Ao escolher as melhores variedades de macieiras para a região de Moscou, muitos critérios são levados em consideração. A colheita deve resistir ao frio do outono e aos dias gelados do inverno e resistir a infecções e pragas. A frequência de frutificação, o momento de início da colheita dos frutos e o seu sabor também são levados em consideração. Portanto, ao escolher uma variedade, você definitivamente precisa conhecer todas as características.
- Características climáticas da região
- Quais propriedades uma macieira deve ter para um bom crescimento e produtividade na região de Moscou?
- Parâmetros externos
- Resistência ao gelo
- Imunidade a doenças
- Precocidade
- Variedades de macieiras de verão
- Espécies recomendadas de macieiras de outono
- Variedades de inverno
- Descrição e características das espécies de maturação precoce
- Vantagens das variedades modernas
Características climáticas da região
O clima na região de Moscou é variável, caracterizado por baixas temperaturas nos meses de inverno. No verão o clima pode ser quente e seco ou chuvoso e fresco. Essas condições geralmente causam a morte de uma macieira devido ao congelamento e a infecções fúngicas.
Para manter o tamanho da colheita e não perder a árvore plantada, é necessário escolher variedades zoneadas. Ao escolher uma variedade para plantar em uma dacha na região de Moscou, a ênfase está na tolerância à geada e na alta imunidade a infecções fúngicas.
Quais propriedades uma macieira deve ter para um bom crescimento e produtividade na região de Moscou?
Para fazer uma boa colheita de maçãs, é preciso escolher variedades que resistam a pragas e doenças, não tenham medo de baixas temperaturas e se recuperem rapidamente em caso de congelamento. Na escolha da melhor variedade também são levados em consideração o tempo de maturação, os períodos de frutificação e os métodos de polinização.
A escolha também é feita em favor das macieiras autopolinizadoras. Essas variedades de macieiras dão frutos sem insetos polinizadores. Essas variedades de cultura para a região de Moscou incluem: Pepin Saffron, Melba, Welsey.
Parâmetros externos
Variedades altas de macieiras crescem até 7 metros, a copa é larga. Eles se distinguem por um sistema radicular bem desenvolvido que penetra profundamente no solo. Portanto, deve haver pelo menos 2,5 metros da superfície até as águas subterrâneas. As macieiras grandes vivem e dão frutos por mais tempo e não precisam ser regadas com muita frequência. O rendimento é consistentemente alto.
As árvores de tamanho médio (semi-anãs) não atingem mais de 5 metros de altura. A parte principal do seu sistema radicular está localizada a uma profundidade de 20-35 cm.Todas as variedades exigem solo e rega regular. Eles começam a dar frutos mais cedo do que as variedades de culturas altas.
Variedades de macieiras de baixo crescimento têm tronco curto, de até 2,5 metros de altura. O sistema radicular se aprofunda um metro. As árvores baixas ocupam pouco espaço e quase não criam sombra; começam a dar frutos cedo. Em caso de ataques de pragas e infecções, é mais fácil lidar com o problema. Essas árvores são fáceis de colher. O sistema radicular é sensível à umidade, por isso o encharcamento do solo causa danos.
Resistência ao gelo
Quase todos os tipos de macieiras podem tolerar geadas de até -20 graus. Mas o ar na região de Moscou pode cair para -30 graus, então são escolhidas variedades de macieiras resistentes à geada.
Variedades de frutas resistentes ao inverno que podem ser plantadas no jardim da região de Moscou: Anis, Orlinka, Aport, Slavyanka, Yellow Ribbed, Mirnoye, Semerenko, Antonovka, Bogatyr.
Imunidade a doenças
A macieira está frequentemente exposta a diversas doenças, principalmente de origem fúngica. Doenças como oídio, sarna e citosporose podem não apenas reduzir a produção, mas também levar à morte completa da árvore.
O verão na região de Moscou é caracterizado por dias chuvosos e nublados. Estas condições são mais favoráveis para fungos. Portanto, é necessário escolher macieiras com boa imunidade.
Os especialistas desenvolveram espécies imunes de macieiras que são resistentes a muitas doenças fúngicas, incluindo a sarna. Essas macieiras começam a produzir frutos grandes cedo e a resistir às geadas.
