 20 cm. A poda da copa é realizada imediatamente após o plantio. O condutor central é encurtado a uma altura de 0,8 m, os competidores são cortados e os brotos restantes são encurtados em ⅔ do comprimento.
Na região de Leningrado
Os primeiros dias de outubro são a melhor época para o plantio.O solo para preenchimento da cova de plantio é preparado a partir dos seguintes componentes:
- turfa;
- húmus;
- solo foliar;
- fertilizantes minerais (superfosfato, nitrato de potássio).
Cuidar de Chinaworts na região de Leningrado é padrão: regar, podar, alimentar.
Nos Urais
A Chinawort nos Urais é plantada no início de maio. As covas de plantio são preparadas no outono. Um conjunto de fertilizantes minerais contendo fósforo, nitrogênio e potássio é adicionado ao solo de aterro. No centro do buraco é colocada uma estaca, necessária para amarrar a muda. Esta região é caracterizada por ventos fortes. O suporte evitará danos ao tronco e aos rebentos jovens. No inverno, o círculo do tronco da árvore é coberto com uma camada de cobertura morta de 5 centímetros.
Na zona intermediária
As macieiras chinesas são plantadas em abril (1ª a 2ª década). Composto, areia, húmus e fertilizantes minerais (conforme norma) são adicionados à mistura de aterro em partes iguais. Ao preencher, controle o nível do colo da raiz acima da superfície do solo. Deve ter de 5 a 6 cm Cuidando de uma macieira chinesa na Zona Média:
- rega;
- controle de limpeza do solo;
- medidas de prevenção e tratamento de doenças;
- podas formativas e sanitárias;
- alimentando.
Nas regiões do norte
O plantio ocorre em setembro (15 a 20). Prepare o solo com cuidado para que a muda crie raízes bem e rapidamente. Sinais de bom solo:
- solto;
- permite a passagem de água e umidade.
Na região norte o solo é pesado, por isso cavam um buraco mais fundo - 90 cm e mais largo - 100 cm.Recomenda-se colocar grama e esterco misturado com cinza peneirada no fundo. No inverno, as macieiras ficam cobertas com ramos de abeto (material de cobertura), na primavera, no verão e no outono não se esqueça de regar e fertilizar.
Tecnologia de plantio e cuidado de macieiras
Apenas mudas jovens são replantadas; as árvores cultivadas têm dificuldade em criar raízes em um novo local.Todas as formas de mulher chinesa requerem os mesmos cuidados. Eles precisam de rega, fertilização, poda. Para prevenir doenças, o círculo do tronco da árvore é mantido limpo e solto.
Plantar e crescer
O solo não deve ser pantanoso, a profundidade necessária do lençol freático é de no mínimo 2,5 M. As covas para plantio são preparadas com antecedência. Parâmetros: diâmetro até 100 cm, profundidade 80 cm, distância da árvore mais próxima de pelo menos 6 metros, a copa de uma chinesa adulta é larga.
Mistura de recheio:
- húmus;
- areia;
- solo foliar;
- turfa.
Antes do enchimento, é necessário adicionar superfosfato à composição na proporção especificada nas instruções do produto. A época de plantio é a primavera, antes do florescimento dos botões, ou o outono - o mais tardar em meados de outubro. As mudas para plantio são colhidas com 2 ou 3 anos de idade.
Tecnologia agrícola
Durante os primeiros 2 anos, a planta chinesa não é alimentada; as mudas recebem fertilizante suficiente durante o plantio. Esta regra não se aplica a solos esgotados (não férteis). Após 2 anos, a fertilização deve ser realizada anualmente. Na primeira metade do verão o nitrogênio predomina na mistura de fertilizantes, na segunda metade - fósforo e potássio.
A última vez que o fertilizante fósforo-potássio é aplicado é após a irrigação por barreira (antes da primeira geada). Se as macieiras forem fertilizadas adequadamente, elas passam o inverno melhor, dão frutos abundantes todos os anos e não adoecem.
As árvores jovens estão se preparando para o inverno. Para proteger o tronco, utilizam-se jornais velhos e ramos de abeto. As raízes são protegidas do congelamento por uma camada de cobertura morta (turfa, húmus, serragem podre), que é removida com a chegada da primavera.
