As canas distinguem-se pelo seu aspecto atraente, plantar e cuidar das plantas em terreno aberto não é difícil. Basta seguir as recomendações, regar e alimentar a planta na hora certa. A cultura não tolera bem as baixas temperaturas, por isso o cuidado adequado com as flores no outono manterá a planta saudável no próximo ano.
- Características do jardim canna
- Requisitos para condições de cultivo
- Iluminação
- Temperatura
- Composição necessária do solo
- Cultivando canna no jardim
- Semeando sementes de canna
- Quando plantar canas em terreno aberto
- Como cuidar da cultura
- Como regar cannes corretamente
- Fertilizante e alimentação de canas
- Corte de cana
- Preparando Cannes para o inverno
- Momento para desenterrar lâmpadas
- Como armazenar lâmpadas canna no inverno?
- Na sala
- Salvamos a planta com germinação até a primavera
- Em uma geladeira
- No porão ou adega
- Armazenamento em potes
- Nuances de cuidado dependendo da região de cultivo
- Problemas e tratamento clássicos de flores
- Doenças virais
- Livrar-se do fungo
- Doença de fitoplasma
- Rolos de folhas
- Tripes
- Ácaro aranha
- Prevenção
- Métodos de propagação de flores
- Divisão de rizoma
- Sementes
Características do jardim canna
A cultura possui características externas únicas e pode decorar qualquer canteiro de jardim. Cannes tem as seguintes características:
- As raízes da cultura são grandes. Crescem não só em profundidade, mas também em largura, por isso este critério deve ser levado em consideração no momento do plantio.
- Os caules são altos e podem atingir até 3 metros.
- Os caules são fortes e carnudos.
- As folhas têm formato oval oblongo.
- Os caules e folhas são muito nutritivos e podem ser utilizados como matéria-prima para alimentação animal.
- As inflorescências são grandes, bissexuais, podendo ser vermelhas, laranja, rosa ou brancas.
As flores podem ter uma cor bicolor, o que é popular entre os jardineiros modernos. Na hora de plantar uma planta é preciso levar em consideração que as cannas preferem áreas abertas e com grande espaço.
Requisitos para condições de cultivo
Para que a planta se delicie com a floração, é necessário seguir corretamente os cuidados e métodos de cultivo da cultura.
Iluminação
A planta prefere locais ensolarados. Com a falta de sol, a planta diminui seu desenvolvimento e não floresce. A cultura não deve ser plantada perto de grandes edifícios que possam bloquear a luz solar. No plantio de mudas em peitoris de janelas, deve-se dar preferência ao lado sul.
Temperatura
A planta não tolera baixas temperaturas e pode morrer. A flor começa a se desenvolver somente depois que a temperatura do ar atinge 22 graus.
Composição necessária do solo
A flor prefere solo nutritivo. Para que a flor se desenvolva bem e floresça abundantemente, é necessário misturar duas partes de solo com uma parte de húmus, cinza de madeira, turfa e areia. Esta composição irá acelerar o desenvolvimento da raiz e saturar a planta com os componentes necessários ao longo da temporada.
Cultivando canna no jardim
Para que uma flor possa ser cultivada em campo aberto e decorar canteiros de jardins, é necessário seguir cuidados específicos.
Semeando sementes de canna
Para utilizar sementes como material de plantio, primeiro você deve realizar as seguintes etapas:
- Trate as sementes com água fervente e coloque em uma garrafa térmica. Isso amolecerá a casca dura e acelerará o processo de germinação.
- O material é plantado em meados de fevereiro em recipiente para mudas, as mudas aparecem em 20-25 dias.
- Após a germinação, os vasos devem ser colocados à sombra parcial e em local fresco, não superior a 16 graus.
As flores são deixadas em local fresco até serem plantadas em terreno aberto.
Quando plantar canas em terreno aberto
É necessário plantar flores em terreno aberto depois que não houver risco de geadas. O plantio da cultura em campo aberto é realizado de 6 a 9 de maio, quando o solo está completamente aquecido. Se as condições climáticas forem favoráveis, o plantio pode ser feito em meados de abril, mas esses canteiros são cobertos com filme plástico à noite.
