As flores de muscari têm uma notável semelhança com o jacinto. Portanto, jardineiros e floricultores o chamam de jacinto rato. Muscari é o primeiro a acordar e florescer após as geadas do inverno. A planta recebeu esse nome devido ao seu delicado aroma almiscarado, proveniente de inúmeras flores em forma de sino. As características de cuidar da flor Muscari são bastante simples: tolera facilmente as geadas, o que permite ao jardineiro plantá-la em campo aberto no final do outono.
- Descrição e recursos
- Tipos
- Armênio
- em forma de cacho
- folha larga
- Pálido
- Com crista
- Osha
- Bonito
- Flor longa
- Belozevny
- Frutado grande
- Racemoso
- Azul
- Variedades populares
- Espiga Azul
- Cantab
- Pérola de natal
- Vôo de fantasia
- Olhos escuros
- Plumoso
- Céu azul
- Safira
- Alba
- Grande sorriso
- Razletayka
- Crescendo no jardim
- Quando plantar
- Como plantar
- Características de cuidado
- Rega
- Cobertura
- Florescer
- Transferir
- Forçando
- Reprodução
- Método vegetativo
- Auto-semeadura
- Doenças e pragas
- Mosaico
- Pulgão
- Ácaro aranha
- Depois da floração
- Preparando-se para o inverno
- Rega
- Transferir
- Cobertura morta
- Armazenamento de lâmpadas
- Jacinto de rato em casa
- Respostas sobre perguntas
- Por que não floresce?
- O que fazer se brotassem no outono?
- Aplicativo
- etnociência
- Cosmetologia
- Projeto paisagístico
- Avaliações
Descrição e recursos
No seu ambiente natural, a planta é encontrada nas florestas e nas encostas das montanhas da Península da Crimeia, no Cáucaso, nos países mediterrâneos, na Ásia, na África e na Europa. Muscari pertence às plantas bulbosas da família dos espargos. Anteriormente, a flor era classificada como uma variedade de jacintos.
Características e características do Muscari:
- A altura máxima da flor é de 30-35cm.
- As folhas são estreitas, longas, verdes e voltam a crescer no outono.
- O pedúnculo é alto, em forma de uva, com muitas pequenas flores em forma de sino em tons de roxo, azul, branco e azul.
- A flor é resistente a mudanças bruscas de temperatura e geadas.
- Após o período de floração da primavera, a planta murcha completamente.
- Devido à floração precoce, a planta raramente fica exposta a doenças e pragas.
Importante! Os pássaros não representam perigo para os bulbos e flores do Muscari, porque a planta contém substâncias que são venenosas para os pássaros.
Tipos
Até o momento, são conhecidas mais de 60 espécies de Muscari. Mas os floricultores e jardineiros dão preferência a plantas com características resistentes às mudanças de temperatura e às geadas.
Armênio
O tipo de Muscari "Armenicum" distingue-se pela sua despretensão às condições climáticas. O período de floração ativa começa no final da primavera e dura cerca de 3 semanas. As inflorescências de "Armeniacum" são densas. Azul sinos com branco a borda na parte inferior da inflorescência faz uma transição suave para as flores mais claras no topo da planta.
em forma de cacho
A espécie Muscari em forma de cacho tem sido utilizada na floricultura decorativa desde o final do século XVI. Este tipo de planta tem ganhado grande popularidade entre os jardineiros, embora suas flores sejam menores que as de outras variedades desta cultura. Mas a gama de cores da variedade Muscari em formato de uva é maior. Na natureza, existem variedades de flores azuis, azuis claras, brancas e rosa.
folha larga
A espécie se distingue pelas lâminas largas das folhas, mais parecidas com as folhas das tulipas. No pedúnculo forma-se uma inflorescência densa com sinos de flores azuis escuras. Cada bulbo desta variedade produz vários brotos.
Pálido
A planta baixa é mais frequentemente encontrada nas montanhas. As inflorescências são pequenas mas densas, brancas, azuis, às vezes rosadas.