Para combater doenças e pragas são realizados tratamentos preventivos com fungicidas.
Uma droga | Período | Doenças |
Sulfato de cobre 1% | Antes que os botões cresçam | De podridão, fungos, danos mecânicos à casca |
"Nitrofeno" | Antes que os botões cresçam | Oídio, larvas de pragas |
Uréia | Antes que os botões cresçam | Sarna, oídio, pulgões, gorgulhos |
Sulfato de cobre | Antes da floração (botões abertos) | Para regeneração da casca, controle de pragas |
Líquido bordalês 3% | Antes da floração (botões abertos) | De pragas e doenças |
Enxofre coloidal | Antes da floração (botões abertos) | De infecções fúngicas e ácaros |
"Karbofos" | 20 dias após a floração | De pulgões, gorgulhos, mariposas, rolos de folhas |
Podando e modelando a copa da árvore
Os brotos de certas variedades de Kitayka formam garfos afiados que quebram com o peso da colheita ou de uma camada de neve. As copas dessas árvores precisam ser formadas, brotos:
- recusar;
- recortar.
A colheita começa quando a muda atinge 2 anos de idade:
- o condutor central é escolhido, os concorrentes são eliminados;
- Ramos longos são encurtados.
O condutor é encurtado para 80 cm e são praticados dois tipos de corte. No botão externo - para expandir a coroa. No botão interno - para fortalecer o centro e levantar o broto. Ao longo da vida da macieira, monitora-se a densidade da copa, cortam-se os brotos excedentes e realizam-se podas sanitárias para retirar galhos castigados pela geada, secos e quebrados pelo mau tempo.
Reprodução
As macieiras chinesas são propagadas de duas maneiras. A primeira opção são as sementes, a segunda é a enxertia. Para a semeadura na primavera, as sementes são estratificadas de dezembro à primavera. No início do outono, é semeado material de plantio recém-colhido. Para o plantio no final do outono, as sementes são estratificadas por 1 a 2 meses.
Características de amadurecimento e frutificação
Maçãs chinesas de diferentes variedades amadurecem de meados do verão a meados de setembro. Na hora de escolher uma muda para o seu jardim, é preciso levar em consideração as características desse tipo de macieira.
Período de frutificação
Algumas variedades começam a frutificar precocemente, desde o ano do plantio até o aparecimento dos primeiros frutos leva de 5 a 6 anos. A colheita de outras formas tem que esperar muito tempo. Muitas variedades com folhas de ameixa produzem seus primeiros frutos aos 8-9 anos de idade.
Tempo de amadurecimento da fruta
A enorme colheita de maçãs vai de agosto até o final de setembro. Há pouca carniça. A qualidade de conservação das macieiras chinesas varia. Belfleur mantém suas propriedades comerciais e de consumo por mais tempo. Após a colheita, os frutos duram 4 meses e toleram bem o transporte.
A colheita é armazenada em caixas de plástico, madeira ou cestos. A temperatura ideal de armazenamento é +2…+4 °C. Se não houver adega, as frutas são guardadas na geladeira, selecionam-se as intactas, se houver danos na casca são encaminhadas para processamento.
Benefícios e qualidades da fruta
As frutas são ricas em vitaminas. Servem como uma excelente prevenção da hipertensão: fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos e estimulam a circulação sanguínea. As maçãs mais deliciosas crescem na sobremesa chinesa. A variedade também é muito produtiva. Até 70 kg de frutos são colhidos de uma árvore.
As maçãs da variedade Dolgo têm um bom sabor adocicado. São aromáticos, podem ser armazenados por muito pouco tempo e a geléia feita com eles tem um sabor único. As seguintes variedades de maçãs são adequadas para armazenamento a longo prazo:
- Kerr;
- Muito doce;
- Açafrão Pepino;
- Qandil.
As variedades de maçãs de verão não são armazenadas por muito tempo, mas sua vantagem é a frutificação precoce. Comer frutas frescas do seu jardim ajuda o corpo a repor os nutrientes que faltam. Para os amantes do vinho caseiro, das conservas e das compotas, as variedades de vinho chinês de verão não se aborrecem, pois fornecem muita matéria-prima para os preparativos.