Como cuidar da cultura
Cuidar das canas exige o cumprimento de certas características que permitirão que a flor cresça de maneira adequada e saudável.
Como regar cannes corretamente
A planta requer rega moderada, a umidade excessiva pode levar à formação de pragas e doenças. Para evitar o acúmulo de água no plantio de flores em terreno aberto, utiliza-se drenagem. A planta deve ser regada a cada dois dias em pequenas quantidades.
Importante. A planta pode reagir negativamente à rega com água fria. Portanto, a lavoura é irrigada com água morna aquecida ao sol..
Fertilizante e alimentação de canas
O aparecimento das flores depende da quantidade de nutrientes do solo, por isso a fertilização é realizada regularmente. Após o transplante das mudas para campo aberto, recomenda-se a aplicação de fertilizantes nitrogenados, antes da formação das inflorescências são utilizados potássio e fósforo, substâncias que aumentam a duração e a abundância da floração. Os fertilizantes orgânicos também podem ser usados no meio da temporada. Na maioria das vezes é húmus ou excrementos de pássaros, que são misturados com água na proporção de 1:5.
Corte de cana
Para que a cultura mantenha o seu aspecto decorativo, é necessária poda regular. Todas as inflorescências desbotadas e folhas danificadas são removidas das plantas. Depois que a colheita murcha completamente, os caules são removidos e as flores são preparadas para armazenamento no inverno.
Preparando Cannes para o inverno
A cultura não tolera bem baixas temperaturas, por isso é necessária uma colheita adequada antes do início das geadas. Para garantir que o material de plantio seja preservado durante todo o inverno:
- A partir de meados de agosto, o horário de rega é reduzido para uma vez por semana.
- Em setembro, é adicionado húmus para saturar as raízes com os minerais necessários para armazenamento posterior.
- Os arbustos são aterrados à medida que a temperatura começa a cair, o que reduzirá o risco de danos à planta.
- No final de setembro, os caules são cortados a uma altura de 15 cm do solo.
Não é recomendável deixar os caules, pois eles também consomem componentes nutricionais e levam ao esgotamento das raízes.
Momento para desenterrar lâmpadas
A escavação das raízes da canna é realizada no outono, antes do início de fortes geadas. O período de retirada das raízes do solo depende das condições climáticas. Na maioria das vezes, o procedimento é realizado no início de outubro. A planta, junto com um torrão de terra, é retirada do solo e colocada em um recipiente previamente preparado.
Como armazenar lâmpadas canna no inverno?
Depois que as raízes são arrancadas do solo, elas precisam ser secas à sombra por vários dias. Durante este tempo, é necessário preparar o local de armazenamento e o recipiente onde serão colocadas as raízes das plantas. Depois que os recipientes estiverem preparados, você precisa examinar cuidadosamente as raízes em busca de podridão. Os resíduos de solo não são removidos e também não é recomendável lavar o material de plantio.
Na sala
Em casa, a canna é armazenada em local fresco, para isso a planta é retirada do solo e seca por 2 a 3 dias, após os quais a raiz é borrifada com uma solução de manganês e colocada em uma caixa. O material de plantio é polvilhado com turfa por cima e deixado até a primavera.
Salvamos a planta com germinação até a primavera
Recomenda-se armazenar canas em vasos até a primavera. A planta desenterrada junto com um pedaço de terra é colocada em um vaso e levada para uma sala fria. Por exemplo, numa varanda, uma colheita hiberna nas suas condições habituais. Você também pode armazenar a planta no parapeito de uma janela, umedecendo o solo periodicamente. A temperatura do ar na sala não deve exceder 13 graus. Gradualmente, formar-se-ão botões na raiz, que brotarão na primavera.
Em uma geladeira
A invernada da colheita pode ser feita na geladeira da seção de hortaliças.Para fazer isso, as raízes da canna são desenterradas e lavadas com água. Depois disso, o material de plantio é mergulhado em solução de manganês por 5 minutos e colocado em local aquecido para secar. Depois que as raízes secam, elas são colocadas sobre papel úmido e embrulhadas. O pacote é colocado em um saco e levado à geladeira até a primavera.