Com crista
Quando o muscari com crista floresce, um tufo se forma na parte superior do pedúnculo. Portanto, a planta possui duas camadas, sinos roxos no próprio pedúnculo e pequenas flores roxas no tufo.
Osha
O lindo animal de estimação "Oshe" vem do Irã. A fase de floração ativa ocorre em meados da primavera. As inflorescências são densas, de vários tons de azul, ocasionalmente há flores mais claras, folhas com formato incomum de meia-lua. A flor morre rapidamente devido ao excesso de umidade.
Bonito
Esta é a primeira espécie de Muscari dos países mediterrâneos, que entra na fase de floração ativa no final do inverno. Planta baixa com inflorescências densas de cor azul escura.
Flor longa
Muscari desta espécie é encontrado nas encostas da Transcaucásia e no cinturão montanhoso dos Alpes.A altura máxima do pedúnculo é de 15 cm, durante o período de floração é coberto por flores azuis em forma de sino. Cada inflorescência possui até 50 flores pequenas.
Belozevny
Muscari branco-esverdeado cresce até 20 cm e as inflorescências são densas, com flores roxas escuras com dentes brancos nas bordas.
Frutado grande
Em seu ambiente natural, a planta é encontrada na Grécia e na Turquia. A altura da flor chega a 25 cm e a fase de floração ativa começa em maio. As inflorescências são amarelas, com moldura marrom. A variedade adora o calor e não tolera geadas.
Racemoso
O tipo racemoso de Muscari cresce até 12 cm e as inflorescências são densas com sinos azuis. O período de floração ativa ocorre no final da primavera e dura de 3 a 4 semanas.
Azul
No seu ambiente natural, a espécie “Azure” é encontrada nas encostas das montanhas da Turquia. A planta tolera bem as mudanças de temperatura, mas não gosta de umidade excessiva. Entra na fase de floração em abril. As inflorescências são densas, azuis e azuis escuras.
Importante! Cada tipo de planta é dividido em variedades que diferem em tamanho, folhas e inflorescências, além de cores.
Variedades populares
Cada variedade de flores tem diferentes épocas de floração e propriedades decorativas. Portanto, o plantio adequado de Muscari em campo aberto permitirá que você desfrute por muito tempo de belas vistas e agradáveis aromas de plantas com flores.
Espiga Azul
A flor tem até 25 cm de altura e entra na fase de floração no final da primavera. As inflorescências são duplas, ramificadas, com múltiplos sinos azuis. Uma inflorescência contém até 170 flores.
Cantab
Variedade perene Muscari. A fase de floração ativa começa em maio. As inflorescências são densas, com flores azul-azuladas.
Pérola de natal
A variedade “Christmas Pearl” se distingue por belas e grandes inflorescências em tons roxos.
Vôo de fantasia
Uma variedade incomum de Muscari com flores esverdeadas e azuis.
Olhos escuros
A variedade cresce até 25 cm, as folhas são estreitas, verde-escuras. O período de floração ocorre no final da primavera. As inflorescências são densas, de cor azul, com borda branca nas pontas dos sinos.
Plumoso
A variedade "Comosum Plumosum" pertence à espécie de crista de Muscari. A flor distingue-se pelo seu aspecto decorativo e desgrenhado e pelo aroma agradável.
Céu azul
Variedade perene Muscari. As inflorescências são flores densas, azuis, em forma de sino, com aroma leve e agradável.
Safira
Variedade resistente à geada. A floração ativa começa em abril. As inflorescências são densas, com pequenos sinos azuis com tonalidade prateada.
Alba
As inflorescências brancas da variedade Alba vão decorar canteiros de flores e composições de jardins primaveris. Entra na fase de floração ativa em março.
Grande sorriso
A variedade se distingue por grandes inflorescências de até 12 cm em tons de azul claro com moldura branca nas bordas. Começa a florescer no meio da primavera. O período de floração é de 2 a 3 semanas.
Razletayka
Muscari da variedade "Álbum" são adequados para decorar jardins, paisagens alpinas e canteiros de flores. A planta floresce no meio da primavera. As inflorescências são densas e brancas.