Variedades e descrições de variedades chinesas
Existem muitas formas de chinês. Quase todos eles têm frutos pequenos.Entre uma grande variedade de variedades despretensiosas para cada zona climática, você pode escolher uma de verão, de maturação precoce, com pouco armazenamento, ou uma tardia (outono) com longa vida útil.
Kerr
Pais: Chinês Long mais Haralson. A seleção foi realizada no Canadá. Kerr devido às suas características (resistência à geada, resistência à seca) é adequado para cultivo em climas temperados de latitudes médias.
A altura da árvore é pequena, a copa é arredondada, moderadamente densa e não necessita de modelagem. A folha é elipsóide, verde claro, recortada e lisa. As flores são grandes e de cor rosa.
A primeira colheita é feita após 3-4 anos, a época da colheita é setembro. A produtividade é desigual ao longo dos anos. As árvores maduras têm frutificação abundante em um ano e frutificação média no ano seguinte. A produtividade das macieiras jovens é consistentemente alta. As maçãs ficam armazenadas até janeiro, e notas de mel aparecem no paladar com o tempo.
Vantagens e características da variedade Kerr:
- peso 45g;
- formato alongado;
- a pele é vermelha escura;
- o sabor é ligeiramente ácido, doce e azedo;
- robustez do inverno;
- boa imunidade.
Os paisagistas incluem a macieira Kerr em suas composições de jardins.
Vermelho
O autor da variedade é V. V. Kichina. O Chinese Red produz colheitas abundantes, cerca de 160 kg de frutos são retirados da árvore. As maçãs amadurecem no início de setembro, ficam firmes nos galhos e não caem. A primeira frutificação ocorre no 4º ano após o plantio. Características da fruta:
- peso 25g;
- pele (cor) - escarlate;
- os caules são longos;
- A duração do armazenamento não é superior a 2 meses.
4 maçãs amadurecem em um cacho de Kitayka Red. A variedade é cultivada com sucesso na região Central da Federação Russa. O uso do Tinto Chinês é variado, serve para preparar:
- vinho;
- sucos;
- geléia;
- compotas.
A variedade é suscetível a crostas, amadurece tarde e os frutos não caem.Cuidar de uma macieira torna mais fácil o crescimento atrofiado da variedade.
Por muito tempo
Variedade de outono, nativa dos EUA. Eles vêm crescendo há muito tempo na Rússia desde meados do século passado. Frutificação precoce - primeiras colheitas aos 4 anos. Regiões onde o Chinagrass é cultivado com sucesso há muito tempo:
- Sibéria Ocidental e Oriental;
- Noroeste;
- Norte;
- Central.
A planta é de baixo crescimento, sua altura não ultrapassa os 4 metros. O formato da coroa é largo, cônico ou redondo. São muitos ramos, folhas com superfície brilhante, muito alongadas. As flores são brancas, grandes - até 4 cm de diâmetro.
Parâmetro | Descrição |
Forma (de fruta) | Oblongo |
Peso (da fruta) | De 15 a 20g |
Cor básica da pele | Amarelo |
Corar | Vermelho brilhante |
Validade | 2 a 3 semanas |
Polpa (sabor) | Doce |
Polpa (cor) | Creme |
As frutas dão origem a produtos de excelente sabor: sucos, geléias, compotas. Amadurecem no final de agosto e a colheita em massa dos frutos é realizada em setembro. As colheitas abundantes não são regulares. Vantagens da macieira Longa: resistência ao gelo, baixa suscetibilidade à crosta.
Amarelo
Autores — LE Zakubanets, MV Kachalkin. Os frutos são de cor amarelo brilhante. A árvore é colunar, de tamanho médio. A produtividade da variedade é alta. China Yellow amadurece em meados de agosto. Os frutos são pequenos, do tamanho de cerejas grandes. Peso não superior a 20 G. A variedade é resistente à crosta.
Bela Fleur
Há mais de 100 anos, Michurin, como resultado da seleção, recebeu a variedade Bifler de maturação tardia, que ainda é cultivada nos jardins da região Norte do Cáucaso e da região do Volga; as características varietais são apresentadas na tabela.
