Uma macieira bem plantada é caracterizada por crescimento ativo, boa frutificação e resistência às condições climáticas, pragas e doenças. Portanto, escolher o período de plantio de macieiras na região de Moscou é um momento muito importante para o sucesso do cultivo de uma árvore. Mas além de escolher a época e o horário, é preciso estar atento a outros fatores importantes: seleção da variedade, muda saudável, cuidados após o plantio.
- Características do plantio de macieiras na região de Moscou
- Qual variedade devo escolher?
- Variedades de macieiras de verão
- Variedades de outono
- Variedades de inverno
- Quando posso plantar?
- Escolhendo um local de pouso
- Preparação do solo
- Seleção e preparo de mudas
- Esquema de plantio
- Cuidados adicionais com as árvores
- Regar mudas
- Abrigo para o inverno
- Tratamento contra doenças e pragas
Características do plantio de macieiras na região de Moscou
Na região de Moscou, as macieiras devem ser plantadas na primavera ou no outono. A melhor opção é plantar uma árvore no outono - dos últimos dias de setembro a meados de novembro.
Você também deve prestar atenção à qualidade do solo para o plantio. O fato é que a macieira não se enraíza bem em áreas pantanosas, em locais onde o lençol freático é raso.
Caso não seja possível plantar a planta em outro local, antes de plantar nesse solo deve-se drenar com areia ou cascalho.
O plantio na primavera pode ser feito dos últimos dias de abril até meados de maio. Antes de plantar, certifique-se de que o solo esteja aquecido. Isso pode ser feito com uma pá. Você pode descobrir que o solo aqueceu até a temperatura ideal se a pá entrar no solo na altura da baioneta.
Qual variedade devo escolher?
A escolha da variedade depende de quando o morador de verão planeja fazer a colheita. As variedades de verão dão frutos no final de julho a agosto. Essas maçãs se diferenciam pelo fato de seu prazo de validade chegar a 14 dias. As variedades de outono amadurecem em setembro e mantêm o frescor por 1-2 meses. As variedades de inverno deliciam-se com a colheita em outubro. Ao mesmo tempo, essas maçãs são armazenadas por 3-6 meses.
Muitos residentes de verão plantam diferentes variedades de árvores em seus terrenos. A melhor opção é plantar 1 planta de verão, 1-2 plantas de outono e 2-3 plantas de inverno. Se você deseja cultivar apenas uma variedade na região de Moscou, deve dar preferência às variedades resistentes ao inverno, pois são resistentes às condições climáticas características da região.
Variedades de macieiras de verão
Se um residente de verão planeja colher no verão, é melhor que ele se concentre nas variedades listadas abaixo:
- Melba;
- Pêra Moscou;
- Doce;
- Preenchimento;
- Pulmonar;
- Mantimento;
- Rosa é excelente.
Variedades de outono
As melhores variedades de outono são:
- Zhigulevskoe;
- Listrado Rossoshansky;
- Listrado marrom;
- Antonovka;
- Espártaco;
- Anis;
- Glória aos vencedores.
Variedades de inverno
Se for necessária a colheita no final do outono, deve-se dar preferência ao cultivo de variedades de inverno, como:
- Inverno de Moscou;
- Kutuzovets;
- Estrela;
- Dourado;
- Kuibyshevskoye;
- Açafrão;
- Sinapse do Norte;
- Ricardo.
Quando posso plantar?
Se um residente de verão planeja plantar mudas jovens com 1 ano de idade, é melhor fazer isso na primavera. Esta abordagem de cultivo permitirá que o sistema radicular se adapte às condições climáticas antes do início do frio do inverno. Essas plantas precisam ser plantadas no final de março - início de abril.
Se a muda tiver 2 a 3 anos, é melhor plantá-la no outono. A escolha desta época não é acidental, permite poupar um ano até à primeira colheita. Nesse caso, para que a árvore sobreviva bem ao inverno, ela deve estar bem coberta e todas as nuances do plantio devem ser observadas com atenção. No outono, é melhor plantar mudas do final de setembro até os últimos dias de outubro.
Escolhendo um local de pouso
Para obter uma planta sã e uma boa colheita, antes de plantar é preciso escolher o local certo onde será plantada a macieira. É melhor se tiver os seguintes recursos:
- o local está localizado em uma pequena colina, embora seja aberto e ensolarado;
- não deve haver solo pantanoso, correntes de ar, sombras de edifícios ou outras plantas no local de pouso;
- as águas subterrâneas devem ter mais de 2 metros de profundidade;
- o equilíbrio ácido-base do solo deve ser neutro.
Depois de encontrado o local ideal, é necessário levar o solo às suas condições ideais, preparando-o para o plantio.
