Em seu habitat natural, as begônias sempre floridas são encontradas nas florestas tropicais da América do Sul. Graças a muitos anos de trabalho de cientistas e criadores, foram criadas variedades de plantas híbridas que são cultivadas com grande sucesso em qualquer zona climática. Begônia é uma flor despretensiosa. Portanto, ela cresce com sucesso tanto em terrenos abertos de terrenos particulares quanto em casa.
- Variedades e variedades de culturas
- Alto
- Altura mediana
- Anão
- Características de reprodução
- Sementes
- Estacas
- Cuidando da begônia perene em casa
- Seleção de tubérculos para plantio
- Localização e iluminação
- Temperatura
- Frequência de pulverização
- Rega
- Alimentação e poda
- Doenças e pragas: métodos de controle e prevenção
- Begônia em paisagismo
- Como plantar e cultivar uma planta no jardim
- Preparando os tubérculos e cova de plantio
- Momento e tecnologia de plantio em terreno aberto
- Organizamos o cuidado adequado
- Irrigação e umedecimento do solo
- Afrouxando o solo
- Transplante e formação
- Preparando a flor para o inverno
- Protegemos contra parasitas e doenças
- Que problemas você pode encontrar?
- Ao cultivar uma flor em casa
- Em uma área aberta
Variedades e variedades de culturas
Variedades de begônias sempre floridas diferem na altura das plantas, na cor das folhas, no tamanho e na cor das inflorescências.
Alto
Os maiores representantes da cultura são variedades altas de begônia de 25 a 45 cm:
- A variedade de begônia Terry Elatior se distingue por arbustos altos e flores grandes e exuberantes.
- A variedade Volumia é resistente a climas quentes e à seca. Uma planta com folhagem verde brilhante e flores grandes de diferentes tonalidades.
- A variedade Lotto é um dos representantes mais altos da cultura. Seus arbustos crescem até 40-45 cm e as folhas são cerosas e verdes. As inflorescências são grandes, a flor aberta tem 4-5 cm de diâmetro.
- A variedade Stara é densamente coberta por folhas verde-escuras. As inflorescências são pequenas, mas frequentes. Durante o período de floração, a planta fica totalmente coberta por flores de tamanho médio.
- A begônia "Pati" cresce até 30 cm e as folhas são cerosas, verdes ou marrons. As inflorescências são grandes e frequentes. Este tipo de planta vem com flores vermelhas, rosa ou brancas.
Altura mediana
Plantas de tamanho médio de 20 a 25 cm ficam ótimas em canteiros de jardim e são usadas em composições florais complexas:
- O Embaixador Begônia é despretensioso com as condições climáticas. As folhas são cerosas, verdes com bordas avermelhadas ou brancas.Grande variedade de cores de plantas com flores.
- Variedade Vision com folhas verdes escuras e flores grandes em vários tons.
- Senador é uma variedade incomum. Contra o fundo da folhagem bronze, os tons brilhantes das flores parecem especialmente elegantes.
- Bada Bing tem folhas verdes com uma fina borda branca. O híbrido está disponível em vários tons.
Anão
Os representantes mais compactos da cultura são as espécies de begônias anãs. Os tamanhos das plantas variam de 5 a 20 cm, ótimas para canteiros e arranjos de jardim:
- Coquetel de Variedades. Devido ao seu tamanho compacto, folhagem vermelha com tonalidade marrom e floração abundante, a planta é muito procurada por jardineiros e floricultores.
- Ray - resistente às condições climáticas e mudanças de temperatura. Os arbustos em miniatura são cobertos por folhagem verde e flores brancas com uma fina borda rosa.
- A variedade Queen distingue-se pelas flores duplas de diferentes tonalidades.
- Begônia Eureka. As folhas são verdes com tonalidade bronze, as flores são grandes.
Importante! Ao plantar flores em campo aberto, não devemos esquecer que a planta é de origem tropical, por isso necessita de condições especiais de crescimento e floração.
Características de reprodução
Para aumentar o número de lindas flores, elas são propagadas. Existem várias maneiras de aumentar o número de begônias floridas em seu jardim ou casa.
Sementes
A reprodução de uma planta híbrida por sementes requer certos conhecimentos:
- O material da semente da begônia é semelhante a pequenos grãos de areia, por isso é difícil de trabalhar. Na hora da semeadura, as sementes são misturadas à areia, o que permite distribuí-las de maneira uniforme no solo.
- O solo preparado é regado antes do plantio das sementes, após o plantio não é feita rega.
- Caixas ou vasos com flores plantadas são cobertos com filme ou vidro.
- Após o aparecimento das primeiras 2-3 folhas, as mudas são plantadas em vasos diferentes.
- Para a germinação das sementes, é criada uma faixa de temperatura confortável de +22 a +24 graus.
- Se o solo secar, borrife-o com um borrifador fino.
Importante! Variedades híbridas de flores quando propagadas por sementes podem perder as características da planta-mãe.
Estacas
Ao propagar a cultura por meio de estacas, obtêm-se mudas fortes e viáveis.