No porão ou adega
Você pode armazenar tubérculos adequadamente em um porão. Para fazer isso, você precisa preparar adequadamente o ambiente:
- remova tudo o que for desnecessário do porão;
- remova o mofo das paredes;
- trate a sala com um medicamento antifúngico.
As plantas desenterradas são secas durante vários dias, após os quais o solo restante é removido delas. Os tubérculos são colocados em uma caixa de madeira e polvilhados com turfa ou húmus. A parte superior das caixas deve ser coberta com pano ou papel.
Armazenamento em potes
Este tipo de arrumação interior permite admirar a flor o tempo todo. Para utilizar esta técnica, é necessário preparar um pote de tamanho adequado. Em meados de setembro, a planta é desenterrada junto com o caule e transplantada para um vaso. O vaso com a cultura é colocado dentro de casa, no lado ensolarado.
Para evitar que a flor morra, é necessário cuidar dela regularmente, regar e fertilizar. Na maioria das vezes, as canas florescem até dezembro, após o qual ficam dormentes, neste caso é necessário reduzir o regime de rega da flor.
Nuances de cuidado dependendo da região de cultivo
O período de desembarque na região de Moscou é em meados de maio. A cultura brota muito mais rápido e se adapta ao novo local de crescimento. As sementes podem ser plantadas no solo sem germinação prévia.
Plantar e cuidar de canas na Sibéria e nos Urais exige esforços mais cuidadosos.Recomenda-se que a planta seja cultivada em casa e plantada em campo aberto somente em meados de junho. Porém, mesmo com uma data de plantio tão tardia, é necessária a cobertura regular das mudas à noite.
Problemas e tratamento clássicos de flores
Como todos os tipos de flores, as canas apresentam um grande número de doenças que podem levar à falta de cor e à morte total da planta.
Doenças virais
Doenças do tipo viral raramente se formam na planta, porém, na ausência de cuidados adequados e baixas quantidades de nutrientes, a planta enfraquece e pode ser atacada por vírus.
Os tipos mais comuns de infecções virais que podem ocorrer em uma planta são:
- Mosaico de pepino. Este tipo de doença é transmitido por insetos nocivos. Além disso, cuidados inadequados e a presença de ervas daninhas contribuem para a transmissão do vírus. O vírus se espalha rapidamente pelas plantas saudáveis e leva à infecção de toda a área. Para combater uma infecção viral é necessário tomar medidas preventivas. Uma vez infectada, a doença não pode ser tratada e a colheita danificada é eliminada. Para evitar que o vírus se manifeste, é necessário combater prontamente os pulgões e desinfetar todas as ferramentas de jardinagem antes do processamento da colheita.
- Variegação - o vírus aparece como manchas pretas que se formam nas folhas e caules. Na ausência de tratamento oportuno, retarda o crescimento das plantas e leva à diminuição da formação de botões. Para eliminar esse tipo de doença, é necessário retirar as folhas danificadas e polvilhar a área de corte com carvão ou cinza.
As doenças virais são muito difíceis de tratar, por isso após o plantio no solo é necessário tomar medidas preventivas.
Livrar-se do fungo
Dentre as doenças fúngicas é necessário destacar as seguintes:
- Fungo da ferrugem - aparece com regas frequentes. Aparece na forma de manchas nas folhas marrons. A planta afetada seca e morre rapidamente. Para prevenir doenças, é necessário manter uma rega adequada e afrouxar regularmente o solo.
- Podridão cinzenta - manifesta-se na forma de placa na raiz e no caule. A razão para a formação desse tipo de doença é a umidade do solo. A planta infectada fica coberta de manchas marrons, as folhas ficam rapidamente amareladas e caem. Para reduzir o fungo, é necessário manter distância entre as plantas e regar diretamente sob a raiz.
Doença de fitoplasma
A doença se manifesta mais frequentemente após o ataque de insetos nocivos, as cigarrinhas. Manifesta-se como amarelecimento das folhas e deformação das folhas e inflorescências. Uma vez que a doença aparece, ela não pode ser completamente curada, mas o uso de produtos químicos com clorotalonil evita a formação do problema.
