As macieiras colunares economizam espaço no local, reduzem o tempo até a primeira colheita e simplificam o cuidado. Eles são um verdadeiro benefício para fazendas de jardinagem, mas nem todas as variedades são adequadas para cultivo na região de Moscou. Variedades de macieiras colunares para a região de Moscou devem atender aos seguintes requisitos - resistência à geada, umidade, doenças e alta adaptabilidade.
- Características climáticas da região de Moscou
- Qual a vantagem das macieiras colunares para esta região?
- Tipos e características das variedades
- Verão
- Néctar
- Malyukha
- Vasyugan
- Outono
- Titânia
- Gin
- Inverno
- Moeda
- Colar Moscou
- O presidente
- Colar âmbar
- Como plantar e cultivar uma macieira
- Datas de desembarque
- Primavera
- Outono
- Preparação de mudas
- Composição necessária do solo
- Esquema de assento e profundidade do poço
- Cuidando de animais jovens
- Rega
- Fertilizante
- Tratamento contra pragas e infecções
- Formação da coroa correta
- Abrigo para o inverno
Características climáticas da região de Moscou
O clima temperado continental da Rússia central, que inclui a região de Moscou, é caracterizado por invernos rigorosos, verões quentes e longas estações chuvosas. Em diferentes direções da capital, as temperaturas médias sazonais anuais podem variar em vários graus.
O clima da região de Moscou apresenta algumas diferenças em diferentes direções:
- No noroeste está mais perto de Tverskoye.
- No nordeste para Yaroslavl.
- No leste para Vladimirsky.
- No sudeste até Ryazansky.
- No sul - Tula.
- No sudoeste - Kaluga.
- No oeste - Smolensk.
A capital está localizada no centro da região de Moscou, onde as condições climáticas podem ser consideradas médias, mas na hora de plantar e cuidar das árvores frutíferas você terá que focar no clima de uma determinada região. O sudeste da região tem os invernos mais rigorosos e as temperaturas mais altas no verão.
A paisagem da região é plana, apenas no sentido oeste existem colinas que chegam a no máximo 160 m, portanto, os solos nas diferentes áreas da região de Moscou também são notavelmente diferentes entre si, o que deve ser levado em consideração na fase de preparação do local para o plantio de macieiras, bem como pelo fato de as terras de Moscou serem férteis, elas não diferem.
Qual a vantagem das macieiras colunares para esta região?
Considerando que o clima parcialmente nublado e o clima nublado de verão são típicos das áreas da região, as macieiras com copas espessadas nem sempre têm luz solar suficiente para que as maçãs ganhem açúcar. As macieiras colunares não escondem os frutos com folhagem, cada maçã recebe toda a sua porção de calor e luz.
Apesar do período relativamente curto de frutificação, as melhores variedades do tipo colunar da região de Moscou começam a dar frutos na estação seguinte após o plantio; na quinta estação, já produzem o rendimento máximo possível para uma determinada variedade.
Em uma área relativamente pequena, as macieiras colunares podem ser colocadas a uma distância de 80 cm uma da outra, não darão sombra às plantas vizinhas, pois esse tipo de planta não possui ramos esqueléticos.
As macieiras colunares apresentam elevada imunidade a muitas doenças, mas não a maior resistência às geadas, o que é compensado pela sua pequena altura, que lhes permite cobrir completamente as plantas no inverno.
O pequeno tamanho da planta também facilita a colheita e a realização de pulverizações preventivas e terapêuticas.
Tipos e características das variedades
Todos os anos, graças à seleção popular e profissional, novas variedades de macieiras colunares surgem para cultivo na região de Moscou.
Ao criar variedades, os cientistas estabeleceram diferentes tarefas:
- aumento da produtividade;
- resistência a doenças e geadas;
- aceleração da maturação;
- obtenção de frutas com estabilidade de armazenamento e que não tenham medo de transporte;
- melhoria do paladar.
Cada variedade tem características próprias, incluindo o período de cultivo e colheita. Convencionalmente, todas as macieiras colunares podem ser divididas em três grandes categorias - verão, outono e inverno.