Crescendo no jardim
Muscari é uma planta despretensiosa e não requer cuidados especiais. A flor cresce em seu ambiente natural em condições difíceis de encostas de montanhas e florestas. Portanto, a planta é pouco exigente com a composição do solo e cresce mesmo nas áreas mais inférteis.
Quando plantar
A cultura bulbosa é plantada em terreno aberto no outono. Mas se o trabalho de outono for perdido, as flores poderão ser plantadas no início da primavera.
Antes do plantio da planta, o solo é cuidadosamente solto até uma profundidade de 8 a 10 cm.
Como plantar
Antes de plantar os bulbos em campo aberto, eles são inspecionados.Não deve haver danos óbvios ou sinais de apodrecimento na semente. Em seguida, os bulbos são preenchidos com solução de manganês ou outros desinfetantes e deixados por 30 a 40 minutos. As covas de plantio são preparadas com antecedência e regadas. A profundidade dos furos é de 7 a 10 cm, quanto maiores os bulbos, mais devem ser aprofundados. Os bulbos pequenos não aprofundam mais que 3 cm.
É mantida uma distância de 5 a 10 cm entre os furos.
Importante! É em grandes grupos que os muscari apresentam os melhores resultados decorativos.
Características de cuidado
Para obter flores grandes com inflorescências brilhantes, adiciona-se cal ao solo com alto teor de ácido. A planta se desenvolverá em solo ácido, mas suas propriedades decorativas serão perdidas. A planta não tolera o alagamento do solo, por isso é plantada longe dos lençóis freáticos e do solo.
Rega
O crescimento ativo começa no início da primavera, quando o solo está bem umedecido após as precipitações e chuvas de inverno. E como a flor não gosta de excesso de umidade, não necessita de irrigação sistemática. Regue a planta somente quando necessário. Se não houver precipitação durante a fase de floração ativa, a planta necessita de umidade adicional do solo.
Cobertura
Se o solo carece de nutrientes e substâncias benéficas, a planta é alimentada com fertilizantes orgânicos. No outono, o solo é misturado com húmus.
Florescer
A época de floração do Muscari difere em sua variedade e variedades. Algumas variedades de plantas florescem no final de fevereiro, enquanto há espécies que entram na fase de floração apenas em junho.
Transferir
A flor da primavera é replantada a cada 5 anos. Em solo bem cuidado e fértil, a planta pode ficar intocada por até 10 anos, mas depois ainda terá que ser replantada.Os muscari toleram bem a mudança de local, portanto, para fins decorativos, os brotos que já cresceram dos bulbos podem ser replantados.
Forçando
Cada variedade de cultura tem seu próprio período de floração. Portanto, para forçar as plantas, são selecionados bulbos das mesmas variedades.
Reprodução
Até mesmo um jardineiro ou florista novato pode lidar com a propagação de flores da primavera em um terreno pessoal.
Método vegetativo
Durante a temporada, o bulbo mãe produz até 30 filhos, que são cuidadosamente separados e sentados.
Auto-semeadura
Muscari tem a capacidade de se reproduzir de forma independente. Após a floração, formam-se vagens de sementes, que se abrem e as sementes caem no solo. Para controlar a população de Muscari, restam apenas alguns exemplares da planta, que são coletados após o amadurecimento das sementes.
Doenças e pragas
A maioria das variedades desta planta, devido ao período de floração precoce, não é suscetível a doenças e pragas. Mas há momentos em que problemas também acontecem com as prímulas.
Mosaico
A principal causa da doença é um bulbo de flor infectado. Quando ocorre a doença do mosaico verde ou do pepino, padrões peculiares aparecem nas folhas e elas próprias ficam deformadas.
Pulgão
O material de plantio de baixa qualidade pode estar infectado com larvas de pulgões encontradas nos bulbos das plantas. Neste caso, a planta deve ser desenterrada e destruída para evitar novas infecções nas flores vizinhas.
Ácaro aranha
Muscari raramente é afetado por ácaros. Mas se tal incidente ocorrer, a planta exigirá inspeção e tratamento urgentes. Para prevenir doenças e pragas, as plantas são pulverizadas com água e sabão ou preparações especiais.