No início da primavera, os ramos superiores, também conhecidos como estacas, são cortados das flores adultas. A seguir, as mudas são colocadas em água e cobertas com filme. Após o aparecimento das primeiras raízes, a planta é plantada em solo leve e, com o início dos dias quentes, é encaminhada para campo aberto.
Cuidando da begônia perene em casa
A begônia perene costuma ser cultivada em casa. Esta planta de interior é adequada para decorar o interior de uma casa ou apartamento, jardim de inverno, varanda ou loggia.
Seleção de tubérculos para plantio
As flores mais bonitas crescem dos tubérculos. Na compra de material de plantio, são levados em consideração os seguintes fatores:
- Os tubérculos não estão secos demais.
- São selecionadas sementes fortes com diâmetro de 5 a 6 cm.
- Cada tubérculo possui um pequeno broto.
- Se não houver botões no tubérculo, ele deverá ser mantido ao sol por vários dias.
- Tubérculos sem danos ou falhas evidentes. Se forem detectados sintomas incompreensíveis, os tubérculos são tratados com uma solução de manganês.
- No momento do plantio, os tubérculos grandes são divididos em várias partes. Cada parte deve ter um botão ativo.
Os tubérculos plantados são germinados em uma sala quente e iluminada.
Localização e iluminação
A begônia everblooming é uma cultura despretensiosa e cria raízes em qualquer solo.Mas para o crescimento e desenvolvimento adequados da flor, ainda é recomendável comprar uma mistura especial de solo para begônias em crescimento.
Embora a planta tenha raízes tropicais, ela não responde bem à luz solar direta. Mas para uma floração ativa é necessária uma boa iluminação. Além disso, as flores não gostam de mudar de local de residência. Tendo decidido cultivar esta cultura em casa, é necessário determinar claramente o local onde ela ficará permanentemente localizada. As janelas voltadas para oeste ou leste são adequadas para o crescimento e floração de begônias.
Temperatura
Ao cultivar uma planta em casa, o jardineiro espera que a begônia floresça o ano todo. E para que o período de floração não termine é necessário respeitar o regime de temperatura. A planta cresce e se desenvolve confortavelmente em temperaturas de +18 a +24 graus.Umidade do ar
O crescimento das flores requer alta umidade do ar. E a porcentagem necessária de umidade é mantida instalando fontes adicionais de umidade ou comprando um umidificador de ar.
Frequência de pulverização
A umidade é necessária não apenas para as raízes, mas também para as folhas das flores. Porém, com a pulverização frequente, aparecem manchas nas folhas, o que afeta negativamente suas propriedades decorativas. Portanto, eles pulverizam o ambiente onde a planta está localizada.
Rega
A umidade insuficiente também afeta a floração. Regue a flor conforme necessário, assim que a camada superior do solo secar. Se, após a rega, houver acúmulo de água nas bandejas, ela é imediatamente removida para evitar o apodrecimento das raízes. Em dias quentes e secos, a flor precisa ser regada adicionalmente.
Importante! Regue as flores com água morna e sedimentada.
Alimentação e poda
Uma planta com flores constantes requer alimentação adicional.No início do período vegetativo, as flores são alimentadas com fertilizantes, que incluem fósforo e potássio. Em seguida, use fertilizantes especiais para plantas com flores. Para deixar a planta exuberante e bonita, as camadas extras são cortadas dela.
Assim que a flor começa a crescer ativamente para cima, os brotos são cortados e seu crescimento é interrompido com a ajuda de pinças especiais.
Doenças e pragas: métodos de controle e prevenção
Mesmo em casa, a flor é suscetível a pragas e doenças. Se uma begônia contrair oídio, este é o primeiro sinal de rega inadequada. A planta é tratada com fungicidas. Quando as raízes e caules apodrecem, as áreas danificadas são removidas e a planta, pré-tratada com preparações especiais, é transplantada para solo fresco. A flor também é suscetível ao ataque de pulgões, ácaros e nematóides. Nesse caso, a begônia é tratada com inseticidas.
Importante! O tratamento químico das plantas é realizado fora das instalações residenciais.
A maioria das doenças e pragas são resultado de cuidados inadequados com essa beleza tropical. Portanto, tente não violar as regras de rega e hidratação, e assim a planta não terá chance de adoecer.
Begônia em paisagismo
Os paisagistas adoram a begônia por suas propriedades decorativas. As flores são usadas em canteiros de flores, decorando escorregadores alpinos, gazebos e caminhos de jardim. Pequenas ilhas de begônias em flor em um gramado verde darão cores vivas ao jardim e melhorarão o humor dos proprietários.
Como plantar e cultivar uma planta no jardim
A begônia sempre florida criará raízes rapidamente no terreno aberto de um terreno pessoal, se nenhum erro grave ou violação for cometido durante o plantio.
Preparando os tubérculos e cova de plantio
Os tubérculos para plantio são selecionados grandes, sem danos visíveis. É melhor comprar materiais de plantio em viveiros especializados ou centros de jardinagem.