Verão
Esta categoria inclui variedades com períodos de maturação de meados de julho a 19 de agosto. Os frutos desta categoria não se destinam ao armazenamento a longo prazo, têm polpa solta ou meio solta e alto teor de açúcar.
Néctar
A altura da árvore é de 2 m, o tronco com folhagens e frutos não ultrapassa 30 cm de diâmetro.Antes de atingir a altura máxima, a muda é ampliada anualmente em 10-15 cm e a alternância de áreas frutíferas garante a regularidade da colheita ano a ano. De uma planta adulta são retirados até 15 kg de frutos comercializáveis com alto índice de degustação, obtidos por agradável aroma e sabor de mel.
A resistência a doenças desta variedade é igual à das macieiras altas.
Malyukha
A macieira, criada no Canadá, raramente ultrapassa os 180 cm de altura.Os frutos são grandes (até 250 g), verdes com um tom rosado. Aos 5 anos, a árvore atinge resistência máxima e produz anualmente de 13 a 15 kg de maçãs suculentas, aromáticas, agridoces. A variedade requer cuidados adequados. Se estiver ausente, você não obterá frutos desta variedade de macieiras.
Vasyugan
A variedade foi criada em 1987 na Rússia, seus cachos são bastante resistentes, assim como o tronco, literalmente entrelaçado de frutas. O tamanho do fruto não pode ser chamado de uniforme, o peso das maçãs varia de 100 a 200 g. A polpa densa, granular, agridoce e as altas características estéticas da planta fazem da macieira Vasyugan, resistente à geada, um plantio desejável em um site na região de Moscou.
Frutos rosados ligeiramente alongados com listras vermelhas borradas decoram o jardim e o enchem de aroma. A altura máxima da planta é de 3 m, a estrutura colunar da copa é obtida por meio de podas padrão.
Outono
As variedades de outono incluem macieiras colunares com períodos de maturação médios - dos últimos dez dias de agosto a meados de setembro.
Titânia
Durante a época de plantio, até 1 kg de maçãs podem ser retirados de uma árvore jovem, mas a macieira geralmente começa a dar frutos na 3ª época. 8-10 kg de frutos são removidos de uma planta adulta. Possui um alto grau de regeneração após congelamento.
Gin
Uma típica variedade colunar com maçãs brilhantes que aparecem na primeira temporada.A principal vantagem desta variedade entre seus pares é a sua alta resistência ao gelo.
Inverno
Amadurecimento no inverno variedades de maçã na região de Moscou cai nos últimos dez dias de setembro - meados de outubro. São coletados na fase de maturidade técnica para armazenamento. As frutas das variedades de inverno costumam enfeitar a mesa do Ano Novo, deliciando os anfitriões com o sabor incomparável do verão.
Moeda
As maçãs desta variedade variam em tamanho e peso (de 100 a 250 g). A resistência à geada da variedade é tal que pode ser cultivada até na Sibéria. Na região de Moscou, o amadurecimento dos frutos ocorre nos últimos dez dias de outubro.
Colar Moscou
Os frutos são lisos, vermelhos, de tamanho médio e pesam 110-120 g, a colheita ocorre em meados de setembro, mas a comercialização e o sabor mantêm-se até o final de fevereiro.
O presidente
Em termos de resistência ao gelo, esta variedade não é inferior à Antonovka, apesar de os seus frutos serem colhidos cerca de um mês antes.
Colar âmbar
A variabilidade no tamanho da árvore depende do tipo de porta-enxerto escolhido - anão, semianão, vigoroso. A altura mínima é de 1,5 m, a máxima é de 3,5. As macieiras colunares são cultivadas em porta-enxertos anões e semianões. Aos 5 anos, a planta atinge o limite de crescimento e ganha força para a frutificação plena. Até os 17 anos, você pode remover de 15 a 20 kg de maçãs crocantes e suculentas anualmente.