Rolos de folhas
A praga ataca frequentemente a planta. Pequenas larvas podem ser observadas nas folhas de canna, o que provoca o aparecimento de buracos nas folhas. As pragas se alimentam das folhas e fazem com que amarelem.
A presença de pragas se manifesta pelos seguintes sintomas:
- o aparecimento de manchas pretas na planta;
- a presença de borboletas e pequenas larvas;
- as folhas ficam moles e enrolam-se em um tubo.
Para remover a praga, você pode usar produtos químicos especiais, como Fitoverm.
Tripes
As pragas são pequenas e imediatamente invisíveis na planta. Os insetos e suas larvas se alimentam de folhas e caules. Quando há grande concentração de pragas, a planta murcha e morre. Para remover tripes, é necessário plantar malmequeres em todo o perímetro e também pulverizar a planta com preparações como Actellik e Vertimek.
Ácaro aranha
A praga se alimenta da seiva das plantas e atinge não só as folhas, mas também os caules da cultura. Ao ser atacada por um ácaro, aparece uma teia e a planta enfraquece. Os locais afetados por carrapatos apresentam um grande número de buracos e morrem gradualmente. Para retirar a praga é necessário retirar as áreas danificadas e tratar a planta com os seguintes preparos: Fitoverm, Actofit.
Importante. Para evitar que a planta fique exposta a esse tipo de doença, é necessário o uso de fertilizantes fosfatados e sulfurosos.
Prevenção
Para evitar que a planta fique exposta a doenças, devem ser seguidos os seguintes métodos de prevenção:
- remover prontamente ervas daninhas que possam atuar como fonte de infecção;
- afrouxe regularmente o solo para circulação de ar;
- quando aparecem os primeiros sintomas de pragas, é necessário o uso de produtos químicos;
- Antes de plantar, trate as raízes com um anti-séptico.
A melhor maneira contra doenças é seguir os cuidados adequados com a colheita. A rega oportuna e adequada preservará a planta e promoverá a floração a longo prazo.
Métodos de propagação de flores
A planta pode se reproduzir de diversas maneiras. A escolha do método de propagação depende das preferências pessoais do jardineiro.
Divisão de rizoma
Um dos métodos mais simples de propagação de cultura. Para usar é necessário preparar uma raiz na qual haverá brotos. A raiz é dividida em vários pedaços. Cada segmento deve ter pelo menos 2 botões. Após a divisão da raiz, as áreas cortadas devem ser tratadas com manganês ou cinza de madeira.
Partes do rizoma são colocadas em local aquecido para despertar. Uma vez a cada 2-3 dias, as raízes são borrifadas com água morna. Partes da raiz devem ser colocadas em uma mistura de turfa e areia por duas semanas.Este período é suficiente para que brotos adicionais de raízes se desenvolvam e o botão brote. As partes germinadas das raízes são colocadas em terreno aberto e cobertas com filme plástico. Para garantir que a flor não precise ser replantada, no momento do plantio no solo é mantida uma distância de pelo menos 60 cm entre os furos.
Sementes
A propagação de canas por sementes é muito raramente utilizada e pode contribuir para o aparecimento de novas cores e formas da planta. Para plantar uma flor em terreno aberto na primavera, as sementes devem estar germinadas. As sementes podem ser compradas em uma loja especial ou coletadas por conta própria. As sementes são coletadas depois que a planta floresceu completamente e formou uma vagem. As sementes são grandes e possuem casca dura. Sem pré-imersão, raramente brotam.
Após o material de plantio ser tratado com água fervente e colocado no solo, é necessário regar regularmente as covas. As sementes são plantadas em vasos e somente após o surgimento das mudas são plantadas em campo aberto.
As canas são uma das flores únicas que podem ser usadas para decorar o jardim. A planta exige o cumprimento de certas regras de cuidado, caso contrário é frequentemente afetada por doenças e pragas.As canas podem ser cultivadas não só em terreno aberto, mas também em casa. O processo de cuidado não é diferente, mas a flor é grande e ocupa muito espaço, o que muitas vezes causa desconforto.