O tubérculo deve ter um botão. Na ausência de um botão ativo, os tubérculos são expostos ao sol e deixados por vários dias. Assim que aparecer um pequeno broto, o tubérculo pode ser plantado no solo. Antes do plantio, os tubérculos de begônia são mantidos em solução de manganês ou fungicida por 30-40 minutos.
A begônia não é uma flor exigente, mas o solo deve ser bem solto antes do plantio. Se o solo tiver alto teor de ácido, adicione cal. Os buracos para o plantio de flores são cavados de acordo com o tamanho da planta. Se a begônia for alta, a distância entre os buracos é de pelo menos 30 cm, para arbustos médios é de 20 cm e as flores anãs são plantadas a uma distância de 10-15 cm.
Momento e tecnologia de plantio em terreno aberto
Os trabalhos de plantio começam dependendo das condições climáticas da região. Você pode plantar tubérculos em terreno aberto após o fim das geadas noturnas. As mudas são plantadas no final da primavera ou início do verão.
O local de plantio é sombreado, mas não sombreado. A planta precisa de muita luz solar, mas a begônia não tolera luz solar direta.
Organizamos o cuidado adequado
A begônia sempre florida é uma variedade híbrida complexa, criada pelo cruzamento de muitas espécies desta cultura. Mas no nível genético a flor pertence a uma espécie tropical, por isso deve ser cuidada com cuidado.
Irrigação e umedecimento do solo
Begônia everblooming é uma flor que adora umidade.Portanto, deve-se observar o regime de irrigação: as flores são regadas pela manhã, uma vez a cada 2-3 dias. Água morna e sedimentada é despejada sob a própria planta, evitando o contato com as folhas. Em dias quentes e quentes, a begônia requer umidade adicional.
Afrouxando o solo
Para permitir que o oxigênio entre no sistema radicular, o solo é solto, se necessário. Normalmente, esse trabalho é realizado em conjunto com a rega e fertilização da planta.
Importante! As raízes da flor ficam próximas à superfície do solo, portanto, o afrouxamento e a remoção de ervas daninhas devem ser feitos com cuidado.
Transplante e formação
Para obter uma planta exuberante que vai decorar o seu canteiro ou jardim, ela deve ser podada. Assim que a begônia atinge 15-20 cm, os ramos superiores da flor são pinçados, então os ramos laterais se desenvolvem ativamente e a begônia adquire uma forma bonita.
A flor não requer transplantes frequentes. Normalmente, as mudas jovens são transplantadas para terreno aberto na primavera e de volta para vasos ou caixas no outono.
Preparando a flor para o inverno
A begônia requer preparação especial para o inverno. As plantas cultivadas em casa são simplesmente transferidas para casas e apartamentos durante o inverno, onde continuam a se desenvolver e florescer. Mas é improvável que as flores plantadas em terreno aberto sobrevivam aos invernos frios. Portanto, os tubérculos de begônia são desenterrados após as primeiras geadas e encaminhados para o inverno em local fresco, primeiro enterrados com turfa e umedecidos. A planta também pode ser preservada simplesmente replantando-a em um vaso no outono e colocando-a em uma sala aconchegante.
Protegemos contra parasitas e doenças
Com os devidos cuidados, a begônia perene não é suscetível a diversas doenças e pragas.Portanto, para prevenção, basta cuidar bem da planta, e a begônia crescerá sã e forte.
A principal condição para o cuidado é a rega adequada e oportuna da planta. É por falta ou excesso de umidade que a flor adoece. Mas se a planta adoecer ou for atacada por pragas, serão tomadas medidas padrão para evitar novas infecções nas flores vizinhas.
Que problemas você pode encontrar?
Ao cultivar lindas flores, os jardineiros e floricultores às vezes encontram problemas de cuja solução dependem a saúde e as propriedades decorativas da begônia.
Ao cultivar uma flor em casa
Às vezes, a begônia de interior não forma botões e, portanto, não floresce. Vamos descobrir porque a planta não floresce:
- O vaso de flores é colocado sob luz solar direta.
- Rega insuficiente.
- A begônia não foi fertilizada.
- O tamanho do vaso ou caixa não combina com a flor.
- A planta está doente ou atacada por pragas.
Importante! Para retornar a planta à fase de floração, é preciso saber exatamente o motivo de sua ausência e só então iniciar o trabalho.
Em uma área aberta
Em campo aberto, as flores ficam expostas ao ambiente externo, o que pode impactar negativamente no seu desenvolvimento e características decorativas:
- Podridão cinzenta. Manchas escuras aparecem nas folhas da flor e, posteriormente, uma camada cinza.
- Baixa umidade do ar.
- Falta de iluminação.
- Vizinhos errados. A begônia não florescerá se um carvalho ou salgueiro crescer nas proximidades.
- Excesso de umidade.
- Pragas e doenças fúngicas.
A begônia sempre florescente agrada com suas flores brilhantes e coloridas durante todo o verão e, com cuidado adequado e oportuno, a planta floresce no inverno.