Como plantar e cultivar uma macieira
Plantando macieiras na região de Moscou cai na segunda quinzena de outubro e no final de abril. Independentemente da época do ano escolhida para o plantio, a cova de plantio é preparada para a muda no outono. O cultivo de uma macieira, a formação da copa e a frutificação dependem do enraizamento da planta e de sua adaptabilidade. Dada a proximidade das raízes à superfície do solo, é melhor escolher o plantio de primavera para variedades colunares.Durante o verão, a muda criará raízes e ganhará força para um inverno não tão ameno.
Datas de desembarque
O trabalho de plantio no noroeste e sudeste da região pode diferir em 1 a 2 semanas do tempo médio na região de Moscou.
Primavera
As orientações para o plantio de macieira serão os seguintes fatores:
- derretimento completo da neve;
- estabelecer temperaturas positivas do ar dia e noite durante pelo menos uma semana;
- drenagem de água derretida, secagem do solo.
Outono
Ao plantar no outono, é necessário focar nos indicadores estatísticos médios. É necessário plantar uma muda 2 semanas antes do início da geada, no máximo!
Preparação de mudas
Após a compra, a muda deve ser enterrada no local para que se acostume às novas condições - clima, características do solo. Antes do plantio, recomenda-se embeber os rizomas das mudas com sistema radicular aberto e pouco ramificado por 12 horas em água com ativador de crescimento dissolvido. Isso ajudará a planta a criar raízes e crescer mais rápido.
Composição necessária do solo
O solo deve estar saturado com minerais, que fornecem fertilizantes orgânicos - esterco, húmus, húmus. Para o plantio de outono, não são usados fertilizantes contendo nitrogênio, mas o solo pode ser melhorado com fertilizantes foliares complexos de potássio e fósforo, escondidos sob uma camada de solo regular.
Esquema de assento e profundidade do poço
É mantida uma distância de 80-100 cm entre macieiras colunares, e a mesma distância deve ser entre as fileiras. A largura e profundidade recomendadas da cova de plantio é de 80 cm, sendo um terço preenchido com tijolos quebrados ou outro material que crie uma camada de drenagem. Outro terço do espaço será necessário para solo enriquecido com composição mineral e orgânica.
Cuidando de animais jovens
Antes de a planta atingir os 5 anos, são realizadas podas programadas na primavera e no outono, necessárias para formar a copa e planejar a colheita do próximo ano.
Rega
O solo é umedecido pelo menos 4 vezes por temporada:
- Antes da floração.
- Durante a formação dos ovários.
- Neste momento as maçãs coletam suco.
- Na fase de preparação da árvore para o inverno.
Para a maioria das plantas isso é suficiente. A rega abundante é necessária em solos que retêm umidade, mas é inútil em arenitos, que permitem que a água passe por uma peneira. Nesses solos, as macieiras precisam ser regadas em pequenas doses, mas regularmente, cerca de uma vez por semana.
Fertilizante
Na fase inicial do ciclo vegetativo, a macieira necessita de nitrogênio, que é aplicado duas vezes - antes da floração e na fase de formação do ovário. Quando os frutos amadurecem, a árvore necessita de fósforo e potássio; eles são aplicados como fertilizantes radiculares e foliares.
Tratamento contra pragas e infecções
Os inseticidas universais ajudam a prevenir infecções fúngicas na macieira e a proteger o jardim da invasão de insetos-praga nas árvores frutíferas. O primeiro tratamento é realizado no tronco nu, antes da abertura dos botões, o segundo (com solução menos saturada) no momento da frutificação.
Formação da coroa correta
Durante a poda planejada de outono, os crescimentos são encurtados de modo que não restem mais do que 2 botões de fruto em cada argolinha. A poda de primavera ajuda a ajustar a copa, nesta fase são retirados os rebentos fracos e congelados da árvore.
Abrigo para o inverno
Não é difícil embalar árvores baixas em uma manga plástica e amarrá-la de forma que a camada de ar em seu interior proteja a planta do contato com o ar gelado do ambiente. Se necessário, coloca-se serapilheira e uma segunda camada de polietileno por cima da manga.O sistema radicular é protegido por uma camada de cobertura morta misturada com turfa de 10-15 cm.