Depois da floração
Após o término do período de floração ativa, as plantas também necessitam de alguns cuidados.
Preparando-se para o inverno
Os caules das flores são removidos com cuidado, após o que a flor é alimentada com fertilizantes contendo fósforo ou potássio.
Rega
Enquanto as folhas do Muscari estão verdes, a planta é regada. E assim que começam a amarelar e secar, o trabalho de irrigação é interrompido.
Transferir
As prímulas precisam ser replantadas a cada 5 anos e com mais frequência, se necessário. Se uma flor não se desenvolve no local atual e floresce mal, é hora de encontrar um novo lugar para ela no jardim. Os novos bulbos que aparecem são cuidadosamente separados da planta-mãe e replantados como uma flor independente.
Cobertura morta
Se as plantas foram plantadas recentemente em terreno aberto, no outono deve-se adicionar turfa ao solo e cobrir o solo com cobertura morta.
Armazenamento de lâmpadas
Na região Norte, durante o inverno, os bulbos de flores são retirados do solo e enviados para armazenamento:
- O bulbo está pronto para o inverno fora do solo se todas as folhas ficarem amarelas e secas.
- Todo o material de plantio é completamente seco em condições naturais.
- Coloque os bulbos em um recipiente com turfa ou areia pré-umedecida.
- O material de plantio é armazenado em condições confortáveis, com temperaturas de +15 a 17 graus.
Importante! Durante o armazenamento dos bulbos, é necessário controlar o teor de umidade da turfa ou areia.
Jacinto de rato em casa
Crescer rato jacinto de interior as condições não são difíceis. É necessário selecionar os bulbos maiores e mantê-los a uma temperatura de +9 graus por 2 a 3 meses. A seguir, plante em um vaso e siga as regras básicas de rega e temperatura.Nesse caso, a planta vai decorar a casa com suas prímulas.
Respostas sobre perguntas
Por que não floresce?
Se a planta parar de florescer, é o primeiro sinal de que é hora de replantá-la ou separar os bulbos.
O que fazer se brotassem no outono?
Algumas variedades de Muscare desenvolvem-se e germinam rapidamente quando plantadas no outono. Isso não ameaça a morte das flores: elas hibernarão silenciosamente com folhas e, na primavera, começarão a crescer ativamente.
Aplicativo
Muscari contém muitas substâncias úteis que foram utilizadas na medicina e na cosmetologia.
etnociência
As infusões da planta são utilizadas como agentes anti-sépticos e antiinflamatórios, auxiliando no estresse severo e nas neuroses.
O óleo essencial da flor auxilia no tratamento de doenças do aparelho brônquico.
Cosmetologia
O alto teor de óleos essenciais na planta permite sua utilização em cosmetologia. Cremes, tônicos e bálsamos são feitos de extratos vegetais.
Projeto paisagístico
Os paisagistas e floristas adoram as flores Muscari por suas altas propriedades decorativas. Em combinação com outras culturas precoces, são criadas belas composições de primavera, colinas alpinas e jardins rochosos.
Avaliações
Elena Nikolaevna, região de Moscou
No ano passado plantamos diversas variedades na dacha de Muscari. Flores totalmente despretensiosas e resistentes. Eles floresceram por muito tempo. Uma variedade desapareceu e outra floresceu imediatamente. Apreciamos a beleza durante toda a primavera e metade do verão.
Irina Grigorievna, Samara
Há três anos, a primavera começou para mim com o aparecimento do Mouse Hyacinth. As flores, embora pequenas, são muito bonitas e perfumadas, e não necessitam de nenhum cuidado. Comprarei outras variedades dessas flores.
Inna Petrovna, Petrozavodsk
Plantamos Muscari no jardim, pensamos que não iria criar raízes, nosso solo é muito ruim.Todos os bulbos cresceram e floresceram por muito tempo com lindas flores azuis e roxas. Então estou pensando: devo desenterrá-los para o inverno ou posso deixá-los no chão?