Parâmetro | Significado |
Frutificação | Mais tarde, ocorre após 8 anos |
Produtividade | Alto, fracamente periódico |
Período de amadurecimento | Amadurecimento tardio (setembro, final do mês) |
Resistência do inverno | Média |
Doenças | Suscetibilidade à crosta |
Árvore | Vigoroso |
Coroa (formato) | Redondo |
Fruta (formato) | Redondo-oval, com nervuras |
Peso | 200g |
Fruta (cor da casca) | Amarelo claro, rosa avermelhado, listrado |
Polpa (cor) | Branco |
Polpa (estrutura) | De grão fino, delicado |
Gosto | Doce e azedo |
Produtividade (média) - 150 c/ha, frutificando anualmente. As maçãs podem ser armazenadas por 2 a 4 meses. Esta é uma variedade de outono, então as maçãs ganham sabor 1 a 2 semanas após a colheita. Valor da variedade:
- bom gosto;
- transportabilidade;
- condição comercializável;
- os frutos não caem.
Na hora de adquirir a variedade Bellefleur é preciso saber que uma árvore de 20 anos dá uma colheita plena, antes disso o volume de maçãs colhidas é médio e baixo. Variedades polinizadoras: Açafrão Chinês, Antonovka, Listrado de Outono.
Rosa
Macieira colunar de frutos pequenos Pink Fairy Tale. Surpreende com uma bela floração. A cor dos botões é vermelha. A altura da árvore é de 1,4 a 2 metros. Características da fruta:
- peso - 50g;
- cor - vermelho-framboesa;
- o revestimento é ceroso.
A frutificação é anual.
Dourado
De acordo com suas características, Kitayka Zolotaya é adequado para as regiões Volga-Vyatka e Noroeste da Federação Russa. Sua seleção foi realizada por I. V. Michurin, material original:
- Macieira chinesa;
- Recheio branco.
A forma é precoce, os frutos do Golden Chinês amadurecem em meados de julho. Começa a dar frutos no 4º ano. A árvore é alta, cerca de 8 metros. Uma planta adulta tem uma copa piramidal extensa, enquanto uma jovem se parece mais com uma vassoura. Os galhos são densos, o ângulo de saída é agudo. As flores são brancas, as folhas são longas com ligeira pubescência, o bordo é serrilhado.
A maior parte dos frutos cresce nas pontas dos ramos, suas características:
- prazo de validade curto - de 7 a 10 dias;
- a aparência não é atraente;
- casca (cor) - amarela;
- peso de 40 a 60 g;
- diâmetro de 5 a 7 cm;
- polpa (estrutura) granular, macia;
- Gosto doce;
- o aroma é forte.
A resistência à geada e a produtividade da árvore são altas, a resistência a doenças é baixa. Os frutos ficam pouco tempo armazenados e caem rapidamente, as donas de casa os utilizam em diversos preparos. A polpa da maçã torna-se algodoada no 4º dia após a colheita.
Saninskaya
A variedade é tardia, outonal, de frutos grandes. Encontrou a chinesa Saninskaya N. I. Kichunov na cidade de Samara (1899). A macieira Saninskaya é cultivada nos jardins da região do Volga. A colheita ocorre entre o final de agosto e início de novembro. Para que ocorra a maturação para o consumidor, deve passar cerca de uma semana após a colheita.
Os frutos são pequenos e de cor tegumentar contínua, o sabor é ligeiramente ácido, doce e azedo. As maçãs Saninskaya Kitayka são utilizadas em preparações: vinho, geléia, suco. Os frutos são armazenados por pouco tempo, de 2 a 3 semanas.
A planta é poderosa e alta. Um exemplar de Kitayka Saninskaya de 40 anos, encontrado em Penza, tinha as seguintes dimensões: altura - 9 m, largura da copa - 8 m. O formato da copa é espalhado, os rebentos são ligeiramente pubescentes, densamente frondosos, a cor da casca é verde-oliva. A lâmina foliar é alongada-elíptica, a borda é serrilhada.