Tipos de árvores frutíferas resistentes à crosta recomendadas para cultivo na região de Moscou: Orlinka, Lungwort, Yablochny Spas, Zhigulevskoye, Slavyanin, Start, Freshness.
Precocidade
As variedades que se distinguem pelo início precoce da frutificação são mais frequentemente adquiridas pelos jardineiros. As mudas começam a produzir frutos 2 a 3 anos após o plantio.
Variedades autoférteis de macieiras polinizam-se sozinhas, de modo que os frutos se desenvolvem sem polinizadores. Mas para obter uma colheita grande e numerosa, deve-se tentar atrair os insetos que polinizam durante o período de floração. Moskovskaya Grushovka, Arkadik, Medunitsa, Antonovka, Belyi Naliv.
Variedades de macieiras com frutificação precoce: Beforest, Papirovka, Stark, Erliest. A primeira colheita é feita três anos depois. As macieiras ficam bem após geadas severas e a colheita é armazenada por muitos meses.
Variedades de macieiras de verão
As variedades de macieiras de verão têm frutos suculentos e doces. Sua vida útil não é superior a três semanas. O amadurecimento da safra começa em meados do verão.
A variedade White Naliv do início do verão tolera bem os dias gelados do inverno e resiste a infecções fúngicas. A polpa branca da fruta é doce, com leve acidez. O peso médio é de 100 g, a frutificação ocorre todos os anos e o rendimento é numeroso. A árvore pertence ao grupo de médio porte, a copa é exuberante e larga.
A maçã doce distingue-se pela boa tolerância aos invernos frios e pela formação de uma grande colheita. Os frutos pesam 90 g, têm sabor adocicado e aroma de caramelo. A cultura é de médio porte. O tronco cresce até 4,5 metros, a copa não cresce muito. Sujeito a sarna.
Melba é considerada uma espécie comum. Frutos amarelo-avermelhados com sabor de caramelo azedo começam a ser colhidos no final do verão. O peso de cada fruto é de aproximadamente 130 g e o tronco da árvore chega a 5,5 metros. As árvores jovens dão frutos todos os anos, enquanto as árvores velhas dão frutos periodicamente.
A pêra Moscou produz frutos precoces com peso de até 95 g, polpa adocicada, com notas ácidas. A casca é amarela com manchas avermelhadas. Numerosas colheitas são formadas a cada dois anos.A macieira é um tipo de árvore alta com copa larga. A altura do tronco chega a 6 metros.
Lungwort é uma cultura do meio do início do verão. A polpa da fruta tem sabor doce como o mel. A cor da fruta madura é amarelo-avermelhada. A árvore cresce alto, a copa é poderosa e extensa. Tolera bem invernos gelados e raramente fica doente.
Outras variedades comuns de maçãs de verão incluem: Orlinka, Arkadik, Yablochny Spas, Chudnoe.
Espécies recomendadas de macieiras de outono
Nas variedades de macieiras de outono, os frutos começam a amadurecer no início de setembro. Após a colheita, continuam a amadurecer por mais duas semanas. As maçãs podem ser armazenadas por até 4 meses em condições ideais.
A variedade Autumn Striped conquistou um dos primeiros lugares entre outras variedades. A árvore cresce até 9 metros, os galhos são espalhados, de folhas médias. O rendimento é abundante. Deliciosos frutos amarelos com salpicos de framboesa vermelha pesam 125 G. A variedade resiste aos dias gelados do inverno e raramente adoece.
Antonovka se distingue por numerosos rendimentos e boa imunidade. A colheita é alta, os ramos com folhagem densa são largos. Os frutos verde-amarelados são recobertos por uma leve camada cerosa e pesam até 155 g, a polpa tem sabor adocicado e levemente azedo. Os frutos podem ser colhidos todos os anos.
A macieira Brown Striped tem um padrão de crescimento alto, os galhos crescem amplamente e a produção é numerosa. Frutos verde-amarelados pesando 125 g irão atraí-lo pelo seu sabor adocicado com leve acidez. A variedade se sente bem depois de dias gelados e raramente sofre de infecções fúngicas.