Preparação do solo
O morador de verão deve se preocupar em preparar a cova de plantio com antecedência. Isso deve ser feito aproximadamente um mês antes da data planejada de desembarque. Para um bom crescimento e desenvolvimento da macieira, é necessário preparar uma mistura da camada superior de solo fértil, um complexo mineral e cinza de madeira.
Compostos de nitrogênio, excrementos de galinha ou vaca podem ser usados como fertilizantes.
Seleção e preparo de mudas
Antes de plantar uma planta, ela deve ser inspecionada cuidadosamente. As mudas devem ter sistema radicular saudável, tronco liso e livre de danos. A planta deve ter botões vivos. Antes de plantar não se pode cortar raízes pequenas, pois graças a elas a planta pode se abastecer de nutrientes e água.
Um dia antes do transplante, as mudas são embebidas em um balde d'água. Neste caso, qualquer estimulador do processo de formação de raízes deve ser adicionado ao líquido. Como tais aditivos você pode usar “Kornevin”, “Heteroauxin”, “Epin”. Também é permitido usar uma solução de fermento preparada com 10 litros de água e 100 gramas de fermento.
Esquema de plantio
Para que a planta cresça bem e dê frutos, ela deve ser plantada corretamente. Para fazer isso, você precisa levar em consideração várias nuances:
- A cova deve ser feita em altura não superior ao tamanho do vaso, para não aprofundar o colo durante o plantio.
- Como o solo vai assentar um pouco após o plantio, é necessário fazer uma reserva de altura.
- A muda deve ser colocada na cova. Nos casos em que a macieira apresenta sistema radicular aberto, os brotos devem ser cuidadosamente esticados.
- É necessário borrifar o solo gradativamente em várias camadas. Neste caso, cada camada precisa ser regada.Essa abordagem permitirá compactar firmemente o solo e eliminar todos os vazios de ar dele.
- Uma estaca é colocada ao lado da planta. É necessário para dar sustentação e evitar que o tronco se dobre.
Após o transplante, a zona radicular é regada. Então ele precisa ser coberto com cobertura morta. A cobertura morta é necessária para reter a umidade no sistema radicular e proteger o plantio de ervas daninhas. Além disso, esse material de cobertura fornece a fertilização necessária para a macieira.
Cuidados adicionais com as árvores
Depois de plantar uma macieira, ela precisa de cuidados adequados. Para isso, é necessário manter o solo limpo, realizar regularmente podas sanitárias e formativas, regar e proteger de pragas, doenças e frio.
Regar mudas
No primeiro mês, a planta é regada toda semana, e 2 baldes de água devem ser despejados gradativamente embaixo da árvore. No outono seco, é organizada rega adicional: 2-3 baldes de água são despejados sob a planta todos os dias. Não há necessidade de fertilizar a árvore por 2 a 3 anos, desde que a cova para o plantio seja preparada com antecedência.
Gradualmente, a rega é feita com mais abundância, mas com menos frequência. 4-5 baldes de água são colocados sob cada árvore uma vez a cada 3 semanas. Uma árvore adulta precisa de apenas 4 regas durante 1 estação. Eles são organizados durante o período de floração e frutificação. O resto da rega é feito na hora de despejar as maçãs, antes do inverno.
Abrigo para o inverno
Se a planta foi plantada no outono, as mudas precisam ser cobertas para o inverno. Este procedimento deve ser realizado por 2 a 3 anos até que a planta esteja totalmente fortalecida. Para prepare macieiras para o inverno, eles precisam ser regados abundantemente antes do início do frio. Depois disso, a área da raiz é completamente coberta com cobertura morta.A camada de cobertura morta deve ter pelo menos 7 centímetros. O tronco da árvore também precisa ser protegido do frio. Para isso, deve ser embrulhado com um material de cobertura transparente.
Tratamento contra doenças e pragas
Após o plantio de uma macieira, é necessário inspecionar regularmente seus galhos e folhas em busca de doenças e pragas. Nesta fase, tal inspeção é bastante fácil, pois a árvore não está coberta por muitas folhas. Se forem detectados sinais de doença, é melhor tratar a árvore jovem com remédios populares.
Se mesmo após o tratamento a doença não regredir, ela pode ser superada com a ajuda de agentes biológicos seguros, cujo efeito positivo se baseia na atividade vital de fungos e microrganismos. Esses medicamentos incluem “Fitoverm”, “Bitoxibacilina”.
Para manter a saúde da planta, é preciso atentar para que a estaca de apoio não machuque o tronco. Isso se deve ao fato de que uma árvore danificada está sujeita a pragas e doenças.