Sobre as frutas:
- peso 25g;
- diferentes formatos: oval-cônico, oval;
- a superfície não é lisa, pode haver saliências ou nervuras;
- casca (cor) - amarela;
- blush é vermelho sólido;
- revestimento ceroso;
- polpa (cor) - amarela;
- polpa (estrutura) - granular;
- avaliação de sabor - 4 pontos.
Qualidades valiosas do chinês Saninskaya: durabilidade, resistência ao inverno. Entre as deficiências, os especialistas apontam o sabor medíocre da fruta.
Creme
Autor: P. A. Zhavoronkov. Neste trabalho utilizei mudas da variedade Kitayka Apricot.A planta é vigorosa, resistente ao gelo e suas características são adequadas para o cultivo nos jardins dos Urais e da Sibéria. Parâmetros da coroa:
- cru;
- amplo piramidal;
- o tronco e os galhos (casca) são cinza;
- brotos (espessura) médios;
- O formato das folhas é elíptico, curvado para baixo, a superfície é brilhante, enrugada, a pubescência é fraca.
O Cream Chinese começa a dar frutos entre o 5º e o 6º ano. Uma árvore de 10 a 12 anos produz de 25 a 40 kg. A frutificação é anual. O tempo de maturação é médio.
Fruta (características) | Significado |
Peso | 60g |
Polpa (cor) | Creme |
Forma | Redondo |
Pele | Não brilhante, com revestimento, verde-amarelado |
Corar | Pálido, vermelho |
Gosto | Apimentado |
Suculência | Alto |
A crosta da fruta é afetada de forma leve ou moderada.
Mel
Os frutos da macieira mel têm sabor de sobremesa. A maioria das variedades desta espécie é de verão. Durante a seleção, a ênfase foi colocada na resistência ao gelo. O objetivo dos criadores era obter uma variedade que frutificasse em quaisquer condições climáticas. Entre as variedades de outono, Honey Ranet é popular. Seus frutos amadurecem entre setembro e outubro.
folhas de ameixa
A macieira anã (com folhas de ameixa) é popular na região de Moscou. Frutas pequenas e brilhantes são apreciadas pelos jardineiros. Têm finalidade universal e podem servir de matéria-prima para qualquer tipo de peça.
Kuibyshevsky
Seleção de S.P. Kedrin (Estação Experimental de Samara). Formas parentais: Pepin London, açafrão Antonovka. A variedade é muito difundida na região do Médio Volga. Características da árvore (copa):
- vigoroso;
- coroa (formato) - largamente cônica;
- coroa (espessura) – média;
- os ramos são grossos, o ângulo de apoio é obtuso;
- dá frutos em cachos;
- O tamanho da folha é médio, o bordo é crenado, o formato é estreito, a pubescência é média.
Frutas (características) | Descrição |
Peso | 150g |
Superfície | Com nervuras |
Pele | Suave com brilho, espessura média |
Coloração | Amarelo |
Corar | Vermelho acastanhado |
Pontos subcutâneos | Sim, branco |
Polpa | Cor creme, estrutura de granulação fina |
Gosto | Doce e azedo |
Os frutos amadurecem a partir de 10 de setembro e mantêm suas propriedades de consumo até fevereiro. Começam a frutificar a partir do 5º ano de vida, com colheitas anuais nas macieiras jovens e colheitas periódicas nas árvores maduras. A robustez do inverno é boa, a resistência à crosta é moderada.
Colunar
A planta colonóide chinesa tolera bem invernos gelados. A altura das árvores é média, a copa (formato) é colunar. Os ramos são cobertos por casca amarelo-laranja, fina e longa. A colheita amadurece no final de julho. A alta queda de frutos é uma desvantagem da planta colunar chinesa.
Descrição das frutas:
- tamanho pequeno (20g);
- cor amarelo âmbar;
- o talo é curto;
- o sabor é harmonioso, doce e azedo.
As maçãs não duram muito (7 dias após a colheita), são utilizadas como matéria-prima para a confecção de sobremesas e preparações de inverno.
Para cada região da Federação Russa, você pode escolher uma boa variedade de chineses. As macieiras de baixa frutificação dão frutos de forma constante e por muito tempo. Seus cuidados são mínimos.