O anis listrado produz uma colheita numerosa e de alta qualidade há várias décadas. A árvore cresce alto e os galhos se espalham amplamente. Tolera bem invernos gelados e verões secos.Começa a dar frutos depois de cinco anos. Os frutos vermelhos, que pesam 85 g, têm polpa amarela e doce.
Outras variedades de frutas de outono plantadas na região de Moscou incluem: Slavyanin, Uslada, Flagman, Zhigulevskoe, Shtrifel.
Variedades de inverno
O amadurecimento das frutas de inverno coincide com os últimos dias de setembro. Após a colheita, o amadurecimento continua por 3-4 semanas. As frutas são armazenadas por muito tempo, até 7 meses.
Na região de Moscou, recomenda-se o plantio posterior da variedade Moskovskoe. A macieira é caracterizada pela resistência à geada. As maçãs podem ser armazenadas por muitos meses sem perder a suculência e a doçura. A árvore pertence ao tipo de crescimento médio com galhos extensos. A frutificação da muda começa após 6 anos. Peso dos frutos amarelo-avermelhados 175 g.
Entre as espécies de inverno, o Pepin Saffron distingue-se pela sua numerosa colheita e boa tolerância às geadas. Os frutos vermelho-amarelos pesam 85 ge têm polpa suculenta e sabor adocicado.
A variedade Zvezdochka é caracterizada por frutos suculentos de tamanho médio, pesando até 95 g, casca de cor avermelhada e polpa de sabor adocicado. A macieira resiste bem à geada e raramente ocorrem infecções.
Jardineiros irão apreciar o sabor colar de maçãs Moscou. Os frutos amarelo-avermelhados com peso até 200 g são densos e de sabor doce. Cultura do tipo de crescimento colunar. As qualidades positivas da espécie incluem alta produtividade e capacidade de resistir a invernos gelados.
Outras variedades tardias populares incluem: Bogatyr, Martovskoe, Orlovskaya Zarya, Rossiyanka.
Descrição e características das espécies de maturação precoce
Variedades de maçãs de amadurecimento precoce começam a amadurecer no verão.Quase todos os tipos de variedades de maturação precoce da região de Moscou são caracterizados por resistência média à geada e frutificação periódica. A capacidade de resistir a infecções fúngicas é média.
A variedade White Filling, conhecida por todos os jardineiros, distingue-se pela boa resistência ao gelo e numerosos rendimentos. Os frutos têm sabor doce, com acidez agradável. Dá frutos todos os anos.
A macieira da variedade Papirovka é de tamanho médio, com galhos longos e folhagem densa. A cultura é caracterizada por resistência média à geada e alta resistência a doenças. Nos verões chuvosos, ele costuma sofrer de crostas. A frutificação é anual. Os frutos são de cor amarela, com polpa doce, pesam 95 g.
A variedade Early Sweet se sente bem depois da geada e raramente sofre de doenças fúngicas. A frutificação da muda começa após dois anos. O peso das maçãs amarelas é de 110 g, a polpa tem sabor adocicado.
Vantagens das variedades modernas
Novas variedades de macieiras incluem: Marat Busurin, Welsey, Solnyshko, Arkadik, Borovinka, Antey, Tatiana's Day, Ivushka.
A variedade moderna é Arkadik. É caracterizada por tolerância persistente à geada, numerosos rendimentos e resistência a infecções, incluindo sarna. A árvore atinge uma altura de 4 metros. A frutificação da muda começa após dois anos. Os frutos pesam 125 g, a casca é avermelhada e o sabor da polpa é agridoce.
Borovinka é uma das novas espécies do início do outono. A macieira tolera bem os dias gelados e produz numerosos frutos em 1-2 anos. A variedade é suscetível a doenças e ataques de pragas. A cultura é de tamanho médio e folhas médias. A cor dos frutos é amarelada, pesam 85 g.
A variedade de outono Marat Busurin raramente é encontrada em jardins. A polpa das maçãs grandes é doce, mas com algumas notas de acidez.A pele é de cor mármore branco com manchas vermelhas. As árvores são do tipo semi-anã e toleram bem as geadas de inverno.
Apple Spas é uma das variedades modernas de macieiras altas. Nunca sofre de crostas e tolera bem o inverno com dias gelados. Frutos com peso até 190 g são amarelos com listras rosadas.